Vous êtes sur la page 1sur 112

Teologia da Educao Crist

A Natureza e Desenvolvimento de uma Nova Abordagem Educao Crist


A O Contexto Intelectual da Educao Crist 1 Introduo: Diz Freeman Butts em sua Histria da Cultura da Civilizao Ocidental: Ns pensamos da maneira como fazemos em grande parte porque os gregos pensaram como o fizeram. Que esta afirmativa em grande parte verdadeira parece evidente. Mesmo nos chamados crculos cristos prevalece esta condio. De fato ainda temos que ver a genuna filosofia crist da educao elaborada e praticada em nossas escolas e colgios cristos.

importante para educadores cristos encararem esta questo com exatido por vrias razes:

a) O intelectualismo grego, com seu conseqente naturalismo cientfico.

b) Este assunto relevante porque a educao crist tem tido a tendncia de se comprometer com este contexto.

c) Muitos de nossos professores cristos, embora concordando claramente com posies teolgicas ortodoxas e experimentando genuna experincia crist, tm estado embebidos neste contexto, que lhes difcil romper com sas premissas na sala de aula.

2 Pensamento Grego: Os gregos no estavam somente interessados em registrar a existncia da realidade, como tambm procuraram explic-la. Em adio filosofia normal conforme apresentada pelos eminentes filsofos gregos, este povo ajudou a pautar a vida ocidental atravs daquilo que se tornou conhecido como cultura clssica. Caractersticas da cultura grega que chegaram a afetar nossa era: a) Esta vida, no a vida alm, que preeminente.

b) A satisfao de desejos e necessidades humanas naturais a motivao primria para a vida.

2 Pensamento Grego: c) Nada em excesso estabelecia o princpio da disciplina e controle do processo vital, o meio termo de ouro de Aristteles.

d) Competio inteligente provia boa motivao para fazer o seu melhor em qualquer coisa que valesse a pena faz-lo.

3 O Pensamento Romano: A grosso modo, o Imprio Romano veio existncia no incio da era Crist. Durante cerca de quatro sculos, a sociedade ocidental foi uma simples unidade poltica. Roma transformou-se no grande transmissor da cultura grega. Sabemo-lo parcialmente atravs dos grandes escritos de Virglio, Ccero, Tcito, Catulo, Sneca, Horcio e outros. Roma, porm, notabilizou-se pela nfase dada prtica e utilitarismo, sua nfase sobre a lei e a ordem, seus talentos para a organizao, suas instituies, sua cidadania. Muitos crem que a maior contribuio de Roma foi o conceito democrtico de lei. Em ltima anlise, porm, meramente perpetuou a cultura grega num contexto social de democracia.

B As Evidncias de uma Nova Abordagem Educao Crist

1 Dos Crticos
A educao moderna est debaixo de fogo e tem estado agora pelos vrios anos passados. Muita gente est exigindo uma nova abordagem educao. A questo surge sempre quando se procura saber como os advogados da educao crist se colocam luz do presente (criticismo pesquisador). Evidncia de insatisfao est vindo de um bom nmero de fontes. Principalmente entre estes esto os pais. Esto claramente insatisfeitos com o calibre de instruo que seus filhos esto recebendo nestes dias. Mesmo em escolas crists, os pais esto cansados de seguirem padres antigos.

Muitos livres atiradores tambm tm atacado a educao em geral. Entre estes podem ser encontrados os editores de jornais e revistas, reprteres e autores de artigos de revistas e livros. Particularmente, porm, est o fato de que educadores cristos que tm operado sob as premissas da antiga abordagem Hebraico-greco-romana educao, esto agora comeando a questionar as prprias bases desta abordagem. Esto comeando a ver que fazer uma sntese de pensamentos de tais fontes inadequado para enfrentar os problemas e necessidades do presente.

Entre estes h um grupo que cr que as pressuposies para um sistema educacional que seja verdadeiramente cristo precisa ser encontrado na Bblia como Palavra de Deus. No hesitam em fazer a exigncia de que a educao no pode ser verdadeiramente crist a no ser que seja assim fundamentada.

