Vous êtes sur la page 1sur 20

Microscopia

Professora: Marta Alves Torres

MICROSCOPIA
A curiosidade humana e o fantstico mundo cientfico apresentaram, dentre inmeras outras descobertas, o microscpio, aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos. O crdito por essa incrvel inveno foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de culos. Eles ampliavam as imagens e observavam objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro montadas nas extremidades de um tubo.

Posteriormente, o holands Antonie van Leewenhoek construiu microscpios de apenas uma lente, pequena e quase esfrica, entre duas placas de cobre, aperfeioando o instrumento. Ele foi o primeiro a utilizar o microscpio visando o entendimento da natureza e por isso estudou materiais como gua estagnada, embries de plantas, sangue, esperma e visualizou microorganismos.

Microscpio utilizado por Anton van Leewenhoek Aumento de at 300x

Com essas descobertas, Robert Hooke foi encarregado de construir um microscpio ainda mais poderoso. Ele desenvolveu um aparelho com duas lentes ajustadas nas extremidades de um tubo de metal. E por possuir duas lentes, a ocular e a objetiva, ficou conhecido como microscpio composto. Com isso, novas pesquisas foram realizadas e a tecnologia aprimorada.

Somente no incio do sculo XIX, quando microscpios de boa qualidade tornaram-se disponveis, pode-se descobrir que os tecidos animais e vegetais so agregados de clulas; Isso foi proposto por Schleiden e Schwann em 1838, marcando formalmente o incio da Biologia Celular.

A Teoria Celular tem trs ideias principais:


Todos seres vivos, exceto os vrus, so formados por clulas e pelos seus produtos. Portanto, as clulas so as unidades morfolgicas dos seres vivos;
As atividades fundamentais que caracterizam a vida ocorrem dentro da clula. Portanto, as clulas so as unidades funcionais ou fisiolgicas dos seres vivos Novas clulas formam-se pela reproduo de outras clulas preexistentes, por meio da diviso celular.

Atualmente, os aparelhos utilizados nos laboratrios de biologia de escolas e universidades so, na maioria, microscpios pticos ou fotnicos, que utilizam luz. Eles possuem dois conjuntos de lentes de vidro ou de cristal, e geralmente fornecem ampliaes de 100 a 1000 vezes. A luz, projetada atravs do objeto em observao, atravessa as lentes da objetiva e chega ao olho do observador.

Tipos Bsicos de Microscpios


Lupa estereoscopica binocular : Aumento de dezenas de vezes. Permite a visualizao de amostras em trs dimenses.

Microscpio ptico: Aumento de centenas de vezes


Binocular
Monocular

Clulas da parte cncava da epiderme do bolbo da cebola

Microscpio Eletrnico: Aumento de centenas de milhares de vezes

Preparao de Material Biolgico

Sangue: MOC / ME

Formas tripomastigotas sanguineas do Trypanosoma cruzi -

Piolho humano

Vous aimerez peut-être aussi