Vous êtes sur la page 1sur 53

Unidade 5 Licitao e Contrato Administrativo Previso Constitucional A licitao Modalidades Tipos Dispensa e inexigibilidade de licitao Anulao e revogao da licitao

Contratos Administrativos
Regime jurdico

Contratos de concesso
Contrato de gesto Convnios administrativos

Consrcios pblicos

1. Conceito um procedimento administrativo que prepara a celebrao de um contrato, escolhendo a melhor proposta (mais vantajosa) para o interesse pblico. Finalidades da Licitao: a) Escolher a proposta mais vantajosa, que nem sempre a mais barata; b) Aplicao do princpio da impessoalidade, ou seja, dar a oportunidade a qualquer pessoa fsica ou jurdica de contratar com a administrao.

AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ARTIGO 11, 4, DA CONSTITUIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. LICITAO. ANLISE DE PROPOSTA MAIS VANTAJOSA. CONSIDERAO DOS VALORES RELATIVOS AOS IMPOSTOS PAGOS FAZENDA PBLICA DAQUELE ESTADO. DISCRIMINAO ARBITRRIA. LICITAO. ISONOMIA, PRINCPIO DA IGUALDADE. DISTINO ENTRE BRASILEIROS. AFRONTA AO DISPOSTO NOS ARTIGOS 5, CAPUT. 19, INCISO III. 37, INCISO XXI, E 175, DA CONSTITUIO DO BRASIL. 1. inconstitucional o preceito, segundo o qual, na anlise de licitaes, sero considerados, para averiguao da proposta mais vantajosa, entre outros itens os valores relativos aos impostos pagos Fazenda Pblica daquele Estado-membro. Afronta ao princpio da isonomia, igualdade entre todos quantos pretendam acesso s contrataes da Administrao.

2. A Constituio do Brasil probe a distino entre brasileiros. A concesso de vantagem ao licitante que suporta maior carga tributria no mbito estadual incoerente com o preceito constitucional desse inciso III do artigo 19. 3. A licitao um procedimento que visa satisfao do interesse pblico, pautando-se pelo princpio da isonomia. Est voltada a um duplo objetivo. O de proporcionar Administrao a possibilidade de realizar o negcio mais vantajoso --- o melhor negcio --- e o de assegurar aos administrados a oportunidade de concorrerem, em igualdade de condies, contratao pretendida pela Administrao. Imposio do interesse pblico, seu pressuposto a competio.

Procedimento que visa satisfao do interesse pblico, pautando-se pelo princpio da isonomia, a funo da licitao a de viabilizar, atravs da mais ampla disputa, envolvendo o maior nmero possvel de agentes econmicos capacitados, a satisfao do interesse pblico. A competio visada pela licitao, a instrumentar a seleo da proposta mais vantajosa para a Administrao, impe-se seja desenrolada de modo que reste assegurada a igualdade (isonomia) de todos quantos pretendam acesso s contrataes da Administrao.

4. A Lei pode, sem violao do princpio da igualdade, distinguir situaes, a fim de conferir a uma tratamento diverso do que atribui a outra. Para que possa faz-lo, contudo, sem que tal violao se manifeste, necessrio que a discriminao guarde compatibilidade com o contedo do princpio. 5. A Constituio do Brasil exclui quaisquer exigncias de qualificao tcnica e econmica que no sejam indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes. A discriminao, no julgamento da concorrncia, que exceda essa limitao inadmissvel. 6. Ao direta julgada procedente para declarar inconstitucional o 4 do artigo 111 da Constituio do Estado do Rio Grande do Norte. (STF; ADI 3.070-1; RN; Tribunal Pleno; Rel. Min. Eros Grau; Julg. 29/11/2007; DJE 13/02/2008; Pg. 37)

Sujeitos: a) Administrao Direta b) Administrao Indireta: Autarquias, Fundaes Pblicas, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista. Se as Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista prestarem servio pblico esto sujeitas licitao. Se as Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista explorarem atividade econmica podero ter estatuto prprio para licitaes e contratos (art. 173, 1, III, CF/88), enquanto no vem o estatuto devem seguir a lei de licitao (Lei 8.666). c) Fundos Especiais: so constitudos com finalidades assistenciais e com o objetivo de distribuir recursos. O Fundo Especial pode ser criado como rgo da administrao direta ou como Fundao Pblica. Nesse sentido j esto includos na lista e precisam de licitao para contratar com particulares. d) Pessoas jurdicas controladas direta ou indiretamente pelo poder pblico: Entes de cooperao: ex: Organizao Social (OS), Servio Social Autnomo.

