Vous êtes sur la page 1sur 28

Biotica

Bios (vida) + ethos (conduta)

tica da vida

A Biotica emerge no contexto cientfico como uma reflexo sobre tudo o que interfira no respeito qualidade e dignidade da vida, representando o resgate da tica, da condio plena de cidadania e do respeito s diferenas.

Biotica como nova cincia tica que combina humildade, responsabilidade e uma competncia interdisciplinar, intercultural, que potencializa o senso de humanidade. Humildade a consequncia apropriada que segue a afirmao "posso estar errado" e exige responsabilidade de aprender com as experincias e conhecimentos disponveis.

A humildade seria necessria como um antdoto para a ruidosa arrogncia tecnolgica atual. (Hans Jonas tica, medicina
e tcnica. Lisboa: Vega Passagens, 1994:65).

Egosmo Eu Outro

Altrusmo Eu Outro

Solidariedade Eu Outro

Biotica nada mais dos que os deveres do ser humano para com o outro ser humano e de todos para com a humanidade.
Bom dia, angstia ! So Paulo: Martins Fontes, 1997:61.
Andr Comte-Sponville

Biotica a reflexo sobre a adequao ou inadequao de aes envolvidas com a vida.

Competncia Cientfica Conhecimento Tecnologia Tcnica

Competncia Humanista Sabedoria Confiana tica

Biotica
Interao entre a vida e o universo das normas e valores;
Ela reflete a tenso entre tica e tcnica, entre cincia e

conscincia; Constitui-se como uma tentativa de humanizar o progresso cientfico e a viso tcnico-instrumental que o indivduo tem do mundo.

Tecnocincia
Fonte de complicados dilemas ticos, geradores de

angstia, ambivalncia e incertezas.

A modernidade nos fez acreditar que a tecnologia

tornaria mais feliz a nossa vida e menos penosa a nossa morte.

Fatores que contriburam para o surgimento da biotica:


formas de vida; Hegemonia da razo instrumental; Avano material vertiginoso; Novo modelo de civilizao; Isolamento do homem moderno; Individualismo burgus.
Tecnicizao das

Tal cenrio suscitou a necessidade de :


Mudana dos valores sociais Negao dos avanos desordenados da cincia

Repensar a insuficincia da tica mdica para resolver os problemas postos pela democratizao dos saberes, pelo pluralismo dos valores e pela secularizao dos costumes

Garantir os espaos de manifestao da liberdade; Conter a ao desordenada do homem sobre o meio-ambiente; Criticar o predomnio do modelo instrumental nas cincias da vida; Respeito vida e aos direitos humanos Negar o modo de vida mecanicista e a despersonalizao do indivduo no mundo sistmico.

A biotica, enquanto disciplina ou campo de reflexo sistemtico sobre a relao cinciaconscincia, surge em 1970 com a obra Bioethics: bridge to the Future de Van Rensselaer Potter.
1 momento: reflexo aplicada s cincias da vida. 2 momento: disciplina, domnio, campo de discusso.

Hoje
A biotica um universo multidisciplinar

Dimenso pluralista, aberta, multifacetada

Biotica
Ponte entre o saber cientfico e o saber humanista; Reflexo sobre o dever-ser em cincia; Fruto da evoluo do saber e das novas concepes geradas pela biologia, sociologia, medicina, teologia, direito, filosofia...

Princpios da Biotica

Alguns autores no distinguem estes dois princpios, mas h diferena em fazer o bem e evitar fazer o mal

Os princpios da biotica

Evitar submeter o paciente a intervenes cujo sofrimento resultante seja muito maior do que o benefcio eventualmente conseguido.

Evitar intervenes que determinem desrespeito dignidade do paciente como pessoa.

O princpio da autonomia, frente ao paciente terminal, est secundariamente situado em relao beneficncia e no-maleficncia.

Estes pacientes apresentam algumas peculiaridades em relao aplicao deste princpio. Alguns estudos demonstraram que no mximo 23% desses pacientes, devido ao grave comprometimento de sua doena, apresentam condies de sensrio adequadas para realizar a opo. O exerccio do princpio da autonomia na situao do paciente terminal, em razo da dificuldade e abrangncia de tal deciso, mesmo para aqueles que no estejam emocionalmente envolvidos, deve ocorrer de uma maneira evolutiva e com a velocidade adequada a cada caso.
Em nenhum momento, essa deciso deve ser unilateral, muito pelo contrrio, ela deve ser consensual da equipe e da famlia.

