Vous êtes sur la page 1sur 30

Fisiologia

Instrues
1- Abra a apresentao com o F5 do teclado. 2- Leia a pergunta e clique com o mouse na resposta que julga ser a verdadeira. O som de aplausos indica que a resposta est certa, e o som da bomba indica que a resposta est errada. 3 - Para obter mais informaes sobre a resposta das questes clique com o mouse no smbolo de mais ( ) na parte direita da tela. 4 Quando estiver na pgina de respostas clique sobre a seta ( ) para voltar a questo que estava. 5 - Para passar para o prximo slide aperte enter, e continue respondendo.

De modo geral, os hormnios so classificados como protenas, peptdeos e esterides. Qual dos seguintes hormnios um peptdeo?
A) GH B) Insulina C) Adrenalina D) Dopamina E) Vasopressina
Seguir
Leia Mais

Qual dos seguintes hormnios se origina na adeno-hipfise?

A) Dopamina B) Hormnio liberador de gonodotropina


Leia Mais

C) Hormnio tireoestimulante (TSH) D) Ocitocina E) Testosterona


Seguir

Qual das seguintes funes das clulas de Sertoli est relacionada com o controle por feedback negativo da secreo do hormnio folculo-estimulante(FSH)?
A) Sntese de testosterona B) Sntese de inibina C) Aromatizao da testosterona
Leia Mais

D) Manuteno da barreira sangue-testculos E) Sntese de ativina


Seguir

Qual dos seguintes itens inibe a secreo de hormnio do crescimento pela adeno-hipfise?
A) Sono

B) Puberdade
C) Somatomedinas D) Desnutrio E) Hipoglicemia
Seguir
Leia Mais

A destruio seletiva da zona glomerulosa do crtex adrenal provocaria deficincia de qual hormnio?
A) Aldosterona

B) Androstenediona
C) Cortisol D) Desidroepiandrosterona E) Testosterona
Seguir
Leia Mais

O aumento da secreo de hormnio adrenocorticotrpico (ACTH) seria esperado em pacientes:


A) Com nveis elevados de angiostensina II B) Com hiperplasia adrenocortical primria C) Que esto recebendo glicocorticides em altas doses D) Com insuficincia adrenocortical crnica (Doena de Addison) E) Nenhuma das anteriores
Seguir
Leia Mais

Alm da tetraiodotironina e da triiodotironina, a glndula tireide secreta:


A) Calcitonina

B) Insulina
C) Hormnio paratirideo
Leia Mais

D) Glucagon E) Somatostatina
Seguir

Qual das situaes abaixo provoca aumento da secreo de aldosterona?


A) Aumento do volume sanguneo

B) Administrao de inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) C) Hiperosmolaridade D) Hipopotassemia E) Reduo do volume sanguneo
Seguir
Leia Mais

As clulas alfa, beta, delta e PP do pncreas secretam, respectivamente:


A)Insulina, Glucagon, Somatomedinas e polipeptdeo pancretico B) Somatomedinas, Polipeptdeo pancretico, insulina e glucagon C) insulina, Somatomedinas, glucagon e polipeptdeo pancretico D) Glucagon, Insulina, somatomedinas e polipeptdio pancretico E) Glucagon, insulina, Polipeptdeo pancretico e somatomedinas
Seguir
Leia Mais

Dois hormnios desempenham um importante papel na homeostase do Clcio. Os dois hormnios que causam respectivamente, aumento e diminuio nas concentraes de Ca, so eles:
A) Calcitonina Glucagon B) Somatostatina Calcitonina
Leia Mais

C) Calcitonina hormnio paratireideo

D) Hormnio paratireideo Calcitonina E) Calcitonina Somatostatina


Seguir

A funo mais importante dos mineralocorticides :

A) Controlar o metabolismo de carboidratos B) Controlar o metabolismo da glicose C) Controlar o metabolismo de eletrlitos


Leia Mais

D) Controlar o metabolismo protico E) Controlar o metabolismo de lipdios


Seguir

A secreo de qual dos seguintes hormnios estimulada pela expanso do volume do lquido extracelular?
A) Hormnio antidiurtico (ADH) B) Aldosterona C) Peptdeo natriurtico atrial (PNA) D) Paratormnio (PTH) E) Nenhuma das alternativas anteriores
Seguir
Leia Mais

A somatostatina inibe a secreo de qual dos seguintes hormnios?


A) Hormnio antidiurtico (ADH) B) Insulina C) Ocitocina D) Prolactina E) Hormnio tireideo
FIM
Leia Mais

Respostas
Fazer novamente Ler as respostas

Resposta: E

As principais classes de hormnios incluem: Protenas, como o hormnio do crescimento, insulina e ACTH; Peptdeos, como ocitocina e vasopressina; Aminas, como dopamina, melatonina e adrenalina; e Esterides, como cortisol e progesterona.

Voltar

Resposta: C

O hormnio tireoestimulante (TSH) secretado pela adenohipfise. Dopamina, hormnio liberador de gonadotropina (GnRH) so todos secretados pelo hipotlamo. A ocitocina secretada pela neuro-hipfise. A testosterona secretada pelos testculos

Voltar

Resposta: B

A inibina produzida pelas clulas de Sertoli dos testculos quando estas so estimuladas pelo hormnio folculo-estimulante (FSH). A seguir, a inibina impede a secreo adicional de FSH por feedback negativo sobre a adeno-hipfise. As clulas de Leyding sintetizam testosterona.

