Vous êtes sur la page 1sur 137

INTRODUO OLERICULTURA II

BATATA (Solanum tuberosum L.)

MDULO III (VESPERTINO) Professor.: Eng Agrnomo THALES CASSEMIRO ALVES


1

HISTRIA ORIGEM DA BATATA (Solanum tuberosum L.)

A batata ( Solanum tuberosum L. ) originria dos Andes peruanos e bolivianos onde cultivada h mais de 7.000 anos. Recebe diferentes nomes conforme o local: araucano ou Poni ( Chile ); Iomy ( Colmbia ); Papa ( Imprio Inca e Espanha ); Patata ( Itlia ); e Irish Potato ou White Potato ( Irlanda ).
2

CONTINUAO...

HISTRIA ORIGEM DA BATATA

A batata foi introduzida na Europa antes de 1520 sendo responsvel pela primeira revoluo verde no velho continente: Os ingleses incendiavam os trigais e matavam os porcos criados pelos irlandeses, levando o povo misria, entretanto a batata resistia ao pisoteamento das tropas, s geadas e ficavam armazenadas no solo.

CONTINUAO...

HISTRIA ORIGEM DA BATATA

Alguns governantes impuseram medidas para a difuso da batata na Europa: Frederico Guilherme , da Prssia, ordenou a amputao do nariz de todos os camponeses que no plantassem batatas; Luis XVI, da Frana, ordenou a instalao de canteiros em locais pblicos com a presena da guarda armada somente durante o dia - o que vale ser guardado vale ser roubado.
4

CONTINUAO...

HISTRIA ORIGEM DA BATATA


A difuso da batata em outros continentes: Colonizao realizada pelos pases europeus, inclusive no Brasil.

Cultivada em pequena escala em hortas familiares; Chamada de batatatinha; Na construo de ferrovias ganhou o nome de batata inglesa.

CONTINUAO...

HISTRIA ORIGEM DA BATATA

Pesquisadores da histria da alimentao apontam duas razes bsicas para o xito e a disseminao da batata: O valor energtico / ausncia de colesterol; O fato de possuir sabor e cheiro pouco acentuado.
6

1.

2.

CONTINUAO...

HISTRIA ORIGEM DA BATATA

Nutricionistas da FAO afirmam que uma dieta composta de batata e leite poderia suprir, em carter de emergncia, todos os nutrientes de que o organismo humano precisa para se manter. Atualmente a batata o 4 alimento mais consumido no mundo, aps arroz, trigo e milho.

VALOR NUTRICIONAL

A batata um dos alimentos mais nutritivos para o homem. Tem protena de boa qualidade e ndice de valor biolgico alto. A relao entre protenas e calorias disponveis indica: Alternativas alimentares para os povos dos pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. uma das culturas que apresenta maior produo de energia e protena por hectare por dia.
8

CONTINUAO...

VALOR NUTRICIONAL

Figura : ndice de valor biolgico da batata e outros alimentos bsicos. Fonte: EMBRAPA
9

CONTINUAO...

VALOR NUTRICIONAL:

Figura 2: Relao entre protenas e calorias disponveis na batata e em alimentos Bsicos. Fonte: EMBRAPA 10

CONTINUAO...

VALOR NUTRICIONAL

A batata apresenta em mdia 2,1% de protena total, que

significa cerca de 10,4% do peso seco do tubrculo.

Isto pode ser considerado excelente se levarmos em conta que o trigo e o arroz apresentam valores na ordem de 13 e 7,5%, respectivamente.

Considerando-se as produes e teores de protenas de cada

cultura, as batatas podem render cerca de 300 kg de protenas


por hectare, o trigo 200 kg e o arroz 168 kg.
11

CONTINUAO...

VALOR NUTRICIONAL:

A principal frao protica da batata, uma globulina, denominada de tuberina e corresponde a 70% da protena total.

A outra frao encontrada no suco denominada


tuberinina e corresponde a 30 % da protena total.

A tuberina contm todos aminocidos assenciais em


nveis adequados, com exceo da metionina.
12

CONTINUAO...

VALOR NUTRICIONAL
Valor Nutritivo:

A Batata rica em K - nutriente que torna a artria mais elstica e portanto auxilia na preveno de acidentes vasculares e previne cimbras Tomar suco do caldo da batata crua alivia dor no estmago O tipo de cozimento que melhor conserva os nutrientes da batata o vapor e a batata com pele. Batata no engorda. O que engorda o leo ou os alimentos que a acompanham.

13

CONTINUAO...

VALOR NUTRICIONAL

Fonte: SMITH, O. Potatoes: producing, storing, processing.

14

BOTNICA

Fonte: EMBRAPA
15

CONTINUAO...

BOTNICA

Descrio: A batata (Solanum tuberosum) uma planta herbcea que pode atingir mais de cem centmetros de altura e

produz um tubrculo A BATATA rico em amido.

16

CONTINUAO...

BOTNICA

CLASSIFICAO CIENTFICA

Reino: Plantae
Diviso: Magnoliophyta Classe: Magnoliopsida Ordem: Solanales Famlia: Solanaceae

Gnero: Solanum
Espcie: S. tuberosum
17

CONTINUAO...

BOTNICA

Compartilha o gnero Solanum com pelo menos outras mil espcies, como o tomate e a berinjela. S. tuberosum dividida em somente duas subespcies levemente diferentes: andigena, que adaptada s condies de dia curto e cultivada somente nos Andes, e tuberosum, a batata que cultivada por todo o mundo, que acredita-se ser descendente da introduo da subespcie andigena na Europa, que se adaptou aos dias mais longos.
18

CONTINUAO...

