Vous êtes sur la page 1sur 25

Seminrio virtual: Incluso e Tecnologias Assistivas:

Viso subnormal, com perceptvel dficit cognitivo

AVALIAO FUNCIONAL DA VISO

Abaixo imagens do que pode ser visto por pessoas com baixa viso

Aluno com Viso Subnormal


O trabalho com alunos com baixa viso baseia-se

no princpio de estimular a utilizao plena do


potencial de viso e dos sentidos remanescentes,

bem como na superao de dificuldades e conflitos


emocionais. Para isso, necessrio conhecer e identificar, por meio da observao contnua, alguns sinais ou sintomas fsicos caractersticos e condutas freqentes, tais como:

Caractersticas a serem observadas:


tentar remover manchas; esfregar excessivamente os olhos; franzir a testa; fechar e cobrir um dos olhos; balanar a cabea ou mov-la para frente ao olhar para um objeto prximo ou distante; levantar para ler o que est escrito no quadro negro, em cartazes ou mapas; copiar do quadro negro faltando letras; tendncia de trocar palavras e mesclar slabas;

dificuldade na leitura ou em outro trabalho que exija o uso concentrado dos olhos; piscar mais que o habitual; chorar com freqncia ou irritar-se com a execuo de tarefas; tropear ou cambalear diante de pequenos objetos; aproximar livros ou objetos midos para bem perto dos olhos; desconforto ou intolerncia claridade.

O desempenho Visual na Escola


Na escola, os professores costumam confundir ou interpretar erroneamente algumas atitudes e condutas de alunos com baixa viso que oscilam entre o ver e o no ver. Esses alunos costumam trocar a posio do livro e perder a seqncia das linhas em uma pgina ou mesclar letras semelhantes. Eles demonstram falta de interesse ou dificuldade em participar de jogos que exijam viso de distncia.

Dificuldades de percepo:
objetos situados em ambientes mal iluminados; ambiente muito claro ou ensolarado; objetos ou materiais que no proporcionam contraste; objetos e seres em movimento; viso de profundidade; percepo de formas complexas; representao de objetos tridimensionais; e tipos impressos ou figuras no condizentes com o potencial da viso.

A baixa viso pode ocasionar conflitos emocionais, psicolgicos e sociais, que influenciam o desempenho visual, a conduta do aluno, e refletem na aprendizagem. Um ambiente de calma, encorajamento e confiana contribuir positivamente para a eficincia na melhor utilizao da viso potencial que deve ser explorada e estimulada no ambiente educacional, pois o desempenho visual est relacionado com a aprendizagem. recomendvel, portanto, provocar a conduta de utilizar a viso para executar todo tipo de tarefas, pois a viso no se gasta com o uso. Alm disso, o professor deve proporcionar ao aluno condies para uma boa higiene ocular de acordo com recomendaes mdicas.

Recursos pticos e No-pticos


Recursos pticos so lentes de uso especial ou dispositivo formado por um conjunto de lentes, que tem por objetivo ampliar a imagem da retina e ajudar pessoas com baixa viso a melhorar a sua viso residual. S sero utilizados mediante orientao oftalmolgica. Esta indicao depende de cada caso. No so todos os indivduos com baixa viso que os utilizam.

A utilizao de recursos pticos e no-pticos envolve o trabalho de pedagogia, de psicologia, de orientao e mobilidade e outros que se fizerem necessrios.
As escolhas e os nveis de adaptao desses recursos em cada caso devem ser definidos a partir da conciliao de inmeros fatores. Entre eles destaca-se as necessidades especficas, diferenas individuais, preferncias, interesses e habilidades que vo determinar as modalidades de adaptaes e atividades mais adequadas.

Recursos pticos
Recursos pticos para longe: telescpio: Podem ser montados em culos (telelupa) ou podem ser manuais. So usados para leitura de longe, como por exemplo, na lousa.

Telescpio Manual

Telelupa montada em culos

Recursos pticos para perto: culos: Muitos deficientes visuais tm prescrio de culos comuns, alm de utilizar auxlios pticos. Existem culos especiais com lentes de grande aumento que servem para melhorar a viso de perto.

culos Especiais Asfricos

Lupas manuais ou lupas de mesa e de apoio: Podem ser manuais ou de apoio. So muito teis para aumentar o material de leitura, mapas, grficos, etc. Esto demonstradas nas figura abaixo. Lembrar que quanto maior o aumento da lupa menor o campo de viso. Com isso h, tambm, diminuio da velocidade de leitura e maior fadiga visual.