Voltar

Resposta: C
O hormnio de crescimento secretada de forma pulstil, com um pulso grande ocorrendo durante o sono profundo. A secreo do hormnio de crescimento aumentado pelo sono, pela puberdade, pela desnutrio e pela hipoglicemia. As somatomedinas so geradas quando hormnios do crescimento atua em seus tecidos-alvos elas inibem a secreo do hormnio do crescimento pela adeno-hipfise, tanto direta como indiretamente (por meio da estimulao da liberao de somatostatina)
Voltar

Resposta: A
A aldosterona produzida na zona glomerular do crtex adrenal, porque essa camada contm a enzima necessria converso de corticosterona em aldosterona. O cortisol produzido na zona fasciculada. A androstenediona e a desidroepiandrosterona so produzidas na zona reticular. A testosterona produzida nos testculos, e no no crtex supra-renal.
Voltar

Resposta: D
A doena de Addison causada por insuficincia adrenocortical primria. A queda resultante da produo de cortisol provoca reduo da inibio por feedback negativo sobre o hipotlamo e a adeno-hipfise. As duas condies resultam em aumento da secreo do hormnio adrenocorticotrfico (ACTH). Os pacientes que apresentam hiperplasia adrenocortical ou que esto recebendo glicocorticides exgenos apresentam exacerbao da inibio por feedback negativo da secreo de ACTH.
Voltar

Resposta: A
A tireide a glndula endcrina mais importante para a regulao metablica. O tecido glandular apresenta clulas organizadas num arranjo circular chamado folculo. As clulas foliculares so cubides quando a secreo basal, e alongadas quando estimuladas para liberar hormnio. Outra clula endcrina importante se localiza fora dos folculos, a clula parafolicular ou clula C. Esta clula secreta calcitonina, um hormnio importante para a regulao do clcio.
Voltar

Resposta: E
A reduo do volume sanguneo estimula a secreo de renina (por causa da queda da presso de perfuso renal) e inicia a cascata da renina-angiotensia-aldosterona. Os inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) bloqueiam a cascata ao reduzir a produo de angiotensina II. A hiperosmolaridade estimula a secreo de hormnio antidiurtico (ADH) (no a de aldosterona). A hiperpotassemia, no a hipopotassemia, estimula diretamente a secreo de aldosterona pelo crtex adrenal.
Voltar

Resposta: B
A poro endcrina do pncreas est organizada como discretas ilhotas (ilhotas de Langerhans), que contm quatro tipos de clulas, cada qual produzindo um hormnio diferente. A mais numerosa das clulas das ilhotas so as clulas beta, que produzem insulina, enquanto as clulas alfa produzem glucagon. As clulas delta produzem somatostatina e as clulas F ou PP produzem polipeptdio pancretico. Ainda que estes hormnios tenham diferentes funes, todos esto envolvidos no controle do metabolismo.
Voltar

Resposta: D
O efeito do PTH aumentar as concentraes de clcio e diminuir as concentraes de fosfato nos lquido extracelulares. O PTH age sobre os tbulos contorcidos distais dos rins para aumentar a absoro de clcio e diminuir a reabsoro de fosfato renal, por meio de um efeito nos tbulos proximais. A calcitonina age como um contrapeso para o PHT, porque causa hipocalcemia e hipofosfatemia. O efeito da calcitonina sobre o metabolismo mineral principalmente sobre o osso, ela diminui o movimento de clcio proveniente do reservatrio de clcio osso lbil para o lquido extracelular e diminui a reabsoro ssea mediante um efeito inibidor sobre os osteoclastos.
Voltar

Resposta: C
O crtex adrenal produz dois tipos principais de hormnios esterides, os mineralocorticides e glicocorticides; estes so hormnios com funes distintamente diferentes. Os mineralocorticides, produzidos pela zona glomerular, desempenham um importante papel no equilbrio eletroltico e, como consequncia, so importantes na regulao da presso sangunea. O principal mineralocorticide a aldosterona.
Voltar

Resposta: C

O peptdeo natriurtico atrial (PNA) secretado pelos trios, em resposta expanso do volume do lquido extracelular e, depois, atua nos rins, promovendo o aumento da excreo de Na+ e H2O.

Voltar

Resposta: B
As aes da somatostatina so mltiplas. secretada pelo hipotlamo, para inibir a secreo do hormnio do crescimento (GH) pelo lobo anterior da hipfise. A somatostatina secretada pelas clulas do trato gastrointestinal para inibir a secreo dos hormnios gastrointestinais. A somatostatina tambm secretada pelas clulas delta do pncreas endcrino e, por meio de mecanismos parcrinos, inibe a secreo de insulina e glucagon pelas clulas betas e alfas, respectivamente. A secreo de prolactina inibida por um hormnio hipotalmico diferente, a dopamina.
Voltar

Bibliografia
Imagem de fundo: http://channel.nationalgeographic.com Textos: REECE, W.O. Fisiologia dos animais domsticos, 12 edio, Editora Guanabara Koogan. COSTANZO, L.S. Fisiologia, 3 Edio, Editora Guanabara Koogan CUNNINGHAM, J.K Tratado de Fisiologia Veterinria, 4 Edio, Editora

Vous aimerez peut-être aussi