Vous êtes sur la page 1sur 22

PROMOO DA SADE -Ana Paula Mello -Camille Jahnke -Guilherme Smidt

-Tutora de Campo: Taisa Ferreira

Sade

Mental Fsico Social


(OMS, 1946)

Alimentao

Trabalho

lazer

Saneamento

renda

Acesso a bens servios sociais Sade Lei 8.080

Meio Ambiente

educao

http://www.youtube.com/watch?v=_9WSVTBK5JE

-Informe Lalonde, Canad (1974) -30 Assemblia de Sade,OMS ( 1977) -Declarao de Alma Ata (1978) -I Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade em Ottawa (1986) -II Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade em Adelaide (1988) -III Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade em Sundsvall (1991) -Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade de Bogot (1992) -Primeira Conferncia de Promoo da Sade no Caribe, em Port of Spain (1993)

-IV Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade

em

Jacarta (1997) -Rede de Megapases para Promoo da Sade, Suia (1998) -V Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade na Cidade do Mxico (2000) -III Conferncia Latino Americana de Promoo da Sade e Educao para a Sade, em So Paulo (2002) -VI Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade em Bangkok (2005) -Conferncia Internacional de Sade para o Desenvolvimento, em Buenos Aires (2007)

Esta Conferncia foi, antes de tudo, uma resposta s crescentes expectativas por uma nova sade pblica, movimento que vem ocorrendo em todo o mundo.

Os pr-requisitos e perspectivas para a sade no so assegurados somente pelo setor sade; A Promoo da sade demanda ao coordenada entre todas as partes envolvidas: governo, setor sade e outros setores sociais e econmicos, organizaes voluntrias e no-governamentais, autoridades locais, indstria e mdia; As estratgias e programas na rea da promoo da sade devem se adaptar s necessidades locais e s possibilidades de cada pas e regio, bem como levar em conta as diferenas em seus sistemas sociais, culturais e econmicos.

-Movimento de reforma sanitria ( sade coletiva)---) VIII CNS ( 1985) e CF 1988.

-1990= Discurso e implementao de estratgias

-Promoo da Sade uma estratgia de produo de sade, ou seja, um modo de pensar e de operar articulando as demais polticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de sade brasileiro (MINISTRIO DA SADE, 2010).
-A promoo da sade como o processo que permite s pessoas adquirir maior controle sobre sua prpria sade, sobre os determinantes da sade e, ao mesmo tempo, melhor-la, ressalta a ideia de que a sade uma dimenso essencial qualidade de vida, um recurso aplicvel vida cotidiana, no um objetivo a ser alcanado, mas um conceito positivo que se apia em recursos sociais e pessoais (PELICIONI,2008).

Na concepo Moderna:

Identificao dos obstculos adoo das polticas pblicas e modo de remove-las

Fortalecimento e capacitao de indivduos e coletividades

Intersetorialidade das aes, implementao de aes coletivas e comunitria e reorientao dos servios de sade

Promoo da sade

Conceitos de sade, empowerment e participao comunitria.


CZERESNIA; FREITAS( 2010).

-Concepo holstica de sade voltada para a multicausalidade do processo sade-doena;


-Equidade; -Intersetorialidade; -Participao social;e -Sustentabilidade;

Promoo de Sade

Preveno de Doenas

Promover

Prevenir

Impulsionar, chegar, fomentar,


originar,

Preparar,
antes de, impedir que se

gerar.

realize...

-Refere-se a medidas que no se dirigem a doenas especficas, mas que visam aumentar a sade e o bem estar. -Implica o fortalecimento da capacidade individual e coletiva para lidar com a multiplicidade dos determinantes e condicionantes da sade.

-Exige ao antecipada,baseada no conhecimento da histria natural da doena para tornar seu progresso improvvel. -Implica o conhecimento epidemiolgico para o controle e reduo do risco de doenas. -Projetos de preveno e educao baseiam-se na informao cientfica e recomendaes normativas.

-Promoo mais amplo e visa desenvolvimento de

pessoas, melhor entendimento e controle de sua sade e bem estar; visa sociabilizao e relao com o ambiente; multidimencional, envolve no s o indivduo, mas sua famlia e outros grupos. intersetorial: educao, saneamento, habitao, renda, trabalho, alimentao, meio ambiente, lazer, acesso a bens e servios essenciais, desemprego, estresse, pobreza, violncia, isolamento social. -Preveno: refere - se a doenas e como evit-las, e pode ser a nvel primrio, secundrio, ou tercirio

ALMEIDA, L.M. Da preveno primordial preveno quaternria. Revista Portuguesa de Sade Pblica, Lisboa, vol. 23, 1, p. 91-96, 2005. CZERESNIA, D. 2.ed. rev. e amp. Promoo da Sade: conceitos, reflexes, tendncias. . Rio de Janeiro: ed Fiocruz, 2009. DEMARZO, M.M.P.; AQUILANTE, A.G. Sade escolar e escolas promotoras de sade. In: Programa de Atualizao em Medicina de Famlia e Comunidade . Porto Alegre: Artmed, 2008. vol. 3, p. 49-76 MINISTRIO DA SADE. Secretaria de Vigilncia em Sade. Secretaria de Ateno Sade. Poltica Nacional de Promoo da Sade. 3.ed. Braslia; 2010. PELICIONI, M.C.F., Pelicioni AF, Toledo RF. A educao e a comunicao para a Promoo da Sade. In: Rocha AA, Cesar CLG. Sade pblica: bases conceituais. So Paulo: Atheneu; 2008. WESTPHAL, M.F. Promoo da sade e preveno de doenas. In: CAMPOS G. W. S. et al. Tratado de sade coletiva. So Paulo: Hucitec, 2006, p. 635-667

Vous aimerez peut-être aussi