Vous êtes sur la page 1sur 12

ADMINISTRAO PARTICIPATIVA

ALLAN FBIO FABIANA MONTEIRO MARIA VERNICA NIEDJA OLIVEIRA REN ALVES

1. CONCEITO
Maximiano (2006): Administrao participativa uma filosofia ou doutrina que valoriza a participao das pessoas no processo de tomar decises sobre a administrao das organizaes. Ela nasceu na Grcia antiga a mais de 2000 anos com a inveno da democracia. Continua a ser uma idia moderna, que integra as prticas mais avanadas e considerada um dos novos paradigmas da administrao.

2. CULTURA ORGANIZACIONAL
ESTILO TRADICIONAL
Autocrtico Hierrquico Impositivo Formal Trabalho isolado e individualizado Analtico e cauteloso Conservador e avesso a riscos Orientado para custos e controles Remunerao e promoo baseadas no tempo de casa

ESTILO PARTICIPATIVO
Participativo Igualitrio e horizontalizado Colaborativo Informal Trabalho em equipes autnomas Intuitivo e ousado Inovador e disposto a riscos Orientado para servios e qualidade Remunerao e promoo baseadas no desempenho

MODELO PARTICIPATIVO

3. INTENO E VISO DA (AP)


preciso estimul-los para fazer com que o processo funcione.

Figura 1 - O modelo bsico de motivao Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1995.

VISO DA ADMINISTRAO PARTICIPATIVA

Valorizar a capacidade de cada funcionrio dentro da organizao; Aumentar a qualidade das decises (maior motivao e satisfao); Aprimorar a competitividade das organizaes.

4. DEFINIO SOBRE GESTO PARTICIPATIVA

A Gesto Participativa um dos campos mais complexo da teoria geral da administrao, pois envolve vrios conceitos, tcnicas, experincias, prticas e um profundo contedo filosfico.
uma forma de mobilizar o comportamento humano no trabalho para a busca de resultados. A recompensa pela participao de todos no desempenho da organizao acontece, dentro desse modelo, atravs da participao nos lucros e resultados (PLR) Esse mecanismo de recompensa encerra o ciclo do modelo participativo de gesto.

5. ESTRATGIA DE PARTICIPAO

Melhoria na Produtividade da empresa: Os funcionrios passam a fazer parte da empresa, do ponto de vista comportamental e estrutural, aumentando sua produtividade e zelando para que ela cresa; Participao nos resultados: Os funcionrios podem participar do faturamento, dos incrementos nas receitas ou ganhos de produtividade. Como por exemplo a remunerao varivel, que um forma de recompensa dentre as diversas maneiras de reconhecimento do desempenho nas organizaes.

6. VANTAGENS DA ADMINISTRAO
PARTICIPATIVA

Desenvolvimento expressivo; Participao eficaz dos trabalhadores; Distribuio de responsabilidade e dos resultados; Satisfao com a essncia dos fatos; Elevado grau de integrao com a cultura da organizao;

6.1. DIFICULDADES E OBSTCULOS DENTRO DA GESTO PARATICIPATIVA

Adaptao de Mudanas: O ser humano muitas vezes no gosta de sair de sua rea de conforto e por isso no est sujeito a mudanas. Falta de comunicao: forma de entender ou passar informaes para a equipe. Faltas: quando o colaborador j no tem mais interesse em ficar na empresa, acaba faltando bastante e sobrecarregando os outros..

7. CONCLUSO

A Administrao participativa uma teoria que visa a participao das pessoas no processo de toma da de decises. A satisfao dos funcionrios importante para o processo de crescimento da organizao, obtendose bons resultados e aumentando sua produtividade e crescendo junto aos seus colaboradores e junto a eles alcanando seus objetivos.

Vous aimerez peut-être aussi