BOTNICA

Razes: As plantas originadas a partir de tubrculos; Surgi de gemas e no de sementes; Carecem de radculas; Suas razes se originam de gemas subterrneas e surgem entre o tubrculo-semente e a superfcie do solo. Por isso, o tubrculo deve ser plantado a uma profundidade adequada que permita a formao de razes e rizomas.
19

CONTINUAO...

BOTNICA

Razes: A partir dos primeiros estgios de desenvolvimento at o momento que comea a formao de tubrculos as razes apresentam um rpido crescimento. O sistema radicular fibroso, ramificado e estende-se mais superficialmente, podendo penetrar at 80 centmetros de profundidade.
20

CONTINUAO...

BOTNICA

Sistema Caulinar: O sistema caulinar composto por rizomas e talos. Os rizomas, que correspondem a talos modificados que nascem alternadamente na base dos talos e apresentam um crescimento horizontal pouco abaixo da superfcie do solo. Cada rizoma sofre um engrossamento na sua extremidade, originando um tubrculo.
21

CONTINUAO...

BOTNICA

Sistema Caulinar: Os talos, que se originam a partir de gemas presentes no tubrculo-semente so herbceos e suculentos e podem chegar a um metro de altura, Colorao verde e, mais raramente, uma colorao prpura. Aps o plantio, o surgimento dos talos acima da superfcie do solo pode levar de 20 a 35 dias, dependendo das condies ambientais.
22

CONTINUAO...

BOTNICA

Sistema Caulinar: Cada planta pode possuir de dois a quatro talos que podem, por sua vez, originarem ramificaes secundrias nas gemas laterais da planta. Cada talo geralmente produz de quatro a oito rizomas. Na etapa final do desenvolvimento da planta, o talo pode se tornar lenhoso em sua base.

23

CONTINUAO...

BOTNICA

Folhas: As folhas so alternadas e compostas, exceto as mais baixas que podem ser simples. As folhas compostas so alternadas, apresentando cinco, sete ou nove fololos, os quais se classificam em primrio ou secundrio, de acordo com seu tamanho. Alm destes, existem fololos muito pequenos chamados de tercirios que aparecem dispostos em pares sobre o pecolo da folha.
24

CONTINUAO...

BOTNICA

Folhas: As folhas compostas, que podem apresentar uma variedade de formas e tamanhos, medem geralmente de 20 a 30 centmetros de comprimento. Os folculos so pilosos, assim como as outras estruturas das plantas.

25

CONTINUAO...

BOTNICA

Flores:
As flores, que podem ser brancas, prpuras ou rosadas possuem um tamanho mdio de cerca de dois centmetros de dimetro e so pentmeras, ou seja, possuem cinco ptalas. Possuem clice gamosspalo, corola completa, ovrio bilocular, estilo e estigma simples e cinco estames.
26

CONTINUAO...

BOTNICA

Flores: As flores so autgamas e se encontram agrupadas em ramos terminais que formam uma inflorescncia pancula. Em cada caule existe somente uma inflorescncia, que apresenta de cinco a quinze flores. Alguns cultivares no florescem enquanto outros produzem flores estreis.
27

CONTINUAO...

BOTNICA

Frutos: O fruto da planta da batata corresponde a uma baga que pode apresentar formato redondo, alargado, ovalado ou cnico. Seu dimetro geralmente est entre um e trs centmetros e a cor pode variar de verde a amarelado, ou de castanho avermelhado a violeta.

28

CONTINUAO...

BOTNICA

Frutos: As bagas apresentam dois lculos que podem ter entre duzentas e quatrocentas sementes. As bagas se encontram agrupadas nos ramos terminais, os quais vo se inclinando progressivamente medida que os frutos crescem. As sementes so muito pequenas e aplainadas e podem ser brancas, amarelas ou castanho amarelada
29

CONTINUAO...

BOTNICA

Tubrculo: Os tubrculos, que correspondem aos talos subterrneos modificados, se originam do engrossamento na extremidade dos rizomas e comeam a se formar cerca de cinco semanas depois do surgimento do caule acima da superfcie do solo. A pele do tubrculo composta de duas camadas de clulas: uma camada exterior de clulas nicas chamadas epiderme e outra, logo abaixo, chamada periderme.
30

CONTINUAO...

BOTNICA

Tubrculo: As clulas da periderme podem conter um pigmento que produz batatas coloridas. Abaixo da periderme est o crtex, seguido por um anel vascular, que contm clulas que transportam nutrientes para o tubrculo. Mais adentro est a medula, que representa a regio primria de armazenamento no tubrculo.
31

CONTINUAO...

BOTNICA

Tubrculo: O excesso de alimento produzido pela planta transportado para a medula pelo tecido vascular. As clulas da medula aumentam em quantidade e em tamanho enquanto lhes fornecido alimento, causando o crescimento do tubrculo

32

CULTIVO

Para o plantio da batata: feito atualmente em mais de cem pases; Temperatura mdia entre 10C e 30C, sendo que a temperatura ideal para a maior produo est entre 18C e 20C.

33

CONTINUAO...

CULTIVO

No incio da primavera nas zonas temperadas e no fim do inverno nas regies mais quentes; Nos pases tropicais ela cresce nos perodos mais frios; Regies subtropicais onde o relevo mais elevado, possvel plantar o ano todo, e colher os tubrculos noventa dias aps o plantio;

34

CONTINUAO...

CULTIVO

Regies temperadas, a colheita pode acontecer at 150 dias aps o plantio.

35

CONTINUAO...

