Vous êtes sur la page 1sur 19

Csio 137 reviso de caso: O que poderia ser evitado no acidente radiolgico de Goinia

Aline Gondat Schilithz Ana Carolina Bastos Ana Carolina Valente Ana Paula Gomes Carolina Dale Caroline dos Santos da Fonseca Carlos Manuel Dutok Cesar Luiz Pinto Ayres Coelho da Silva Karla Bitencourth Rebecca Leal Caetano Renata Rocah Pessanha Selma Patricia Diniz Valdirene Lima

Introduo
Radiao o nome dado a qualquer processo que seja capaz de transferir energia sem necessidade de meio material.

O seu campo de ao monitorado pela Comisso Nacional de Energia Nuclear CNEN e Vigilncia Sanitria.
Est inserida como atividade de alta e mdia complexidade nos Servios de Sade, (definidas na Lei Orgnica da Sade LOS, constituda em seu conjunto pela Lei Federal n 8.080 de 19/09/90 e Lei Federal n 8.142 de 28/12/90), abrangendo: Radiodiagnstico Mdico e Odontolgico; Radiao Industrial; Medicina Nuclear um procedimento que atua atravs de radioistopos que passam a Radioterapia; emitir radiaes nos tecidos onde tm afinidade. Radioimunoensaio; Resduos Radioativos; Radiografia Industrial.

Csio 137
Cloreto de csio sal solvel em gua; Metal alcalino slido nas condies normais de

temperatura e presso, brilhante e prateado; Istopo radioativo; No existe na natureza sua deteco no ambiente indicativo de atividade antrpica; Possui um ncleo no estvel, e para ter estabilidade emite radiao; Meia vida de 30,17 anos; Bioacumulador.

Csio -137 : O caso

Organograma

Fonte

Fonte

Rota do Csio no acidente de Goinia

Para onde foi essa gua?

S uma casa foi removida?

Exames clnicos EPI e EPC adequados?

14 radioacidentados foram levados para o Hospital Naval Marclio Dias

Fukoshima - 2011

6.000 toneladas de rejeitos.

Nvel de atendimento com referncia ao local de destinao do paciente contaminado.

Fundao Leide das Neves FUNLEIDE Criada em 09 de dezembro de 1987 Art. 5o Compete Fundao: I prestar assistncia mdica e social s vtimas direta e indiretamente atingidas pelo Acidente Radioativo de Goinia, durante o tempo que se fizer necessrio; II realizar estudos epidemiolgicos sobre os efeitos do acidente; III promover programas de vigilncia ecolgica (controle da radiao ambiental); IV implantar programas de pesquisas em Fsica e Medicina Nucleares; V capacitar, a curto, mdio e longo prazos, pessoal tcnico; VI adequar pessoal prprio para atuar como referncia em outros centros urbanos; VII coordenar programas de divulgao para reverter a imagem negativa que se abate sobre Goinia e Gois; VIII articular e coordenar todo e qualquer tipo de intercmbio cientfico e de trabalho com instituies de ensino e de pesquisa, nacionais e internacionais; (GOIS,1987). A FUNLEIDE/SULEIDE, por seu lado, cadastrou pessoas que moravam em reas vizinhas aos focos de contaminao e os profissionais que trabalharam no evento, classificando-os como integrantes do Grupo III. Essas pessoas no possuem dosimetria, i.e., comprovao de que foram expostas a doses significativas de radiao; ou apresentaram exposio a doses consideradas no prejudiciais sade. Os integrantes deste grupo no so reconhecidos como vtimas do acidente pela CNEN. (CURADO e FURTADO, 2007)

Vtimas Classificao por grupos

90g CsCl 137

6000ton de rejeitos

Consideraes finais

Tpicos para discutir: Quantas pessoas morreram? Quantas pessoas foram contaminadas indiretamente? Responsveis?

O que poderia ter sido evitado?


Lio aprendida Implicaes legais? Fiscalizao? Impactos psico-socioeconmicos

Vous aimerez peut-être aussi