Vous êtes sur la page 1sur 48

Revoltas na Primeira Repblica

Messianismo
Religiosidade e revolta sertaneja.

Antnio conselheiro(18281897).

Revolta de Canudos (1893-1897)


Causas:
O declnio da produo aucareira.
As constantes secas.

A prepotncia dos coronis fazendeiros.


Os novos rumos polticos do Pas .Com a repblica que no lhes trouxeram qualquer benefcio.

Vida em Canudos
Praticava-se o sistema comunitrio em que as colheitas, os rebanhos e o fruto do trabalho, era repartidos; o excedente era vendido ou trocado com os povoados vizinhos. No havia cobrana de tributos. Eram proibidas a venda de prostituio e bebidas alcolicas.

Reao contra Canudos


Para os fazendeiros baianos e os proprietrios de terras em geral , bem como para as elites polticas e o governo, Canudos constitua uma ameaa, tanto pela ocupao de terras quanto pela recusa subordinao ao estado.

Guerra de Canudos
Em novembro de 1896, tropas dos coronis locais e do Governo estadual baiano foram enviados para acabar com o arraial (povoado) , mas no conseguiram vencer as foras de canudos. Assim o governo federal entrou na luta, mandando tropas para a regio. 7 mil homens foi organizado pelo ministrio da Guerra e canudos foi destrudo em 5 de outubro de 1897.

A morte de Antnio Conselheiro.

Guerra de Contestado(1912-1916)

Outro importante movimento messinico ocorreu na fronteira entre Paran e Santa Catarina , em uma regio contestada(disputada) pelos dois estados, que por isso ficou conhecida como Contestado. Sob lideranas de um monge Jos Maria.

Fundao de Povoados

Jos Maria reuniu mais de 20 mil sertanejos e fundou com que compunham a chamada monarquia celeste .

Derrota dos Sertanejos

Em novembro de 1912, Jos Maria foi morto em combate e santificado pelos moradores da regio. Seus ,seguidores, portanto criara novos ncleos da monarquia celeste que depois foram combatidos e destrudos por foras do exrcito brasileiro. Em 1916 os ltimos ncleos foram arrasados por tropas de 7 mil homens armados de canhes metralhadoras e ate avies de bombardeio, pela primeira vez usados como arma de combate no Brasil.

Cangao
A misria , a seca, a fome, a concentrao de terras nas mos dos coronis fazendeiros e suas injustia produziam no nordeste um ambiente favorvel a formao de grupos armados, que praticavam assaltos a fazendas e, muitas vezes, matava pessoas.

Rei do Cangao
Lampio formou o seu bando a princpio com dois irmos, primos e amigos, cujos integrantes variavam entre 30 e 100 membros, e passou a atacar fazendas e pequenas cidades em cinco estados do Brasil, quase sempre a p e s vezes montados a cavalo durante 20 anos, de 1918 a 1938.

Virgulino Ferreira

Cangao

O governo baiano ofereceu 50 contos de ris pela captura de Lampio. Virgulino morreu no dia 28 de julho de 1938. Os trinta homens e cinco mulheres estavam comeando a se levantar, quando foi vtima de uma emboscada de uma tropa de 48 policiais de Alagoas, comandada pelo tenente Joo Bezerra. Lampio, Maria Bonita e nove cangaceiros foram mortos e tiveram suas cabeas cortadas. Maria foi degolada viva. Os outros conseguiram escapar.

Revoltas no Rio de janeiro

Revoltas no Rio de Janeiro

Mobilizaes na capital da repblica.

Nem todas as revoltas ocorreram no interior e no campo.


A capital da repblica, Rio de Janeiro tambm ocorreu movimentos populares. Entre esses movimentos destacaram: * Revolta da vacina * Revolta da chibata * tenentismo

Revolta da vacina

No inicio do sculo XX, a populao enfrentava graves problemas sociais e de sangramento. Consequncias: Morriam em epidemias como: * Febre amarela;

* Peste butnica e varola.

Reforma da capital
Desejo

de transformar Rio de Janeiro na capital do progresso. Coube ao presidente Rodrigues Alves a deciso de implementar esse projeto. Aconteceram obras de reforma e modernizao do Rio comandada pelo prefeito da cidade Francisco Pereira Passos.