CULTIVO

De fato a batata pode produzir bem sem as condies ideais para seu crescimento, pois uma planta que se adapta facilmente, mas as plantas ficam mais sujeitas ao de pragas e doenas. Para evitar o reaparecimento de doenas, os agricultores no plantam na mesma rea duas safras seguidas. Em vez disso, utilizam a tcnica de rotao de culturas durante trs ou mais anos, alternando com lavouras de milho e feijo, por exemplo.
36

CONTINUAO...

CULTIVO

Com as prticas agrcolas necessrias, um hectare de batatas pode produzir, no clima temperado europeu e norte-americano, mais de quarenta toneladas de tubrculos com quatro meses de plantio. Nos pases em desenvolvimento, entretanto, a produo de cerca de 25 toneladas. Isso acontece por causa da falta de qualidade das sementes e dos cultivares, alm dos usos pouco explorados de fertilizantes e irrigao.

37

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Os tipos de solos mais adequados para o plantio de batata so aqueles que oferecem pouca resistncia ao desenvolvimento do tubrculo e que so ricos em

matria orgnica, com boa drenagem e aerao.

Os solos com pH entre 5,2 e 6,4 so considerados ideais.

38

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

O preparo do terreno para o plantio bastante trabalhoso, pois o terreno precisa estar completamente livre de ervas daninhas. Por isso, o solo precisa ser arado vrias vezes para atingir as condies ideais do plantio: macio, bem drenado e bem aerado.

39

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Geralmente utiliza-se no plantio os "tubrculossementes", que so pequenos tubrculos ou mesmo pedaos de tubrculos, que so semeados entre cinco e dez centmetros de profundidade.

40

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Para que o rendimento seja mximo, essencial a utilizao de tubrculos-sementes de qualidade e de cultivares puros, que pode resultar no aumento da produo em mais de trinta por cento.

41

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

A densidade do plantio depende do tamanho dos tubrculos escolhidos. Geralmente so utilizados cerca de duas toneladas de tubrculos-semente para cada hectare plantado.

42

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Para lavouras que dependem da chuva em reas mais secas, o plantio em um terreno plano resulta em maior produtividade (por causa da melhor conservao da gua no solo), enquanto plantaes irrigadas geralmente so encontradas nas encostas.

43

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Segundo a EMBRAPA, o custo com fertilizantes na cultura da batata representa aproximadamente 15% do custo total; Diferentes formas de manejo da adubao so empregadas pelos produtores Porm, deve-se dar especial ateno adubao e nutrio da cultura da batata pois, a demanda relativa de fertilizantes por unidade de rea na cultura algo impressionante, ocupando o primeiro lugar no ranking dentre as principais culturas. (Tabela 1).
44

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Tabela 1 - Estimativa nacional da demanda relativa por fertilizantes pelas principais culturas agrcolas, 1995-2000 (kg.ha -1).

45

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO


CALAGEM E ADUBAO: A calagem deve ser realizada 30 dias antes do plantio, se necessrio. No plantio deve-se colocar 60 kg/ha de

nitrognio, 200 kg/ha de fsforo, 150 kg/ha de potssio.


Deve-se fazer adubao de cobertura alguns dias aps a germinao, aplicando 80 kg/ha de nitrognio e 2 kg/ ha de Boro. A aplicao deve ser parcelada.
46

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

CONCEITO DE ADUBAO

Em termos prticos, a adubao pode ser definida pela seguinte expresso matemtica: Adubao = (planta solo) x f, por meio da anlise dessa expresso, verifica-se a necessidade de dimensionar trs fatores bsicos:

47

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO


1.

2.

3.

Nutrio da planta quanto a elementos exigidos, quantidades necessrias para um determinado nvel de produtividade, poca e local para o fornecimento dos nutrientes e modo de aplicao; Avaliao da fertilidade do solo, utilizando-se principalmente da diagnose visual, diagnose foliar, histrico e anlise do solo; Uso eficiente do fertilizante (f), o qual funo do sistema de plantio, prticas conservacionistas, fontes de aplicao, parcelamento dos nutrientes e condies edafoclimticas.
48

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

NUTRIO MINERAL: O sucesso dessa prtica depende dos seguintes parmetros: Nutrientes necessrios: N, P2O5, K2O, Ca, Mg, S, B, Zn, Fe, Mo, Cu e Mn. Quantidade exigida de nutrientes Em geral, para a produo de uma tonelada de tubrculos so necessrias as seguintes quantidades de nutrientes (Tabela 2).

49

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

50

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Por meio dos valores apresentados na Tabela 2, possvel quantificar as exigncias nutricionais da cultura. Sabe-se que, para cada cultivar e pocas do ano, essas exigncias no so as mesmas, fazendo com que exista amplitude nos teores exigidos. Filgueira (2000) relata que o fsforo o quinto nutriente em ordem decrescente de extrao, porm o que oferece maior resposta em produtividade em solos brasileiros, pois favorece a formao de razes, a tuberizao e o tamanho dos tubrculos alm de acelerar o ciclo da cultura.
51

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Marcha de absoro de nutrientes pela cultura: fundamental respeitar as fases de desenvolvimento durante o ciclo da planta e interpret-las para realizar o manejo da adubao, pois, as exigncias de cada nutriente variam de acordo com a marcha de absoro. As marchas de absoro de nitrognio, fsforo, potssio, boro e zinco so apresentados.

52

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Figura 2 - Absoro de Nitrognio, Fsforo e Potssio.

53

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Figura 3 - Absoro de boro e zinco

54

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Local de aplicao dos fertilizantes:

Os fertilizantes podem ser aplicados diretamente no solo

(rea total, sulco de plantio e cobertura) e nas folhas;

Geralmente, fertilizantes que fornecem macronutrientes (nutrientes que so exigidos pelas plantas em maior quantidade), so aplicados diretamente no solo;
55

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

os

fertilizantes

que

fornecem

micronutrientes

(nutrientes que so exigidos pelas plantas em menor quantidade), so aplicados nas folhas. Porm existem

excees como no caso do boro e zinco que, devido a


certas particularidades, so aplicados preferencialmente no solo.

