Vous êtes sur la page 1sur 22

MUSEOLOGIA

Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO

Prof. Glucia Braga

Campo de Estudo da Museologia reas do conhecimento que se relacionam com a Museologia Funo Social dos museus

MATERIAL DIDTICO:
Para melhor compreender o contedo dessa aula, leia os 2 primeiros captulos de : SUANO, M. O que museu? So Paulo: Brasiliense, 1986. Disponvel em:
https://www.google.com.br/#q=suano+m+o+que+%C3%A9+museu

Acesso em 02/12/2013
JULIO, L. Apontamentos sobre a histria do museu. In: Caderno de diretrizes museolgicas. Braslia: Iphan, 2002. Saiba mais Para mais informaes sobre a funo social dos museus, consulte o site do Instituto Brasileiro de Museus em: http://www.museus.gov.br/

O que Museologia ?
A palavra museologia formada por duas expresses gregas: Museion, que significa lugar das musas, e logos, que significa estudo ou reflexo baseado na sensibilidade e na razo.

Nesse contexto, a palavra musa assume o significado da "coisa" eleita como sendo a melhor representante da sua espcie, seja por sua beleza, riqueza, tcnica, raridade ou outra qualidade a ela atribuda que a faz ser melhor que as outras. Por exemplo: a musa do vero a garota mais bonita, porque essa qualidade faz com que ela seja eleita como a melhor representante da "espcie garota" daquela estao do ano.

Do mesmo modo a origem da palavra museu: o "lugar das musas", ou seja, onde os objetos eleitos como sendo os melhores representantes da sua espcie ficam guardados para serem apresentados para as pessoas apreciarem as suas qualidades e refletir sobre o seu significado. Seguindo esse raciocnio podemos chegar ao objetivo maior da museologia: o estudo do "fato museolgico", isso , o estudo das relaes sensveis que se estabelecem entre as pessoas e os objetos (acervos) apresentados em um cenrio expositivo. O conceito de fato museolgico e outras noes que dele decorrem musealidade, - musealizao, patrimnio e outras. ( Estes sero apresentados nas prximas aulas)

Entretanto, a museologia foi considerada durante muito tempo apenas como "a cincia dos museus". Como a disciplina que estudava exclusivamente as prticas desenvolvidas no interior dessas instituies conservao, pesquisa, exposio e pouco articuladas com os problemas que a sociedade precisava e queria debater.

Mas a partir da dcada de 1970, com a ampliao do conceito de museu e de patrimnio, esse modelo passou a ser questionado, passando a defini-la como uma cincia social que estuda os objetos de museu como fontes de conhecimento. E esse conceito foi novamente ampliado, redefinindo-a como uma cincia social que "percebe" o objeto museolgico como fonte de conhecimento e tambm de questionamento. Essa percepo do objeto como fonte de saber e de reflexo produz uma importante diferena no momento de selecion-lo para integrar um acervo de museu, pois existem vrios tipos de conhecimento conforme o valor que lhes atribudo, e tambm por "quem" lhes atribui esse valor. Para uns, um objeto pode significar muito, e para outros pode ser pouco importante ou at no significar nada em termos de conhecimento e reflexo.

Veja estes exemplos:

Um conjunto de objetos de suplcio usados na poca da Inquisio na Europa, ou no perodo da escravido nas Amricas. Para "quem" esses objetos podem ter significado enquanto instrumentos de produo de conhecimento e de questionamento? Que tipo de conhecimento o estudo desses objetos pode produzir? E que tipo de reflexo podemos fazer quando nos deparamos com esses objetos? Certamente, somos levados a pensar em quem os usava e em quem eram usados, isso , que tipo de sociedade permitiu e por que permitiu o uso desses objetos para torturar outras pessoas. E tambm podemos pensar e decidir se queremos viver numa sociedade que faz uso desses objetos.

Atualmente, quando a cincia museolgica seleciona objetos para integrar um acervo, o faz pelo seu valor enquanto fontes de conhecimento e questionamento, isso , "percebendo" a sua capacidade de fazer as pessoas refletirem sobre as suas realidades anteriores e atuais quando elas se deparam com eles.

Assim, a museologia , essencialmente, uma cincia da informao, na medida em que seleciona, conserva, ordena e investiga as informaes contidas nos objetos e acervos museolgicos. E tambm uma cincia social aplicada, porque realiza pesquisas sobre essas informaes e as divulga para o pblico na forma de conhecimento atravs de exposies, eventos e programas educativos em museus, centros culturais, centros de memria e centros de referncia.
Portanto, voc pode perceber que a museologia uma disciplina aplicada para o exerccio livre e crtico da cidadania e a promoo do desenvolvimento humano, e a sua cientificidade est em permanente construo.

