Vous êtes sur la page 1sur 16

Poliformismo e cristalografia

Poliformismo Alguns metais, assim como os ametais, podem ter mais do que uma estrutura cristalina , um fenmeno que conhecido como poliformismo. Quando encontrada em slidos elementares, essa condio chamada de alotropia.

Alotropia: polimorfismo em elementos puros. Exemplo: o diamante e o grafite so constitudos por atmos de carbono arranjados em diferentes estruturas cristalinas.

Diamante Hibridizao sp3

Grafite Hibridizao sp2

A estrutura cristalina que prevalece depende tanto da temperatura quanto da presso externa. Um exemplo familiar encontrado n carbono: A grafita o polimorfo estvel sob condies ambientais, enquanto o diamante formado sob presses extremamente elevadas.

O ferro puro tambm possui uma estrutura cristalina CCC temperatura ambiente, que se altera para CFC a 912 oC. Na maioria das vezes , uma transformao polifrmica acompanhada de uma mudana na massa especfica.

Alotropia do Ferro: Exerccio


O ferro passa de CCC para CFC a 912 C. Nesta temperatura, os raios atmicos nas duas estruturas so respectivamente, 0,126nm e 0,129nm. Qual a percentagem de variao volumtrica provocada pela mudana de estrutura?
Para este clculo foi tomado como base 4 tomos de ferro, ou seja, 2 clulas unitrias CCC (por isso Vccc= 2a3, uma vez que na passagem do sistema CCC para CFC h uma contrao de volume) e 1 clula unitria CFC.

Cristalografia
Ao lidar com materiais cristalinos, frequentemente torna-se necessrio especificar um ponto particular no interior de uma clula unitria, uma direo ou algum plano cristalogrfico de tomos.

Foram estabelecidas convenes de identificao em que trs nmeros ou ndices so empregados para designar as localizaes de pontos, as direes e os planos.

A base para a determinao dos valores dos ndices a clula unitria,com um sistema de coordenadas, que consiste em trs eixos (x,y,z).

Direes Cristalogrficas
Uma direo cristalogrfica definida como uma linha entre dois pontos, ou um vetor. Para especificar uma direo cristalogrfica foram estabelecidas convenes de identificao onde trs nmeros inteiros ou ndices so utilizados para designar as direes. A base para determinao dos valores dos ndices a clula unitria, com um sistema de coordenadas que consiste em trs eixos (x, y, z), cuja origem est localizada em um dos vrtices sendo a origem do sistema de coordenadas, geralmente (0,0,0) por conveno. .

Direes Cristalogrficas

As seguintes etapas so utilizadas na determinao dos trs ndices direcionais: Um vetor com o comprimento conveniente posicionado de tal modo que ele passa atravs da origem do sistema de coordenadas. * Qualquer vetor pode ser transladado por toda rede cristalina sem sofre alteraes, desde que seu paralelismo seja mantido. O comprimento da projeo do vetor sobre cada um dos trs eixos determinado; estes so medidos em termos das dimenses da clula unitria, a, b e c. Estes trs nmeros so multiplicados ou divididos por um fator comum, a fim de reduzi-los aos menores valores inteiros. Os trs ndices, no separados por vrgulas, so colocados entre colchetes: [uvw]. Os ndices u, v e w correspondem s projees reduzidas ao longo dos eixos x, y e z, respectivamente.

INDICAO DE DIREES E PLANOS ENVOLVE O ESTABELECIMENTO DE POSIES NO CRISTAL, DAS POR SUAS COORDENADAS

Direes Cristalogrficas
As direes na clula unitria so representadas por trs nmeros inteiros, na

forma: [x,y,z]. Quando temos coeficientes (ndices) negativos, estes so


representados com uma barra sobre o respectivo nmero (ndice).

Os resultados [uvw] devem ser multiplicados (ou divididos) por um fator comum para resultar em nmeros inteiros

Direes Cristalogrficas: Sistema CCC


No sistema CCC os tomos se tocam ao longo da diagonal do cubo,
que corresponde a famlia de direes <111>. Neste caso, a direo [111] a de maior empacotamento atmico para este sistema.

[111]

Direes Cristalogrficas: Sistema CFC


No sistema CFC os tomos se tocam ao longo da diagonal da face,
que corresponde a famlia de direes <110>. Portanto, a direo [110]

a de maior empacotamento atmico para este sistema.

[011]

[110]

Vous aimerez peut-être aussi