56

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

MANEJO QUMICO DO SOLO: Seqncia adequada de prticas para o manejo da fertilidade do solo e da nutrio mineral da planta, bem como os nutrientes fornecidos nessas prticas: Calagem: Ca e Mg; Gessagem: Ca e S; Fosfatagem: P2O 5; Potassagem: K 2 O; Sulco de plantio: N, P2O5 , K2O, Ca, Mg, S, B e Zn; Adubao de cobertura: N e K2O; Adubao foliar: Zn, Cu e Mn. 57

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Adubao de Cobertura:

Tratar-se de uma prtica pouco difundida e adotada, seja por questes financeira, falta de implementos adequados, apoio tcnico ou/e tambm por questo de paradigmas.

fundamental o parcelamento da adubao nitrogenada e potssica na cultura da batata.


58

CONTINUAO...

PREPARO DO SOLO E PLANTIO

Dentre as vantagens: Menor perda por lixiviao (K e N); Menor perda por volatilizao (N); Reduo do efeito salino, que poderia danificar a brotao e Desenvolvimento de plantas com menor porte e mais vigorosas, evitando leses nas hastes.

1. 2.

3.

4.

59

REGIO MINEIRA:

Localizado no centro-oeste do estado de Minas Gerais, a regio do Alto Paranaba ocupa uma posio de destaque na cadeia brasileira da batata. Arax, So Gotardo, Ibi, Serra do Salitre, Tapira, Perdizes, Santa Juliana e mais recentemente Sacramento, so os municpios com reas de produo de maior expresso. Caracterizada por altitudes mdias que variam de 800 a 1350 metros, a regio permite o plantio da batata durante todo ano. O perodo de maior precipitao pluviomtrica, o chamado perodo das guas, bem definido na regio e se inicia na segunda quinzena de outubro e principio de novembro estendendo-se at o ms de maro, ms a partir do qual as chuvas comeam a apresentar periodicidade e distribuio irregular.
60

CUIDADOS COM A PLANTAO

Amontoamento de terra nos ps de batata.

Durante o estabelecimento da planta, que demora cerca de quatro semanas, as ervas daninhas devem ser controladas para dar vantagem ao desenvolvimento do

tubrculo.

61

CONTINUAO...

CUIDADOS COM A PLANTAO

Quando as plantas esto com mais de quinze centmetros de altura, feito um processo de amontoamento de terra sobre os ps da planta, para prevenir a disseminao de

pragas, alm de manter a qualidade do solo.

Depois desse processo, as ervas daninhas so removidas mecanicamente ou com o uso de herbicidas.
62

CONTINUAO...

CUIDADOS COM A PLANTAO

O uso de fertilizantes depende do nvel de nutrientes j existente no solo.

Geralmente plantaes irrigadas comerciais necessitam

de mais aplicaes.

As quantidades de fertilizantes dependem tambm do

potencial de produo da variedade e da colheita


esperada.
63

CONTINUAO...

CUIDADOS COM A PLANTAO

A umidade do solo deve sempre ser alta para o melhor desenvolvimento dos tubrculos.

Para melhor produtividade, uma lavoura que dura de 120

a 150 dias precisa de 500 a 700 mm de gua.

A falta de gua mais prejudicial quando est

acontecendo o desenvolvimento do tubrculo.

64

CONTINUAO...

CUIDADOS COM A PLANTAO

A batata possui razes superficiais, e por isso a resposta da planta irrigao frequente considervel.

Para se obter uma maior produo preciso repor a gua

perdida pela transpirao a cada um ou dois dias.

65

CUIDADOS COM A COLHEITA

O amarelamento das folhas e a fcil separao dos tubrculos

indicam que a plantao atingiu sua maturidade.

Armazenamento das batatas por mais tempo, elas so

mantidas no solo para:


Engrossamento da pele do tubrculo. Para facilitar a colheita, a parte superior da planta removida duas semanas antes das batatas serem coletadas do solo.
66

CONTINUAO...

CUIDADOS COM A COLHEITA

Escala da produo, as batatas so colhidas usando-se um arado ou uma colhedora de batatas.

Durante a colheita, importante evitar "machucar" a

batata, o que poderia criar pontos de entrada para


doenas quando elas forem armazenadas.

67

CUIDADOS COM O ARMAZENAMENTO


Tecidos vivos, esto suscetveis deteriorao. Armazenamento correto essencial. Evitar a deteriorao. Qualidade dos futuros tubrculos-semente.

68

CONTINUAO...

CUIDADOS COM O ARMAZENAMENTO

Armazenamento e processamento das batatas:

O depsito deve ter as condies adequadas para


prevenir o esverdeamento das batatas (produo de clorofila). O surgimento de compostos txicos. Perdas de peso, e Perda de qualidade.
69

CONTINUAO...

CUIDADOS COM O ARMAZENAMENTO

Os tubrculos devem ser mantidos a uma temperatura entre 6C e 8C num local escuro, bem ventilado e com alta umidade relativa do ar.

Os tubrculos-sementes so mantidos sob luz difusa,


para manter sua capacidade de germinao.

70

VARIABILIDADE GENTICA

Embora existam cerca de 4000 diferentes variedades de

batata, foi criado em muitas variedades padro ou bem


conhecidos, cada um dos quais tem atributos particulares agrcolas ou culinria.