2. Competncia para legislar sobre licitao Obs.: Competncia privativa Da Unio: significa que a competncia da Unio, mas que pode ser delegada. o caso do art. 22 da CF/88.

-> Art. 22, XXVII: A Unio deve legislar sobre normas gerais de licitao (leis de mbito nacional). Exemplos: a) Lei 8.666/93 b) Lei 10.520/02 c) Lei 8.987/95 d) Lei 11.079/04 -> A Unio pode legislar sobre norma especfica, mas a aplicao ser apenas para os seus rgos federais. Da mesma forma se Estado ou Municpio legislam sobre normas especficas, as leis s tm aplicao em suas esferas de atuao.

Na contramo do que foi dito acima, a lei 8.666/93 ultrapassa a disciplina geral da matria licitao. Em alguns artigos a Lei disciplina matrias especficas e, por isso, tem aplicao federal. ADI 927 -> Discute o art. 17 da Lei 8.666 que regula a alienao de bens pblicos. Segundo o STF, em alguns dos incisos desse artigo a Unio legislou em norma especfica, e por isso, esses incisos s tm aplicao no mbito federal. Nesse sentido, o STF declarou a constitucionalidade do dispositivo desde que interpretado conforme a constituio, ou seja, entendido como norma especfica. Isso significa dizer que os estados ou municpios podem legislar sobre a matria.

3. Princpios que regem a licitao 3.1 Princpios Gerais Todos os princpios do art. 37, caput, da CF/88 aplicam-se licitao. Alm de outros princpios espalhados na lei e desenvolvidos pela doutrina. Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte.

3.2 Princpios Especficos a) Vinculao ao Instrumento Convocatrio (em regra o edital): tudo que for relevante para a licitao deve estar previsto no edital. Alm disso, a administrao no pode exigir nem mais nem menos do que o que est previsto no edital (O edital a lei da licitao). Mesmo que nenhuma empresa candidata tenha o requisito de admisso, a Administrao no pode dispensar o requisito, deve modificar o edital.

57113/2009; Capital; Segunda Turma de Cmaras Cveis Reunidas; Rel. Des. Marcelo Souza de Barros; Julg. 02/06/2011; DJMT 13/06/2011; Pg. 21)

MANDADO DE SEGURANA. LICITAO. EDITAL N. 02/2009. MODALIDADE PREGO PRESENCIAL TIPO MENOR PREO POR LOTE. DESCLASSIFICAO DA IMPETRANTE. DESRESPEITO AO PRINCPIO DA VINCULAO DO EDITAL. POSSIBILIDADE. SEGURANA DENEGADA. Se a administrao pblica e os licitantes se sujeitam s regras previstas no edital, conclui-se que a inobservncia de qualquer de uma das clusulas do instrumento convocatrio, por algum dos licitantes, importa na sua eliminao do certame. (TJMT; MS

b) Julgamento Objetivo: O edital tem que definir de forma clara e precisa qual ser o critrio de seleo. Para escolhe a empresa no se pode levar em considerao critrio no previsto no edital. Tipos de Licitao, art. 45, Lei 8.666 (critrio de seleo): - Menor Preo; - Melhor tcnica; - Melhor tcnica + menor preo.

PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA. EXCLUSO DA UNIO PELA JUSTIA FEDERAL. SMULA N 150/STJ. MATRIA PRECLUSA. LICITAO. ANULAO DO PROCEDIMENTO LICITATRIO. ART. 49 DA LEI N 8.666/1993. 1. A Justia Federal constatou inexistir interesse jurdico da Unio a justificar o processamento do feito naquele juzo, estando a matria preclusa. Aplicao da Smula n 150/STJ. 2. Nos termos do art. 49 da Lei n 8.666/1993, o procedimento licitatrio pode ser revogado por razes de interesse pblico decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, bem como anulado por ilegalidade. Precedentes do STJ. 3. Na hiptese, a contagem de pontos para fins de classificao contrariou o disposto no edital, resultando em qualificao subjetiva, em confronto com o princpio do julgamento objetivo, nos termos do art. 45 da Lei n 8.666/1993. 4. Evidenciada a ocorrncia de irregularidades insanveis no procedimento licitatrio, correta sua anulao pela Administrao Pblica, mesmo aps homologada a licitao. 5. Recurso Ordinrio no provido.
(STJ; RMS 30.049; Proc. 2009/0144671-2; GO; Segunda Turma; Rel. Min. Herman Benjamin; Julg. 21/09/2010; DJE 13/10/2010)

c) Sigilo das Propostas: As propostas so sigilosas at o momento de sua abertura na sesso pblica. Os envelopes devem ser entregues lacrados. - A modalidade Leilo no tem sigilo de proposta.