Campanha da vacina
Governo concentrou suas aes e reforma da capital. Um dos principais objetivos era o combate as epidemias. A populao no tinha acesso sobre os benefcios da vacina.

Alguns diziam que injees em mulheres era imoral.

Exploso popular
Pessoas descontentes pela demolio dos cortios. A impopularidade do governo e a obrigatoriedade provocou uma revolta popular nas ruas do Rio de Janeiro Os polticos e militares quiseram aproveitar da revolta para derrubar Rodrigo Alves da presidncia. Mas no conseguiram

Exploso popular
Cerca de 50 pessoas morreram e mais de 100 ferida

Centenas de participantes foram presos e deportados para o Acre.

Revolta dos Chibatas (1910)

Seis anos depois da revolta da vacina em 22 de novembro de 1910, explodiu outra insatisfao no Rio de Janeiro. Aproximadamente 2 mil membros da marinha rebelaram-se contra os castigos fsicos que recebiam dando inicio a revolta da chibata

Chibatadas

No inicio do sculo XX, marinha mantinha em seu codigo disciplinar normas que remontaram aos seculos XVII e XIX. Entre elas estavam a punio dos marinheiros. Por faltas graves com 25 chibatadas. Essa punio acontecia na frente de seus companheiros que eram obrigados a assistir

"Para as faltas leves, priso a ferro na solitria, por um a cinco dias, a po e gua; faltas leves repetidas, idem, por seis dias, no mnimo; faltas graves, vinte e cinco chibatadas, no mnimo."

Chibatadas

A indignao crescia A tolerncia com os maus tratos chegou ao limite

Isso depois que um marujo encouraado de minas gerais recebeu uma punio de 250 chibatadas.

Exploso da revolta
Quando o encouraado chegou a baia de Guanabara sua tripulao amonitou-se. Primeiro os revoltosos tomaram o comando de Minas Gerais, acompanhando pelos marujos de So Paulo, Bahia e Dourado. Que tambm assumiram o controle de seus respectivos navios.

Exploso da revolta

Apontaram os canhes para a cidade do rio Enviaram uma comunicao ao presidente que dizia as razes da revolta e fazendo suas exigncias. "No queremos a volta da chibata. Isso pedimos ao presidente da Repblica e ao ministro da Marinha. Queremos a resposta j e j. Caso no a tenhamos, bombardearemos as cidades e os navios que no se revoltarem."

Reao do Governo

O governo respondeu depois de quatros dias de muita tenso que atenderia a todas as exigncias dos marujos. A camada aprovou que acabava com as chibatadas e perdoava os revoltosos

Que era considerado um crime contra a disciplina.

Reao do Governo

Os marinheiros confiando na palavra, entregaram os navios aos comandantes. Mas o governo no cumpriu tudo o que havia prometido. O castigo acabou mas alguns lderes foram presos e vrios marinheiros expulsos.

Os marujos realizaram outra rebelio. S que dessa vez o governo estava preparado para reagir.

Dezenas dos revoltosos foram mortos e centenas foram presos e mandados para a Amaznia.
Mais de mil foram expulso da marinha Joo Cndido foi preso em uma masmorra da ilha de cobras. Sendo julgado e absolvido em 1912, passou para a historia como Almirante negro

Que acabou com o castigo da chibatada

Tenentismo

Na dcada de 1920 surgiu no Brasil um movimento conhecido como Tenentismo, formado em geral por militares de mdia e baixa patente. Questionavam o sistema vigente no pas e, mesmo sem defender uma causa ideolgica especfica, propunham mudanas no sistema eleitoral e na educao pblica da Repblica Velha.

O que defendiam ?

Este movimento contestava a ao poltica e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). Embora tivessem uma posio conservadora e autoritria, os tenentes defendiam reformas polticas e sociais. Queriam a moralidade poltica no pas e combatiam a corrupo.