71

VARIABILIDADE GENTICA

Peru

Frana

Reino Unido

Chile
72

VARIABILIDADE GENTICA

Alemanha

Vrios Pases

( cv.desiree)

(cv.Mondial)

73

CULTIVARES

Cultivar de batata: conjunto de plantas genotipicamente

idnticas;

So clones; Maioria importada; Testes prvios de adaptao s condies de cultivo; Grande importador de batata-semente; Pases exportadores: Holanda, Canad, Alemanha, Sucia.
74

CARACTERSTICAS QUE SE BUSCA COM O MELHORAMENTO DA BATATA


Combinao de resistncia com qualidade; Produtividade elevada; Seleo para qualidade e produtividade em condies de estresse;

Pesquisa nos sistemas de embalagem e conservao;

75

CARACTERSTICAS QUE SE BUSCA COM O MELHORAMENTO DA BATATA


Transgnicos para cor de fritura e matria seca.

Caractersticas desejveis para a indstria;


Boas propriedades culinrias

Perodo curto de dormncia das gemas

76

CARACTERISTICAS SUGERIDAS PARA OS TUBERCULOS

Maior rendimento econmico; Conformao do tubrculo: Ausncia de anomalia fisiolgica( esverdeamento, embonecamento,etc).

Uniformidade do produto; Pelcula lisa, polpa amarela, formato alongado


77

CARACTERISTICAS SUGERIDAS PARA OS TUBERCULOS

Olhos superficiais; Boas propriedades culinrias (fritura, cozimento, massa); Resistncia s doenas (pinta-preta e requeima, viroses, bacterioses);e

Resistncia ao armazenamento.

78

PRINCIPAIS CULTIVARES

Nacionais

Aracy (IAC-2): lanada em 1949; Baronesa (IPEAS); Catucha; Cristal; Eliza.


79

PRINCIPAIS CULTIVARES
Cultivares importadas

Achat Agata Asterix Atlantic Baraka Janette Bintje Marijki Monalisa Panda Radosa
80

VARIEDADES DE BATATA

ACHAT Qualidades Agronmicas

Poupa amarela clara; Tubrculo Alongado; Uso Cozida.

81

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

GATA Qualidades Agronmicas


Maturao: Precoce a muito precoce; Tubrculos: Olhos superficiais; Rendimento: Alto; Matria seca: Teor muito baixo; Qualidade: Bastante consistente e de cor firme quando cozida;
82

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

GATA Qualidades Agronmicas

1. 2. 3. 4.

Folhagem: Desenvolvimento muito bom;


Doenas:

Susceptvel Fitfora das folhas;


Muito pouco susceptvel ao vrus Y; Imune ao cancro; Resistente ao patotipo A da Globodela rostochiensis (Nemtodo dourado).
83

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

ASTERIX Qualidades Agronmicas

Maturao: Semitardia;
Tubrculos: Grandes, alongados, olhos superficiais; Rendimento: Alto; Matria seca: Teor alto a muito alto; Qualidade: Bastante consistente e de cor firme quando cozida, adequada para a preparao de batatas fritas;
84

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

ASTERIX Qualidades Agronmicas

1. 2. 3. 4. 5.

Folhagem: Desenvolvimento bom;


Doenas: Moderadamente susceptvel Fitfora das folhas; Pouco susceptvel Fitfora dos tubrculos; Moderadamente susceptvel ao vrus do enrolamento; Imune ao cancro; Imune ao patotipo A da Globodela rostochiensis (Nemtodo dourado).
85

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

BARAKA Qualidades Agronmicas Maturao: Tardia; Tubrculos: Muito grandes, olhos superficiais; Rendimento: Alto, tamanho bom; Matria seca: Teor alto a muito alto; Qualidade: Bastante farinhenta e de cor firme;
86

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

BARAKA Qualidades Agronmicas Folhagem: Desenvolvimento bastante rpido, ereta com hastes firmes, e pouco sensvel secura; Doenas:

1. 2. 3.

Moderadamente Susceptvel Fitfora das folhas;


Muito pouco susceptvel Fitfora dos tubrculos; Pouco suscepitvel ao vrus do enrolamento;

4.
5.

Muito pouco susceptvel ao vrus Y;


Imune ao patotipo A da Globodela rostochiensis (Nemtodo dourado).
87

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

BINTJE Qualidades Agronmicas

Maturao: Semiprecoce, formao precoce dos frutos;


Tubrculos: De boa forma, olhos bastante superficiais, pouco sensveis ao azulamento;

Rendimento: Bom; Matria seca: Teor bastante bom; Qualidade: De sabor neutro, de cor firme e bastante consistente quando cozida, adequada para a preparao de batatas fritas;
88

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

BINTJE Qualidades Agronmicas Folhagem: Desenvolvimento rpido, com hastes robustas e firmes, cobrindo bem o solo, boa resistncia seca; Doenas:

1.
2. 3.

Susceptvel Fitfora das folhas;


Susceptvel Fitfora dos tubrculos; Imune ao patotipo A da Globodela rostochiensis (Nemtodo dourado).

89

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

MONALISA Qualidades Agronmicas

Maturao: Bastante precoce;


Tubrculos: Grandes, boa forma, olhos superficiais, pouco

sensvel ao azulamento;

Rendimento: Bastante bom bom; Matria seca: Teor baixo; Qualidade: Bastante consistente e de cor firme quando cozida;
90

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

MONALISA Qualidades Agronmicas Folhagem: Desenvolvimento pouco lento, cobrindo bem o solo mais tarde; Doenas: Bastante susceptvel Fitfora dos tubrculos; Muito pouco susceptvel ao vrus Y; Pouco susceptvel ao vrus do enrolamento; Imune ao cancro; Imune ao patotipo A da Globodela rostochiensis (Nemtodo dourado).

