Vous êtes sur la page 1sur 27

Denize Carneiro

O que Sintaxe?
Etimologicamente, sintaxe vem do grego syntaxis, significando ordem, disposio, relao. Sintaxe a parte da gramtica que se preocupa com:
(a) a descrio e anlise dos padres estruturais, (b) com as relaes recprocas dos termos nas frases e das frases entre si, enfim, (c) de todas as relaes que ocorrem entre as unidades lingusticas no eixo sintagmtico.

EIXO SINTAGMTICO - linha horizontal imaginria.


Eixo Paradigmtico (ou/ou)

MORFOLOGIA

(Vera) (Ana) (Carlos) Joo ama Maria

Eixo Sintagmtico (e/e)


SINTAXE

A lngua formada pelo conjunto de morfemas lexicais (inventrio aberto) e gramaticais (inventrio fechado) e tambm por leis combinatrias que permitem a atualizao das palavras na elaborao de uma mensagem. Se realmente existe um inventrio aberto e fechado das palavras, no mbito da morfologia, isso no ocorre no mbito da sintaxe: no h um inventrio de frases. So as leis sintticas que iro promover, autorizar ou

Ou seja, As construes de uma lngua so controladas pelas leis sintticas; Assim, nem toda construo ser possvel... Exemplo: (1a) Eduardo comeu um doce de goiaba ontem. (1b) Ontem Eduardo comeu um doce de goiaba. (1c) Um doce de goiaba Eduardo comeu ontem. (1d) * Um comeu ontem de Eduardo goiaba doce.
* Agramatical

Por que a frase (1d) soa estranha ao falante do portugus? (1d) * Um comeu ontem de Eduardo goiaba doce. Por que no obedece as leis sintticas da lngua portuguesa espcie de princpios gramaticais estabelecidos no sistema dessa lngua. a partir desses princpios que o falante ser capaz de dizer: (a) se uma sequncia de palavras est de acordo com sistema gramatical de uma lngua; (b) se ela se apresenta completa ou incompleta; (c) se passvel de interpretao semntica etc.

CAMPO DE ATUAO DA SINTAXE


O objeto de estudo da sintaxe so, portanto, todas as relaes que ocorrem no eixo sintagmtico de uma lngua; D-se preferncia s relaes que se formam entre as palavras, gerando os SINTAGMAS, e quelas que se realizam entre os sintagmas, gerando as ORAES.

SINTAGMA
Termo criado por F. de Saussure para designar duas ou mais unidades lingusticas consecutivas na cadeia da fala.

SINTAGMA - tem carter linear

De um lado, no discurso, os termos estabelecem entre si, em virtude de seu encadeamento, relaes baseadas no carter linear da lngua, que exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo. Estes se alinham uns aps outro na cadeia da fala. Tais combinaes, que se apiam na extenso, podem ser chamadas de sintagmas.
(CLG, p. 142)

O SINTAGMA
Consiste num conjunto de elementos que constituem uma unidade significativa dentro da orao e que mantm entre si relaes de dependncia e ordem.

[A casa

amarela] [] [da

minha

me]

SINTAGMA LEMBRA A BONECA RUSSA MATRIOSKA

ORIGEM DA MATRIOSHKA
Era uma vez, um arteso russo que esculpia bonecas em pedaos de madeira, acabou criando um exemplar delas muito bonito. No teve coragem de vend-la e ento, no final do dia, levou-a para sua casa e a colocou no criado mudo em seu quarto. Todas as noites, antes de se deitar, perguntava a Matrioshka (como resolveu cham-la) se ela estava feliz. E ela respondia sempre que sim. Em uma dessas noites, aps fazer a mesma pergunta, Matrioshka respondeu a seu arteso que no estava mais contente. E que para voltar a ser feliz, ela queria um beb, uma filha. No dia seguinte, assim que acordou, o arteso foi esculpir uma filha para Matrioshka.

ORIGEM DA MATRIOSHKA
Quando chegou em casa, cerrou a Matrioshka ao meio e colocou Trioshka, como resolveu chamar a nova boneca, dentro dela. Na noite seguinte, foi Trioshka que se manifestou, respondendo a pergunta de seu arteso e dizendo que ela tambm precisava de uma filha para ficar feliz. Mas uma vez o arteso esculpiu outra boneca, Oshka, e a colocou dentro de Trioshka. Quando o arteso achou que tudo estava resolvido, Oshka, na noite seguinte pediu uma filha tambm. E l vai nosso arteso fazer outra boneca para Oshka. Mas na noite seguinte, antes de colocar a nova boneca dentro de Oshka, o arteso teve uma idia. Para evitar que a nova boneca pedisse mais filhas e aquilo tudo no acabasse mais, antes de coloc-la dentro de Oshka, deu-lhe um par de bigodes e transformou-o em um boneco. E assim Ka, como foi batizado, acabou com a linhagem de Matrioshka.