O movimento tenentista defendia as seguintes mudanas:

- Fim do voto de cabresto (sistema de votao baseado em violncia e fraudes que s beneficiava os coronis); - Reforma no sistema educacional pblico do pas;

- Mudana no sistema de voto aberto para secreto;

Tenentismo

Foram os militares que governaram o Brasil nos dois primeiros mandatos da Repblica, mas aps Floriano Peixoto foram afastados da presidncia para darem lugar aos governos civis. Tem incio tambm a partir de ento o domnio de uma oligarquia que mantinha o controle do poder no pas e que revezava os grupos no poder. Durante toda a Repblica Velha, Minas Gerais e So Paulo eram os dois principais estados brasileiros no cenrio poltico, o predomnio dos mesmos na ocupao do principal cargo no pas envolvendo um esquema de mtua cooperao caracterizou tal perodo da histria brasileira. O Tenentismo surgiu justamente como forma de contestao ao sistema poltico que dominava o Brasil e no permitia espaos para grupos que no fizessem parte da oligarquia.

Tenentismo

Logo no incio da dcada de 1920 se espalharam pelos quartis os ideais do Movimento Tenentista. Carregando a bandeira da democracia, o grupo que era formado basicamente por militares de baixa patente colocava em questo as principais marcas da Poltica do Caf com Leite. Os militares defendiam a dinamizao da estrutura do poder no pas, almejando que o processo eleitoral se tornasse mais democrtico e permitisse o acesso de mais grupos ao poder, questionavam o voto de cabresto e eram favorveis ao direito da mulher ao voto. Descontentes com a realidade poltica do Brasil, acreditavam que se fazia necessrio uma reforma no ensino pblico, assim como a concesso da liberdade aos meios de comunicao, a restrio do Poder Executivo e a moralizao dos ocupantes das cadeiras no Poder Legislativo.

Tenentismo

O Tenentismo conquistou civis que aderiram ao projeto, mas com o tempo foi ficando claro que a defesa era pela implantao de um Estado forte e centralizado, atravs do qual as necessidades do pas poderiam ficar explcitas e resolvidas. A evoluo do Movimento Tenentista se d ao longo da dcada de 1920 por via de suas expresses armadas. A primeira ao deste tipo dos Tenentes aconteceu em 1922 no evento conhecido como Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, em 1924 veio a Comuna de Manaus e a Revoluo de 1924. Concomitantemente teve incio o evento mais duradouro e que percorreu grande territrio no Brasil, a Coluna Prestes.

Revoltas

Os tenentistas chegaram a promover revoltas como, por exemplo, a revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Nesta revolta, ocorrida em 5 de julho de 1922, foi durante combatido pelas foras oficiais. Outros exemplos de revoltas tenentistas foram a Revolta Paulista (1924) e a Comuna de Manaus (1924). A Coluna Prestes, liderada por Luis Carlos Prestes, enfrentou poucas vezes as foras oficiais. Os participantes da coluna percorreram milhares de quilmetros pelo interior do Brasil, objetivando conscientizar a populao contra as injustias sociais promovidas pelo governo republicano.

Em 1929 o Tenentismo integra a Aliana Liberal, mas nesse momento Lus Carlos Prestes j havia se tornado comunista e no mais integrava o movimento. A Aliana Liberal somava a luta Tenentista que envolvia o voto secreto e tambm feminino com a evoluo do direito trabalhista. O Tenentismo foi fundamental para que Getlio Vargas assumisse o poder, tanto que aps a Revoluo de 1930 o presidente nomeou vrios tenentes como interventores em quase todos os estados.

Decadencia

O Tenentismo se manteve presente na poltica e passa por uma ciso em 1937 quando um grupo decide seguir Lus Carlos Prestes e outro rompe com o presidente Getlio Vargas e passa a exercer a oposio. O Movimento Tenentista esteve presente na deposio de Getlio Vargas em 1945 e disputou as eleies presidenciais no mesmo ano e tambm em 1955. Quando ocorreu a Revoluo de 1964 que colocou os militares no poder no Brasil quase todos os comandantes eram tenentes na ocasio da Revoluo de 1930, como o caso de Ernesto Geisel, Castelo Branco e Mdici. Dessa forma o Tenentismo se manteve vivo at meados da dcada de 1970 quando os membros do movimento nascido na dcada de 1920 comearam a morrer.

