Vous êtes sur la page 1sur 15

A ESCRITA DO CORPO: A ERTICA VERBAL DE OLGA SAVARY

Mestranda Andra Leito (UFPA) Prof. Dr. Antnio Mximo Ferraz (UFPA)

XIII Congresso Internacional da ABRALIC Internacionalizao do Regional

08 a 12 de julho de 2013 Campina Grande, PB

Consideraes iniciais

Este trabalho prope-se a discutir as inter-relaes da escrita com o corpo e o erotismo na potica de Olga Savary (1933). O eixo interpretativo parte do dilogo com os poemas Acomodao do desejo I e Iraruca das obras Magma (1982) e Linha-dgua (1987), respectivamente. A poesia de Olga Savary opera uma significativa abertura na configurao de novas dimenses e horizontes de sentido acerca da sexualidade, da identidade e, sobretudo, da realizao literria feminina. Escrita que se engendra no prprio corpo, legitimando-o na experincia de liberao seja no manifestar do potico, seja no do ertico.

As insinuaes do erotismo: percursos

O erotismo perpassa a dimenso do acontecer potico da sexualidade a partir do dilogo com Octavio Paz (1994). Neste sentido, o escritor mexicano revela uma forte correlao entre o erotismo e a poesia, de modo que o primeiro uma potica corporal e a segunda uma ertica verbal (PAZ, 1994, p. 12). a existncia de uma instncia criativa que impulsiona tanto a fruio da pulso sexual quanto a dimenso da criao: O erotismo a sexualidade transfigurada: metfora. A imaginao o agente que move o ato ertico e o potico. a potncia que transfigura o sexo em cerimnia e rito e a linguagem em ritmo e metfora (PAZ, 1994, p. 12).

Por outro lado, a manifestao ertica compreendida no vis proposto por Georges Bataille (1987), como uma forma de transgresso e violao dos interditos. A escritora paraense rompe e subverte o imperativo judaico-cristo e, por extenso, o paradigma patriarcal, os quais conduziram ao silenciamento e subordinao repressiva do corpo feminino.

Sendo assim, a mulher ao conquistar a autonomia sobre o seu corpo e o seu engendrar no domnio da cena ertica alcana, ao mesmo tempo, a legitimidade da sua inscrio no campo da criao artstica, na medida em que a liberao do corpo feminino vem agenciando uma liberao da linguagem (SOARES, 1999, p. 103).

O corpo e a escrita: a ertica verbal de Olga Savary

Acomodao do desejo I

Quando abro o corpo loucura, correnteza, reconheo o mar em teu alto bzio vindo a galope enquanto cavalgas lento meu corredor de guas. A boca perdendo a vida sem tua seiva, os dedos perdendo tempo enquanto para o amado a amada se abre em flor e fruto (no vs que esta mulher te faz mais belo?). A vida no corpo alegre de existir, fiquei espreita dos grandes cataclismos: da beber na festa do teu corpo que me galga esse castelo de guas.
(SAVARY, 1998, p. 190).

Como est aludido no primeiro verso, a cpula configura-se como uma autntica experincia, no sentido grego de colocar-se para fora (ex-) dos limites (pras), conduzido pela correnteza, por uma fora atrativa irresistvel, uma energia vital que pulsa e arrasta consigo os amantes. Deste modo, h uma abertura abissal para o catico, o incondicionado, o irredutvel, o transgressivo, o extra-ordinrio, a exploso do transe ertico e o furor arrebatador das paixes. A prpria transgresso ertica conduz ao experenciar do sentimento de liberdade que exige a plenitude da realizao sexual (BATAILLE, 1987, p. 100).

A seiva, como o smen e a semente, como o alimento orgnico da vida, proporciona terra-mulher germinar plenamente em flor e fruto, no sentido de que conduz o seu corpo plenitude, entrega absoluta ao xtase, ao gozo, livre fruio do desejo carnal e, sobretudo, consumao do ato sexual no acontecer do jogo amoroso. Sendo assim, a participao eminentemente ativa do ser feminino no jogo ertico remete a um novo posicionamento, cuja atuao transformadora [...] indcio, no poema, de outro modo de rompimento da tradio opressiva (SOARES, 1999, p. 64).

