Vous êtes sur la page 1sur 14

www.padreleo.

org

O povo estava na expectativa da vinda do Messias prometido e muitos pensavam que o prprio Joo Baptista fosse o Messias, ma ele dizia a todos: Eu baptizo-vos em gua, mas vai chegar algum mais forte do que eu, a quem no sou digno de desatar a correia das sandlias. Ele h-de baptizarvos no Esprito Santo e no fogo. (Lc 3,16)

www.padreleo.org

Jesus, antes de baptizar a humanidade, pela gua e pelo Esprito Santo, Ele mesmo quer receber esse Baptismo. Quando Jesus foi baptizado, estando em orao, o Cu rasgou-se e o Esprito Santo desceu sobre Ele em forma corprea, como uma pomba. E do Cu veio uma voz: Tu s o meu Filho muito amado; em ti pus todo o meu agrado. (Lc 3,21-22)

E Joo testemunhou: Vi o Esprito que descia do cu como uma pomba e permanecia sobre Ele. Ele quem baptiza com o Esprito Santo, e declara que Ele o Filho de Deus (cf. Jo 1,32-34)

O Esprito Santo que permaneceu em Jesus a prova de que Jesus O Ungido, O Messias, mais, O Filho de Deus.

1Cheio do Esprito Santo, Jesus retirou-se do Jordo e foi levado pelo Esprito ao deserto, 2onde esteve durante quarenta dias, e era tentado pelo diabo. (Lc 4,1) As tentaes no deserto resumem a luta de Jesus contra o poder das trevas, durante toda a Sua vida, mas nos relatos evanglicos o primeiro acto da Sua vida pblica: impelido pelo Esprito, Jesus derrotou o poder de Satans.

O Esprito Santo constitui, por assim dizer, o equipamento de Jesus que o acompanha em todos os momentos da sua vida pblica. O Esprito Santo o dom que o Pai concede a todos aqueles que acreditam em Jesus: o Pai do Cu dar o Esprito Santo queles que lho pedem! (Lc 11,13)

Impelido pelo Esprito, Jesus voltou para a Galileia e a sua fama propagou-se por toda a regio. Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam. (Lc 4,14) Cada acto da vida de Jesus manifestao do poder do Esprito Santo. O profeta Isaas atribui ao futuro Messias, todos os dons do Esprito Santo: Sobre ele repousar o esprito do Senhor: esprito de sabedoria e de entendimento, esprito de conselho e de fortaleza, esprito de cincia e de temor do Senhor. (Is 11,2)

www.padreleo.org

Jesus era conhecido como filho do carpinteiro, no entanto, na Sinagoga de Nazar, proclamou solenemente: O Esprito do Senhor est sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertao aos cativos e, aos cegos, a recuperao da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, 19a proclamar um ano favorvel da parte do Senhor. (Lc 4,18-19)

Mesmo os adversrios, no conseguem negar as obras prodigiosas de Jesus, especialmente quando Ele expulsa os demnios. Eles diziam: por Belzebu, chefe dos demnios, que Ele expulsa os demnios. Mas Jesus dizia-lhes que expulsava os demnios pela mo de Deus, isto em virtude do Esprito de Deus que estava nEle. (Lc 11,20)

Cristo Jesus veio como Sumo Sacerdote da Nova Aliana, e obteve uma redeno eterna, no oferecendo sangue de animais, de carneiros ou de bois, mas o Seu prprio sangue, porque pelo Esprito eterno se ofereceu a si mesmo a Deus para nos purificar das obras mortas do pecado e para prestarmos culto ao Deus vivo! (cf. Eb 9,11-14)

Finalmente, na madrugada de Pscoa, o Esprito Santo ressuscitou o corpo de Jesus, aquele corpo que Ele formou no seio purssimo de Maria. E se o Esprito daquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vs, Ele, que ressuscitou Cristo de entre os mortos, tambm dar vida aos vossos corpos mortais, por meio do seu Esprito que habita em vs. (Rom 8,11)

www.padreleo.org

Imediatamente antes de subir ao Cu, Jesus promete a vinda do Esprito Santo:


Eu vou mandar sobre vs o que meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade at serdes revestidos com a fora do Alto. (Lc 24,49) Jesus deixou aos seus discpulos a misso de anunciar o Evangelho a todas as naes, mas no os deixou desprovidos de meios por to grande misso: deu-lhes o Esprito Santo.

A morte e a ressurreio de Jesus o triunfo definitivo sobre Satans, sobre o pecado e a morte. A madrugada da ressurreio de Jesus deu incio a um mundo novo: os homens j no so escravos do demnio, nem da morte, mas filhos de Deus destinados Vida Eterna.

A ressurreio de Jesus a obra mais poderosa para a salvao da humanidade. Com a Ascenso, o Esprito Santo que glorifica o Filho, colocando-O direita de Deus Pai Todo-poderoso, assim como o colocou no seio purssimo de Maria.

www.padreleo.org

www.padreleo.org

Vous aimerez peut-être aussi