- Fraudar o sigilo as proposta crime comum e fere a Lei de Improbidade Administrativa.

d) Princpio do Procedimento Formal: o procedimento da licitao formal, definido na lei, logo no pode cria um novo procedimento, pular uma etapa, juntar dois procedimentos em um etc. Algumas formalidades podem ser desconsideradas, quais sejam, aquelas que possam comprometer a competitividade. Ex.: exigncias da cor do envelope, tamanho da fonte. Segundo o STF, no se pode desconsiderar formalidade cuja falta possa comprometer a competitividade do edital.

4. Modalidades de Licitao -> Em razo do Valor: -Concorrncia: pode ser obrigatria em razo do objeto - Tomada de Preos: - Convite: -> Em razo do Objeto: - Leilo: apenas no Leilo h uma hiptese de limite de valores. - Concurso: - Prego:

-> Prazo de Intervalo mnimo: perodo mnimo entre a publicao do edital at o momento da entrega do envelope. Em regra, contado em dias corridos, com exceo do Convite. (art. 21, Lei 8.666/93) - quarenta e cinco dias para:

a) concurso; b) concorrncia, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitao for do tipo "melhor tcnica" ou "tcnica e preo";
II - trinta dias para:

a) concorrncia, nos casos no especificados na alnea "b" do inciso anterior; b) tomada de preos, quando a licitao for do tipo "melhor tcnica" ou "tcnica e preo";

III - quinze dias para a tomada de preos, nos casos no especificados na alnea "b" do inciso anterior, ou leilo; IV - cinco dias teis para convite. 3o Os prazos estabelecidos no pargrafo anterior sero contados a partir da ltima publicao do edital resumido ou da expedio do convite, ou ainda da efetiva disponibilidade do edital ou do convite e respectivos anexos, prevalecendo a data que ocorrer mais tarde. 4o Qualquer modificao no edital exige divulgao pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inqestionavelmente, a alterao no afetar a formulao das propostas.

4.1 Concorrncia - Utilizada quando o valor da contratao for alto. - o procedimento mais rigoroso. - Lei 8.666 - Art. 22, 1o Concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. -> Valores (art. 23): a) Obras e Servios de Engenharia: acima de 1.500.000 reais b) Outras compras e servios: acima de 650.000 reais

-> A utilizao da Concorrncia , em regra, estabelecida em razo do valor, mas pode ser tambm fixada em razo do Objeto nas seguintes hipteses:

a) Quando o objeto imvel, independentemente do valor, seja adquirindo ou alienando, a modalidade de licitao dever ser Concorrncia. Exceto nos casos do art. 19 da Lei 8.666, imveis cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento (pagamento de outra maneira que no a estipulada inicialmente, exemplo, pagar uma dvida com um imvel), a administrao pode vend-lo pelas modalidades de Leilo ou Concorrncia.

b) Quando o contrato de Concesso tambm deve ser feita pelo modalidade Concorrncia. A Concesso pode ser de Direito Real de Uso de Bem Pblico ou de Servio Pblico. No que tange Concesso de Servios pblicos, a concesso dos servios constantes da Poltica Nacional de Desestatizao foram feitas por Leilo, mas poderiam ter sido feitas por Concorrncia. c) Licitao Internacional: aquela que tem a participao de empresas estrangeiras, nesse caso, independentemente do valor, a modalidade ser a Concorrncia. Excees: -Tomada de preos: utilizada se o valor a ser contratado for mdio (tpico da Tomada de Preos) e existir cadastro de empresas estrangeiras; -- Convite: utilizada quando o valor for pequeno (tpico do Convite) e no existir fornecedor do produto no pas.

4.2 Tomada de Preos escolhida em razo do valor. um procedimento menos rgido que o da Concorrncia.

- O valor da contratao mdio, ficando entre o valor mximo do Convite e mnimo da Concorrncia. - Lei 8.666 - Art. 22, 2o: Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que

observada a necessria qualificao. Valores: a) Obras e Servios de Engenharia: acima de 150.000 at 1.500.000 reais b) Outras compras e servios: acima 80.000 at 650.000 reais

atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas,

Quem pode participar da tomada de preos? 1. As empresas cadastradas (Habilitao Prvia). O cadastramento um banco de dados com informaes das empresas, tem os requisitos de uma Habilitao (art. 27, Lei 8.666). A empresa que se cadastra regularmente recebe o Certificado de Registro Cadastral. O perodo de Habilitao da Licitao por Tomada de Preos resumido, pois as empresas, por j estarem cadastradas, no precisaro apresentar todos os documentos, somente o Certificado de Registro Cadastral. 2. A empresa que atender a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas. A empresa far um requerimento administrao apresentando os documentos.

4.3 Convite - Modalidade de Licitao estabelecida em razo do valor. O valor a ser contratado deve ser pequeno. - As licitaes de pequeno valor so dispensveis. - Lei 8.666, art.22, 3o: Convite a modalidade de licitao

entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas.

Quem pode participar da modalidade Convite? 1. Os licitantes convidados, cadastrados ou no, em nmero mnimo de trs naquela regio. Se apenas um ou dois convidados aparecerem pode-se prosseguir com a licitao, mediante justificao, contanto que no comprometa a lisura do procedimento. O mesmo ocorre no caso de s existirem dois fornecedores na regio.

2. O licitante cadastrado, mesmo que no convidado, pode participar se requerer 24 horas antes da entrega das propostas. Se o licitante no for cadastrado, a doutrina afirma que o cadastro deve ser feito at o 3 dia anterior entrega de propostas (Prazo da Tomada de Preos).

No Convite o instrumento convocatrio chamado de Carta Convite, esta Carta no precisa de publicao em Dirio Oficial, ela ser colocada num local visvel da repartio (trio da Repartio). Nas demais modalidades o instrumento convocatrio o edital. -> Prazo de intervalo mnimo do Convite (art. 21, 2) de 5 dias teis. Os 5 dias teis comeam a contar do recebimento da Carta Convite. -> No Convite a comisso de licitao normalmente composta por 3 servidores, no entanto, se a repartio for pequena (com poucos funcionrios) e a seleo de 3 servidores prejudicar o andamento do servio, pode-se utilizar somente um servidor (art. 51, 1, Lei de Licitaes).

Leilo - Modalidade de licitao que serve exclusivamente para alienao de bens. - Quem faz o Leilo o leiloeiro, servidor pblico designado para tal. - Art. 22, 5o: Leilo a modalidade de licitao entre

quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao.

-> Hipteses: a) Bem imvel: a regra a Concorrncia, mas quando a aquisio do bem for decorrente de Deciso Judicial ou por Dao em Pagamento a alienao poder ser feita pro Leilo. b) Bens mveis inservveis, apreendidos e penhorados (empenhados). - Bem inservvel aquele que no serve mais para um determinado rgo, mas pode servir para outro. - Bem apreendido: exemplo, bem apreendido pela receita federal sem documentao. Se o objeto for criminoso (Tnis falsificado) no poder ser alienado. - Bem penhorado: foi uma falha do legislador, pois bens penhorados (objeto de penhora) so alienados de acordo com o CPC, na verdade o os bens aqui referidos so os objetos de penhor (ex: hipoteca, arras, fiana, cauo), portanto so empenhados (ex.: Leilo de jias da Caixa). c) Tambm possvel alienar por Leilo outros bens mveis, em situao diversa da supramencionada, at o limite de 650.000 reais. Acima de 650 mil a alienao ser feita pela modalidade de Concorrncia (art. 17, 6).

Concurso

Art. 22, 4o: Concurso a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias.
A Comisso de licitao deve ser composta por pelo menos 3 servidores, entretanto, a do Concurso especial, pois no precisa ser composta por servidor, qualquer pessoa com conhecimento e idnea pode participar.

Prego (Lei. 10.520/02) - modalidade de licitao para aquisio de bens e servios comuns, independentemente do valor. - Bens e Servios comuns so aqueles que podem ser definidos no edital com expresso usual de mercado. Ex.: Aparelho de TV, Geladeira, Caneta, etc. - O Prego surgiu em 1997 para uso das Agencias Reguladora; em 2000, por meio de Medida Provisria, foi utilizado pela Unio; e somente em 2002 passou a ser utilizado por todos os entes da administrao. - Engenharia no se adquire por Prego.