O ato sexual constitui-se mais do que simplesmente da soma de dois corpos envolvidos pelo ardor catico do desejo, mas a abertura para o momento de comunho entre duas existncias que se entregam e se autodesvelam na vigncia plena do lan ertico, o qual rene as diferenas em uma unidade, pois, como afirma Bataille (1987, p. 121), o sentido ltimo do erotismo a fuso, a supresso do limite. O movimento de transgresso e, ao mesmo tempo, de superao das interdies conduz consagrao do xtase, da volpia, da vida no corpo alegre de existir, da festa do teu corpo.

Iraruca

Destino o nome que damos nossa comodidade covardia do no-risco do no-pegar-as-coisas-com-os-dentes


Quanto a mim, ptria o que eu chamo poesia e todas as sensualidades: vida. Amor o que chamo mar, o que chamo gua.
(SAVARY, 1987, p. 28).

O poema faz referncia instncia do destino enquanto comodidade, covardia do no-risco, do no-pegaras-coisas-com-os-dentes diante de uma imposio alheia ou, em outras palavras, de um interdito. No entanto, a sua realizao na existncia manifesta-se de modo autntico e criativo por via da poesia, a sua ptria, a sua identidade. O operar da poesia se inter-relaciona com a dimenso das sensualidades, cuja vigncia eclode do Eros criativo, do seu poder criador, da prpria vida que pulsa no corpo. Na esteira do pensamento de Octavio Paz, a instncia do potico fulgura em meio s emanaes do erotismo, de modo que figuram a unidade da criao.

Anglica Soares (1999, p. 117) aponta que a obra Linha-dgua composta de poemas [que] falam de amor, vida e morte, mas, sobretudo, inscrevem a conscincia ertica do literrio a do fazer potico enquanto atuao do vigor de Eros. Essa conscincia de que fala a autora conduz a uma entrega maior, a do corpo poesia a escrita de si , ao mesmo tempo que desvela a poesia dos corpos. Escrita que se engendra no prprio corpo, legitimando-o na experincia de liberao quer pelo manifestar do potico, quer pelo rito ertico-carnal.

Sendo redimensionado ao elemento do mar e da gua, o amor no se deixa subjugar s submisses e s represses. A experincia amorosa plenifica-se no movimento incondicionado das guas, a saber, no enlace sinuoso dos corpos dos amantes. Se, por um lado, encena o envolvimento ertico; por outro, vislumbra a prpria condio ambgua, fluda e perecvel do homem entre prazer e dor, vida e finitude, Eros e Thnatos , cumprindo o seu destino humano em meio ao devir e medida inexorvel do tempo, ao movimento incessante e contingente da totalidade das coisas, que constitui o prprio curso da vida.

Consideraes finais

A comunho amorosa, figurada nos poemas Acomodao do desejo I e Iraruca, celebra a entrega do corpo poesia e, ao mesmo tempo, opera o desvelar da poesia dos corpos. A escritura que se engendra no e pelo corpo legitima-o na experincia de transgresso e, por extenso, de liberao da sua tessitura ertica, bem como no prprio espao criativo da criao literria para alm do destino feminino tradicional. A encenao do envolvimento ertico dos amantes na ertica verbal de Olga Savary conduz consagrao da experincia potica do corpo, da escritura e da prpria obra de arte.

Referncias
BATAILLE, Georges. O erotismo. Traduo de Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987. PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Traduo de Wladir Dupont. 2. ed. So Paulo: Siciliano, 1994. SAVARY, Olga. Linha-dgua. So Paulo: Massao Ohno/Hipocampo, 1987. ______. Repertrio selvagem: obra reunida 12 livros de poesia (19471998). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional/Multimais/Universidade de Mogi das Cruzes, 1998. SOARES, Anglica. A paixo emancipatria: vozes femininas da liberao do erotismo na poesia brasileira. Rio de Janeiro: Difel, 1999. TOLEDO, Marleine Paula Marcondes e Ferreira de. Olga Savary: erotismo e paixo. Colaboradores Heliane Aparecida Monti Mathias e Mrcio Jos Pereira de Camargo. Cotia, SP: Ateli Editorial, 2009.

Vous aimerez peut-être aussi