O princpio da justia deve ser levado em conta na deciso final, embora no deva prevalecer sobre os princpios da beneficncia, da nomaleficncia e da autonomia.

Se consenso que um paciente, mesmo em estado crtico, ser beneficiado com um determinado tipo de medicao, a despeito de que o produto esteja escasso no hospital, preservam-se os princpios da beneficncia e da autonomia sobre os da justia.
Se o paciente est na fase de morte inevitvel, e so oferecidos cuidados desproporcionais, estaremos utilizando recursos que poderiam ser aplicados em outros pacientes.

Questes fundamentais da biotica


Inseminao artificial/fecundao in vitro/ Clonagem/ manipulao gentica/experimento com embries; A interveno sobre o crebro e a manipulao da personalidade; A questo da identidade dos indivduos/ o eugenismo e o ideal de perfeio humano; O aborto, a eutansia e a questo acerca do direito de viver e morrer; A relao entre profissionais de sade e enfermos/ a mercantilizao da medicina; A relao entre poder-saber-dever/ o surgimento do homem maquinal; O respeito dignidade humana e as populaes excludas pelo modelo de civilizao ocidental.

A biotica a expresso terico-prtica da conscincia moral de um novo tipo de homem no seio de uma nova civilizao; Os problemas morais no encontram respostas no seio da cultura cientfica em que nascem;

A essncia do bem escapa a toda definio cientfica.

A biotica revela:
O conflito entre natureza e cultura; O fato de que nem tudo que cientificamente possvel humanamente desejvel; Que no existem valores universais ou frmulas acabadas capazes de resolver todos os dilemas referentes relao conhecimento-liberdaderesponsabilidade.

Porm, deve-se reconhecer que:


No se pode eliminar da conscincia da humanidade o desejo de progresso e crescimento materiais A razo instrumental, no obstante os malefcios causados pelo seu mau emprego, imprescindvel s sociedades humanas modernas. A dinmica do progresso cientfico irrefrevel.

Questes
A cincia responsvel pelo cientificismo? O progresso tcnico-cientfico pode garantir a liberdade e o respeito dignidade dos indivduos? Qual o preo que devemos pagar pela vertiginosa marcha da cincia e pelo seu emprego desmesurado? Estamos tambm progredindo moralmente? mesmo admirvel esse mundo novo?

Impasses e incertezas
Mudana do gentipo repercusses psicosomticas e espirituais Problemas referentes ao modo de estruturao da personalidade (crise de identidade) A reproduo humana tende a tornar-se uma questo de zootecnia A era do artifcio, do in vitro.

Triagem gentica de embries (fascnio/fascismo do belo) A questo da purificao tnica Nem todo direito de escolha saudvel O controle da natureza e de seus acidentes O conhecimento mortfero do ser humano A ao desmesurada da potncia tecnocientfica

Biotica e direitos humanos


O que a verdade em matria de cincia e tratamento? Certas verdades cientficas podem se sobrepor s verdades sociais e culturais? moralmente correto obrigar uma pessoa a seguir um tratamento que lhe pode salvar a vida? Qual a fronteira entre a obrigao profissional e o direito do indivduo de escolher o pior para si mesmo?

A vida humana deve ser preservada independentemente de sua qualidade? Temos o direito de escolher o modo de morrer? Pode o desejo de morrer ser excludo do projeto humano de viver? lcito adiar o morrer prolongando o sofrer? Vale a pena prolongar a vida fsica de quem j perdeu a dignidade de viver?

Dignidade

Esta vida uma estranha hospedaria,

De onde se parte quase sempre s tontas,


Pois nunca as nossas malas esto prontas, E a nossa conta nunca est em dia.
Mrio Quintana

Conscincia

Estes que a esto, Atravancando o meu caminho, Eles passaro, ... eu passarinho
Mrio Quintana

Vous aimerez peut-être aussi