Recursos No-pticos
So recursos que modificam os materiais e melhoram as condies do ambiente com a finalidade de aumentar a resoluo visual. Podem ser usados em conjunto com o recurso ptico ou no, com o objetivo de melhorar a funo visual. Exemplos:
Recursos no pticos

Controle da iluminao: h crianas que necessitam de iluminao dirigida ao material de leitura e escrita, evitando a luz direta nos olhos. Existem, tambm, crianas que enxergam melhor em ambientes menos iluminados, que so aquelas que tem fotofobia (sensibilidade luz). Outras necessitam de lentes e filtros que diminuem o ofuscamento e aumentam o contraste.

Celofane amarelo

Apoio para leitura: tem como objetivo aproximar o material dos olhos da criana e possibilitar o melhor posicionamento do corpo evitando a m postura para leitura escrita. Aumento do contraste: podem ser usados giz branco ou amarelo que so os que do maior contraste nas lousas verdes, as mais usadas nas escolas; canetas de pontas porosas, pincel atmico preto que d contraste nos cadernos ou nas folhas brancas; cores fortes em papel branco, lpis 5B ou 6B (h crianas que precisam usar esses lpis porque no conseguem enxergar o que escrevem se o lpis tiver grafite claro); em material mimeografado, reforar os traos com caneta preta se necessrio.

Controle de reflexo: tiposcpios, visores, oclusores laterais e lentes polarizadas. Ampliao de: livros, jogos, baralhos, agendas, dial telefnico. Existe tambm mquina de escrever com tipos ampliados. Acessrios: guia de leitura um facilitador de leitura que serve para destacar uma ou mais linhas, pode ser feito com papel carto preto ou escuro e sem brilho, na forma retangular, tipo rgua. Substituir papel com pautas pretas por cadernos de pautas pretas e ampliadas.,

Recursos eletrnicos
CCTV (sistema de circuito fechado de televiso): til para pessoas que necessitam de maior aumento do que os culos podem proporcionar. Tambm til para quem necessita de maior distncia para ler, escrever, desenhar ou datilografar. Lupa Eletrnica usada por pessoas que necessitam de grande ampliao de textos e imagem. Constitui-se basicamente de uma micro-cmera aliada a um circuito eletrnico que amplia textos e imagens reproduzindo-os em qualquer televiso convencional.

Computador permite a acessibilidade a textos e materiais grficos por meio de recursos de acessibilidade de programa de computador, programas para ampliao de caracteres e programas com sintetizadores de voz que podem ser usados de maneira conjunta ou no.

Recomendaes teis
Sentar o aluno a uma distncia de aproximadamente um metro do quadro negro na parte central da sala. Evitar a incidncia de claridade diretamente nos olhos da criana. Estimular o uso constante dos culos, caso seja esta a indicao mdica. Colocar a carteira em local onde no haja reflexo de iluminao no quadro negro. Posicionar a carteira de maneira que o aluno no escreva na prpria sombra. Adaptar o trabalho de acordo com a condio

Conceder maior tempo para o trmino das atividades propostas. Ter clareza de que o aluno enxerga as palavras e ilustraes mostradas. Sentar o aluno em lugar sombrio se ele tiver fotofobia (dificuldade de ver bem em ambiente com muita luz). Evitar iluminao excessiva em sala de aula. Observar o espaamento adequado entre letras, palavras e linhas. Utilizar papel fosco, para no refletir a claridade. Explicar, com palavras, as tarefas a serem realizadas.

Concluso
Conhecer o desenvolvimento global do aluno, o diagnstico, a avaliao funcional da viso, o contexto familiar e social, bem como as alternativas e os recursos disponveis, facilitam o planejamento de atividades e a organizao do trabalho pedaggico.

Referencias Bibliogrficas
http://www.auxiliosopticos.fcm.unicamp.br/links.php http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/alunoscegos.pdf http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deficienciavis ual.pdf

Seminrio Virtual - Viso subnormal, com perceptvel dficit cognitivo


CURSO: Especializao Tecnologias em Educao NOMES: Brgida Severino de Souza Carlos Antnio Silva Jnior Djane Borges Maia Isabel Cristina dos Santos Lourdes Antnia da Silva Oliveira Mnica Ribeiro Chagas. DISCIPLINA: Incluso e Tecnologias Assistivas ATIVIDADE 02: A Organizao do Seminrio Virtual TURMA: GO05 MEDIADORA: Marcia de Souza Coelho Barbosa

Vous aimerez peut-être aussi