Vous êtes sur la page 1sur 8

Rudos e Vibraes

Trabalho realizado por: Joo Rosrio N 5 12 J

Rudos e Vibraes
Um corpo vibra, quando descreve uma trajetria de oscilao em torno de uma posio de referncia. Esse movimento possui caractersticas e grandezas especficas como velocidade, acelerao e deslocamento Todas as mquinas que tm movimento em seu trabalho produzem vibraes: Ventiladores, Compressores, Bombas etc. Alm de algumas mquinas, onde sua funo principal exatamente gerar vibraes ou choques (peneiras vibratrias, compactadores, martelos de forjaria, prensas etc.) Se as vibraes forem fortes, estas se propagaro pela base da mquina e para o piso, prejudicando a estrutura do prdio e, se estiver em laje, causando rudos desagradveis ou ento prejudicaro, em alguns casos, a sade das pessoas que permanecem junto a elas. H determinados equipamentos que no geram vibraes, mas no podem receber, como: Transceptores de rdio, mquinas de medio tridimensionais, balanas de preciso, etc. Para esses casos, a instalao com amortecedores de vibrao elimina os inconvenientes da vibrao ou choque.

Hoje as indstrias mais modernas, dentro de seus programas de manuteno preditiva, utilizam o monitoramento da anlise de vibrao, a fim de estabelecer o que o estado de sade mecnica do equipamento e, em particular seus elementos mais crticos, tais como rolamentos, mancais, engrenagens, e desta forma prevenir falhas catastrficas.

Sem dvida, quando as mquinas giram a baixa velocidade, a anlise complicada, principalmente porque a magnitude das foras dinmicas que geram as vibraes diminui com a velocidade de rotao. Por exemplo, o desbalanceamento gera uma fora centrifuga proporcional ao quadrado da velocidade.

Alem disso, mquinas de baixa velocidade normalmente so maiores em tamanho e peso, portanto o sinal de vibrao medido nos mancais frequentemente de baixssima amplitude e baixa relao sinal-rudo.

Para analisar as vibraes provenientes de mquinas de baixa velocidade exige-se uma seleo adequada e uso de componentes que formam a cadeia de medio, a fim de obter a melhor razo possvel do sinal-rudo, Robinson(1995).

Neste artigo, o termo mquina de baixa velocidade refere-se a mquinas que operam entre 6 e 300 cpm (ciclos por minuto). Os rolamentos so componentes mais crticos de mquinas e que falham com mais freqncia. O estudo realizado neste trabalho tem se concentrado principalmente no diagnstico de defeitos de rolamentos de baixa velocidade, utilizando diversas tcnicas de anlise de vibrao.

EXATIDO NO DIAGNSTICO DE FALHAS DE ROLAMENTOS


Os rolamentos atuam como uma fonte de rudo e vibrao devido tanto a variao de medida como a presena de defeitos neles, mesmo que geometricamente perfeitos. Defeitos em rolamentos podem ser classificados e distribudos (rugosidade da superfcie, ondulaes nas pistas e elementos rolantes desiguais) e localizados (trincas, mordeduras, ressaltos, corroso e fragmentao). Esta seo descreve algumas das tcnicas de anlise de vibrao que podem ser usadas para identificar defeitos tpicos que se encontram nos rolamentos.

Dependendo da localizao do defeito no rolamento, gera-se vibraes de diferentes freqncias. Quando uma rea defeituosa faz contato com a sua superfcie, produz-se pulsos peridicos de curta durao. Os perodos com que se produzem tais pulsos em funo da geometria do rolamento, da velocidade de rotao e da localizao do defeito

Defeitos em rolamentos podem ser classificados e distribudos (rugosidade da superfcie, ondulaes nas pistas e elementos rolantes desiguais) e localizados (trincas, mordeduras, ressaltos, corroso e fragmentao). Esta seo descreve algumas das tcnicas de anlise de vibrao que podem ser usadas para identificar defeitos tpicos que se encontram nos rolamentos. Dependendo da localizao do defeito no rolamento, gera-se vibraes de diferentes freqncias. Quando uma rea defeituosa faz contato com a sua superfcie, produz-se pulsos peridicos de curta durao. Os perodos com que se produzem tais pulsos em funo da geometria do rolamento, da velocidade de rotao e da localizao do defeito

Ruido
De um modo geral, o controle do rudo pode ser executado tomando-se as seguintes medidas : Controle do rudo na fonte; Controle do rudo no meio de propagao; Controle do rudo no receptor. A fonte a prpria causa do rudo. O meio o elemento transmissor do rudo, que pode ser o ar, o solo ou a estrutura do prdio. O receptor o operrio. importante esclarecermos a hierarquizao dos 3 elementos envolvidos no fenmeno : em primeiro lugar o controle na fonte, depois o controle no meio e, por ltimo o controle no operrio.

O rudo na fonte pode ser causado por fatores: mecnicos; pneumticos; exploses e imploses; hidrulicos; magnticos.

As causas mecnicas dos rudos so devido choques, atritos ou vibraes. Portanto, devemos observar nas fontes causadoras de rudo, a possvel substituio do elemento nessas condies, ou ento, a diminuio da intensidade desses choques, atritos ou vibraes. Como exemplo, colocamos alguns processos de alto nvel de rudo e seu equivalente menos ruidoso: rebitagem pneumtica - solda equipamentos pneumticos - equipamentos eltricos ou mecnicos trabalho de metal a frio - trabalho de metal a quente trabalho por jato de ar - trabalho mecnico queda de materiais - transporte contnuo.

Vous aimerez peut-être aussi