Vous êtes sur la page 1sur 62

Jacqueline Mariano Furtado Santos 2013

Trabalho para obteno parcial de nota Curso Tcnico em Enfermagem Prof. Marcelo

Introduo

O trabalho retrata a complexidade dos ossos do nosso corpo e os cuidados a serem tomados na imobilizao, mas acima de tudo estas pginas compilam a armadura que sustenta msculos e rgos em nossa trajetria humana. descobrir que o estudo e aplicao corretos de tcnicas adequadas podem ajudar na plena recuperao, e que tendo o devido atendimento, podemos ter uma vida regular e at mesmo normal.

Jacqueline Mariano Furtado

Definio O osso uma estrutura formada por tecido sseo, um tipo de tecido conjuntivo muito rgido caracterizado pela presena de clcio, fibras de colgeno e proteoglicanas. So rgos esbranquiados e duros que se unem aos demais por articulaes para formar o esqueleto do corpo. Os ossos formam o sistema esqueltico de todos os animais vertebrados, desempenhando muitas funes: sustentao dos tecidos moles, proteo de rgos, mobilidade, armazenamento e liberao de minerais na corrente sangunea, produo de clulas do sangue e reserva de energia (triglicrides). O esqueleto humano formado por 206 ossos.

Eles so classificados de acordo com sua forma: ossos longos, com comprimento maior que a largura, composto de grande quantidade de tecido sseo compacto e pequena quantidade de osso esponjoso nas epfises; ossos curtos, com comprimentos e larguras praticamente iguais e compostos por osso esponjoso e uma fina camada de tecido sseo compacto; ossos planos ou laminares, compostos por duas lminas paralelas de tecido sseo compacto com osso esponjoso entre elas.

Ossos intermedirios so divididos em cinco grupos: Os ossos alongados, como os da costela, so longos e achatados, no apresentando canal central. Ossos irregulares, como as vrtebras, apresentam formas complexas e quantidades variveis de tecido esponjoso e compacto. Ossos pneumticos so ocos e cheios de ar. Localizados dentro de tendes, os ossos sesamoides variam de tamanho e nmero entre os indivduos. Por fim, os ossos suturais, que ficam dentro de suturas entre ossos do crnio.

O sistema esqueltico formado por: - Cabea: O crnio o esqueleto da cabea, formado pelo neurocrnio, um conjunto de oito ossos que revestem o crebro e as meninges enceflicas, e pelo esqueleto da face, constitudo por 14 ossos que circundam a boca e o nariz. - Trax: O trax formado por 12 vrtebras e 12 costelas, esterno e cartilagens costais. - coluna vertebral: A coluna vertebral estende-se do crnio at a pelve, composta por 24 vrtebras alinhadamente sobrepostas, sacro e cccix. - membro superior e membro inferior: No grupo dos membros superiores esto a cintura escapular, com clavcula e escpula; brao, com mero; antebrao com rdio e ulna, e os ossos da mo. Entre os membros inferiores, o ilaco, o osso do quadril, o fmur e a patela na coxa, a tbia e a fbula na perna e os ossos dos ps.

Funcionamento So os ossos que do suporte aos msculos do corpo, funcionando com cartilagens e juntas como um sistema de alavancas. Tambm protegem os principais rgos do corpo, como o crebro, os pulmes e o corao, alm de servirem como reserva de minerais, especialmente de clcio e fsforo. Alguns ossos possuem tutano, a medula amarela que constituda por clulas adiposas, atuando como uma despensa de gordura para o organismo. Outros ossos, como o crnio e a coluna, so preenchidos com medula ssea vermelha, onde so produzidas hemcias, leuccitos e plaquetas. Mais de 90% do clcio do corpo est presente nos ossos, para garantir a solidez do esqueleto, suprir o organismo com o mineral e preservar as funes vitais por meio da reabsoro ssea. Pesquisas recentes demonstram que o processo de renovao tambm um importante regulador da glicose no sangue, j que um hormnio a osteocalcina liberado pelo osso favorece a sntese e excreo da insulina.

Curiosidades

No corpo humano, o esqueleto feminino diferente do esqueleto masculino. Nos homens, os ombros so mais largos e o trax maior, a pelve mais estreita e o comprimento das pernas representa 56% da altura, ao passo que nas mulheres representa 50%.

