Vous êtes sur la page 1sur 14

O que resilincia?

Capacidade humana para enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experincias de adversidade, ou seja, a capacidade humana de adaptao positiva em contextos de adversidade e riscos significativos.

Resilincia Histria de Pedro e Joo.


Crianas que enfrentam situaes de adversidade: carncia financeira, habitam um bairro de baixa renda e freqentam uma escola de periferia.
Trajetrias de vidas diferentes.

Suas realidades de convvio familiar e de interao social diferem fortemente.


Joo: Me frgil; pai agressivo e alcolatra; falta de apoio afetivo gera danos, fragiliza sua sade, baixa ainda mais seu rendimento escolar. Pedro: Confiana da me, embora demasiada, o faz sentir ainda mais seguro; mostra-se cansado, mas tem o apoio da escola e dos colegas (esforado); recebe carinho e ateno da me.

Aspectos histricos do termo Resilincia


Termo resilincia surgiu da fsica, conforme o dicionrio brasileiro de Ferreira (1975) e se refere :

propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado devolvida quando cessa a tenso causadora da deformao elstica.
Exemplo: elstico que, aps uma tenso inicial, volta ao estado inicial.

J o dicionrio de lngua inglesa Longman Dictionary of Contemporary English (1995) traz duas definies ao termo:
A psicolgica diz que resilincia a habilidade de voltar rapidamente para seu usual estado de sade ou de esprito, depois de passar por doenas e dificuldades (resilincia de carter). De acordo com a definio da fsica a habilidade de uma substncia retornar sua forma original quando a presso removida: flexibilidade.

Na psicologia, a conceituao do termo resilincia no to precisa como na fsica e na engenharia. Invulnerabilidade ou invencibilidade so precursores da definio do termo resilincia na psicologia. O que seria invulnerabilidade? Para o psiquiatra Michael Rutter (1985, 1993), a invulnerabilidade significaria uma resistncia absoluta ao estresse, uma caracterstica no sujeita a mudanas.

Resilincia e invulnerabilidade so termos que se equivalem?


Resilincia a habilidade de superar adversidades, no significando, no entanto, que o indivduo saia completamente ileso de determinada situao adversa.

Exemplo de pesquisa nessa rea so os estudos longitudinais. Werner e Smith (1982, 1992) realizaram um estudo longitudinal que durou cerca de 40 anos, com incio em 1955.

Embora no tivessem como objetivo primordial estudar a resilincia, eles perceberam que apesar da presena de quatro ou mais fatores de risco: pobreza; baixa escolaridade dos pais; baixo peso ao nascer; estresse perinatal; entre outros.
Nem todas as crianas apresentaram problemas de aprendizagem ou de comportamento. Essas crianas, ento, denominadas resilientes. foram

Os primeiros estudos do psiquiatra Michael Rutter datam do incio de 1970. Rutter considera que a resilincia no constitui uma caracterstica ou trao individual. Ele considera que a resilincia s pode ser vista como um conjunto de processos sociais e intrapsquicos que acontece em dado perodo, juntamente a certas combinaes benficas de atributos da criana, de sua famlia, do ambiente social e cultural. Para o desenvolvimento da resilincia, Rutter (1985) identifica como importantes fatores as experincias positivas que levam a sentimentos de auto-eficcia, autonomia e auto-estima, capacidade em lidar com mudanas e adaptaes, e um repertrio amplo de abordagens para resoluo de problemas.

A compreenso de Cyrulnik (2002) sobre resilincia concebe-a como capacidade do ser humano em responder a um trauma e de ser feliz apesar deste ter marcado sua vida. Exemplo: crianas maltratadas ou abandonadas ou que sobreviveram a guerras em campos de refugiados algumas podem arrastar o mal sofrido por toda a vida, outras podem conseguir seguir adiante e manter suas vidas positivamente.

Fatores de risco e de proteo O termo risco tem sido utilizado na rea de sade mental com a significao de estressor ou fator que predispe um resultado negativo ou indesejado. Os fatores de risco quando presentes aumentam a probabilidade do indivduo apresentar problemas fsicos, sociais ou emocionais. Yunes (2001) menciona que alguns eventos experienciados pela criana so estudados como estressores no desenvolvimento: divrcio dos pais; perda de entes prximos; abuso sexual/fsico; pobreza, entre outros.

