Vous êtes sur la page 1sur 18

Lio 08 23 de Fevereiro de 2014

SEICHO-NO-I, A SEITA ORIENTAL MAIS POPULAR NO BRASIL

Texto ureo
Do suor do teu rosto comers o teu po, at que tomes terra, porque dela foste tomado; porquanto s p, e ao p tornars. Gn 3.19

Verdade Aplicada
O pecado, o sofrimento e a morte, so realidades incontestes na vida do ser humano; at o mais indouto entre os homens tem conhecimento dessa verdade.

Objetivos da Lio
I- Apresentar a base histrica do movimento Seicho-No-I;

II- Mostrar seus principais ensinamentos;


III- Ensinar a refutar, com base bblica, as doutrinas diablicas das Seicho-No-I.

Textos de Referncia
Gn 3.16 E mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceio; em dor dars luz filhos; e o teu desejo ser para o teu marido, e ele te dominar. Gn 3.17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos voz de tua mulher, e comeste da rvore de que te ordenei dizendo: No comers dela; maldita a terra por tua causa; em fadiga comers dela todos os dias da tua vida. Gn 3.18 Ela te produzir espinhos e abrolhos; e comers das ervas do campo. Gn 3.22 Ento disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de ns, conhecendo o bem e o mal. Ora, no suceda que estenda a sua mo, e tome tambm da rvore da vida, e coma e viva eternamente. Gn 3.23 O Senhor Deus, pois, o lanou fora do jardim do den para lavrar a terra, de que fora tomado

Introduo

A Seicho-No-l a seita oriental mais popular no Brasil. Atravs de literatura com contedo de autoajuda e otimismo, fartamente distribudas gratuitamente em consultrios mdicos, odontolgicos e em hotis, tem conquistado muitos adeptos. Com um apelo ao ecumenismo, afirmando, dentre outras heresias, que todos os caminhos levam a Deus, contraria o que Jesus Cristo afirmou (Jo 14.6). uma seita em franco crescimento no Brasil, justificando uma lio dedicada ao estudo da mesma.

EKAN SEICHO-NO-IE

SEICHO= PROGREDIR INFINITO NO= DO IE= LAR C S PROGREDIR INFINITO LAR DO E R I I T E S F A S S T I P O I L I R R A O O I I N U S E T N I O T I T S R F S A M I O M I O A S S O

OBJETIVO

I-

Apresentar a base histrica do movimento Seicho-No-l;

1. A Seita Seicho-No-I Seicho-No-l significa Lar do Progredir Infinito, e tem suas origens no Japo. Foi fundada em maro de 1930, por Masaharu Taniguchi.
.

Em 1932 ele publicou o primeiro volume de sua obra Seimei no Jisso Coletnea A Verdade da Vida, 40 volumes que se tornaria a obra de referncia do movimento e considerada pelo prprio Taniguchi sagrada. 19000000 de cpias "O Livro dos Jovens", 300000 cpias s no Brasil. "Chuva de Nctar da Verdade . A Seicho-no-i uma das cento e trinta novas religies do Japo

1.1. Quem foi Masaharu Taniguchi


Masaharu Taniguchi, nascido em 22 de novembro de 1893, na cidade de Kobe (Japo). Nasceu em uma famlia muito pobre e foi criado por seu tio, que era muito severo. Taniguchi leu muitos livros com contedo de filosofia naturalista. Na idade tenra, j demonstrava, atravs de seu comportamento, uma desiluso com a vida. Comeou seus estudos universitrios, onde leu obras de cunho naturalista, mas no concluiu a faculdade devido a enfermidades e desiluses amorosas. Aps um perodo no ocultismo, na parapsicologia e nas seitas orientais, Taniguchi foi influenciado pelo ensino onde afirmava que a existncia da matria, e que a dor e o sofrimento fruto da imaginao meramente humana. Aps o falecimento de Masaharu Taniguchi, em 17 de junho de 1985, seu genro e herdeiro espiritual, Seicho Taniguchi, passou a ser o Supremo Presidente da Seicho-No-l

1.2. Incio da Seicho-No-I


Em 1922, Taniguchi escreveu um livro, que serviu de base para a teologia da Seicho-Nol, intitulado Para a Santidade, obtendo grande aceitao do pblico. Em 1928, Taniguchi afirmou que foi iluminado, e comeou pregar suas heresias atravs de uma revista, com o mesmo nome da seita, que, em 1935, tinha mais de trinta mil assinantes.

1.3. Seicho-No-l no Brasil


Chegou ao Brasil em 1930, com os imigrantes japoneses. No dia 10 de agosto de 1952, autorizada pela Sede Internacional da Seicho-NoI, no Japo, foi instituda a Sociedade Religiosa Sei-cho-No-I no Brasil, hoje Igreja Seicho-No-I. Tem sua sede em So Paulo desde 1955. Possui uma propriedade em Ibina-SP, onde os fiis se renem para a prtica da meditao espiritual. Est espalhada principalmente pelos Estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Gois, Par, Paran, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco.