MUSEU, PATRIMNIO E IDENTIDADE


Os museus s passam a existir quando o homem adquire a conscincia de seus patrimnios natural e cultural, isto , quando se apropria das prticas que caracterizam o grupo social do qual ele faz parte e o faz ser diferente de outros grupos como por exemplo: pelo idioma, pelo sotaque, pelas festas tpicas, pela alimentao, pela religio, entre outras prticas que lhes do uma identidade prpria. A conscincia dessas prticas tem incio, comea a se definir a identidade dos grupos humanos em todos os tempos e lugares. a partir da que a humanidade passa a construir esses espaos chamados de museus e os utiliza para preservar esse patrimnio, isto , para preservar o seu legado histrico, ecolgico, artstico e cultural. E da que decorre a funo primordial dos museus: selecionar, guardar, conservar, pesquisar e divulgar tudo aquilo que seja eleito como patrimnio como "musa" para um determinado grupo social, isto , pelas qualidades que do quele grupo uma identidade.

Patrimnio
O patrimnio natural se constitui no espao fsico onde um grupo humano se instala e vive, e o patrimnio cultural nos objetos materiais (tangveis) que produz para viver e tambm nas suas criaes imateriais (intangveis). Essas criaes imateriais se baseiam nas prticas que o ser humano constri para compreender o mundo em que vive e se reconhecer como um grupo unido, como, por exemplo, o folclore, a gastronomia, a lngua, a mitologia, entre outras expresses da cultura que somadas constituem o que se conhece por patrimnio integral.

Podemos deduzir que o patrimnio integral o conjunto constitudo pelo lugar onde um grupo vive, pelos objetos materiais que esse grupo constri para viver e pelas prticas imateriais que ele cria para que seus membros se reconheam como pertencentes a esse grupo. Um patrimnio natural deve ser preservado por toda a humanidade. Quando adquirimos a conscincia da importncia desse patrimnio que de todos ns, fazemos de tudo para preserv-lo para ns mesmos e para as novas geraes. Arquitetura Objetos Natureza

Tambm so consideradas como bens patrimoniais as prticas, os hbitos e as tradies que um grupo cria para celebrar e reafirmar a sua identidade. S que, nesse caso, so construes intangveis, isso , no so fisicamente concretas, como por exemplo as danas, a msica, as receitas das comidas tpicas, os smbolos, o comportamento das pessoas, o sotaque e outras expresses imateriais prprias daquele grupo. Podemos entender que o patrimnio integral a soma de todos naturais, culturais materiais e culturais imateriais que as pessoas como pertencentes a todo o grupo, e que por isso importante preservadas. E esse conjunto de natureza, coisas e prticas que esse grupo. Que d a ele uma identidade. Uma personalidade. esses bens consideram que sejam caracteriza

Assim, podemos compreender que a identidade de um povo constituda pelo seu patrimnio integral.
Podemos concluir que um patrimnio integral quando engloba um conjunto de expresses materiais e imateriais que fazem com que as pessoas se liguem afetivamente a ele, isso , se apropriem dele, se reconheam atravs dele e se constituam como um grupo que tem aquele patrimnio Pode ser um time de futebol, uma praa, objetos que contam a histria de um grupo social , entre outros. E por essas razes que as pessoas tm o desejo de preserv-lo. Por que esse conjunto lhes d uma identidade prpria, nica.

Campo de estudo da Museologia


O campo de estudo da museologia a investigao da instituio "museu", dos acervos nela contidos e das interaes desses acervos com as realidades dos vrios grupos humanos. Desse modo, o estudo museolgico aborda as relaes entre os seres humanos e as suas diversas formas de compreender, valorizar, expressar e reproduzir a sua cultura no seu dia-a-dia. No amplo universo das manifestaes culturais estudados pela museologia podemos destacar: a pintura, a escultura, a arquitetura, a numismtica (moedas), os meios de transporte, a armaria, a indumentria (vesturio e joalheria), a herldica (brases), o mobilirio, as condecoraes, a tapearia, os utenslios domsticos (cermicas, porcelanas), prataria e ourivesaria, os acervos religiosos, as danas, a literatura, o teatro, o folclore, a culinria tpica e vrias outras formas de expresso que os grupos humanos criam para identificar-se e organizar-se em sociedade.

Todos esses conhecimentos so investigados numa perspectiva sciohistrica e aplicados pela cincia museolgica atravs da museografia, da expografia, das tcnicas de conservao e restauro, dos estudos de pblico e da pedagogia museal. Como voc pode perceber, esses conhecimentos tm uma relao muito prxima com a Histria e tambm com outros campos do saber. Portanto, a disciplina museologia estuda tudo o que se relaciona com esse lugar chamado museu e seus acervos, e prepara profissionais para administr-lo e faz-lo cumprir sua funo social. E a cincia museolgica o seu campo de investigao aplicada seleciona e pesquisa os objetos e acervos, produz conhecimentos a partir deles e divulga esses saberes atravs de exposies, eventos e programas

educativos.

