Vous êtes sur la page 1sur 17

Marketing & Logstica

Ou voc se integra ou voc se desintegra!

Canal de marketing
As empresas passaram a dar mais ateno a integrao marketing e logstica, chamada de Canal de marketing, e cita cinco tendncias que geraram transformao na importncia dada a esta integrao:
1. Maior dificuldade em conquistar uma vantagem competitiva sustentvel. 2. Poder crescente dos distribuidores, especialmente os varejistas, nos canais de marketing. 3. Necessidade de reduzir custos de distribuio. 4. Revalorizao do crescimento. 5. Crescente papel da tecnologia.

O que Marketing?
Os dois principais objetivos do marketing so: atrair

novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter e cultivar os clientes atuais, propiciando-lhes satisfao. Definido de maneira geral, o marketing um processo administrativo e social pelo qual indivduos e organizaes obtm o que necessitam e desejam por meio da criao e troca de valor com os outros. (KOTLER e ARMSTRONG, 2008)

O que Logstica?
o processo de planejar, implementar e controlar de

maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os servios e informaes associados, cobrindo desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor. (Novaes apud COELHO et al, 2008) o processo de gerenciamento estratgico de compra, do transporte e da armazenagem de matrias-primas, partes e produtos acabados (alm dos fluxos de informao relacionados) por parte da organizao e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade, atual e futura, seja maximizada mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado. (Christopher apud COELHO et al, 2008)

Marketing & Logstica


Depois das estratgias de produtos, preo e

promoo (mais recentemente chamada de comunicao), o chamado 4 P, de pontos de distribuio, ou a estratgia de canais de marketing, de fato oferece maior potencial para obter vantagem competitiva que as demais, porque mais difcil ser copiada pelos concorrentes no curto prazo. H trs razes para esse fato: A estratgia de canal de longo prazo, exige uma estrutura e baseada em pessoas e relacionamentos. (Rosenbloom)

Marketing & Logstica


Ciclo de vendas integrado O Marketing e a logstica se complementam:

resultado sinrgico Marketing convence Logstica finaliza: entrega o produto A chave da integrao: o conceito de custo total, que examina as compensaes de custos que ocorrem entre e dentro das atividades de marketing e logstica.

Marketing & Logstica


Lucratividade: Minimizar os custos totais da

logstica

Logstica como arma de marketing: - Ciclos de vida de produtos menores - Mudanas na cadeia de distribuio

- Tecnologia em evoluo
- Sucesso competitivo

Marketing & Logstica


Aumento no nmero de distribuidores: maior poder

dos varejistas, que operam com margens e preos baixos e fazem exigncias aos fabricantes que os abastecem. Por isso, diante da concorrncia, a necessidade de criar estratgias para reduo nos custos de distribuio se tornou muito importante, pois estes custos eram bem mais altos diante dos outros gastos com a fabricao de produtos.

Marketing & Logstica

Estrutura do canal

A NPC uma empresa brasileira criada em 2011, a partir da associao entre Grupo Po de Acar e Casas Bahia. A companhia ocupa posio de destaque no segmento de comrcio eletrnico brasileiro, onde opera com grandes marcas do varejo.

A NPC acredita na excelncia do atendimento ao cliente como diferencial competitivo, e tem como um de seus principais objetivos disseminar a cultura do Ouvir o Cliente, de forma a entender a sua necessidade e sensibilizar toda a empresa. Com isso, foram idealizados treinamentos voltados no apenas ao SAC (Servio de Atendimento ao Cliente), mas tambm a outros pblicos como fornecedores e colaboradores. Um exemplo o projeto Ouvindo o Cliente, voltado aos funcionrios de todas as reas, que est em linha com uma das principais misses da empresa: ser a melhor distncia entre o desejo e a sua realizao.

Logstica
8 centros de distribuio (CDs): 4 em Cajamar (SP) 2 em Barueri (SP) 1 em Guarulhos (SP) 1 em Iraj (RJ) 180 mil m de CDs exclusivos, cujos estoques so 100% integrados. Estratgia: desenvolver parcerias com as principais transportadoras do Brasil, especializadas segundo o tipo de carga e de rea de atuao, com contratos de exclusividade. Atualmente so 27 parceiros.

Logstica
Fornecedor Centros de distribuio

Emisso da Nota Fiscal

Apenas um pedido por NF N do pedido de compra na NF

Agendamento da entrega

48h de antecedncia Nota Fiscal

Recebimento

Embalagem de proteo, no violada. A descarga responsabilidad e do entregador

Ricardo Eletro
O MP RJ obteve liminar que determina suspenso das vendas pela

internet da rede de varejo Ricardo Eletro, at que a empresa entregue os produtos que j foram vendidos e que esto atrasados, segundo nota publicada no site do MP do Rio. Aps o descumprimento do primeiro prazo estabelecido, a empresa fixava outros que igualmente no eram respeitados. O consumidor ainda enfrentava dificuldade quando tentava cancelar a compra. A Ricardo Eletro informou que os atrasos nas entregas na maior parte das vezes esto relacionados a problemas como pedido de falncia da transportadora, greves e paralisaes. "De todo modo, a Ricardo Eletro vem fazendo um levantamento minucioso do status de todos os pedidos realizados no Rio de Janeiro para identificar eventuais falhas e solucion-las o quanto antes", afirmou a empresa em nota. Fonte: G1

Marketing & Logstica

UERJ-FAF Logstica Empresarial Rio de Janeiro, 31 de Julho de 2013 Aluna: Gisele Braga Matrcula: 200920340511

Vous aimerez peut-être aussi