- Ganha o Prego aquele que apresentar o menor preo. - Atualmente o Prego pode ser presencial ou eletrnico (pela internet, como se fosse uma sala de bate-papo). Os dois tipos tm o mesmo procedimento. - O procedimento do Prego invertido, comea com a escolha da proposta para depois se analisar os documentos (Habilitao)

5. Contratao Direta

- S possvel quando a licitao inexigvel, dispensada ou dispensvel. - Mesmo com a contratao direta haver um processo de justificao (processo administrativo), art. 26 da Lei 8.666.

5.1 Dispensa de Licitao - Ocorre quando h uma liberao do legislador, mesmo que a competio seja possvel, vivel.

Art. 26. As dispensas previstas nos 2o e 4o do art. 17 e no inciso III e seguintes do art. 24, as situaes de inexigibilidade referidas no art. 25, necessariamente justificadas, e o retardamento previsto no final do pargrafo nico do art. 8o desta Lei devero ser comunicados, dentro de 3 (trs) dias, autoridade superior, para ratificao e publicao na imprensa oficial, no prazo de 5 (cinco) dias, como condio para a eficcia dos atos.

AO CIVIL PBLICA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. DISPENSA DE LICITAO. ALEGADO FRACIONAMENTO DE CONTRATAES PARA A PRESTAO DE SERVIOS EM MONTANTE GLOBAL SUPERIOR AO LIMITE ESTABELECIDO NO INCISO II DO ARTIGO 24 DA LEI N. 8.666/93. ILEGALIDADE DA CONDUTA, TODAVIA, INCOMPROVADA E MESMO DESCARACTERIZADA PELA REALIDADE DO CASO CONCRETO. NATUREZA DO SERVIO PRESTADO. RECAPAGEM DE PNEUS. QUE ENSEJA A CONCLUSO DA INVIABILIDADE DE SE VERIFICAR O MOMENTO EXATO EM QUE SERIA SOLICITADO. CARTER, POIS, AUTNOMO DE CADA CONTRATAO. IMPROCEDNCIA. RECURSO IMPROVIDO. Na tica do artigo 24 da Lei de licitaes no se admite o parcelamento de contrataes que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, como estratgia para evitar o certame. Mas isto no pode levar ao absurdo, como no caso, de considerar- se improbidade a contratao isolada, separada, de serviosde recauchutagem/recapeamento de pneus em valores que dispensam a licitao, medida que se fizerem necessrios. Contrrio ao interesse pblico seria, isto sim, fazer a frota de veculos do municpio rodar em condies precrias ou, pior, deix-la inativa at que o valor dos servios, no conjunto, atingisse o patamar mnimo legal. (TJSC; AC 2008.011113-2; Santa
Ceclia; Primeira Cmara de Direito Pblico; Rel. Des. Vanderlei Romer; DJSC 09/06/2008; Pg. 219)

a) Licitao Dispensada - O administrador no pode licitar, mesmo com a possibilidade de competio, a lei estabelece que no precisa. (art. 17, Lei 8.666, alienao de bens).

b) Licitao Dispensvel - O administrador tem a faculdade de licitar (art. 24 da Lei 8666).


-> O rol dos arts. 17 e 24 so taxativos. c) Licitao Deserta - Quando no aparece nenhum interessado para contratar com a administrao. Se para fazer uma nova licitao houver prejuzo, a licitao ser dispensada. A contratao direta tem que seguir as condies da 1 licitao.

d) Licitao Fracassada Quando no se tem um vencedor ao final do procedimento licitatrio, pois ningum cumpriu os requisitos do edital. - Habilitao: se todos os licitantes forem inabilitados, se aps 8 dias teis ou 3 dias teis (convite) no corrigirem os documentos, a licitao dever ser refeita. - Classificao (Julgamento): se todos os licitantes forem desclassificados, se aps 8 dias teis ou 3 dias teis (convite) no melhorarem a proposta ou atenderem as formalidades, a licitao ser dispensada. Para alguns autores somente a hiptese de eliminao por desclassificao que pode ser chamada de Licitao Fracassada. Outros estudiosos colocam as duas hipteses como forma de Licitao Fracassada. No obstante a polmica doutrinria, o importante saber quando a licitao dispensada, ou seja, quando a eliminao ocorre na fase de Classificao.

