Vous êtes sur la page 1sur 28

MAQUIAVEL

E a origem da poltica moderna

A poltica na era clssica


Atenas: Sec. V a IV aC. Auge da democracia Polis: autarquia e liberdade pblica Homem: animal poltico Virtude: dedicar-se Polis, pelo bem do pblico. Poltica: atividade inclusiva, participativa, voltada Polis; poltica vista como atividade essencialmente humana, (re)criadora do ordenamento social. Campo de exerccio da liberdade e de busca da realizao humana. Boa poltica: eticamente bem orientada.

Atividades humanas
Labor: animal laborans Trabalho: homo faber Ao: homem poltico Contemplao: filsofo Realizar obras, agir, o objetivo da vida de virtudes; atravs da sua obra, o homem supera a brevidade da vida e se imortaliza. Atravs de sua obra, o homem se apresenta publicamente e realiza sua humanidade.

Modelo Institucional da Democracia Ateniense

Idade Mdia: o eclipse da poltica


Expanso do imprio romano e difuso do cristianismo. Teocentrismo: transio do homo polticus para o homo credens. Imprio da f, da fuga do mundo e, consequentemente, do conformismo poltico. Mundo dos homens x Cidade de Deus. Arbtrio humano x destino traado por Deus

A poltica e a natureza humana


Homem como ser propenso ao mal, degenerao da alma, perdio. A poltica vista negativamente, posto se tratar da atividade de seres imperfeitos e propensos a piorar. Precisam existir governos para conter a vileza humana e manter o homem na retido. Justificase, assim, a tirania (Bobbio, N. A teoria das formas de governo. Braslia: UnB, 1985).

Estado e ordem poltica


Conflito entre o poder da Igreja e o poder poltico. Ausncia de estado soberano, no sentido moderno. Indefinio de fronteiras, reais ou simblicas. Ausncia de organizao militar prpria Estrutura de poder fragmentada, sem laos universais de submisso a um centro de comando poltico.

Estrutura de poder poltico

O senhor do meu senhor no meu senhor; o servo de meu servo no o meu servo. Disputa de domnio com a Igreja

Renascentismo: a redescoberta do pensamento clssico


Sec. XIV a XVI: identificao da cultura clssica greco-romana e revitalizao de seus ideiais. Culto beleza, honra, ao herosmo transformador do mundo Antropocentrismo; humanismo. Humanismo cvico: culto ao mundo pblico, poltica. Importncia da educao

Estado, poltica, e a natureza humana


O homem pode buscar a perfeio, a beleza, a grandeza. O homem virtuoso vai nessa direo A poltica o campo privilegidado de atividades humanas, onde o homem virtuoso pode mostrar sua virtude, transformando o mundo para melhor. Poltica e governo so vistos positivamente.

Virtude x Fortuna
A ao humana e os imprevistos do mundo. Deusas romanas que personificam, respectivamente, a ao humana e os acontecimentos imprevistos do mundo, o destino.

Fundamentos e componentes da virtus


Conhecimento da histria Formao em filosofia moral Domnio da arte da retrica No basta a formao pessoal, com esses conhecimentos, o homem dever agir no mundo de forma virtuosa. Agir de forma virtuosa buscar a projeo pblica por meios honrosos com sabedoria, temperana, grandeza de alma, bravura, etc. O fundamento da virtus renascentista ainda era afim ao cristianismo.

A roda da fortuna

A fora da virtus

Maquiavel: contexto histrico


Nasceu em Florena, em 1469; morre em 1527. Cinquecento. Alta renascena. Auge do humanismo.

Maquiavel: contexto histrico


Ascenso de dspotas e crescente consolidao do poder central na Inglaterra e da Frana Itlia no est unificada: um mosaico poltico conturbado, configuraes de poder instveis; um conglomerado de pequenas cidadesestado rivais, disputadas pelo Papa, e por prncipes da Alemanha, da Frana e da Espanha. Maquiavel conclama um prncipe forte para unificar a Itlia, restaurar a paz e a grandeza poltica.

Pensamento poltico: realidade emprica e histria


A experincia a base necessria do conhecimento til; o conhecimento baseado no pensamento especulativo ineficaz e duvidoso. A histria cclica; a ordem poltica se transforma; no eterna. Os fatos histricos repetem; portanto, conhecer o passado essencial para agir no presente, para conduzir a transformao inevitvel dos governos. No h um fim da histria; no h progresso necessrio: h transformaes sucessivas em cujos rumos o homem pode participar.

