Vous êtes sur la page 1sur 33

UNIFOR- UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Cabos de Ao Cordoalha e Acessorios


Professor: Gladstone Fontgalland
Engenheiro Mecnico Disciplina: Maquinas de Levantamento e Transportes

HISTORIA DOS CABOS DE AO


o cabo de ao dos dias de hoje foi inventado pelos alemes e teve seu "boom" na poca das grandes guerras mundiais, pois houve a necessidade de prender as minas e bombas aquticas ao fundo do mar. Mais de 28 milhes de metros de cabo de ao foram usados para estes fins.

CORDOALHAS
So cabos tambm produzidos de arame de ao e muitas vezes confundidas com o cabo de ao prpriamente dito, porm, possuem uma grande diferena: so produzidas com arames de ao mais densos e com menos "fios" do que os cabos de ao. Estes "fios", que formam a construo da cordoalha tambm esto em uma formao helicoidal distinta de uma formao de cabo de ao, pois, nos cabos de ao os arames foram "pernas" e posteriormente 6 "pernas" formam o cabo de ao. J na cordoalha a formao da mesma totalmente helicoidal. Por este motivo, as cordoalhas so mais rgidas e utilizadas geralmente para estais e tirantes. Na agropecuria as cordoalhas so bastante utilizadas nos currais. As cordoalhas podem tambm ser utilizadas para fins eltricos.

CORDOALHAS

ESTRUTURA E FORMAO DOS CABOS

Cabos de ao so feitos de arames esticados a frio e enrolados entre si formando pernas. Essas pernas so enroladas em volta de um ncleo, formando o cabo de ao.

Os cabos de ao sempre trabalham tracionados sob tenso e tm a funo de sustentar ou elevar cargas. Os cabos de ao que trabalham como sustentao so submetidos a uma solicitao esttica, devendo ser dimensionados como elementos estruturais. J os cabos de ao que se movimentam durante o ciclo de trabalho, sofrem desgaste por atrito e devem ser dimensionados como elementos de mquinas submetidos fadiga. Estes tm sua aplicao em pontes rolantes, elevadores, escavadeiras e guindastes, entre outros equipamentos.

CONSTRUO E TIPOS DE CABOS DE AO

Nmero de pernas
Os cabos de ao so identificados em relao ao nmero de pernas e o nmero de fios de cada perna que possuem. Por exemplo, o cabo 6 x 19 compe-se de 6 pernas de 19 fios cada.

Alma dos cabos


A alma do cabo pode ser de fibra (sisal, rami) ou alma de fibra artificial (polipropileno), ou almade ao, formada por um cabo independente, ou ainda alma de ao formada de uma perna.

Almas de fibra: As almas de fibra em geral do maior flexibilidade ao cabo de ao. As almas de fibras naturais so normalmente de sisal ou rami, e as almas de fibras artificiais so geralmente de polipropileno. Estas ltimas apresentam as mesmas vantagens das almas de fibras naturais e mais as seguintes: no se deterioram em contato com a gua ou substncias agressivas e no absorvem umidade, o que representa uma garantia contra o perigo de corroso interna de um cabo de ao

Almas de ao: As almas de ao garantem maior resistncia aos amassamentos e aumentam a resistncia trao. A alma de ao pode ser formada por uma perna do cabo (AA) ou por um cabo de ao independente (AACI), sendo esta ltima modalidade preferida quando se exige do cabo maior flexibilidade, combinada com alta resistncia trao.

ENROLAMENTO DAS PERNAS E DOS CABOS


A toro do cabo de ao nada mais do que o modo de dizer para qual lado os arames foram torcidos na fabricao do cabo de ao. Esquerda, ou direita. Para determinar a toro do cabo de ao, basta olhar o cabo de uma certa distncia e notar se os arames parecem estar sendo torcidos na direo que um relgio flui, e ver que um cabo com toro direita. Em caso contrrio, ser um cabo de ao com toro esquerda.

Cabo de toro a direita

Cabo de toro a esquerda

No cabo de toro regular, os fios de cada perna so torcidos em sentido oposto toro das prprias pernas (em cruz). No cabo de toro Lang, os fios de cada perna so torcidos no mesmo sentido que o das prprias pernas (em paralelo). A toro Lang aumenta a resistncia abraso do cabo, bem como sua flexibilidade. Por outro lado, a toro regular confere maior estabilidade ao cabo.