Curiosidades Alm disso, enquanto o esqueleto adulto formado geralmente por 206 ossos, um recm-nascido pode possuir 300, que sero fundidos at os 22 anos. Contudo, o osso uma estrutura dinmica, um tecido vivo: continuamente renovado ao longo da vida por um processo chamado reabsoro e remodelao ssea, em que clulas (ostecitos, osteoblastos e osteoclastos), fibras colgenas e outras substncias so destrudas e substitudas lentamente. Quando h alterao nesse mecanismo, algumas doenas como a osteoporose podem surgir. Um esqueleto humano saudvel representa 14% do peso corporal, sendo que mais da metade dos ossos est presente nas mos e nos ps.

O nico osso que no se liga a nenhum outro o hiide, situado abaixo do maxilar, sendo suportado apenas pelos msculos do pescoo e que suporta, por sua vez, a lngua.

Para que o esqueleto funcione corretamente, o indivduo deve consumir quantidades de clcio e fsforo adequadas. A vitamina D, produzida na pele pela exposio aos raios ultravioletas, promove a absoro de clcio e regula o metabolismo sseo. Por esse motivo, foi utilizada por muito tempo como suplemento alimentar na preveno do raquitismo. O hormnio de crescimento somatotrofina, a calcitonina, o paratormnio e hormnios sexuais tambm esto envolvidos no processo ao promover o crescimento de novo tecido sseo.

Doenas relacionadas
Artrite reumatoide: tambm conhecida como artrite degenerativa, artrite anquilosante, poliartrite crnica evolutiva (PACE) ou artrite infecciosa crnica uma doena autoimune sistmica, caracterizada pela inflamao das articulaes, e que pode levar a incapacitao funcional dos pacientes acometidos. Alm de danificar as articulaes possui manifestaes sistmicas como: rigidez matinal por pelo menos uma hora, fadiga e perda de peso. Acredita-se que a origem da doena seja uma alterao do sistema imunolgico, que passa a agir contra protenas prprias do organismo e localizadas nas articulaes (embora possa agir tambm em outros stios do organismo). A primeira descrio da doena foi feita em 1800 por Landr Beauvais.

Exemplos de Artrite reumatoide

Citica: uma dor na perna devido irritao ou compresso do nervo citico. Essa dor geralmente sente-se desde a parte posterior da coxa at parte posterior da panturrilha, e pode se estender at aos quadris e aos ps. Para alm da dor, pode haver entorpecimento e dificuldade de movimentao e controle da perna. Na verdade, a Citica a srie de sintomas, e no o diagnstico para o que est irritando o nervo e causando a dor. A citica geralmente causada pela compresso da raiz do nervo na espinha lombar, se bem que tambm pode ocorrer devido compresso do prprio nervo citico.

A citica pode ser classificada em dois tipos: A "verdadeira citica" causada pela compresso na matriz do nervo por uma hrnia de disco, engrossando e enlargando e/ou desalinhando a vrtebra. A "pseudo-citica" causada pela compresso de seces mais perifricas do nervo, geralmente atravs de tenso de tecido mole no piriforme ou outro msculo relacionado. Hbitos e posturas no saudveis, como ficar um excessivo tempo sentado ou dormir em posio fetal, juntamente com alongamento e exerccio fsico insuficiente das reas miofasciais relevantes, podem ocasionar problemas vertebrais e no tecido mole associado citica. Outras causas da citica incluem infeces e tumores. Citica tambm pode ocorrer durante a fase tardia da gravidez, seja como resultado do tero pressionando o nervo citico, seja secundariamente em decorrncia da tenso muscular ou compresso vertebral associados ao peso extra e mudanas de postura.

Desordem temporomandibular: uma rea da odontologia, que trata das alteraes patolgicas da articulao temporomandibular (ATM), e das dores do processo estomatogntico e faciais. As DTMs (disfunes temporomandibulares so modificaes patolgicas relacionadas articulao temporomandibular (ATM), que articula o crnio e a mandbula podendo ser tanto da parte muscular mastigatria, ligamentar e nervosa, na regio buco-facial ou cervical. Estas articulaes funcionam em dupla. Pode ter como consequncia dores de cabea ou pescoo, rudos articulares (estalos), zumbidos no ouvido, limitao de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigao. De etiologia ainda no definida, acredita-se que o stress seja o principal desencadeante, alm de hbitos deletricos de bruxismo, trauma na regio da cabea e pescoo, m postura e m ocluso. O fisioterapeuta o parceiro do dentista no tratamento desses problemas realizando um processo teraputico.