Pensamento poltico: a verdade efetiva


Orientao analtica: descritiva ao invs de prescritiva; realista ao invs de moral; a verdade efetiva das coisas versus o dever ser.
Sendo minha inteno escrever algo de til para quem por isso se interesse, pareceu-me mais conveniente ir em busca da verdade extrada dos fatos e no imaginao dos mesmos, pois muitos conceberam repblicas e principados jamais vistos ou conhecidos como tendo realmente existido. Em verdade, h tanta diferena de como se vive e como se deveria viver, que aquele que abandone o que se faz por aquilo que se deveria fazer, aprender antes o caminho de sua runa do que o de sua preservao, eis que um homem que queira em todas as suas palavras fazer profisso de bondade, perderse- em meio a tantos que no so bons. (O Prncipe, cap. XV)

A natureza humana
O homem um ser decado: mentiroso, traidor, mesquinho, volvel, covarde, medroso, ganancioso... Esta viso diversa da dos gregos e romanos antigos, bem como da viso difundida entre os renascentistas de seu tempo. A socialibilidade natural no vista como um trao importante da natureza humana. O homem tende degenerao moral: como se l na citao de Dante, nos Comentrios sobre a primeira dcada de Tito Lvio: raro que entre os homens o valor passe de pai para filho.

A Natureza humana
No obstante sua natureza vil, o homem capaz de grandes aes, de aes virtuosas. O conceito de virtude (virtu) diferente do at ento difundido: ao virtuosa a que produz os resultados pretendidos; ao bem informada, astuciosa, corajosa, mas no necessariamente precisam ser vistas como honradas, grandiosas ou sensatas.

A natureza da ao poltica
A ao poltica racional, instrumental. O poltico busca um fim, e usa os meios necessrios para alcan-lo. Os fins justificam os meios (frase mtica, no real) = sntese do argumento de Maquiavel. No quer dizer que o prncipe pode fazer qualquer coisa pelo poder, mas que os fins visados pelos prncipes determinam os meios mais adequados para o sucesso de sua ao poltica.

A natureza da poltica
Anlise poltica no filosofia; um campo prprio do saber. A dimenso poltica uma esfera autnoma da vida social; a esfera onde se lida com o poder. A poltica a atividade formadora da ordem coletiva, e, como tal, tem precedncia sobre todas as demais esferas sociais (base da noo de soberania, caracterstica do Estado moderno) A poltica no tem fundamentos tico-morais, como pensavam os antigos, nem religiosos, como defendiam os pensadores cristos; tem regras e dinmica independentes de convices privadas morais, filosficas ou religiosas.

Poltica, fortuna e virtu


Fortuna: um componente da histria dos povos; acaso; contingncia dos fatos do mundo; imprevisibilidades que podem ser boas ou runs. Virtu: virilidade, isto , fora de carter, bravura militar, sagacidade, conhecimento das coisas do mundo, coragem e firmeza no trato com os adversrios . Dessas qualidades resulta a capacidade do homem para intervir nas coisas do mundo; poder para enfrentar a fortuna; subjug-la; us-la favoravelmente.

O Estado
Primeiro pensador a usar o conceito de Estado conforme o sentido moderno do termo: ordenamento poltico estvel, unidade de poder; base poltica estvel para o exerccio de um governo.
Todos os Estados, todos os governos que tiveram e tm autoridade sobre os homens, foram e so ou repblicas ou principados. (O Prncipe, cap. I)

Estado, como ordem poltica, designa o poder central que atua com supremacia, soberania, para soluo de problemas de ordem interna ou externa. A finalidade de um estado se manter; suas razes lhes so intrnsecas so as razes de Estado.

As bases do poder poltico


Alm da virtu e da fortuna; a manuteno do estado estar melhor assegurada se: 1. O povo ama seu governante; 2. A tradio ajuda a sustentar o governo; 3. O governo se sustenta sobre boas leis, isto , boas instituies polticas. Vide citao extrada de Comentrios sobre a Primeira Dcada de Tito Lvio, primeira parte, cap. XI.

Poltica e moral (ou por que os fins justificam os meios)


Nas aes polticas, o que importa o xito. O prncipe deve vencer e conservar o Estado; se obtiver sucesso, os meios que empregar sero louvados por todos. Pela lgica prpria da poltica, valores tico-morais no devem ser respeitados se trazem a runa do Estado. A amoralidade da ao poltica se justifica porque se trata de um agir pblico, para promover um bem coletivo (a ordem). Ao prncipe, no cabe buscar seu prprio interesse se isso incorre em prejuzo ao Estado. Os meios a serem utilizados na conquista e manuteno do poder no se justificam pelas razes do prncipe; mas pelas razes do Estado A tirania no se justifica onde as leis so suficientes para manter os cidados livres, sem comprometer a ordem.

Bibliografia bsica
ARENDT, Hannah. A Condio Humana. So Paulo: Forense Universitria, 1981. BOBBIO, Norberto. A Teoria das Formas de Governo. Braslia: Editora UnB, 1983. HELD, David. Modelos de Democracia. Belo Horizonte: Editora Paidia, 1987. MAQUIAVEL, Nicolau: O Prncipe. So Paulo: Abril Cultural, 1983 (Coleo Os Pensadores) MAQUIAVEL, Nicolau: Comentrios Sobre a Primeira Dcada de Tito Lvio. Braslia: Editora UnB, 1994. SADEK, Maria Tereza. Nicolau Maquiavel: o cidado sem fortuna o intelectual de virtu. Em: WEFFORT, Francisco C. Os Clssicos da Poltica (Vol. 1). So Paulo: Ed. tica, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi