Vous êtes sur la page 1sur 37

S.I.D.

Sndrome da ImunoDeficincia Adquirida

Introduo

Neste trabalho vamos abordar um tema dos nossos dias, S.I.D.A. Uma doena sem cura que a cada ano que passa mata muitas pessoas.

A SIDA provocada pelo Vrus da Imunodeficincia Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.

Ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguneo, onde comea de imediato a multiplicar, atacando o sistema imunolgico destruindo as clulas defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada.

A transmisso pode acontecer de trs formas:

Relaes sexuais;

Contacto com sangue infectado;

De me para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentao.

As doenas a que a pessoa infectada, pode estar sujeita so infeces oportunistas que so provocadas por micrbios. Tambm podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).

A SIDA provoca ainda perturbaes como perda de peso, tumores no crebro e outros problemas de sade que, sem tratamento, podem levar morte. Esta sndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa.

Entres essas doenas encontram-se:


tuberculose;
pneumonia; candidose, que pode causar infeces na garganta e na vagina;

citomegalovirus um vrus que afecta os olhos e os intestinos;

criptosporidiose, uma doena intestinal;

toxoplasmose que pode causar leses graves no crebro;

o sarcoma de Kaposi (uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele e em vrias zonas do corpo e pode, tambm, afectar o sistema gastrointestinal e os pulmes).

Quatro semanas aps a infeco algumas pessoas apresentam sintomas semelhantes aos de uma gripe como febre, suores, dor de cabea, de estmago, nos msculos e nas articulaes, fadiga, dificuldades em engolir, gnglios linfticos inchados e um leve prurido.

Calcula-se que pelo menos 50 por cento dos infectados tenham estes sintomas. Algumas pessoas tambm perdem peso e outras, ocasionalmente, podem perder a mobilidade dos braos e pernas, mas com o tempo iro recuper-la.

Diagnstico
O diagnstico faz-se a partir de anlises sanguneas para detectar a presena de anticorpos ao VIH. Estes anticorpos so detectados, normalmente, apenas trs a quatro semanas aps a fase em que o vrus se comea a manifestar, no podendo haver uma certeza absoluta sobre os resultados nos primeiros trs meses aps o contgio.

As primeiras anlises a um infectado podem dar um resultado negativo se o contgio for recente, por isso, os testes devem ser repetidos quatro a seis semanas, e trs meses aps a primeira anlise.

O perodo em que a pessoa est infectada, mas no lhe so detectados anticorpos, chama-se perodo de janela. Com os testes actualmente disponveis possvel detectar a infeco mais cedo e reduzir este perodo de janela para 3 a 4 semanas.

Usar sempre preservativo nas relaes sexuais, no partilhar agulhas, seringas, material usado na preparao de drogas injectveis e objectos cortantes Usar sempre preservativo nas relaes sexuais, (agulhas de acupunctura, instrumentos para fazer no partilhar agulhas, seringas, material usado tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura). na preparao de drogas injectveis e objectos
cortantes (agulhas de acupunctura, instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura).

Comportamentos de risco
Toxicodependentes que se injectam e partilham agulhas, seringas e outro material usado na preparao da droga para injeco.

Pessoas que no praticam sexo seguro, isto , que no usam preservativos e tm mais do que um parceiro sexual.

Profissionais de sade - acidentes com contacto com objectos cortantes contaminados (agulhas) ou com sangue, ou outros lquidos orgnicos, contaminados.

Estatsticas

2
o VIH-1 e VIH-2.

nmero de vrus VIH existentes:

10
o nmero de subtipos do vrus VIH-1 do grupo M.

14 000 pessoas
foram infectadas diariamente com o VIH (em 2005).

50 por cento
das infeces adquiridas em 2005 ocorreram em pessoas entre 15 e 24 anos.

95
por cento dos novos casos de infeco em 2005 ocorreram em pases em desenvolvimento, sobretudo frica.

1984 foi o ano em que o VIH foi identificado.

3,1 milhes
o nmero de seropositivos que morreram em 2005.

4,9 milhes
o nmero de novas infeces em 2005.

Cerca de

23 milhes de pessoas

morreram vtimas de SIDA em todo o Mundo desde o incio da epidemia.

28 milhes de crianas africanas tero


em 2010, perdido pelo menos um dos pais, em consequncia da SIDA. No total dos pases em desenvolvimento, estima-se que esse nmero seja de 44 milhes (relatrio agncia americana para desenvolvimento internacional, 2000).

40,3

milhes

de pessoas esto infectadas em todo o mundo, no final de 2005.

Concluso
Neste trabalho conclumos que a sida no mata, apenas enfraquece o nosso organismo, sendo assim mais fcil de ser atacado por uma doena.

Fontes
http://www.roche.pt/sida/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Sida

ANEXOS
Aprenda mais em: http://www.roche.pt/sida/virus/life.cfm

Trabalho realizado por:

Carlos Teixeira n3 9C Jos Neves n11 9C Jos Rocha n12 9C Pedro Menezes n17 9C Ricardo Machado n21 9C

Vous aimerez peut-être aussi