Escoliose: um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C". um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotao e de uma gibosidade (corresponde a uma ltero-flexo vertebral). A escoliose uma deformidade vertebral de diversas origens. As escolioses de um, ou outro grupo etiolgico, podem ter prognsticos muito diferentes, pela distinta progressividade e gravidade de suas curvas. Para melhor entender a definio de uma escoliose, preciso op-la atitude escolitica: Sem gibosidade Sem rotao vertebral
A atitude escolitica, diferente da escoliose, e deve-se, em 8 entre 10 casos, a uma desigualdade de comprimento dos membros inferiores, e desaparece com o paciente na posio horizontal.

Fascite plantar: refere-se a uma dor plantar, da fascia plantar. Caracteriza-se por uma inflamao ocasionada por micro traumatismos de repetio na origem da tuberosidade medial do calcneo. As foras de trao durante o apoio levam ao processo inflamatrio, que resulta em fibrose e degenerao das fibras fasciais que se originam no osso. A Fascete plantar surge com maior frequncia em indivduos obesos. A pronao excessiva do p, apresenta maior probabilidade no desenvolvimento desta doena, em virtude do aumento da resultante de fora na aponeurose, em consequncia do alongamento do arco e extenso dos dedos.

Hlux valgo (joanete): hallux valgus ou hlux valgo, popularmente conhecido como joanete, um desvio lateral acentuado do primeiro pododctilo, o hlux ou dedo do p. O desvio lateral pode ocorrer na articulao entre o primeiro metatarso e a falange, formando o joanete clssico, com a proeminncia ssea na base do hlux, ou entre as duas falanges, formando o hlux valgo interfalangeano, ou interfalngico. Existem duas classes de causas para esta deformidade: as intrnsecas (ligadas pessoa) e extrnsecas (ligados ao meio). Dentre as causas intrnsecas, destacam-se os fatores genticos (histria familiar), doenas sistmicas pr-existentes (artrite reumatoide ou outras doenas reumticas), anatomia ssea do p, frouxido ligamentar etc. Dentre as causas extrnsecas, principalmente o uso de calados inadequados, com destaque para o sapato de salto alto e ponta fina.

- Hrnia de disco: a projeo da parte central do disco intervertebral (o ncleo pulposo) para alm de seus limites normais (a parte externa do disco, o nulo fibroso). Ocorre geralmente pstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa regio. O disco intervertebral uma placa cartilaginosa que forma uma almofada entre os corpos vertebrais. Aps traumatismo (quedas, acidentes automobilsticos, esforos ao levantar, entre outros), a cartilagem pode ser lesada, comprimindo razes nervosas. Em qualquer local da coluna vertebral pode haver herniao discal. Sintomas: Disco cervical: Dor e rigidez na nuca, nos ombros e na escpula; Dificuldade de movimentao dos braos, com sensao de formigamento (parestesia). Disco lombar: dor anal, no quadril e no pbis, irradiando-se para a panturrilha e o tornozelo; dor acentuada ao sentar, levantar peso, etc.; deformidade postural do saco; dificuldade para andar e devido as fortes contraes nos glteos;

Hrnia de disco

Algumas hrnias de disco podem ser tratadas sem a necessidade de cirurgia, no entanto necessrio avaliar o tipo de hrnia. As sequelas podem variar desde desvios ao andar, perda parcial dos movimentos at impotncia sexual. Hrnias de disco extrusas (hrnias em estado mais avanado da patologia) podem ser tratadas tambm com fixao por implantes as chamadas artrodeses. E tambm com um tratamento mais novo conhecido como fixao dinmica, ou prteses de disco, nas quais se preserva a mobilidade de articulao.

Leso no menisco: a leso meniscal (ruptura do menisco) uma das leses ortopdicas mais comuns. Por ser to comum, causa enorme impacto na sociedade, prejudicando trabalhadores, atletas, crianas, jovens, adultos e idosos a realizar as mais diversas atividades, Porm so leses passveis de tratamento. A articulao do joelho a maior articulao do corpo e uma das mais complexas. Pelo seu uso contnuo durante a vida, ele fica vulnervel a leses. Por ser composto de muitas partes, muitas coisas diferentes podem dar errado. Atletas, particularmente aqueles que praticam esportes de contato, esto em maior risco de leses meniscais. No entanto, qualquer pessoa em qualquer idade pode romper um menisco. Nos adultos e idosos pode ocorrer uma rotura do menisco espontnea devido ao enfraquecimento (degenerao) do mesmo.

