Vous êtes sur la page 1sur 32

MOTIVAO LIDERANA

ASPECTOS MOTIVACIONAIS
LIDERANA

INTELIGNCIA COMPORTAMENTO EMOCIONAL


ORGANIZACIONAL

TEORIA DOS DOIS FATORES

ADMINISTRAO E GERNCIA

Funes da Administrao: Mtodo para classificar o que os gerentes fazem

Planejamento metas, estratgias. Organizao definio hierarquia de tarefas (o que, quem, quando, onde) Direo (liderana) motivam os funcionrios, solucionam conflitos. Controle - monitorar, comparar e corrigir

TABELA DE JURAN Relao entre organizao / ambiente


CATEGORIA O QUE DEMANDAM DA ORGANIZAO O QUE A ORGANIZAO DEMANDA DELES

Clientes Proprietrios Mdia Comunidade local rgos governamentais O pblico

Produtos de qualidade Receita e respeito Renda e estabilidade Notcias vlidas Empregos e taxas Respeito legislao Segurana dos produtos e proteo ambiental Amplo apoio Boa imagem Empregados e servios Segurana e proteo contra competio desleal Respeito e apoio

Lacombe, 2006, p.23

GERNCIA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


Estudo de como as pessoas se comportam na organizao (atos, atitudes). Os gerentes (lderes) necessitam de uma slida compreenso do comportamento humano Supervisionam atividades de outras pessoas. Elemento-chave da administrao trabalhar com pessoas.

FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO
Referem-se aos atos e atitudes das pessoas na organizao. Estudo do comportamento organizacional: Coleta de dados atravs de a)Observao direta b)Questionrios c)Entrevistas d)Vdeos e documentos escritos

Comportamento Organizacional
ESTUDO DO SER HUMANO: 03 dimenses: INDIVDUO: complexo organismo vivo, essncia biolgica indivisvel, nica. PESSOA: ser inteligente com capacidade de pensar, com conscincia racional de sua conduta. PERSONALIDADE - a soma das formas como uma pessoa reage e interage com os demais. Respostas aos estmulos e s circunstncias da vida comportamento.

HABILIDADES GERENCIAIS
Aptides ou comportamentos que so fundamentais ao sucesso cargo gerencial Habilidades Gerais: - Conceituais Percepo relao como as coisas funcionam / tomada deciso. - Interpessoais equipe / entender e motivar pessoas - Tcnicas Conhecimento - Polticas base de contatos melhor obteno recursos.

INTELIGNCIA EMOCIONAL IMPACTO GLOBALIZAO

Objetivos Julgar importncia das emoes no comportamento. Avaliar o impacto da globalizao no capital humano Descobrir o efeito das emoes Desenhar novas habilidades enfrentar os impactos negativos Adquirir conscincia crtica reflexo impactos negativos/mudanas conduta

INTELIGNCIA EMOCIONAL
O que ? Diz respeito s emoes funes cerebrais e mentais. a mente emocional. Como se expressa no comportamento? Emoes Um novo enfoque - mudanas desafios ambiente trabalho. Diversidade de ser inteligente.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

a) b) c) d)

Gira em torno da natureza das pessoas e das organizaes. Natureza das pessoas: pressupostos Diferenas individuais A pessoa como um todo A conduta motivada O valor das pessoas (dignidade humana)

NATUREZA DAS PESSOAS


DIFERENAS INDIVIDUAIS
As pessoas tm coisas comuns em comum, mas so diferentes. Desafios gerenciais: - Motivao tratar de forma diferente, no existe marca. - Justia - retido

NATUREZA DAS PESSOAS


Utilizao do ser humano por A PESSOA COMO completo. UM TODO Capacidade tcnica Antecedentes/conhecimento Emocional /condies fsicas Comportamento organizacional Externo/diferentes papis

NATUREZA DAS PESSOAS


Motivao essencial para funcionamento das organizaes. Relacionada a causas, necessidades consequncias atos. Motivao relacionada a desejo de ter, fazer e no do que foi realizado. Desafio gerencial?

CONDUTA MOTIVADA

NATUREZA DAS PESSOAS


VALOR DA PESSOA (Dignidade
humana)

O valor das pessoas deve ser tratado diferente dos valores da produo. As pessoas so de ordem superior querem e devem ser tratadas com respeito

Desafios organizacionais e gerenciais - ambientes dinmicos e imprevisveis: a) a administrao eficiente/eficaz implica em correr risco e enfrentar desafios, inclusive profissionais; b) Excelentes administradores podem aumentar a probabilidade de sucesso suas empresas: desempenho de grupos, busca de maneiras novas e inovao para trabalhar em equipes.

GLOBALIZAO

Desafios Globalizados
a) b) Busca dos gestores atravs das equipes em enfrentar os seguintes problemas: Enfrentar os desafios da competitividade global; Administrao da qualidade total abrangncia em qualidade, produtividade e satisfao das necessidades do cliente; Consequncias dos avanos da tecnologia da informao na administrao e organizaes; A tica nas relaes dos negcios; As presses de competitividade acesso a profissionais capacitados de diferentes localidades e a cultura organizacional?

c) d) e)

GERNCIA
ESTABILIDADE / FLEXIBILIDADE
Atualmente a gerncia defini-se mais por longos perodos de mudanas contnuos, interrompidos ocasionalmente por perodos de tempo de estabilidade. INTERFACE INTELIGNCIAS: modelos a) Racional alternativas, hierarquias de ordem b) Emocional intuio (dado novo), baseado na racional. Importncia nos ltimos 20 anos.

