Vous êtes sur la page 1sur 25

ECONOMIA

Prof . IRINEU GUTIERREZ JR. 2012

Economia
CONDICIONADAS ESCASSEZ.
A ECONOMIA A CINCIA DA ESCOLHA FEITA PELAS PESSOAS OSullivan/Sheffrin/Sishijima, 2003 O HOMEM O NICO ANIMAL QUE REALIZA INTERCMBIO; UM

CACHORRO NO TROCA OSSOS COM OUTRO CACHORRO.


Adam Smith, 1776

ESTABELECIDAS, IMEDIATAMENTE APLICVEIS EM POLTICA ECONMICA. TRATA-SE DE UM MTODO, NO DE UMA DOUTRINA, UM APARATO DA MENTE, UMA TCNICA DE PENSAR QUE AJUDA AQUELE QUE A DOMINA A TRAAR CONCLUSES ACERTADAS.
John Maynard Keynes, 1930 Agentes econmicos (Famlias(pessoas), empresas e Governos tomam decises? Como influenci-los?
2

A TEORIA ECONMICA NO FORNECE UM CORPO DE CONCLUSES

O SER HUMANO E AS ESCOLHAS


Ou isto ou aquilo Ou se tem chuva e no se tem sol, ou se tem sol e no se tem chuva! Ou se cala a luva e no se pe o anel, ou se pe o anel e no se cala a luva! Quem sobe nos ares no fica no cho, Quem fica no cho no sobe nos ares. uma grande pena que no se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares! Ou guardo o dinheiro e no compro o doce, ou compro o doce e no guardo o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... e vivo escolhendo o dia inteiro! No sei se brinco, no sei se estudo, se saio correndo ou fico tranqilo. Mas no consegui entender ainda qual melhor: se isto ou aquilo.
Ceclia Meireles

Alguns Princpios em Economia Como as Pessoas Tomam Decises


Princpio 1: As pessoas enfrentam trade-offs
Uma hora a mais dedicada ao estudo significa uma hora a menos dedicada ao trabalho. Pais tm que alocar seus recursos entre finalidades mutuamente excludentes. Por exemplo, eles podem investir em sua prpria aposentadoria, na educao de seus filhos e, inclusive, no nmero de filhos. A sociedade enfrenta um trade-off entre eqidade e eficincia. Polticas que aumentam a eficincia da economia freqentemente agravam a desigualdade social no curto prazo. Esse conflito pode ser traduzido pela famosa frase de Delfim Netto: preciso fazer o bolo crescer antes de distribu-lo.

A Economia a Cincia da escolha.


4

Alguns Princpios em Economia Como as Pessoas Tomam Decises


Princpio 2: O custo de alguma coisa quanto voc tem de sacrificar para obt-la (custo de oportunidade)
Como as pessoas enfrentam trade-offs, elas devem calcular os custos e benefcios de suas decises. As pessoas racionais calculam os custos de uma deciso econmica com base em seu custo de oportunidade, ou seja, no valor sacrificado para obter o que desejam. O custo de oportunidade no coincide necessariamente com o custo contbil de uma deciso. Exemplos: compra de uma casa ou um apartamento? compra de um automvel ou uma motocicleta? vendo um terreno ou um caminho?

Alguns Princpios em Economia Como as Pessoas Interagem


Adam Smith (1776) fez a mais famosa observao de toda a teoria econmica:

Embora visem somente seu prprio interesse, indivduos e firmas agem como se fossem guiados por uma mo invisvel de modo a maximizar o bem-estar social.
6

Alguns Princpios em Economia Como as Pessoas Interagem


Questo: Como funciona a mo invisvel?
Os preos so instrumentos atravs dos quais a mo invisvel dirige a atividade econmica. Os preos refletem tanto o valor que a sociedade atribui a um bem quanto os custos em que ela incorre para produzi-lo.Como os indivduos e empresas tomam suas decises com base nos preos que observam no mercado, eles terminam por levar em conta, involuntariamente, os benefcios e custos sociais de suas aes.Conseqentemente, os preos encaminham esses tomadores de decises individuais para resultados que, muitas vezes, maximizam o bem-estar da sociedade como um todo.

PRINCPIOS ECONMICOS

1) As pessoas enfrentam trade-offs


2) O custo de alguma coisa quanto voc tem de sacrificar para obt-la (custo de oportunidade) 3) Pessoas racionais fazem clculos econmicos na margem

5) Trocas aumentam o bem-estar


6) Mercados geralmente so uma boa forma de organizar a atividade econmica 7) Polticas governamentais podem aumentar a eficincia dos mercados 8) O padro de vida de um pas depende da produtividade do trabalho de seus habitantes.

4) Indivduos respondem a incentivos: se os termos do trade-off mudam, as escolhas tambm mudam.