NMERO DE PERNAS E NMERO DEARAMES EM CADA PERNA


(por exemplo: o cabo 6 X 19 possui 6 pernas com 19 arames cada). As pernas dos cabos de ao podem ser fabricadas em uma, duas ou mais operaes, conforme sua composio. Nos primrdios da fabricao de cabos de ao as composies usuais dos arames nas pernas eram em mltiplas operaes, com arames do mesmo dimetro, tais como: 1 + 6/12 (2 operaes) ou 1 + 6/12/18 (3 operaes). Assim eram torcidos primeiramente 6 arames em volta de um arame central. Posteriormente, em nova passagem, o ncleo (1 + 6) arames era coberto com 12 arames.

CARACTERISTICAS
Devido caracterstica de posicionamento dos arames, as pernas fabricadas em mltiplas operaes apresentam desvantagens pois, como os arames nas camadas no esto na mesma direo, ocorrer: Contato pontual entre os arames, promovendo maior desgaste abrasivo; Menor flexibilidade expondo o cabo de ao a maior fadiga por flexo; Sobrecarga de alguns arames, pois o esforo aplicado no dividido uniformemente entre os mesmos.

Com o aperfeioamento das tcnicas de fabricao, foram desenvolvidas mquinas e construes de cabos que nos possibilitam a confeco das pernas em uma nica operao, sendo todas as camadas no mesmo passo. Assim surgiram as composies Seale, Filler e Warrington, formadas de arames de diferentes dimetros. Estas composies apresentam grandes vantagens sobre as pernas fabricadas em mltiplas operaes pois, eliminam as desvantagens das mesmas conforme citado acima Ensaios de fadiga tm demonstrado que os cabos de ao com pernas fabricadas em uma nica operao tm durabilidade superior dos cabos de ao fabricados em mltiplas operaes.

Na composio Seale existem pelo menos duas camadas adjacentes com o mesmo nmero de arames. Todos os arames da camada externa nesta composio possuem dimetro maior para aumentar a resistncia ao desgaste provocado pelo atrito. A composio Filler possui arames muito finos entre duas camadas. Esta condio aumenta a rea de contato, a flexibilidade, a resistncia ao amassamento e reduz o desgaste entre os arames. Warrington a composio onde existe pelo menos uma camada constituda de arames de dois dimetros diferentes e alternados. Os cabos de ao fabricados com essa composio possuem boa resistncia ao desgaste e boa resistncia fadiga.

SEALE, FILLER E WARRINGTON

Cabo seale 6x19 AF

Filler 6x25 AF

Warrington 6x41 AF

APLICAO DE CABOS DE AO

APLICAO DE ABOS DE AO

ELEVADORES

VIDEOS

LUBRIFICAO DOS CABOS


Os cabos so lubrificados interna e externamente durante o processo de fabricao com um lubrificante composto especialmente para cabos. Para uma boa conservao do cabo, recomenda-se renovar a lubrificao periodicamente. A lubrificao dos cabos muito importante, tanto como proteo contra corroso como tambm em vista da durao do cabo, sendo que o mesmo, como qualquer mquina, resistir melhor ao desgaste interno e externo se for devidamente lubrificado.

INSPEO E SUBSTITUIO DOS CABOS DE AO EM USO Os cabos de ao quando em servio devem ser inspecionados periodicamente, a fim de que a necessidade de sua substituio seja determinada sem que o seu estado chegue a apresentar o perigo de uma ruptura. Em geral, uma inspeo correta compreende as seguintes observaes:

NMERO DE ARAMES ROMPIDOS


Deve-se anotar o nmero de arames rompidos em um passo ou em cinco passos do cabo. Observar se as rupturas esto distribudas uniformemente ou se esto concentradas em uma ou duas pernas apenas. Neste segundo caso, h o perigo dessas pernas se romperem antes do cabo. importante tambm observar a localizao das rupturas, se so externas, internas ou em contato entre as pernas.

ARAMES GASTOS POR ABRASO


Mesmo que os arames no cheguem a se romper, eles podem atingir um ponto de desgaste tal que diminua consideravelmente o coeficiente de segurana do cabo de ao, tornando o seu uso perigoso. Na maioria dos cabos flexveis, o desgaste por abraso no constitui um motivo de substituio se os mesmos no apresentarem arames partidos. Quando se observa uma forte reduo da seo dos fios externos e, conseqentemente, do dimetro do cabo, deve-se verificar periodicamente o coeficiente de segurana para que este no atinja um mnimo perigoso.