OBJETIVO II Mostrar seus principais ensinamentos;

2. Ensinos da Seicho-No-I
Ao acreditar que todas as religies so luzes de salvao que emanam de um nico Deus, divulgam ensinos totalmente contrrios a Palavra de Deus, dentre eles destaca-se:

2.1. O Jiss
O Jiss, na Seicho-No-I, quer dizer: mundo real. Segundo eles, o homem vive em um mundo idealizado por Deus e que deve ser vivido sem doenas, morte, envelhecimento e sem sofrimento. Entretanto h uma contradio vivida por eles, como contraditria toda heresia: que os adeptos desta seita, alm das dores que sentem, esto envelhecendo e morrendo tambm. Alis, todos esto envelhecendo, adeptos ou no desta seita. Sabe-se, pela Bblia, que o den, lugar idealizado e criado por Deus, era a morada perfeita do homem, mas como consequncia do pecado foi expulso de l, trazendo-lhe como resultado dor e sofrimento (Gn 3.19), e que o livramento deste corpo de dor acontecer no arrebatamento da Igreja, quando, ento, teremos um corpo glorioso (lTs 4.17;lCo 15.53,54).

2.2. A Shinsokan Orao para curar a insnia


A Shinsokan uma orao, invocada apenas em pensamento, que deve Se voc no consegue dormir noite, significa que tem algum ser praticada diariamente pelos seguidores dapreocupada Seicho-No-I. O contedo inimigo na mente. Ou ento sua mente est com o fato desta orao : Neste momento, deixo o mundo dos cinco sentidos e de no conseguir dormir. entro no inimigo mundo na da mente, imagem verdadeira . Em seguida fazem outras Tendo voc dominado pelo temor, no tem mentalizaes, utilizando no frases tais como: oceano infinita paz e conseqentemente consegue dormir. Nesse caso, de precisa sabedoria de Deus; oceano de infinito amor de Deus; oceano de orar para serenar a mente; precisa fazer orao de perdo. infinita proviso de Deus. Frases como estas so mentalizadas vrias Quando voc se preocupa com a insnia, pensando "preciso vezes e seguidas de exerccios de respirao e encerram a meditao com dormir, preciso dormir", surge outra preocupao: o cntico da grande harmonia, entrando assim, segundo eles, na "Se no dormir, poderei ficar doente". Assim, sua mente dimenso do Jiss. A orao que Jesus ensinou bem real, e excede uma dominada pelo medo de deve adoecer. sua mente se libertar mera mentalizao, pois ser Quando pronunciada, conforme o ensino de desses e encontrar a paz, voc conseguir em Jesus, e temores que comea com um dilogo verdadeiro entredormir interlocutores: Pai qualquer lugar. nosso que ests nos cus, santificado seja o teu nome; contendo A insnia no existncia verdadeira. no existe o ser confisso: perdoa -nos as nossas dvidas; eTambm declarao de perdo: como quetambm sofre detemos insnia. Se voc aos sofre de insnia, mentalize a seguinte ns perdoado nossos devedores ; encerrando com o frase bblica: "Em tambm me deitarei e dormirei, s tu, reconhecimento depaz Seu Senhorio: Porque teu o reinoporque e o poder (Mt Senhor, 6.13). A orao deve ser dirigida a Deus, em nome de Jesus (Jo 14.13). me fazes habitar em segurana" (Si. 4, 8).

2.3. As Doenas
Para a Seicho-No-l as doenas so apenas iluses, como tambm a dor, isso porque, segundo eles, a matria no tem existncia real. Segundo esta heresia, as formas fsicas e materiais no passam de sombras da luz celeste a refletir-se sobre a terra. Entendem mal quando ensinam que Como Deus no criou a doena, a doena ho existe. Pregam que de agora em diante no existir mais nenhum sofrimento, nenhuma tristeza, nenhuma decepo e nenhum desapontamento A Seicho-No-l ensina que os seguidores precisam controlar suas mentes e que a felicidade deve ser procurada pelo prprio homem atravs da meditao. Ao J adulto, teve vrios casos de amor, a tal ponto que sua conscincia dolorida no o deixava a contrrio do que afirmam, a verdade outra, pois tanto dormir. Contrara doenas venreas e pensava t-las transmitido a uma menina, sobrinha de Bblia a prpria cincia comprovam a realidade dor um chefe como seu. Somente sua auto-sugesto de que no existia doena o tranqilizou,da curandoo e aliviando sua enfermidades conscincia por um perodo tempo. J 2.7,8). eda a insnia existncia das (2Code 11;12;

OBJETIVO III Ensinar a refutar, com base bblica, as doutrinas diablicas das Seicho-No-l.