PERFIS: empresas na atualidade


Capacidade de aprender as tarefas: Saber ouvir e comunicar-se verbalmente Adaptabilidade e criatividade diante obstculos Domnio pessoal, confiana em si mesmo, motivao para trabalhar Efetividade grupal e interpessoal, esprito colaborao e equipe Efetividade na organizao, potencial para liderana, desejo de contribuir.

Teoria e Modelos
SATISFAO DAS PESSOAS
Herzberg, verificou e evidenciou atravs de muitos estudos prticos a presena de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfao das pessoas; so eles: - Fatores Higinicos - Fatores Motivacionais.

"Teoria dos Dois Fatores

FATORES
HIGINICOS: O AMBIENTE MOTIVADORES: O TRABALHO

Programa e Administrao Superviso Condies de Trabalho Relaes interpessoais Salrios Segurana

Realizao Reconhecimento por realizao Trabalho desafiador Maior responsabilidade Crescimento e desenvolvimento

Hierarquia das necessidades

Um ser humano tende a satisfazer suas necessidades primrias (mais baixas na pirmide de maslow), antes de buscar as do mais alto nvel.

Teoria X e Y de Douglas Mc Gregor


A teoria X revela uma administrao atravs de controles externos impostos ao indivduo. Os gerentes partem do pressuposto que a maioria das pessoas preferem ser dirigidas, no deseja assumir responsabilidades e procura segurana acima de tudo. O empregado motivado por dinheiro, vantagens do emprego e amea de punio. As pessoas no so confiveis. A teoria X obtm relativo sucesso quando o homem ainda se encontra nos estgios relativo s necessidades dos trs primeiros sistemas de Maslow, ou fatores higincos de Herzberg. A teoria se adepatou ao estio gerencial da escola tradicionalista.

Teoria X e Y de Douglas Mc Gregor A teoria Y prope um estilo de administrao participativa, baseando-se nos valores humanos e sociais. Reala a iniciativa individual. Nessa teoria a convico de que, na organizao, a colaborao humana dosada muito mais pela sensibilidade dos gerentes descobrirem com utilizar o potencial da fora de trabalho disponvel do que pelos limites da natureza humana.

Teoria X e Y de Douglas Mc Gregor

Mc Gregor afirma que a teoria Y representa uma estratgia de execuo do trabalho por meio dos outros, fundamentada no reconhecimento de que as pessoas desejam realizar um trabalho relevante, e que se lhes forem dadas oportunidades, atuaro com responsabilidade, maturidade e criatividade, tomando decises e tornando significativo seu desempenho organizacional.

Pressuposies da teoria x
As pessoas so preguiosas e indolentes (apticos) As pessoas evitam o trabalho

Pressuposies da teoria y
As pessoas so esforadas e gostam de ter o que fazer O trabalho uma atividade to natural como brincar ou descansar As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas As pessoas so criativas e competentes

As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras As pessoas precisam ser controladas e dirigidas As pessoas so ingenuas e sem iniciativa

Vantagens da Teoria X
1.
2. 3.

Maior eficincia organizacional;


Tarefas especficas atribudas a cada trabalhador; Maior facilidade de substituio dos operrios devido simplicidade das tarefas executadas;

4.

Possibilita prever a produo.

Desvantagens da Teoria X
1. Baseia-se em convices errneas e incorrectas sobre o comportamento humano; 2. Reflecte um estilo de administrao duro, rgido e autocrtico; 3. As pessoas so visualizadas como meros recursos ou meios de produo; 4. Ao indivduo aprisionado sua criatividade;

5. Existe um estreitamento da atividade profissional atravs da rotina de trabalho;

Desvantagens da Teoria X
6. Condiciona as pessoas a tarefas super especializadas; 7. Desencorajam a iniciativa e a aceitao de responsabilidades; 8. Desenvolvem a passividade e tiram todo o significado psicolgico do trabalho; 9. Impessoalidade no relacionamento humano.

Vantagens da Teoria Y
1. 2. Baseia-se em concepes e premissas atuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana; Prope um estilo de administrao francamente participativo, baseado nos valores humanos e sociais;

3.
4.

Reala a iniciativa individual;


Liberdade para que as pessoas dirijam elas prprias as suas tarefas e para que satisfaa as suas necessidades de autorealizao; Possibilidade da pessoa realizar a sua prpria auto-avaliao do desempenho.

5.

Desvantagens da Teoria Y

1. Alguns dos pressupostos da teoria y so irreais;


2. Renovao de operrios mais difcil; 3. Extremamente democrtico, correndo o risco de se instituir uma anarquia dentro da prpria organizao.

ATIVIDADE Elaborar um texto autobiogrfico sobre o tema da aula de hoje: Liderana e motivao comportamento organizacional, incluindo o vdeo: Max & Max. (Escolher um aspecto do tema que julgue importante e construir um texto, contextualizando: Qual a relao que esse tema tem com a minha formao profissional? E comigo? Qual sentimento me passa estudando essa temtica? Entregar na prxima aula: 16.10 - Texto digitado, espaamento 1,5. - Mnimo de 40 linhas e mximo de 60 linhas.

Referncias bibliogrficas
Soto, Eduardo. Comportamento Organizacional: O impacto das emoes. So Paulo: Pioneira Thomson Learning. 2002. Captulos I e II.
Lacombe, Francisco Jos. Administrao: Princpios e Tendncias. So Paulo: Saraiva, 2006. Captulo I. Maximinano, A.Cesar Amaru. Introduo Administrao. 7 ed. So Paulo: Atlas, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi