Vous êtes sur la page 1sur 25

UM LIVRO INSPIRADO POR DEUS

A Bblia a coleco de livros, proclamados pela Igreja como escritos sob a inspirao do Esprito

Santo, que contm a Palavra de Deus.


Trata-se de uma biblioteca de 73 livros de pocas, autores e escritos diferentes. Embora a Bblia tenha sido inspirada pelo Esprito Santo, foi escrita por homens, escolhidos por Deus, que, com sua cultura, sua poca e sua f, colaboraram para que Deus se revelasse humanidade.

A Bblia no um nico livro, mas um conjunto de livros: 73 livros livros de histria, oraes, poemas, leis, narraes, cartas
A Bblia uma autntica biblioteca, reunida num nico livro. Esta pequena biblioteca est dividida em duas partes: Antigo e Novo Testamento.

A Bblia a aventura de um pequeno povo espicaado pela paixo de Deus. Um povo que Deus escolhe, a quem se vai revelando e que chama a ser sua testemunha no meio de todos os outros povos.

Antigo e Novo Testamento A Bblia dividida em duas partes: O Antigo Testamento (AT), contendo os livros, que narram a histria do Povo de Deus, foi escrito antes de Cristo (a.C). Ele corresponde Primeira Aliana. O Novo Testamento (NT), contendo os livros que narram a vida de Jesus e das primeiras comunidades crists e conta a histria do novo Povo de Deus, foi escrito depois de Cristo (d.C.). Ele corresponde Nova Aliana. .
A entrega das Tbuas da lei a Moiss - Giotto

O ANTIGO TESTAMENTO corresponde Bblia do

povo judeu.
Foi escrita antes de Jesus Cristo.

O NOVO TESTAMENTO foi escrito pelos primeiros cristos ao longo do primeiro sculo, depois de Jesus Cristo.

O ANTIGO TESTAMENTO compreende 46 livros, e recolhe a histria do povo de Israel desde as suas origens at uma poca prxima de Jesus

O NOVO TESTAMENTO compreende 27 livros. No geral, narra a vida e a

mensagem de Jesus e o
nascimento da Igreja.

Os textos da Bblia foram escritos em diversos

materiais, pequenas placas


de argila, em papiro (que era feito atravs do cruzamento de folhas muito finas da planta do papiro) e em pergaminho

(feito de peles de animais


curtidas).

O tipo de livro mais comum era o rolo uma folha grande que podia ser enrolada. Os rolos antigos eram guardados em segurana em potes de barro.

O papel chegou ao Ocidente na Idade Mdia e, desde ento, substituiu pouco a pouco o pergaminho na confeco de livros. At ento, o texto dos livros eram escrito mo. No sculo XV, o empresrio Johannes Gutenberg inventou a impressora o que facilitou a produo de livros.

Em que lnguas foi escrita a Bblia?


Foi redigida em trs lnguas: hebraico aramaico grego

O Antigo Testamento foi traduzido em grego a partir do sc. III a. C., em


Alexandria. Esta traduo, muito cuidada chamada Os Setenta O Novo Testamento foi escrito inteiramente em grego. A traduo latina foi feita em diversas pocas. A que se chama A Vulgata, obra de S. Jernimo (fim do sc. IV princpio do sc. V)

O Antigo Testamento contm 46 Livros e o Novo Testamento, 27 Livros. Iniciamos do Antigo Testamento: o Pentateuco so os cinco primeiros livros, que contm a lei da

primeira Aliana, tambm chamados Tora, que quer dizer Lei.


So eles: Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros e Deuteronmio. Os Livros Histricos so 16: eles narram a histria da formao do Povo de Deus, com a vida, os nomes, as lutas e a f de seus heris e do prprio povo. So eles:

Josu, Juizes, Rute, 1 Samuel, II Samuel, 1 Reis, II Reis, 1


Crnicas, II Crnicas, 1 Esdras, II Esdras ou Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1 Macabeus e II Macabeus.

Novo Testamento O Novo Testamento composto pelos Evangelhos, pelos Actos dos Apstolos e pelas Cartas. Os Evangelhos so 4. Evangelho uma palavra que vem do grego, que significa Boa Nova ou Boa Notcia. Os Evangelhos foram escritos por Mateus. Marcos. Lucas e Joo. Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas so tambm chamados Evangelhos Sinpticos, porque, colocados em colunas paralelas, podem conter muita semelhana entre si (Mc 3.14. Mt 10,5, Lc 6,13). O estilo do Evangelho de Joo diferente dos demais.