8

Responda as questes a seguir:


Devemos solucionar as seguintes questes:
1- Como os agentes econmicos tomam decises? Quais so estes agentes? 2- Decises sujeitas a que tipo de restries? 3- Como tais decises ou escolhas afetam o sistema econmico? 4- Como pode o governo influenciar em tais decises?
9

Microeconomia
Microeconomia
o estudo de como os consumidores individuais e as firmas tomam decises e interagem nos mercados entre si. Costumamos dizer que aspectos microeconmicos so passveis de ao pelos indivduos e empresas. Exemplos: salrios de nossos funcionrios, negociao com sindicatos regionais, nossos produtos, etc
10

Macroeconomia
Macroeconomia
o estudo dos agregados econmicos. Estuda-se o comportamento de variveis como inflao, desemprego, consumo, investimento, nvel de produto, preo do petrleo, crise americana, etc. Costumamos dizer que os aspectos macroeconmicos fogem da ao direta dos indivduos e das empresas.
11

O Fluxo Circular da Renda


Receita Bens e servios vendidos

Mercados de bens e servios

Despesa Bens e servios comprados

Empresas

Famlias

Insumos para a produo Salrios, aluguis, juros e lucros


12

Mercado de fatores de produo

Trabalho, terra e capital Renda

O Fluxo Circular da Renda


Empresas
Produzem e vendem bens e servios Empregam e usam os fatores de produo

Famlias / indivduos
Compram e consomem bens e servios Vendem os fatores de produo * torna-se importante salientar a ao taxativa dos governos nesse processo!
13

O Fluxo Circular da Renda


Mercados de Bens e Servios
As empresas vendem As famlias/ indivduos compram

Mercados de Fatores de Produo


As famlias / indivduos vendem As empresas compram Os governos (Municipal, Estadual e Federal) tambm contribuem para o ciclo econmico
14

Preos Reais X Preos Nominais


Quando comparamos o preo de uma mercadoria em um determinado momento com seu preo em outro momento, necessitamos, para que tal comparao seja coerente, que os valores sejam medidos em relao ao nvel geral de preos. Se o salrio de um trabalhador aumenta de R$ 1000 para R$ 1500, mas o nvel de preos tambm aumenta 50%, o salrio real permanece constante, ou seja, o poder de compra do trabalhador no alterado.
15

Preos Reais X Preos Nominais


Um ndice de preos acumula a variao do nvel geral de preos (taxa de inflao).
Ano 1994 1995 1996 1997 1998 1999 Inflao 20% 10% 10% 15% 20% 10% Base do ndice = 100 100+10% 110+10% 121+15% 139.15+20% 166.98+10% ndice de Preos 100.00 110.00 121.00 139.15 166.98 183.68

16

Oferta, Demanda e Equilbrio de Mercado


Um mercado um conjunto de compradores e vendedores que interagem, resultando na possibilidade de trocas voluntrias, nas quais ambos buscam a maximizao de utilidade. Tais trocas implicam na formao de preos, que quando comparados entre si formam o que chamamos de sistema de preos relativos. Este sistema um poderoso indicador de como os recursos devem ser alocados de forma mais eficiente.
17

Oferta, Demanda e Equilbrio de Mercado


Tipos de Mercado
Perfeitamente Competitivos
Produtos homogneos; Os compradores e vendedores so numerosos, de modo que cada um no tenha influncia sobre o preo: Compradores e vendedores so tomadores de preos.

18

Oferta, Demanda e Equilbrio de Mercado


Tipos de Mercado
Monoplio
Um vendedor, e o vendedor controla o preo.

Oligoplio
Poucos vendedores; Nem sempre competem agressivamente Produtos podem ser diferenciados ou no.

19

Oferta, Demanda e Equilbrio de Mercado


Outras Variveis que Afetam a Demanda
Renda; Gostos e Preferncias; Preo dos Bens Relacionados;
Substitutos Complementares

Expectativas.

20

Oferta, Demanda e Equilbrio de Mercado


Demanda
Existe uma relao inversa entre o preo e a demanda. Um aumento no preo provoca uma variao da quantidade demandada, representada por um deslocamento ao longo da curva de demanda. Existe uma relao direta entre a demanda e a renda (no caso dos bens normais), gostos e preferncias e os preos dos bens complementares e uma relao inversa no caso dos preos dos bens substitutos. Uma alterao em qualquer um desses parmetros provoca uma variao da demanda, representada pelo deslocamento da curva de demanda.
21

Oferta, Demanda e Equilbrio de Mercado


Quanto s expectativas de mercado: A expectativa de um aumento futuro no preo aumenta a demanda presente; A expectativa de uma reduo futura no preo reduz a demanda presente; A expectativa de que haja um racionamento aumenta a demanda presente; A expectativa de uma renda maior no futuro aumenta a demanda presente.
22

Oferta, Demanda e Equilbrio de Mercado


Outras Variveis que Afetam a Oferta
Preo dos Insumos (custos de produo)
Tecnologia Expectativas

23

Oferta, Demanda e Equilbrio de Mercado


Oferta
Existe uma relao direta entre o preo e a oferta. Um aumento no preo provoca uma variao da quantidade ofertada, representada por um deslocamento ao longo da curva de oferta. Existe uma relao inversa entre os custos de produo e a oferta e uma relao direta entre a tecnologia e a oferta. Uma reduo nos custos de produo e/ou uma melhoria tecnolgica provocam uma variao da oferta, representada pelo deslocamento da curva de oferta para a direita.
24

Exerccio para serem discutidos em grupo: devem ser entregues para avaliao de indicador.
- Pede-se grupos em torno de 4 alunos... 1 O que estudamos em microeconomia? Cite trs exemplos alm dos j citados. 2 O que estudamos em macroeconomia? Cite trs exemplos. 3 Simplifique e explique O Fluxo Circular da Renda. 4 O que voc entende por ao taxativa exercida pelos governos? 5 Cite exemplos entre preos reais X nominais. 6 Defina oferta e demanda. 7 - Cite exemplos de monoplio e oligoplio no Brasil. 8 O que equilbrio de mercado? Cite exemplos. 9 Por que tais tipos de mercado no so ideais para economia? 10 O que acontece com os preos analisando-se produtos sazonais?

Vous aimerez peut-être aussi