RELAES DA MUSEOLOGIA COM OUTROS CAMPOS DO SABER


Existem vrios tipos de museus, conforme os acervos que possuem, a sua especialidade e as reas do conhecimento em que desenvolvem as suas pesquisas. Para isso, a museologia interage com vrias outras disciplinas e campos do saber. Est intimamente ligada com as disciplinas histricas da arte, da cultura e da civilizao , e constantemente relacionada com as Cincias Humanas e Naturais, com a Filosofia e com as Cincias Exatas. A pesquisa museolgica abrange o amplo universo das expresses artsticas, desde as artes plsticas e visuais pintura, escultura alm de outras linguagens como a msica, o cinema, a fotografia, o teatro, a dana, o folclore, a cenografia e a literatura. No campo das Cincias Humanas, a Antropologia, a Arqueologia, a Cincia Poltica, a Educao, a Filosofia, a Geografia, a Histria, a Psicologia, a Teologia e a Sociologia. Na rea das Cincias Sociais aplicadas, articula-se com a Cincia da Informao, com a Comunicao, a Economia, a Administrao, com a Arquitetura e com o Turismo. A Museologia , ela prpria, uma Cincia Social aplicada. H ainda uma relao prxima com as Cincias Exatas a Fsica e a Matemtica e com as Cincias Biolgicas e da Terra, como a Medicina, a Astronomia e a Qumica.

MUSEOLOGIA E SOCIEDADE
A Cincia Museolgica est em permanente evoluo. E atualmente as reflexes nessa rea lanam seu olhar sobre a realidade circundante, ou seja: sobre a sociedade. E da tem surgido uma nova corrente museolgica, criando outros tipos de museus e renovando as suas aes. Houve uma poca em que a museologia era considerada a Cincia dos museus", e suas aes pouco discutiam os problemas com a sociedade. Os objetos incorporados aos acervos objetos musealizados deixaram de ser selecionados apenas como raridades ou como fontes de informao isolada passaram a ser percebidos como fontes de conhecimento. E depois, como provocadores de questionamentos. Podemos concluir que essa nova vertente da Museologia rompeu com uma tradio que tratava o objeto em si mesmo, guardado num edifcio chamado de museu para ser apreciado por um pblico restrito atravs de uma pedagogia formal. E tambm concluir que os acervos s podem provocar reflexes se forem percebidos num contexto sciohistrico. As aes realizadas pelos museus seus eventos, programas educativos e exposies devem desenvolvidas com a participao da comunidade.

Nessa aula voc:


- Aprendeu o que a disciplina museologia e o seu campo de estudo;
- Conheceu as reas do saber que se relacionam com a museologia; - Conheceu a funo social dos museus

Na prxima aula ... voc: - Ir conhecer um pouco da histria da museologia no mundo e no Brasil; - Ver que a partir da dcada de 1980 foram criados outros tipos de instituies que renovaram o fazer museolgico. - Ver que esses novos museus se instalaram em lugares histricos das cidades, que marcaram os diversos tempos sociais: tempo do acontecimento, tempo poltico, tempo dos ciclos econmicos...

Atividades de Estudo
Escolha uma pintura, ou uma escultura, ou ainda um prdio ou um jardim histrico e procure observar os seus detalhes. Se for uma tela, ou uma escultura, observe o seu tema e as cores usadas. Atente para a vestimenta e as expresses das pessoas, e para o mobilirio e os adereos que compem o cenrio retratado. Se for um prdio histrico, observe os detalhes da sua fachada, das colunas, das portas, dos ornamentos e a harmonia do conjunto. Procure conhecer os estilos arquitetnicos, compare-os e faa uma relao deles com os perodos histricos. Nos jardins, veja a disposio das alamedas. Repare nos tons e nas cores das plantas e flores, e sua distribuio no cenrio. Comente suas observaes com seus amigos e colegas. um exerccio de sensibilidade e percepo que vai fazer voc adquirir um olhar museolgico.

Questes:
Questo 1: O objetivo maior da museologia estudar as relaes que se estabelecem entre as pessoas e os objetos (...). Isso significa estudar... a) os acervos organizados num museu. b) a arquitetura dos museus. c) o processo de musealizao dos objetos. d) o fato museolgico. e) os pblicos visitantes dos museus. Questo 2: Atualmente, a cincia museolgica seleciona os objetos para integrar um acervo, quando: a) estes so eleitos os melhores representantes da sua espcie. b) orientada por alguma universidade pblica; c) h uma demanda de um importante museu para que o faa; d) percebe o seu valor enquanto fontes de conhecimento e questionamento. e) so doados por seus antigos donos.

Questo 3: So considerados patrimnios intangveis: a) b) c) d) e) o folclore, a gastronomia e a msica; os prdios histricos; os objetos de ouro e prata; os objetos musealizados; o acervo material de um museu.

Questo 4: A museologia...
a) estudada isoladamente; b) se relaciona com diversos campos do saber; c) uma cincia exata; d) est somente ligada Histria; e) no realiza estudos de pblico. BONS ESTUDOS!!!! GABARITO: 1)D 2) D 3) A 4) B

Vous aimerez peut-être aussi