Os mecanismos de proteo sero aqueles que, numa trajetria de risco, modificam o rumo da vida do indivduo para um final mais adaptado. Os fatores de proteo no so somente experincias, mas tambm as qualidades do indivduo. Exemplo: rede de apoio social centro de atividades da comunidade, posto de sade, escola, entre outros. No entanto, no ser simplesmente o meio scio-ambiental que conferir rede de apoio a qualidade de fator de proteo, mas as significaes internas do indivduo dadas a esta rede.

Os fatores de risco e de proteo devem ser investigados dentro do contexto da vida do indivduo, principalmente porque um fator de proteo pode futuramente transformar-se em um risco.

Exemplo: Marta uma estudante de 15 anos, tmida, quase no fala em grandes grupos e tem poucos amigos; entretanto possui um desempenho excelente na escola e participa de atividades em sua comunidade em uma ONG.
Neste exemplo, tomar-se- a timidez (mesma varivel) da adolescente, que pode levar a depresso (risco), evitar a delinqncia (proteo) ou no interferir na aquisio de conhecimentos (neutro).

Preciso Saber Viver Tits


Composio : Erasmo Carlos / Roberto Carlos

Quem espera que a vida Seja feita de iluso Pode at ficar maluco Ou morrer na solido preciso ter cuidado Pra mais tarde no sofrer preciso saber viver Toda pedra do caminho Voc pode retirar Numa flor que tem espinhos Voc pode se arranhar Se o bem e o mal existem Voc pode escolher preciso saber viver preciso saber viver preciso saber viver preciso saber viver Saber viver, saber viver!

Fbula: E a vaca foi pro brejo.

Um velho monge e seu discpulo costumavam visitar as pessoas que moravam em vilarejos distantes da cidade. Num de seus passeios, j estava anoitecendo e eles ainda estavam no meio de uma estrada, distantes do vilarejo para onde se dirigiam. Avistaram um stio, aproximaram-se e pediram pousada durante aquela noite. O stio era muito simples. Ali, viviam um casal de aparncia humilde e seus trs filhos, pequenos, raquticos. E a pobreza do lugar era visvel e, mesmo assim, eles acolheram, de bom grado, a dupla de viajantes. Durante o jantar, onde fora servido mingau de leite com farinha, o mestre indagou: - Nesse lugar no h sinais de comrcio ou de algum trabalho. Tambm no vimos nenhuma plantao. Como vocs sobrevivem aqui?. O dono da casa respondeu: Meu amigo, ns temos uma milagrosa vaquinha, que nos d vrios litros de leite todos os dias. Uma parte desse leite ns vendemos ou trocamos na cidade, por outros alimentos ou coisas que necessitamos. Outra parte fazemos queijo, coalhada, piro e, assim, vamos sobrevivendo.

No sabemos plantar, tambm acho que essa terra no d nada e tudo aqui muito difcil. Ai de ns se perdermos a nossa vaquinha!. De madrugada, os dois receberam, um copo de leite quente. Em seguida agradeceram a hospitalidade e foram embora. Assim que saram do stio, o mestre ordenou ao discpulo que ele pegasse a vaca e a atirasse num precipcio. O jovem, surpreso, no s se chateou como ficou revoltado com a atitude desumana do seu mestre: - Como podemos destruir a nica fonte de sobrevivncia dessa famlia?. Relutou um pouco, mas limitou-se a cumprir a ordem do mestre. Alguns anos depois, o jovem, retornando sozinho quela regio, resolveu dirigir-se ao stio daquela famlia que lhes hospedara. Chegando l, qual no foi o seu espanto quando verificou que o local havia mudado muito. O casal que vinha em sua direo era o mesmo, mas estava feliz. As crianas cresceram e, agora, j quase adolescentes, estavam bonitas, bem nutridas. Tudo havia mudado e para melhor: horta, frutas, galinhas, animais diversos passeavam pelo stio. O jovem, no acreditando no que via e ainda sentindo-se culpado, questionou: -Como possvel vocs terem progredido tanto?!.

Ao que o casal respondeu: -Quando vocs estiveram aqui a nossa situao no era das melhores. Tnhamos s uma vaquinha e toda nossa sobrevivncia vinha dela. Logo aps a sada de vocs, aconteceu uma tragdia nossa vaquinha caiu num precipcio. Entramos em desespero, mas, da em diante, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver outros meios de sobrevivncia. Descobrimos que a nossa terra era frtil e boa para legumes e frutas. Fomos, aos poucos, criando gosto e hoje essa beleza que o senhor est vendo. Graas perda da nossa vaquinha.

Vous aimerez peut-être aussi