1. 2. 3. 4. 5.

91

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

MONDIAL Qualidades Agronmicas

Maturao: Tardia a muito tardia;


Tubrculos: Grandes, olhos superficiais, pouco sensvel ao

azulamento;

Rendimento: Muito alto; Matria seca: Teor mediano a baixo; Qualidade: Farinhenta e de cor firme quando cozida;
92

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

MONALISA Qualidades Agronmicas Folhagem: Desenvolvimento rpido, cobrindo bem o solo mais tarde, com hastes firmes; Doenas: Pouco susceptvel Fitfora dos tubrculos;

1.

2.
3. 4. 5. 6.

Bastante susceptvel Fitfora das folhas;


Pouco susceptvel ao vrus Y; Bastante susceptvel ao vrus do enrolamento;

Imune ao cancro;
Imune ao patotipo A da Globodela rostochiensis (Nemtodo dourado).

93

CONTINUAO...

VARIEDADES DE BATATA

PANDA Tubrculo arredondado; Poupa amarelo clara; Uso: Fritas e Chips;

94

CONTINUAO...

RUSSET
Ranger Russet: Polpa de cor branca de rendimento alto.

As batata para indstria so conservadas em cmaras

frigorficas durante 7 a 9 meses. As batatas Russet, ou Russet Burbank, so importantes pois tm grande quantidade de amido. So as melhores para fritar.

95

CONTINUAO...

RUSSET

Os melhores resultados sero atingidos usando


leo de amendoim, pois o seu ponto de queima

mais alto, e fica mais gostoso. O leo pode ser


substitudo por canola ou girassol.

96

CONTINUAO...

DESIRE

97

CONTINUAO...

LA BONNOTTE
O preo de um quilo de batatas La Bonnotte pode chegar a 700 dlares, tornando-se a batata mais cara na Terra; Com o seu delicioso sabor salgado, mas tambm com o fato de que muito rara; Esta variedade de batata s cultivada em Noirmoutier, uma ilha ao largo da costa oeste da Frana, e apenas 100 toneladas so produzidas a cada ano, principalmente porque tm de ser colhidas mo;
98

CONTINUAO...

BONNOTTE

O tubrculo da Bonnotte permanece ligado ao tronco muito frgil, precisa ser adubada com algas para dar-lhe o sabor salgado. Bonnotte plantada em fevereiro e pronta para ser colhida na primeira semana de maio. A cultura inteira geralmente esgota na primeira semana do ms, porque elas retm todo o seu sabor se no for colhida e enviada para o restaurante no mesmo dia.

99

CONTINUAO...

VITELOTTE

Batatas Vitelotte ter uma pele escura, quase negra e escuras graas azul-violeta carne para um elevado teor de pigmento natural antocianina . Eles mantm a sua cor quando cozidos. As plantas amadurecem tarde e em comparao com as variedades modernas produzem um rendimento relativamente baixo. Os tubrculos tm uma pele grossa e, assim, armazenar bem.
100

CONTINUAO...

CULINRIA

101

CONTINUAO...

CULINRIA

102

CONTINUAO...

103

CONTINUAO...

As variedades mais plantadas hoje so: gata, Cupido, Asterix, Monalisa, Mondial, Markies, Macaca, Caesar e Vivaldi;

(variedades novas, mas j bastante plantadas) Dayse, Lady Rosetta, Contenda,Melody, Almera, Amorosa, dentre outras esto ganhando mercado;

2007 22 novas cultivares, sendo que 16 j se encontram inscritas no RNC (Registro Nacional de Cultivares). So elas: Bailla, Casteline, Elodie, Floriane, Florice, Isabel, Canelle, Opaline, Colorado, den,

Emeraude, Gredine, Naturella, Solia, Chipie e Oceania

A variedade Bintje (variedade multiuso). Mercado de cozidos quanto de frituras,


104

CONTINUAO...

importante observar que uma variedade nova sempre visa atender as exigncias de mercado, alm de incorporar uma nova tecnologia.

105

CONTINUAO...

106

TOXICIDADE

Estrutura da molcula de solanina. Este composto altamente txico. Como parte da defesa natural das plantas contra fungos e insetos, a planta possui altos nveis de componentes txicos chamados glicoalcaloides (geralmente solanina e chaconina). Geralmente esses compostos so encontrados em nveis baixos no tubrculo, e esto localizados somente pouco abaixo da pele.
107

CONTINUAO...

TOXICIDADE

Para manter a concentrao de glicoalcaloides baixa, necessria a conservao em um ambiente escuro e fresco. Caso contrrio, a batata torna-se esverdeada por causa do aumento da clorofila, que indica nveis mais altos de solanina e chaconina. Esses compostos no so destrudos com o cozimento e por isso essencial a remoo das reas esverdeadas e remoo da pele antes do cozimento para assegurar a ingesto segura do alimento.
108

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL


Mapa da produtividade da batata no mundo.

Maiores Produtores de batata A produo e o consumo de batatas sempre esteve concentrado nos pases da Europa e da Amrica do Norte, sendo que at a metade do sculo XX, noventa por cento (90%) da produo mundial estava concentrada no continente europeu. Mas isso comeou a mudar a partir de 1990 quando a produo dos pases da Amrica Latina, frica e sia comeou a crescer drasticamente, superando a produo dos pases do norte em 2005.

