Vous êtes sur la page 1sur 15

TOMADA DE DECISO

EMFERMAGEM

Tomada de Deciso em Enfermagem


O fenmeno decisrio tem sido estudado por

diferentes autores, de diversas reas tanto no enfoque quantitativo como no qualitativo. De um modo geral, a teoria da deciso e as que dela derivaram procuram estabelecer de forma sistemtica quais as etapas do processo decisrio e tambm as variveis que influenciaram as pessoas em suas escolhas.

O que o processo decisrio?


DECIDIR: Significa ir alm do momento da

escolha, da deciso em si.


DECIDIR:

significa necessariamente escolher entre uma ou mais alternativas ou opes, com vistas a alcanar um resultado desejado.

Entende-se que o processo da tomada de

deciso realmente um processo, que envolve fenmenos tanto individuais como sociais, baseado em premissas de fatos e de valores, que inclui a escolha de um comportamento, dentre uma ou mais alternativas, com a inteno de aproximar-se de algum objetivo desejado.

Fases do processo decisrio

De maneira geral, essa fase so descritas didaticamente como:

1- Percepo do problema: Nesta fase, nem sempre o problema est bem delimitado. 2- Definio do problema: conveniente que a delimitao do problema seja feita com base apenas nas situaes descrita.

3- Coleta de dados: esta fase muito importante, visto que a informao a base para a deciso quanto ao que deve ser feito. 4- Anlise de dados: tm por objetivo visualizar o problema segundo diferentes dimenses. 5- Redefinio do problema: e aps a anlise dos dados, deve-se tentar novamente definir qual o problema, ou quais so os problemas.

6- Procura de solues alternativas: devem-se contemplar quais seriam as varias propostas de solues alternativas de que dispe e quais as possveis conseqncias de cada uma delas. 7- Escolha ou deciso: compreende uma serie de outras decises que visam programar e controlar a implementao.

8- Implementao e avaliao: Correspondem a uma srie de decises seqenciais que visam implementao da alternativa escolhida e posterior avaliao desta, na pratica.

primeira vista, todas essas etapas podem parecer demasiadamente complicadas para algumas decises e excessivamente simples para outras.

Por que temos bloqueios criatividade?

Considera-se importante indagar sobre as

causas de bloqueios da criatividade no processo decisrio em enfermagem.

Por trs motivos:


Bloqueios psicolgicos: ocorrem ou pela falta

de conhecimento ou por hbito pessoais;


Bloqueios

causados por atitudes, como pessimismo, conformismo ou falta de esforo; por fatores socioculturais: condicionamento na crena da autoridade e os critrios de julgamento.

Bloqueios

Tcnicas de tomada de decises


Tcnicas tradicionais: so tomadas seguindo

o hbito, a rotina a padronizao de aes ou atendendo expectativa dos dirigentes da estrutura organizacional, utilizando os canais de informao formais da instituio, como comunicados, ofcios, memorandos, ordens de servio etc.

Tcnicas modernas: bastante importante,

uma vez que abre a possibilidade de mudana de enfoque na metodologia tradicional de resoluo de problemas.

Decises
Programadas

Tcnicas Tradicionais

Tcnicas Modernas

_repetitivas, de rotina; 1- Hbito;


_decises tomadas atravs dos processos da organizao, onde possvel percorrer as fases da teoria. 2- Rotina (atravs de procedimentos padronizados de aes). 3 -Estrutura organizacional: _expectativas comum: _canais de informao bem definidos.

1- pesquisa operacional. 2 -Tcnicas grupais. 3- Processamento de dados.

NO-PROGRAMADAS
_decises de momento (considerando, a urgncia). _decises que envolvem mudanas no previstas na estrutura. 1- julgamento por intuio. 2- regras empricas. 3- atribuio de crena na autoridade do pessoal 1 linha (chefes, supervisores). 1- Tcnica heurstica de soluo de problemas (mtodo de ensino que consiste em que o educando chegue verdade por seus prprios meios). 2- Explorao das alternativas disponveis e conseqncias, com incentivo criatividade do grupo envolvido na deciso.

Muito obrigada, e que todos tenham um timo feriado ...!.

Vous aimerez peut-être aussi