Modernismo

Modernismo

O modernismo uma corrente artstica que surgiu na ltima dcada do sculo XIX, como resposta s consequncias da industrializao, revalorizando a arte e sua forma de realizao: manual. O nome deste movimento deve-se loja que o alemo Samuel Bing abriu em Paris no ano de 1895: Art Nouveau. No resto da Europa difundiram-se diferentes tradues: Modernismo, na Espanha; Jugendstil, na Alemanha; Secesso, na ustria; e Modern Style, na Inglaterra e Esccia.

Inicio

Aps a primeira Semana da Arte Moderna, teve incio a primeira fase modernista, que comeou em 1922 e foi at 1930. O Brasil vivia os ltimos anos da Repblica Velha e a economia mundial entrou em crise por causa da queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Alm disso, o Brasil passou por diversas revoltas sociais que culminou na Revoluo de 1930 e na ascenso de Getlio Vargas.

Modernismo

Contrariamente sua inteno inicial, o modernismo conseguiu a adeso da alta burguesia, que apoiava entusiasticamente essa nova esttica de materiais exticos e formas delicadas. O objetivo dos novos desenhos reduziu-se meramente ao decorativo, e seus temas, como que surgidos de antigas lendas, no tinham nada em comum com as propostas vanguardistas do incio do sculo. O modernismo no teria sido possvel sem a subveno de seus ricos mecenas.

Modernismo

Nos anos compreendidos da primeira fase modernista, os imigrantes vinham ao Brasil para substituir a mo-de-obra dos ex-escravos e tambm para ocupar os postos de trabalho nas indstrias, que davam lugar s importaes ocorridas a partir da Primeira Guerra Mundial. Contudo, os produtos importados continuavam vindo pelo porto de Santos e eram consumidos, em geral, pela populao de So Paulo com maior poder aquisitivo, como os funcionrios pblicos.

Modernismo

As oligarquias rurais brasileiras dividiam as bases de poder de acordo com o estado ou regio: Minas Gerais ocupava a maioria das cadeiras na Cmara dos Deputados e, portanto, decidia quanto aprovao de projetos; o Sul possua a fora militar do pas; j no Nordeste estava concentrada a produo cafeeira, enquanto So Paulo era o plo de desenvolvimento industrial. Os latifundirios eram praticamente senhores feudais que tinham at mesmo jagunos, pistoleiros que trabalhavam para que nenhuma determinao dos coronis fosse descumprida.

Modernismo

A Primeira Guerra Mundial trouxe instabilidade na economia mundial e somado a isso, o Brasil estava em um clima de revoltas e mobilizaes radicais, inclusive foi criado o Partido Comunista Brasileiro que, como o prprio nome j diz, adotou uma filosofia partidria contrria a que se firmava: a do capitalismo. Foi quando no Rio de Janeiro aconteceu a Revolta do Forte de Copacabana, em 1922, e em So Paulo a Revolta de 1924, com o objetivo de destituir Artur Bernardes da Presidncia, cujo governo foi marcado por censura imprensa. Alguns meses depois, no Rio Grande do Sul, o capito Lus Carlos Prestes liderou gachos que enfrentaram alguns combates em prol dos ideais comunistas, logo aps se juntaram a tenentes paulistas, e assim a chamada Coluna Prestes foi formada.

Modernismo

O objetivo da Coluna Prestes era ir contra as oligarquias. Em 1929, a Bolsa de Valores de Nova Iorque causou falncia a milhares de burgueses no mundo todo, inclusive no Brasil. A burguesia brasileira encontrava-se envolta nas tradies culturais francesas, na Belle poque, todo produto francs era bom e refinado.

Modernismo

Em meio s contradies sociais e polticas, um grupo de artistas, em So Paulo, promoveu um evento que foi um marco na literatura brasileira, bem como o comeo da primeira fase do Modernismo: a Semana da Arte Moderna, que contradizia, atravs das obras artsticas expostas, o refinamento e padronizao do ento academicismo europeu literrio.

Video

Vous aimerez peut-être aussi