109

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

Em 2007 foram produzidos 325 milhes de toneladas do tubrculo, sendo a China o maior produtor mundial, e cerca de um tero de todas as batatas produzidas no mundo so colhidas somente em dois pases: China e ndia. A produo na Amrica Latina e frica representa menos de vinte por cento (20%) da produo mundial, apesar de estar crescendo a nveis recordes. Na Amrica do Norte so registrados as maiores produtividades, sendo a mdia da regio de cerca de quarenta (40) toneladas por hectares, enquanto a mdia mundial de apenas 16.8 toneladas por hectare.
110

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

Os maiores produtores de batata do mundo se encontram na sia; Colonizao europia. A China, o pas com a maior produo do mundo, responsvel por vinte por cento das batatas produzidas em todo o mundo. Nas provncias de Shanxi e Monglia Interior,por exemplo, a batata fornece uma renda que representa mais da metade dos ganhos da populao rural. Na ndia, terceiro maior produtor mundial, a batata cultivada na plancie Indo-Gangtica e a produo cresce em ritmo acelerado devido maior demanda causada pelo aumento da populao urbana.

111

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

O Ir tambm se destaca na produo mundial, sendo o terceiro maior produtor asitico e 12 no mundo. A "ma da terra", como conhecido o tubrculo no pas, cultivado utilizando-se de irrigao na costa sul do mar Cspio, nos montes Zagros e nas terras baixas no sul, alternando-se o cultivo com trigo e outros vegetais em ciclos de trs ou quatro anos. No Japo, a produo de batatas est diminuindo nas ltimas dcadas, ficando concentrada apenas na ilha de Hokkaido, e essa queda faz com que os hbitos alimentares da populao tambm mudem.
112

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

Em vez de preparar a batata para o consumo domstico, os japoneses esto consumindo mais produtos processados, como batata frita. Na Oceania, a Austrlia e a Nova Zelndia so os maiores produtores, sendo que nesse ltimo, so encontradas as maiores produtividades mdias do mundo: em um hectare os produtores do pas conseguem produzir at mais de setenta toneladas do tubrculo que, no pas, o vegetal mais popular.

113

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

J na Europa que, apesar de ter perdido o posto de maior produtor para a sia, ainda possui sete pases na lista dos dez maiores produtores mundiais e sua populao ainda a que consome mais batata no mundo (quase 90 quilos por pessoa por ano, em mdia). A Federao Russa se mantm com a segunda maior produo mundial, mesmo com a produo se estabilizando em torno de 35 milhes de toneladas anuais.

114

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

A produo russa provm de pequenas fazendas, com produtividade mdia de 13 toneladas por hectare, que s no maior por causa das diversas pragas e doenas que atacam as plantaes frequentemente. A Ucrnia tambm se destaca como quinto maior produtor mundial e tambm como consumidor, pois cada pessoa consome em mdia 136 quilos de batata por ano, mas sua produo poderia, assim como a russa, ser bem maior no fosse as perdas com as doenas nas plantaes e com armazenamento inadequado.
115

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

A Amrica Latina uma regio onde a produo de batata ainda muito pequena, mesmo sendo onde se originou a espcie Solanum tuberosum, mas isso tende a mudar com o aumento das plantaes comerciais no Brasil e na Argentina. O maior produtor de batatas na Amrica Latina o Peru, onde o consumo per capita maior que 80 quilos. No pas, as lavouras esto localizadas na regio dos Andes centrais e so plantadas por agricultores familiares e, uma vez que nos Andes se encontra uma grande diversidade gentica da espcie, a mistura de variedades da planta para aumentar a produo ameaa o patrimnio da regio e para ajudar a conserv-lo, o governo peruano criou em 2008 um registro nacional de variedades nativas de batata.
116

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

No Brasil a batata (ou batata inglesa) ainda uma cultura com pouca importncia na agricultura, mas mesmo assim aparece em segundo na Amrica Latina, com uma produo de mais de cinco milhes de toneladas e a tendncia que a produo aumente. O consumo no pas ainda baixo (14 quilos por pessoa anualmente), mas isso tende a mudar, pois a demanda de lanches rpidos com batatas um mercado em franco crescimento no pas. Nos pases latino americanos a tendncia que a produo aumente cada vez mais graas introduo de novas variedades e aumento do consumo nas reas urbanas.
117

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

Na Amrica Anglo-Saxnica, Estados Unidos e Canad so o quarto (4) e o 13 produtores mundiais, respectivamente. Nos Estados Unidos o investimento em novas variedades e tcnicas de produo levou o pas a atingir uma das maiores produtividades do mundo: mais de 44 toneladas por hectare. A maior parte da produo estadunidense provm da parte noroeste do pas, onde so colhidas entre Setembro e Outubro.
118

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

Cerca de 60% da produo do pas transformada em outros produtos, como batata frita, desidratada e amido. No Canad a demanda por batata fez a produo crescer, fazendo do pas o segundo maior produtor de batata congelada do mundo.

119

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

120

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

121

CONTINUAO...

PRODUO E CONSUMO MUNDIAL

122

DOENAS E PRAGAS

Geralmente a lavoura de batata possui uma grande quantidade de outros seres vivos, como insetos e caros, cujas espcies variam de uma regio para outra. Entretanto, alguns seres vivos podem se hospedar na planta e causar danos excessivos que, na maioria das vezes deve-se alimentao nas folhas com reduo da rea fotossinttica, alimentao nas razes e estolhos e alimentao nos tubrculos, que prejudica a quantidade e a qualidade dos mesmos.
123

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS
Macrosiphum euphorbiae Myzus persicae

As principais pragas que atingem as lavouras so os pulges, que esto distribudos entre algumas espcies das quais as mais importantes so o Myzus persicae e o Macrosiphum euphorbiae; Aphis gossypii (Glover) e o Aulacorthum solani (Kltb.); sendo as duas primeiras espcies as mais importantes. Os pulges podem ter formas aladas ou pteras (sem asas), em resposta ao ambiente no qual vivem, seja por causa da planta, seja por causa do clima e geralmente os indivduos vivem cerca de vinte dias e as fmeas podem produzir at oitenta descendentes.
124

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS

Os problemas causados pelos insetos no se restringem somente disseminao de vrus, a alimentao na folhagem pode comprometer o desenvolvimento da planta, e a saliva das duas espcies citadas tem ao txica nas plantas, o que faz surgir o aparecimento de necroses ao longo de nervuras. As joaninhas so predadoras naturais dos pulges.