CORROSO
Durante a inspeo, deve-se verificar cuidadosamente se o cabo de ao no est sofrendo corroso. conveniente tambm uma verificao no dimetro do cabo em toda sua extenso, para investigar qualquer diminuio brusca do mesmo. Essa reduo pode ser devida decomposio da alma de fibra, pela mesma ter secado e deteriorado, mostrando que no h mais lubrificao interna no cabo e que, conseqentemente, poder existir tambm uma corroso interna no mesmo. A corroso interna representa um grande perigo, pois ela pode existir sem que se manifeste exteriormente

MAUS TRATOS E NS
Deve-se inspecionar todo o comprimento do cabo para a verificao da existncia ou no de ns ou qualquer anormalidade do mesmo que possa ocasionar um desgaste prematuro ou a ruptura do cabo, principalmente junto s fixaes. Mesmo que um cabo trabalhe em timas condies, chega um momento em que, aps atingir sua vida til normal, necessita ser substitudo em virtude de seu desgaste, de arames rompidos, etc. Em qualquer instalao, o problema consiste em se determinar qual o rendimento mximo que se pode obter de um cabo antes de substitu-lo, sem colocar em perigo a segurana do equipamento.

ACESSORIOS PARA CABOS

Esticadores

Gancho

Manilhe reta

Grampos

Pega chapa

Sapatilhos

TENSO DOS CABOS


A regulagem da tenso dos cabos de trao muito importante para que seja obtida uma maior durabilidade dos cabos e da polia, uma melhora na qualidade de deslocamento (viagem do elevador), atendendo os fatores de segurana e reduzindo custos. Durante a instalao, os cabos de trao precisam ser ajustados de forma que a carga total seja dividida igualmente para cada cabo. Havendo variao na tenso dos cabos, bvio que a durabilidade ideal no ser alcanada, assim como uns cabos iro trabalhar mais que outros, e que os cabos sob maior carga iro se danificar por causa do coeficiente de fadiga e diminuio de dimetro. Porm, devido ao diferencial e patinao (deslizamento) que ocorre durante o funcionamento, os cabos sob a menor carga iro se desgastar tambm, ocorrendo ento, diminuio de dimetro, esmerilhamento e quebra de fios.

TENSO DE TRAO NO CABO


O clculo terico do dimetro necessrio do cabo de ao, em funo da carga a ele aplicada complexo, por envolver muitos parmetros no totalmente controlados, tais como freqncia de dobramentos, raio de dobramento, concentrao de tenses nas superfcies de contato entre fios e entre pernas, desgaste dos fios de arame, etc. Assim, na pratica, lana-se mo de normas para este clculo. Segundo a norma DIN 15020, a tenso de trao do cabo determinada pela mxima trao do cabo, F (kgf) e pelo dimetro mnimo admissvel do cabo, dmin (mm), sendo que este dimetro calculado segundo a equao abaixo.

Dmin=KFc Onde Fc = fora de trao no cabo k = fator determinado de acordo com o grupo de trabalho do cabo, dado na tabela abaixo.
Grupo de Transmisso 0 1 2 3 4 Numeros de Ciclos p/h at 6 mais de 6 at 18 mais de 18 at 30 mais de 30 at 60 mais de 60 Valores minimos 0,28 0,3 0,32 0,35 0,38

COMO FAZER UM PEDIDO


1. Dimetro; 2. Construo (nmero de pernas, arames e composio: Seale, Filler ou outra); 3. Tipo de Alma (fibra ou ao); 4. Toro (regular ou Lang / direita ou esquerda) 5. Pr-formao (pr-formado, no pr-formado ou semi pr-formado); 6. Lubrificao (com ou sem lubrificao); 7. Categoria de resistncia dos arames trao (PS, IPS, EIPS, EEIPS) ou a Carga de Ruptura Mnima (CRM); 8. Acabamento (polido ou galvanizado); 9. Indicao da aplicao; 10. Comprimento

BIBLIOGRAFIAS

http://www.joinville.ifsc.edu.br/~antoniobrito/ Elementos%20de%20maquinas/Cabos/espec_r ev190310.pdf http://www.joinville.ifsc.edu.br/~antoniobrito/ Elementos%20de%20maquinas/Cabos/08cabo _de_aco.pdf

Vous aimerez peut-être aussi