- Mieloma mltiplo: uma neoplasia dos plasmcitos. Corresponde a cerca de 10% do total dos cnceres hematolgicos.
Esta doena em geral desenvolve-se a partir de uma condio prmaligna assintomtica chamada de gamopatia monoclonal de significado indeterminado (GMSI). A GMSI identificvel em cerca de 3% da populao acima dos 50 anos. Esta condio evolui paramieloma mltiplo na taxa de cerca de 1% ao ano. Em alguns pacientes, identificvel uma condio intermediria, tambm assintomtica, porm num estgio prmaligno mais avanado, denominada mieloma mltiplo smoldering. O mieloma mltiplo e a GMSI so mais comuns em negros e um pouco mais frequentes no sexo masculino. A destruio ssea acentuada ocasionada pelos plasmcitos neoplsicos leva, com frequncia, a dores sseas, fraturas patolgicas, hipercalcemia e anemia.

Osteoartrite: ou artrose (artrite degenerativa, doena degenerativa das articulaes) uma doena crnica das articulaes e eventualmente dos elementos periarticulares caracterizada pela degenerao da cartilagem e do osso subcondral, que pode causar dor articular e rigidez e reduo da funcionalidade articular. A artrose, a perturbao articular mais frequente, afeta em algum grau muitas pessoas por volta dos 70 anos de idade, tanto homens como mulheres. Contudo, a doena tende a desenvolver-se nos homens numa idade mais precoce. A artrose tambm pode aparecer em quase todos os vertebrados, inclusive peixes, anfbios e aves. Os animais aquticos como os golfinhos e as baleias podem sofrer de artrose, contudo, esta no afeta nenhum dos tipos de animais que permanecem pendurados com a cabea para baixo, os morcegos e as preguias.

ARTICULAES

Osteoporose: Caracteriza-se quando a quantidade de massa ssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento, e mais comum em mulheres do que em homens. A doena progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que acontea algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontnea, isto , no relacionada trauma. Se no forem feitos exames diagnsticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, at que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evoluo retardada por medidas preventivas.

O S S O S D O C O R P O H U M A N O

OSSOS DO CRNIO

OSSOS DA MO

OSSOS DO P

CINTURA ESCAPULAR (OMBRO)

OSSOS DO BRAO

OSSOS DA PERNA

OSSOS DO TRAX

COLUNA VERTEBRAL

OSSOS DO OUVIDO

OSSOS DA CINTURA PLVICA

OSSOS DO PESCOO

TCNICAS DE IMOBILIZAO
Tratamentos de emergncia (imobilizaes provisrias) - Podem ser aplicadas no momento do traumatismo; - Reduzem a dor do paciente; - reduzem a leso nervosa e vascular, evitando compresso de vasos e nervos entre os fragmentos e evitando estiramentos pelo aumento da angulao do local da fratura; - reduzem o risco de converso inadvertida de uma fratura fechada em uma fratura exposta; - facilitam o transporte do paciente e a realizao de radiografias

Podem ser divididas em: - tipoia: usada para imobilizao de descanso de membro superior.

- colar: usado para imobilizao da coluna cervical.

- apoio: imobilizao de apoio de estabilizao para o membro acometido.

- trao: diminui a dor do traumatismo durante o transporte.

- prancha: imobilizao da coluna vertebral.

- tala malevel: imobilizao do segmento traumatizado.

Imobilizaes definitivas no gessadas


- enfaixamento clavicular em oito: destina-se imobilizao da regio clavicular, ao mesmo tempo em que mantm uma posio favorvel do ombro nas fraturas de clavcula.

- enfaixamento em MJ: destina-se mobilizao da articulao escpula-umeral.

- enfaixamento compressivo de Jones: destina-se imobilizao de uma regio articular, segmento de um membro e aps intervenes cirrgicas.

- enfaixamento toracobraquial (Velpeau): destina-se imobilizao da regio escpula-umeral, indicado nas luxaes glenoumerais (aps reduo), nas fraturas do colo do mero e da escpula.

- espadaradrapagem e Frola maetlica: destina-se imobilizao de artelhos (Parte saliente e arredondada da tbia e pernio, na articulao com o p; tornozelo)

Histrico das imobilizaes definitivas gessadas - 3.000 A.C. Imhotep, autor egpcio de um papiro, descreveu a reduo e fixao de fraturas por meio de talas de madeira e bandagens; - 1852 Antonius Mathijsen, cirurgio militar holands, relatou o uso de bandagens gessadas para fixar fraturas. - 1852 Pirogov, cirurgio militar russo, enfatizou aimobilizao de fraturas antes do transporte de feridos. - 1967 Sarmiento, cirurgio ortopdico de Miami, aplicou princpios prottico e ortopdico ao desenvolvimento de sistemas de fixao de fraturas de extremidades superiores e inferiores.