125

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS

A mosca minadora (Liriomyza huidobrensis) cuja populao tem aumentado por causa do uso de inseticidas e em algumas regies o cultivo se tornou invivel. Sua permanncia no ambiente favorecida pois a mosca se desenvolve em mais de 40 hospedeiros diferentes, como na beterraba, girassol, espinafre, melo, melancia e outras.

126

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS

O indivduo adulto tem cerca de dois milmetros de comprimento, de cor marrom escura a preta, com brilho metlico e manchas amareladas no dorso e na cabea, e seu ciclo de vida pode durar de 19 a 40 dias, dependendo da estao do ano. A moscas "picam" as folhas para oviposio (os ovos se transformam em larvas que se alimentam da folha) e alimentao, o que reduz a rea fotossinttica e debilita a planta, que fica prateada ou acinzentada nas regies atingidas das folhas.
127

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS

O burrinho (Epicauta atomaria), por exemplo, um

besouro de cor cinza que chegam em bandos, comem as


folhas da planta em pequenas reas, e depois saem

subitamente tambm em bando.

Epicauta atomaria (burrinho)


128

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS

A infestao do caro branco (Polyphagotarsonemus latus) ocorre quando h desequilbrio causado pelo uso intenso de inseticidas na parte superior da planta para controlar outras pragas. O surgimento de manchas indicam a presena do caro que se alastra rapidamente pela lavoura, fazendo com que as plantas fiquem parecendo queimadas e em sequncia ocorre a morte antes da formao dos tubrculos.

129

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS

A cigarrinha (Empoasca spp.) um inseto com cerca de 3 milmetros de comprimento que se alimenta das seiva da planta e, alm disso, injeta saliva txica na planta, o

que causa o paralisao do crescimento e a necrose das


folhas, que ficam com bordas amareladas.

cigarrinha (Empoasca spp.)

130

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS

Uma das principais doenas originadas de bactrias na batata a

murchadeira, causadas por Ralstonia solanacearum, que provoca o


murchamento e o secamento das hastes e posterior morte da planta.

A rotao de culturas um mtodo eficiente para controle desta doena. Outra doena bacteriana a sarna comum, causada por Streptomyces scabies, que se dissemina facilmente nos solos cultivveis.

Provoca pequenas leses superficiais nos tubrculos.

131

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS

Mas sem dvida uma das principais doenas da batata a requeima ou preteadeira, causada pelo oomiceto Phytophthora infestans (um fungo) que pode, sob condies adequadas, destruir completamente uma lavoura em poucos dias. As principais evidncias da infestao so as manchas escuras nas folhas que progridem para os pecolos e hastes e pode atingir at mesmo o tubrculo.

132

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS

A presena do oomiceto evidenciada pelo surgimento de um tipo de mofo cinza esbranquiado e uma vez que o patgeno se instala no interior dos tecidos da planta no h mais nada a fazer. Essa doena foi a responsvel pela grande fome que atingiu a Irlanda na dcada de 1840 e, ainda hoje, causa prejuzos de mais de seis bilhes de dlares em todo o mundo.

133

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS

A doena conhecida como pinta preta ou alternaira causada pelos fungos Alternaria solani e A. grandis ocorre principalmente em plantas adultas e a infeco se inicia pelas folhas mais velhas, sob a forma de manchas zoneadas concntricas que podem secar a folha completamente. O fungo tambm pode atingir, raramente, o tubrculo, que apresenta leses necrticas. A podrido seca causada pelo fungo Fusarium spp. atinge os tubrculos que esto armazenados. O fungo penetra por ferimentos existentes na batata, e faz com que seu interior fuque ressecado at que todo o tubrculo seja "mumificado".
134

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS

As doenas causadas por vrus so bastante diversas e numerosas. Uma delas a doena do enrolamento da folha causada pelo vrus do enrolamento da folha da batata (Potato leafroll virus PLRV), cujo principal sintoma o enrolamento das boradas da folha para cima, no sentido da nervura principal e dissemina-se por meio do plantio de tubrculos infectados e pelos pulges. Causa uma acentuada reduo do crescimento e consequente reduo da produo, que varia entre 50 e 70%. O mosaico causado por vrios vrus, sendo o principal o vrus Y da batata. Provoca uma colorao mais clara e amarelada nas folhas e reduo dos crescimentos, entre outros sintomas.
135

CONTINUAO...

DOENAS E PRAGAS

O nematodeo-das-gralhas (Meloidogyne spp.) possui menos de um milmetro de comprimento, e se aloja nas razes das plantas, causando pequenos engrossamentos e provocam o surgimento de "verrugas" que pode atingir todos os tubrculos, que no serve mais para a comercializao. Outro nematdeo, o nematdeo-das-leses (Pratylenchus penetrans) provoam leses nas razes e manchas circulares castanho-prpura nos tubrculos infectados, imprprios para o comrcio.
136

OLERICULTURA II

BATATA (Solanum tuberosum L.)

OBRIGADO POR SUA ATENO... FIM!!!

137

Vous aimerez peut-être aussi