Inexigibilidade da Licitao - Quando a competio for invivel. - Art. 25, Lei 8.666, rol meramente exemplificativo. - Para que a competio seja vivel preciso o atendimento de 3 pressupostos: a) Lgico: pluralidade de competidores, servios ou objetos no mercado. -> Objeto singular: no seu carter absoluto, o nico objeto no mercado; pode ser singular por ter participado de um evento externo (ex.: Capacete do Ayrton Senna, chuteira do Pel); pode ainda ser singular em razo de seu carter pessoal (ex.: Pintura de Picasso).

-> Servio singular: o servio deve estar na lista do art. 13 da Lei 8.666, alm disso, o profissional precisa ter notria especializao. A administrao deve precisar do profissional especializado (singularidade relevante) para resolver determinada matria. :b) Jurdico a licitao tem que proteger uma razo de interesse pblico. Se a licitao no protege ou prejudica o interesse pblico a competio se tornar invivel e a licitao ser inexigvel. Ex.: Empresa Pblica e Sociedade de Economia Mista quanto as suas atividades fins no precisam licitar, pois a licitao estaria atrasando os servios dessas pessoas jurdicas. Pode ocorrer que o custo do procedimento licitatrio seja to ou mais alto que o objeto do contrato, logo, segundo a doutrina, haveria inexigibilidade da licitao (Questionvel).

c) Ftico: deve haver interesse de mercado quando proposta da licitao. Deve-se fazer um estudo prvio para saber se o mercado tem interesse na contratao, se no houver interesse a licitao inexigvel. No se confunde com a licitao deserta, pois est ocorre durante o procedimento licitatrio, e pode ter diversos motivos, como falta de publicidade, exigncia muito rgida do edital, etc.

Ex.: proposta de contratao de mdico especializado mediante o pagamento de um salrio mnimo.

Procedimento Licitatrio Ordem do procedimento: Formalizao do Processo (Fase interna da Licitao): a) Autuao; b) Demonstrao de uma Necessidade;

c) Identificao do Recurso Oramentrio;


d) Nomeao da Comisso de Licitao pelo Chefe da entidade (art. 51, Lei 8.666 pelo menos 3 servidores, a comisso pode ser permanente, no excedendo um ano, ou temporria para realizao de licitao especfica);

e) Elaborao do Edital (exigncias art. 40 da lei 8.666). O edital tem como anexo a minuta do contrato. Celebrado o contrato a lei determina que seja clusula necessria o anexo do contrato. Nesse sentido, pouco importa se a exigncia vem no contrato ou no edital; f) Parecer jurdico, em regra, da procuradoria, ratificando a validade da licitao; g) Autorizao formal do Chefe da entidade. Essa autoridade varia de acordo com cada estrutura da administrao.

2. Fase Externa da Licitao a) Tem incio com a Publicao do Edital (requisitos - art. 21, Lei 8.666). - A administrao pode cobrar apenas o custo da reproduo do Edital. - Muitas licitaes condicionam a participao dos licitantes compra do Edital, essa regra ilegal. b) Abre-se prazo para Impugnao do edital (art. 41, Lei 8.666). - Qualquer cidado parte legtima para impugnar o edital at o 5 dia til anterior data da entrega dos envelopes. Nesse caso, a Administrao (Comisso) deve julgar e responder impugnao em at 3 (trs) dias teis. - O potencial licitante pode impugnar o edital at 2 dia til anterior data da entrega dos envelopes, esse prazo decadencial e se aplica esfera administrativa. Nesse caso, no h prazo para resposta da Comisso, no geral, aconselha-se que a questo seja decidida antes da entrega dos envelopes.

A impugnao no tem natureza de recurso, logo no tem efeito suspensivo.


-At

o recebimento dos envelopes a Comisso pode alterar o edital (art. 21, 4, Lei 8.666) atravs de um Aditamento. A Publicao do Aditamento deve dar-se da mesma maneira que a do Edital.

c) Recebimento dos Envelopes: os licitantes devem entregar no mnimo dois envelopes: 1 Envelope -> Documentos da Empresa 2 Envelope -> Proposta de preo ou tcnica 3 Envelope -> Proposta de tcnica ou preo (se for o caso de Licitao por Tcnica e Preo)

Todos os envelopes devem vir lacrados, pouco importando a maneira de envio. A entrega ser feita apenas na Fase de recebimento dos envelopes pela comisso. Todos os envelopes sero rubricados por todos os licitantes (art. 43).

2o Todos os documentos e propostas sero rubricados pelos licitantes presentes e pela Comisso.

3. Fase de Habilitao (Qualificao) a) Abertura dos envelopes: 1 envelope (documentos): Todos os membros da comisso e todos os licitantes presentes devem rubricar todos os documentos do 1 envelope. b) Anlise do atendimento dos requisitos do art. 27, da Lei 8.666 (rol taxativo - decorar): I - habilitao jurdica; II - qualificao tcnica; III - qualificao econmico-financeira; IV - regularidade fiscal. V cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7o da Constituio Federal. (Includo pela Lei n 9.854, de 1999): XXXIII - proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos;

Os documentos comprobatrios das exigncias do art. 27 esto nos arts. 28, 29 e 30. c) Art. 48, 3: se todos os licitantes forem inabilitados (desqualificados) abre-se diligncia com prazo de 8 dias teis para que ele complementem os documentos, salvo no convite em que o prazo de 3 dias teis. d) Julgada a Habilitao abre-se a possibilidade de recurso (art. 109. Lei 8.666). - Prazo: 5 dias teis; no convite, 2 dias teis. - Efeitos: em regra no direito administrativo os recursos no tm efeito suspensivo, entretanto o recurso no procedimento licitatrio tem efeito suspensivo.

4. Fase de Classificao e Julgamento Classificar: significa verificar se foram atendidas as formalidades e se o preo est compatvel com o de mercado. Se o licitante no atender os requisitos de classificao ser desclassificado. Julgamento: seleo da proposta vencedora e classificao em ordem de posio da melhor proposta para a pior. Novamente abre-se a possibilidade de recurso do art. 109. - Se todos forem desclassificados, abre-se novamente a diligncia do art. 48, 3.

5. Fase de Homologao - Cerificao da regularidade do procedimento.

Se h defeito ou ilegalidade no procedimento deve-se proceder a anulao.


- Quem verifica a regularidade e homologa a licitao a autoridade competente que autorizou a licitao e determinou a comisso.

6. Fase de Adjudicao
-Resultado -O

oficial do procedimento, d-se ao 1 classificado o status de vencedor.

licitante vencedor tem mera expectativa de direito de contratao, no tem direito adquirido contratao, mas tem a garantia de no ser preterido na assinatura daquele contrato.

- A empresa vencedora fica obrigada a assinar o contrato pelo prazo de 60 dias contados a partir da entrega dos envelopes. A Comisso pode fixar no edital um prazo maior se assim achar conveniente. - Se a empresa se recusar a assinar o contrato ser penalizada nos termos do art. 87 da Lei 8.666. Se a recusa se der fora do prazo no haver penalidade. - Se a empresa no assinar, a administrao chamar a 2 colocada, com a proposta idntica a do 1 colocado.

7. Inverso do Procedimento na Licitao por Prego Ordem do Procedimento: 1. Formalizao do Processo 2. Publicao do Edital 3. Recebimento dos Envelopes (dois envelopes) 4. Classificao e Julgamento (Inverso) - Pr-seleo das propostas escritas, quem for classificado far as propostas verbais. 5. Habilitao - S se abre o envelope da empresa vencedora da etapa anterior. -No caso de a empresa no ser habilitada, passa-se 2 colocada, que chamada na sua proposta, pois a licitao ainda no acabou. Entretanto, o pregoeiro pode negociar a reduo do preo. - Julgada a Habilitao abre-se prazo para recurso, este deve ser apresentado na hora, sendo que as razes podem ser apresentadas em 3 dias teis (h divergncia). 6. Adjudicao e Homologao (nesta ordem inverso)

Contratos Administrativos 1. Introduo A teoria geral dos contratos do Direito Civil se aplica aos contratos administrativos. Nem todo contrato celebrado pela administrao contrato administrativo. Se ele regido pelo direito privado chamado de Contrato da Administrao, se ele regido pelo direito pblico chamado de Contrato Administrativo. 2. Conceito um vnculo jurdico em que os sujeitos ativo e passivo se comprometem a uma prestao e uma contraprestao visando satisfazer o interesse pblico e estando sujeito ao regime pblico.

Vous aimerez peut-être aussi