Imobilizaes definitivas gessadas


Feitas com bandagens de gesso: rolo de gaze, endurecida por um tipo de amido e impregnada por sulfato de clcio semilhidratado. Esse tipo de procedimento tem por objetivo: - imobilizar uma fratura j reduzida; - imobilizar segmento corpreo com traumatismo, mesmo sem fratura. - imobilizar segmento osteoarticular com processo infeccioso; - imobilizar mantendo correo de deformidades; - imobilizar uma regio operada.

- Antebraquiopalmar: destina-se a imobilizao do tero distal do antebrao e do punho, indicada nas contuses e tores do punho.

- Antebraquiopalmar em garrafa: destina-se a imobilizao do tero distal do antebrao e o punho, indicada nas fraturas de metacarpos, nas contuses e tores de pulso.

- Axilopalmar: destina-se imobilizao de todo o cotovelo, antebrao e punho, em fraturas do antebrao, cotovelo e mero distal.

- Pina de confeiteiro: destina-se imobilizao do brao por ao da goteira e, ao mesmo tempo, atravs da trao exercida no brao pelo peso do gesso. Indicada nas fraturas do tero mdio do mero.

- Suropodlica: destina-se imobilizao do p, do tornozelo e do tero distal da perna. Aplicada em fraturas dos ossos do p e do tornozelo; nas distenses e contuses do tornozelo.

- Inguinopodlica destina-se imobilizao provisria do membro inferior; indicada nas fraturas dos ossos da perna e patela.

- Inguinonomaleolar: destina-se imobilizao provisria do membro inferior; indicada nas luxaes do joelho e da patela (aps reduo), nas fraturas da patela, nas entroses de joelho e nas contuses da perna, joelho e coxa.

Aparelhos Gessados Minerva: destina-se imobilizao da coluna cervical e coluna dorsal alta

Colete Gessado: destina-se imobilizao da coluna dorsal baixa e lombar.

Toracobraquial: destina-se imobilizao da cintura escapular e mero, em fraturas de mero proximal e luxao gleno-umeral posterior.

Axilopalmar: destina-se imobilizao do cotovelo e ossos do antebrao, em fraturas de merodistal, ossos do antebrao e punho.

Axilopalmar pendente: destina-se imobilizao e alinhamento dos fragmentos sseos do mero.

Axilopalmar em cartucho: destina-se imobilizao do cotovelo nas fraturas supracondilianas em crianas.

Antebraquiomanual para escafide: destinase imobilizao do punho juntamente com a primeira falange do polegar, com o intuito de no permitir mobilidade nos casos de fratura de escafide.

Antebraquiopalmar: destina-se imobilizao em posio funcional da articulao do punho e ossos do carpo.

Antebraquiopalmar em garrafa: destina-se imobilizao em posio funcional da articulao dos ossos do carpo e metacarpos.

Pelvipodlico: destina-se imobilizao da articulao coxo-femoral e fmur, em fraturas de fmur em crianas e algumas patologias como Doena Displstica do Quadril.

Inguinomaleolar: destina-se imobilizao da articulao do joelho.

Inguinopodlico: destina-se imobilizao da articulao do joelho e da perna.

Suropodlico: destina-se imobilizao do tornozelo, articulaes e ossos do p.

Aparelhos Gessados para Reabilitao


Gesso para P Torto Congnito: destina-se correo de deformidades e imobilizao ps-operatria.

Eis as complicaes em decorrncia das imobilizaes:


- lcera decorrente de salincias internas no aparelho gessado; - efeitos trmicos do gesso; - tromboflebite e posio em eqinio; - infeco secundria, incluindo gangrena gasosa; - necrose muscular compartimental; isqumica decorrente de sndrome

- reaes alrgicas ao gesso.

Referncias Bibliogrficas
Sites http://www.estudopratico.com.br/ossos-do-corpo-humano-nomes-efuncoes-2/ http://www.auladeanatomia.com/osteologia/generalidades.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Esqueleto_humano

Livros Tcnicas de Imobilizaes de Camargo F.P.; Fusco E.B.; CarazzatoJ.G. Fraturas em Adultos Rockwood, Jr C.A.; Green D.P.; Bucholz R.W.; Vol. 1, 3 edio Emergncias Mdicas Tintinali J.E.; Ruiz E.; Krome R.L. 4 edio

Vous aimerez peut-être aussi