Vous êtes sur la page 1sur 14

Web 2.

0 e a Educao
Ps-graduao em Planejamento Implantao e Gesto de Educao a Distncia

Guilherme de Almeida Souza

Web 1.0
x

Web 2.0

Web 1.0
Primeira gerao de Internet; Contedo era pouco interativo; Apenas mais um espao de leitura; Usurio como espectador da ao; Era necessrio de especialistas para atualizar o contedo.

Web 2.0
Segunda gerao de Internet; Contedo interativo e dinmico; Espao para gerar e compartilhar contedo; Usurio como ator da ao; Usurio atualizar o contedo.

Web 2.0
Web como plataforma: Os software executam direto do navegador. Simplicidade: software com interfaces mais intuitiva. Acessar e utilizar deve ser um prazer e no uma tortura de muitos cliques. Flexibilidade no contedo: Autonomia do usurio, que passa gerar contedo, classific-lo e edit-lo. Os software podem ser utilizados por qualquer pessoa.

O que podemos fazer?


Edio colaborativa de contedo:
Publicao de contedos e imagens; Construo coletiva de projetos que envolvam a divulgao de opinies de grupos ou pessoas; Espao de discusses e divulgao de textos e imagens.

Construo coletiva de dicionrios; Lista de termos ligados a um domnio; Anlise crtica de Wikis j publicados.

O que podemos fazer?


Comunicao
Comunicar-se com um grupo de pessoas mais restrito. Troca de mensagens, udio, imagens e vdeos de forma instantnea e em tempo real.

Chat

O que podemos fazer?


Discusso
Criao de listas de discusso de temas com divulgao de materiais impressos.

Grupos de Discurso

O que podemos fazer?


Compartilhar arquivos
Criao, publicao e compartilhamento de textos, planilhas, apresentaes de slides, fotos, mapas mentais, linhas do tempo e vdeos sobre temas especficos.

O que podemos fazer?


Redes Sociais
Ampla discusso de ideias com grupos sociais mais extensos, atravs da criao de comunidades de interesse. Podem ser vistos como ricos espaos para o estudo do comportamento de diferentes grupos sociais.

Por que Web 2.0 na Educao?


A Web 2.0 pode contribuir para aumentar o acesso a educao, reduzir custo para implantao e gesto de um curso e melhorar a qualidade, j que os profissionais da educao poderiam focar nesse aspecto. Destaque para interatividade e a socializao, que permite ao aluno acessar, refletir, contribuir e compartilhar informaes, gerando, assim, conhecimento de forma coletiva.

Por que Web 2.0 na Educao?


AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) renem diversas ferramentas da Web 2.0 para comunicao (chat e e-mail), colaborao (fruns) e compartilhamento de recursos (links que do acesso a diversas mdias de comunicao).

Vdeos sobre o Assunto


Web 2.0 A mquina somos ns http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg Educao a distncia com recursos da Web 2.0 http://www.youtube.com/watch?v=jGPm81pQFT c Web 2.0 Dispersando Conhecimento pelo Mundo http://www.youtube.com/watch?v=GFKfYMVEiQ

Referncias
COSTA, Rosa Maria E M; MARINS, Vnia. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Aula 4 _____________________________ Ferramenta da Web 2.0 e as Comunidades de Prtica. Aula 4.

Vous aimerez peut-être aussi