SINTAGMA LEMBRA A BONECA RUSSA MATRIOSHKA

O SINTAGMA
Ou seja,

toda construo sinttica que constitui um


BLOCO SIGNIFICATIVO no eixo horizontal

(linear), formado de uma ou mais unidade


lingustica.

O SINTAGMA
Esse BLOCO SIGNIFICATIVO ter, obrigatoriamente, um ncleo, que ser um morfema lexical ou palavra equivalente que possa substitu-la. Existem diversos arranjos para constituir sintagma: com poucas palavras, com muitas palavras ou iniciados por preposio.

So sintagmas, por exemplo:


menino uma casa aquela casa amarela para minha casa da casa da vov muito amarelo de ouro branco dourado demais ele sobre a casa

So conjuntos de palavras que permitem mobilizao sintagmtica.

Vejamos agora o exemplo de uma orao simples.


Aqueles pssaros fizeram seus ninhos num galho de rvore.
Observaes: Percebe-se que no processamos o enunciado slaba por slaba; A silabao ocorre mais durante a fase inicial da alfabetizao de um aprendiz; Todo falante, ao processar enunciados escritos, processa-os dividindo em blocos significativos, os quais podem, inclusive, mudar de posio no eixo sintagmtico; So esses blocos que constituem os sintagmas.

Vejamos como isso ocorre... Tomemos o verbo como referncia:


Aqueles pssaros / fizeram / seus ninhos / num galho de rvore
1 V 2 3

Teramos, mais ou menos 5 possibilidades de reorganizao. Vejamos:


3+2+V+1 = num galho de rvore /seus ninhos /fizeram /aqueles pssaros 3+V+2+1 = num galho de rvore/ fizeram /seus ninhos /aqueles pssaros 3+1+V+2 = num galho de rvore/ aqueles pssaros/ fizeram/ seus ninhos V+3+2+1 = fizeram/ num galho de rvore/ seus ninhos/ aqueles pssaros 2+1+3+V = seus ninhos/ aqueles pssaros/ num galho de rvore/ fizeram

Comentrio sobre o exemplo anterior:


Nesse exemplo, constatamos muitas possibilidades de arranjos sintagmticos. Alguns que podem at no soar muito bem ao ouvido do falante, dificultando inclusive, o entendimento do enunciado, como, por exemplo, a possibilidade 2+1+3+V.

O que isso significa?


Significa que existem maneiras de arranjo sintagmtico mais prximas ou mais distantes de um certo padro lingustico em uso, o que resulta numa maior familiaridade para o falante. isso chamamos de fora das leis sintticas numa lngua.

O SINTAGMA
Organiza-se

em torno de um elemento fundamental, denominado ncleo, que pode por si s, constituir sintagma. A natureza do sintagma depende do tipo de elemento que constitui seu ncleo: nome, verbo, adjetivo, advrbio e preposio. (a) sintagma nominal (SN); (b) Sintagma adjetival (Sadj.); (c) Sintagma adverbial (Sadv.) (d) Sintagma preposicionado (Sprep.)

O sintagma nominal uma unidade significativa que ter como ncleo uma palavra de natureza

MORFOLOGICA
nominais.

SUBSTANTIVA,

podendo

vir

circundada por determinantes e/ou modificadores

Na falta destes ltimos, o ncleo sozinho constituir


sintagma, desde que seja uma palavra substantiva ou substantivada, como: ele, ns, algum, tudo, quem, (o) cantar etc. Ex.: [O gato] [arranhou] [a criana] SN V SN

O sintagma adjetival (SAdj) tem como ncleo um ADJETIVO que, da mesma forma como ocorre com o sintagma nominal, pode ser constitudo apenas por esse adjetivo ou circundado por outros elementos, sejam estes:

advrbios intensificados: Estes anis so extremamente caros. (intens. + adj)


modificadores adverbiais: Ela se mostrou surpreendentemente honesta. (modif. Adv. + adj.) sintagmas preposicionados: Andar pode ser muito favorvel sade. (intens. + adj. + sintag. preposicionado)

sintagma

adverbial que tem

uma

unidade um

significativa advrbio.

como

ncleo

O sintagma preposicionado constitudo de PREPOSIO + SINTAGMA NOMINAL. Este tipo de sintagma pode articular-se a um substantivo, a um adjetivo ou a um verbo.

Exerccio
Identifique os constituintes oracionais: sintagmas nominais, sintagmas adjetivais, sintagmas preposicionados e sintagmas adverbais. 1) A polcia deteve vrios suspeitos do furto. 2) A criancinha doente adormeceu. 3) Meu filho sonha ansiosamente com a noite de Natal. 4) As pessoas geralmente no jogam o lixo na lixeira. 5) Joo acha o Brasil um bom pas para investir.

Vous aimerez peut-être aussi