3. As Principais Heresias da Seicho-No-I


Com uma aparncia inocente, que, para alguns desavisados, no passam de palavras positivas e pensamentos que ajudam, esta seita tem, no bojo dos seus ensinos, heresias perigosas, que vo de encontro a Palavra de Deus.
1* Todas as pessoas so filhas de Deus, como este perfeito o ser humano tambm o ; 2* O pecado no existe, apenas uma iluso criada pela religio para escravizar os homens; 3* Pregam o pantesmo, isto , Deus est em todas as coisas e todas as coisas fazem parte de Deus. 4* A Bblia raramente citada, pois a verdadeira revelao de Deus so as escrituras de Taniguchi; 5* O mundo ao nosso redor manifesta-se conforme a atitude mental.

3.1. Para a Seicho-NoI Deus apenas uma energia


Para a Seicho-No-I Deus apenas uma energia vital. Denominam Deus de Amenominaka-nushi (deus absoluto); para eles, o mesmo deus conhecido por todas as religies. Esse ensino e a prtica dessa seita so to contraditrios, que eles esquecem que, se Deus fosse apenas uma energia, esse Deus no teria qualidades pessoais, das quais eles mesmos fazem referncia, conforme suas prprias oraes (a Shinsokan). A Bblia Sagrada refuta esta heresia, apresentando Deus como uma pessoa: Deus fala com as suas criaturas (Gn 1.28-30; Ex 3.4-21); Deus interage com os homens (Ex 13.21; 14.1).

Qualquer pessoa racional e de bom senso observa, atravs da histria, que alguma coisa est errada com o homem. No somente os religiosos, mas tambm os psiclogos e socilogos admitem o erro que existe no homem e que atrapalha o seu ajustamento consigo mesmo e comque os outros. A Doutrina douma Pecadomera uma das mais da Afirmam o pecado iluso importantes doutrinas crists, pois, alm de mostrar a realidade em mente, visto que Deus no criou o pecado. O que, o homem sem Deus, em consequncia do pecado, aponta tambm para a impossibilidade homem sair de onde est pelos pecado, segundo doa Bblia, toda seus prprios mritos, mostrando-lhe necessidade de aceitar a Graa transgresso contra Deus e Sua Palavra. Isto Salvadora que h em Cristo Jesus. O pecado to real, que todos os seres humanos possuem uma inclinao corao para o mal ou incluiu at mesmo uma no parcela dos anjos para aquilo que desagrada a Deus. O salmista Davi reconhece os (2Pe 2.4).que havia O cometido, pecado atingiu todade a muitos pecados mesmo sendo um homem Deus. Ele reconhece que fez o que de fez porque era pecador (Sl5.19a; 51.5) e humanidade atravs Ado. (Rm precisava ser perdoado at pela maldade presente nos seus atos (Sl 3.23; 5.12). a realidade do pecado no tarefa fcil, mas s 32.5). Reconhecer reconhecendo gravidade do que o se conscientiza Na revista Acendedor, na 75, p. 36, h o artigo "O pecado Pecado No Existe", dahomem autoria de Taniguchi. Os ensinos da Seicho-No-Ie encaixam-se perfeitamente na denncia do Apstolo Paulo de que no fim dos tempos os da necessidade da salvao (Lc 15.18). homens dariam ouvidos a fbulas e iriam se cercar de mestres fabricantes de iluses e falsas doutrinas (2 Tm 3:1-9).

3.2. Para a Seicho-No-I, o pecado mera iluso da mente

3.3. A Salvao para a Seicho-No-l uma condio de vida meramente terrena


A salvao para eles est no conhecimento da Realidade Prima, ou Mente de Deus. A definio destas afirmaes para ele : o mal, as doenas e a matria so inexistentes, e que o mundo real isento de qualquer imperfeio. Assim, pregam que a salvao consiste em livrar-se das doenas e ter uma vida financeira prspera. Ou seja, a salvao est limitada apenas a benefcios terrenos. O Apstolo Paulo afirma que Se s para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lstima (ICo 15.19), e que tanto os mortos que sero salvos, ressuscitaro, como os vivos, tero um encontro com Senhor nos ares, e, assim, vivero para sempre com o Senhor (lTs 4.17).

Concluso
Como pode ser constatado atravs de suas doutrinas e prticas religiosas, a Seicho-No-l um sincretismo religioso, que deve ser combatido. De forma sutil tem adentrado nas mentes de pessoas que no tm o conhecimento da verdade, que liberta das enfermidades, da triste realidade do pecado, e que leva o homem a Deus (Jo 8.32).

1. Na lio a orao um dilogo real ou apenas uma meditao? R. A Orao deve ser real, um dilogo verdadeiro entre interlocutores. 2. Por que Deus no pode ser apenas uma Energia? Argumente. R. Porque Deus tem qualidades pessoais. 3. Atravs de quem o pecado atingiu toda a humanidade? R Atravs de Ado. 4. Segundo a Bblia, qual o conceito de Pecado? R toda transgresso contra Deus e Sua Palavra. 5. A salvao se limita a vida terrena? Justifique. R. No. A Bblia afirma que existe uma salvao para a raa humana que ir alm de uma simples qualidade de vida nesta terra

Vous aimerez peut-être aussi