As Cartas so tambm chamadas Epstolas. So elas: 1 Romanos, II Romanos. 1 Corntios, II Corntios, Glatas, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicenses,IITessalonicense, 1 Timteo, II Timteo, Tito, Filemon, Hebreus. Tiago, 1 Pedro, II Pedro,

1 Joo, II Joo, III Joo, Judas e o Apocalipse.

Os Actos dos Apstolos narram, sobretudo, a reflexo de Lucas sobre os prprios Apstolos, mas, de modo especial, de Pedro e Paulo. Descrevem tambm um pouco da organizao e das dificuldades de algumas das primeiras comunidades crists e reflectem sobre a sua

realidade sob o olhar de Deus.

Chaves para ler, conhecer e viver a Palavra de Deus

O primeiro passo para conhecer a Bblia a sua leitura.


Dispomos de 7 Chaves, que abrem o nosso corao para ler a Bblia, de forma libertadora, agradvel e correcta. Estas chaves so fceis de se encontrar, pois esto simbolizadas no seu prprio corpo. Com as Sete Chaves descobrimos a Palavra de Deus na

Bblia e na vida, entendendo melhor o seu sentido, oculto


atrs das palavras.

1) PS BEM PLANTADOS NA REALIDADE: para ler bem a Bblia preciso ler bem a vida, conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitria do pas e do mundo. E preciso conhecer tambm a realidade na qual viveu o Povo da Bblia. A Bblia no caiu do cu prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias,

da esperana e da f de um povo (Ex 3,7).

2) OLHOS BEM ABERTOS: um olho deve estar fixo no texto da Bblia e o outro no texto da vida. O que fala o texto da Bblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus est na Bblia e est na vida de cada um de ns.

Precisamos utilizar os olhos para enxerg-la.

3) OUVIDOS ATENTOS, EM ALERTA: um ouvido deve escutar o chamamento de Deus e o outro escutar o seu irmo.

4) CORAO LIVRE PARA AMAR: Ler a Bblia com sentimento, com a emoo que o texto provoca. S quem ama a Deus e ao prximo pode entender o que Deus fala na Bblia e na vida. Corao pronto para viver em converso.

5) BOCA PARA ANUNCIAR E DENUNCIAR aquilo que os o lhos viram, os ouvidos ouviram e o corao sentiu sobre a Palavra de Deus e a vida.

6) CABEA PARA PENSAR: usar a inteligncia para me ditar, estudar e buscar respostas para as nossas dvidas. Devemos ler a Bblia, mas tambm outros livros que a expliquem.

7) JOELHOS DOBRADOS EM ORAO: com muita f e orao podemos entender a Bblia e a vida. Devemos pedir o dom da sabedoria ao Esprito Santo para entender a Bblia.

O mais importante da Bblia a mensagem religiosa que transmite.

A Bblia a histria de um encontro entre Deus e o seu povo. Ao longo da sua histria, o povo de Israel vai descobrindo que o Deus o acompanha e guia.

Deus revela-se na histria

A Bblia a comunicao desta profunda experincia religiosa de encontro com Deus. Por isso se diz que nessa histria se manifesta a histria da salvao, quer dizer, a histria do que Deus fez para libertar e salvar o seu povo. Nesta histria, Deus aparece como: Um Deus libertador Um Deus prximo Um Deus salvador

Para encontrarmos um texto bblico, a primeira informao que temos de ter :

os nomes dos livros da Bblia so abreviados

XODO = Ex
captulo

20,
versculos
Deve haver um trao entre o primeiro e o ltimo

1-5
Exemplo: Ex 20, 1-5

Uma citao a indicao do livro, captulo e versculo (ou versculos) necessrios para se encontrar um determinado texto.

exemplos que te ajudam a compreender: Ex 20, 1-2: esta citao refere-se ao livro do
xodo, captulo 20, versculos 1 e 2.

Ex 20, 1-10: esta citao refere-se ao livro do


xodo, captulo 20, versculos 1 at ao 10.

Ex 20, 1-10. 12-17: Esta citao refere-se ao livro


do xodo, captulo 20, versculos 1 at ao versculos 12 at ao 17. 10 e

PRINCIPAIS ETAPAS DA HISTRIA DA SALVAO


Abrao Moiss David Profetas Exlio Regresso do Exlio Deus no abandona o seu povo Chamamento/Aliana xodo/Salvao/Lei/Aliana Deus governa o seu povo Deus exorta, ensina e conduz o povo Sc. XIX XVIII a. C. Sc. XIII a. C. Sc. X a. C. Sc. VIII a. C. e seguintes Sc. XVI a. C. Sc. VI V a. C.

Joo Baptista
Jesus Cristo

O Messias est a chegar


O Verbo fez-se carne e veio habitar connosco

Sc. I
Sc. I

Vous aimerez peut-être aussi