Vous êtes sur la page 1sur 5

Z

O campo das investigaes zetticas do fenmeno juridico ba stante amplo. Zetticas so, por exemplo, as investigaes que tm como objeto o direito no mbito da Sociologia, da Antropologia , da Psicologia, da Histria, da Filosofia, da Cincia Poltica etc. Nenhuma dessas disciplinas especificamente jurdica. Todas ela s so disciplinas gerais, que admitem, no mbito de suas preocupaes, um espao para o fenmeno jurdico. A medida, por m, que esse espao aberto, elas incorporam-se ao campo das investigaes jurdicas, sob o nome de Sociologia do Direito, Filosofia do Direito, Psicologia Forense, e etc. Existem, a demais, investigaes que se valem de mtodos e tcnicas e resultados daqulas disciplinas gerais, compondo, com investigaes dogmticas, outros mbitos, como o caso da Criminologia, e da Teoria da Legislao etc.

O direito, como objeto, comporta t odas essas investigaes. Assim, podemos dizer, mais genericamente , que sua investigao zettica admite a seguinte classificao:

Podemos estipular o seguinte: a) zettica analtica pura: desse ponto de vista, o terico ocupase com os pressupostos ltimos e condicionantes bem como c om a crtica dos fundamentos formais e materiais do fenmeno jurdico e de seu conhecimento b) zettica analtica aplicada: desse ponto de vista, o terico ocupa -se com a instrumentalidade dos pressupostos ltimos e condicionantes do fenmeno jurdico e seu conhecimento, quer nos aspectos formais, quer nos materiais c) zettica emprica pura: desse ponto de vista, o terico ocupase do direito enquanto regularidades de comportamento efetivo, enquanto atitudes e expectativas generalizadas que permitam exp licar os diferentes fenmenos sociais d) zettica emprica aplicada: desse ponto de vista, o terico ocupa-se do direito como um instrumento que atua socialmente dentro de certas condies sociais.

A zettica jurdica, nas mais diferentes discriminaes , corresponde, como vimos, s disciplinas que, tendo por objeto no apenas o direito, podem, entretanto, tom-lo como um de seus objetos precpuos. Da a nomenclatura das disciplinas como Filosofia do Direito, Lgica jurdica, Sociologia do Direito, Histria do Direito etc. O jurista, em geral, ocupa-se complementarmente delas. Elas so tidas como auxiliares da cincia jurdica stricto sensu.

DOGMTICA JURDICA

So disciplinas dogmticas, no estudo do direito, a cincia do direito civil, comercial, constitucional, processual, comercial, constitucional, processual, penal, tributrio, administrativo, internacional , econmico, do trabalho etc. Uma disciplina pode ser definida como dogmtica medida que considera certas premissas, em si e por si arbitrrias (isto , resultantes de uma deciso), como vinculantes para o estudo, renunciando-se, assim, ao postulado da pesquisa independente. Ao contrrio das disciplinas zezticas, cujas questes so infinitas, as dogmticas tratam de questes finitas.

Vous aimerez peut-être aussi