Vous êtes sur la page 1sur 31

Energia Solar

O que a energia solar? Como ela pode ser utilizada?

Fonte: http://www.dforcesolar.com/pt/faca-propriosos-beneficios-de-energia-solar/

Energia Solar
Energia trmica:
O princpio da energia solar trmica aproveitar a radiao solar para aquecimento de fluidos Est em todo o lado;

Fonte:http://www.bolsademulher.com/files/2013/05/roupacolorida-varal.jpg

Fonte: http://www.sumsol.es/pt/tipos-de-energiasolar/energia-termica/

Energia solar trmica


A radiao solar pode ser absorvida por coletores solares, principalmente para aquecimento de gua, a temperaturas relativamente baixas (inferiores a 100C) Esse sistema de aproveitamento trmico da energia solar, tambm denominado aquecimento solar ativo, envolve o uso Fonte:http://www.entrepreneurstoolkit.org/index.php/Aquec de um coletor solar edor_solar_de_%C3%A1gua_no_Brasil discreto.

Energia solar trmica


O aproveitamento da energia solar aplicado a sistemas que requerem temperaturas mais elevadas ocorre por meio de concentradores solares, cuja finalidade captar a energia solar incidente numa rea relativamente grande e concentr-la numa rea muito menor.
Fonte: NATIONAL RENEWABLE ENERGY LABORATORY (EUA) NREL. 2000.

Energia Solar
Energia eltrica
A radiao solar pode ser diretamente convertida em energia eltrica, por meio de efeitos da radiao (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores. Entre esses , destacam-se os efeitos termoeltrico e fotovoltaico.

Energia eltrica Efeito termoeltrico: se caracteriza pelo surgimento de uma diferena de potencial, provocada pela juno de dois metais, quando tal juno est a uma temperatura mais elevada do que as outras extremidades dos fios.

http://www.josevalter.com.br/energia/energia_pontecial.html

Energia eltrica
Efeito fotovoltaico decorre da excitao dos eltrons de alguns materiais na presena da luz solar Entre os materiais mais adequados para a converso da radiao solar em energia eltrica, destaca-se o silcio.

http://www.ambiafrica.com/pt/energia-solar-fotovoltaica?

Energia eltrica
Os sistemas fotovoltaicos podem ser de diversos tipos:
1) 2) 3) 4) 5) Conectados rede Isolados Hbridos Usinas solares Aplicado em bens de consumo

Energia eltrica
Sistema de gerao fotovoltaica(conectados a rede) de energia eltrica

VIDEO
Vdeo 1 ( Uma lio sobre energia solar)

Vantagens x Desvantagens
VANTAGENS Reduo de perdas por transmisso e distribuio de energia Reduo de investimentos em linhas de transmisso e distribuio; Edifcios com tecnologia fotovoltaica integrada no exigem rea fsica dedicada Edifcios solares fotovoltaicos fornecem os maiores volumes de eletricidade nos momentos de maior demanda No influi no efeito estufa No poluente renovvel DESVANTAGENS O custo, ainda muito elevado em comparao com as fontes tradicionais de energia Impactos ambientais na fase da produo dos mdulos, que uma tecnologia intensiva em energia; Impactos ambientais no fim da vida til, quando parte reciclada e o restante disposto em algum aterro sanitrio.

APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL


Atualmente h vrios projetos, em curso ou em operao, para o aproveitamento da energia solar no Brasil, particularmente por meio de sistemas fotovoltaicos de gerao de eletricidade, visando ao atendimento de comunidades isoladas da rede de energia eltrica e ao desenvolvimento regional. A seguir, sero descritos os principais projetos nacionais de aproveitamento da energia solar para aquecimento de gua e de gerao fotovoltaica.

APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL


AQUECIMENTO DE GUA A tecnologia do aquecedor solar j vem sendo usada no Brasil desde a dcada de 60 Segundo informaes da Associao Brasileira de Refrigerao, Ar Condicionado, Ventilao e Aquecimento (ABRAVA, 2001), existiam at recentemente cerca de 500.000 coletores solares residenciais instalados no Brasil. Um dos principais entraves difuso da tecnologia de aquecimento solar de gua o custo de aquisio dos equipamentos, particularmente para residncias de baixa renda.
Sistema comercial de aquecimento solar de gua ( Belo Horizonte MG)

APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL


SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Existem muitos pequenos projetos nacionais de gerao fotovoltaica de energia eltrica, principalmente para o suprimento de eletricidade em comunidades rurais e/ou isoladas do Norte e Nordeste do Brasil. Esses projetos atuam basicamente com quatro tipos de sistemas:
i) bombeamento de gua, para abastecimento domstico, irrigao e piscicultura; ii) iluminao pblica; iii) sistemas de uso coletivo, tais como eletrificao de escolas, postos de sade e centros comunitrios; e iv) atendimento domiciliar.

APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL


No Vale do Ribeira,So Paulo, foram instalados diversos sistemas de eletrificao de escolas, postos de sade e unidades de preservao ambiental ,alm de atendimento a pequenas comunidades rurais. Sistema de atendimento domiciliar instalado no mbito do projeto Ribeirinhas

APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL


Sistemas hbridos, integrando painis fotovoltaicos e grupos geradores a diesel., no municpio de Nova Mamor, Estado de Rondnia

Sistema flutuante de bombeamento de gua para irrigao, instalado no Aude Rio dos Peixes, Municpio de Capim Grosso BA

APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR NO PIAU

Fonte: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/11/energia-solar-e-futuro-energetico-do-piaui-afirmaengenheiro-alemao.html

Fonte: http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/12622

APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR NO PIAU

Fonte: http://www.ufpi.br/noticia.php?id=25490

INFORMAES ADICIONAIS
O site http://www.americadosol.org traz um simulador solar, onde voc poder calcular qual deve ser a potncia de um sistema fotovoltaico (gerador de eletricidade solar) para atender necessidade energtica anual de sua casa, seu escritrio ou sua indstria.

COMBUSTVEIS DE BIOMASSA
A biomassa uma das fontes de energia renovvel de crescimento mais rpido. Mas o que exatamente biomassa?

http://www.gruposalmeron.com.br/biomassa-grupo-salmeron.html

COMBUSTVEIS DE BIOMASSA
Como funciona?
Durante a fotossntese, as plantas criam carboidratos, que so compostos orgnicos feitos de carbono e hidrognio e armazenam energia nas ligaes que os unem. Essa energia armazenada liberada quando as plantas so comidas ou, mais importante neste caso, quando as plantas so queimadas. O oxignio do ar se combina com o carbono das plantas para liberar energia, gua e dixido de carbono (CO2). A energia aplicada gua fervente, transformando-a em vapor.

O vapor alimenta turbinas, criando eletricidade.

COMBUSTVEIS DE BIOMASSA
Existe outra forma de liberar a energia das plantas:
O processo de fermentao converte os acares das plantas em lcool. Na forma de gs ou lquido, o lcool pode ser queimado para liberar energia.

O combustvel criado por biomassa dessa forma chamado de bicombustvel.

COMBUSTVEIS DE BIOMASSA
Como So Usados os Combustveis de Biomassa? Ao redor do mundo, o combustvel de biomassa (principalmente produtos de madeira) est sendo adicionado a usinas de eletricidade movidas a carvo, em um processo chamado de co-combusto;

O processo mais eficiente adiciona combustvel de biomassa depois que o carvo pulverizado.

http://madeiras.net/blog/2010/10/31/reducao -eficiente-do-tamanho-da-biomassa-florestal/

COMBUSTVEIS DE BIOMASSA
O outro grande uso da biomassa a criao de biocombustveis. No Brasil 47% dos veculos so flex, enquanto 41% aceitam apenas o combustvel fssil.* Aos poucos, outros pases esto seguindo o mesmo caminho do Brasil. A China e pases da Unio Europia esto aumentando a produo de etanol. Nos Estados Unidos, o etanol derivado do milho. Contudo, o milho uma fonte muito menos eficiente de etanol do que a cana-de-acar ou a beterraba sacarina, gerando menor quantidade de etanol por acre comparado s outras duas opes.
*( Fonte:http://www.novacana.com/n/etanol/carros/carros-flex-maioria-frota-brasileira050813/#)

COMBUSTVEIS DE BIOMASSA
Outro biocombustvel bastante utilizado o biodisel

O biodiesel se forma quando o leo vegetal passa por um processo chamado transesterificao. Gordura animal e leo de cozinha usado tambm podem ser transformados em biodiesel.
Fonte: http://www.planetseed.com/ptbr/relatedarticle/fontes-alternativas-deenergia-biomassa

Esse biocombustvel capaz de substituir totalmente o diesel combustvel, ou ento pode ser usado em uma mistura de 80% diesel e 20% biodiesel.

VANTAGENS X DESVANTAGENS
VANTAGENS uma energia renovvel; DESVANTAGENS Desflorestao de florestas, alm da destruio de habitats; Possui um menor poder calorfico quando comparado com outros combustveis; Os biocombustveis lquidos contribuem para a formao de chuvas cidas; Dificuldades no transporte e no armazenamento de biomassa slida.

pouco poluente.

altamente vivel e a resposta s variaes de procura elevada; A biomassa slida extremamente barata, sendo as suas cinzas menos agressivas para o ambiente; Verifica-se uma menor corroso dos equipamentos (caldeiras, fornos, etc.).

Pode contribuir para um aumento no preo dos alimentos.

VIDEO!
Biodiesel no Jornal Nacional.mp4

BREVE COMPARAO
FONTES DE ENERGIA

CONVENCIONAIS

ALTERNATIVAS

Caracterizada pelo baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida.

Originada como soluo para diminuir o impacto ambiental.

Fonte: blogs.mundolivrefm.com.br

REFERNCIAS
http://www.vendageradores.com/o-que-e-a-energia-solar.php http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar(3).pdf http://www.ambiafrica.com/pt/energia-solar-fotovoltaica? http://www.americadosol.org/energia_fotovoltaica/ http://www.americadosol.org/energia_fotovoltaica/sistemasfotovoltaicos/ http://www.infoescola.com/energia/aquecimento-solar/ http://www.portal-energia.com/energia-solar-fotovoltaica/ http://www.planetseed.com/pt-br/relatedarticle/fontes-alternativas-deenergia-biomassa http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Clima-e-Energia/ http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/11/energia-solar-e-futuroenergetico-do-piaui-afirma-engenheiro-alemao.html http://www.ufpi.br/noticia.php?id=25490

OBRIGADO PELA ATENO!

Vous aimerez peut-être aussi