Vous êtes sur la page 1sur 25

Senescncia e morte celular programada em plantas

A senescncia um processo no qual os promotores e inibidores de crescimento podem estar envolvidos; um processo que refere-se ao envelhecimento, um fenmeno comum em todos os organismos vivos e que precede a morte; Esse processo, comum a todos os demais, constitudo de uma srie de eventos que , embora mal conhecidos do ponto de vista de sua regulao, podem ser bem caracterizados; Plantas anuais e bianuais morrem aps a florao e frutificao.

Caractersticas: Morte total da planta; Mudanas de colorao (verde amarelo) no limbo foliar; Mudanas na permeabilidade das membranas celulares e de organelas > permite a liberao de substncias; Formao da camada de absciso queda de folhas velhas e frutos maduros

pode ocorrer o processo de senescncia extremamente rpido (horas ou dias), enquanto que alguns rgos podem demorar anos para se tornarem senescentes. Senescncia diferente de necrose! NECROSE a morte provocada por dano fsico, venenos ou outra leso externa; SENESCNCIA um processo de desenvolvimento normal, dependente de energia e pode ser controlado pelo prprio programa gentico da planta. Ex: As folhas so geneticamente programadas para morrer e sua senescncia pode ser provocada por fatores ambientais. um processo altamente regulado, durante o qual vrios mecanismos metablicos so ativados, enquanto que outros so inativados.

DEFINIO: A senescncia a fase terminal do desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta, precedendo a morte generalizada das clulas e dos rgos; Ela envolve a translocao ativa dos materiais celulares para serem usados em outros rgos; Trata-se de um processo de desenvolvimento normal, dependente de energia, controlado pelo prprio programa gentico da planta e dependente de uma srie de eventos citolgicos e bioqumicos.

AS PLANTAS EXIBEM VRIOS TIPOS DE SENESCNCIA: Senescncia Monocrpica >> A senescncia da planta inteira aps um ciclo reprodutivo nico; Ex: plantas anuais como TRIGO, MILHO e SOJA amarelam abruptamente e morrem aps a produo dos frutos, mesmo sob condies timas de crescimento.

Senescncia de caules areos herbceas; (Lrio, cebola). Senescncia foliar sazonal (como em rvores decduas); Senescncia foliar sequencial (em que as folhas morrem quando alcanam uma certa idade); Senescncia de frutos; (amadurecimento) Senescncia de cotildones de reserva e rgos florais; Senescncia de tipos celulares especializados (Traquedes e elementos de vaso).

Senescncia Recupera recursos valiosos que a planta investiu na formao de suas estruturas como as folhas. Acares, aminocidos, protenas, carboidratos, nutrientes...

Estes acares, aminocidos e outras substncias so transportados de volta para a planta via floema, onde sero reutilizados em processos de sntese; Os minerais so transportados para fora de rgos senescentes e retornam para o corpo principal da planta.

A senescncia de rgos vegetais frequentemente est associada a ABSCISO

CAMADA DE ABSCISO Processo pelo qual clulas especficas no pecolo se diferenciam, formando uma camada de clulas que permite ao rgo senescente a separao da planta.

A senescncia uma srie ordenada de eventos citolgicos e bioqumicos A nvel citolgico algumas organelas so destrudas e outras so mantidas ativas at o processo final. 1 cloroplasto (tilacides e estroma) senescncia foliar... O ncleo permanece estrutural e funcionalmente intactos at os estdios tardios da senescncia; Sntese de vrias enzimas hidrolticas, como: proteases, nucleases, lipases e enzimas degradadoras de clorofila; Genes especficos Genes de senescncia regulados para baixo (SDGs senescence down-regulated genes)

Vous aimerez peut-être aussi