2 Da Cultura Em adio aos fatores acima, a prpria natureza da situao cultural na qual agora vivemos, exige uma nova abordagem educao. Um mundo necessitado exige e precisa ter uma filosofia de vida satisfatria e uma filosofia da educao adequada. Vivemos no meio de uma mudana constante e crise, e esta poca est em necessidade da espcie de educao que proveja um lugar estvel em que se permanecer. Necessitamos da espcie de filosofia educacional que posa represar a mar do criticismo pesquisador, enquanto que ao mesmo tempo d certeza no meio da confuso.

3 Do Campo Educacional
As filosofias educacionais do naturalismo, pragmatismo e idealismo dominam a cena presente. Filhos modernos destes pontos de vista so o materialismo, cientificismo, secularismo e relativismo. Contra estes pontos de vista se arregimenta o Teimo Cristo. Talvez seja mais prprio dizer que o naturalismo cientfico prevalece hoje. A realidade concebida em termos de constituio atmica material. Aqui a natureza a completa totalidade do ser. O homem um resultado evolutivo da natureza e assim essencialmente parte da natureza. A funo da educao neste ponto de vista virtualmente nada mais do que proporcionar ao homem um ajustamento a seu meio e tornar este meio o melhor possvel. O fim da educao encontrado quer no indivduo, quer no grupo. No se encontra lugar para o sobrenatural.

O conhecimento, portanto, est confinado aos fenmenos naturais. O mtodo inevitvel neste ponto de vista, ou nesta posio, o mtodo cientfico.

O humanismo educacional est intimamente relacionado ao naturalismo. A razo est no centro deste ponto de vista e o mtodo se torna uma maneira de desenvolv-lo. As consecues do passado provem o currculo para a educao. Valiosas como sejam as boas experincias e consecues do passado, este ponto de vista tambm est amarrado a esta terra. A Histria revela a falha deste tipo de filosofia para satisfazer as necessidades humanas. Ela tambm subtrai o sobrenatural.

A segunda alternativa Filosofia Crist o Idealismo. Sua nfase est no absoluto, na realidade do espiritual; sua nfase sobre as leis morais, sua f na liberdade e na existncia de Deus, so recomendveis. Mas sua negao da realidade do mal, seu Deus infinito, sua concepo obscura de Deus, e sua elevao de conceitos abstratos ao nvel ltimo acima de Deus, todos servem para enfraquecer a posio do ponto de vista Testa Cristo.

Homem
Natureza Cincias Naturais

Cincias Sociais
Filosofia e Religio

O desafio desta situao exige dos educadores cristos uma nova abordagem educao. Em tal abordagem os educadores precisam fazer mais do que apontar negativamente as falhas dos outros sistemas. Precisam demonstrar positivamente e qualitativamente que a abordagem bibliocntrica adequada para nossos dias. Antes de volver nossa ateno como isto seria feito, vejamos rapidamente, em forma resumida, duas filosofias representativas que tomam conta do campo no presente: naturalismo e humanismo. Ao faz-lo veremos algumas exigncias que nos vm do prprio campo educacional.

O centro do naturalismo a nfase colocada em a natureza como realidade ltima. Espera-se, portanto, que a natureza e as cincias naturais estejam no centro de qualquer definio de educao proposta por este ponto de vista. A educao assume a forma de treinamento social e vocacional. O homem um produto da natureza e Deus Se encontra na periferia da escala de valores educacionais. O diagrama abaixo ilustra esta posio com suas implicaes para o currculo educacional.

As filosofias do Realismo e Pragmatismo esto intimamente relacionadas a esta posio. O Realismo define a educao como o condicionamento do sistema nervoso por meios fsicos, de tal modo que o homem possa viver harmonicamente com as leis da natureza. O pragmatismo define a educao como um processo de reconstruo da experincia com nfase primria nos fatores biolgicos e sociais, em vez de fatores fsicos. Aqui o propsito da educao ajudar o aluno a viver numa comunidade industrial em mudana e tornar-se mais eficiente nas tcnicas cientficas que levam soluo dos problemas de hoje.

Intimamente ligado posio do naturalismo est o humanismo. Os valores humanos so centrais neste ponto de vista. Talvez este ponto de vista se ache melhor representado nas obras de Robert Hutchins. A nfase colocada sobre os clssicos com seu corolrio, o movimento intelectual. Os humanistas crem que a combinao da aquisio da herana cultural com o esprito cientfico moderna resulta na espcie correta de liderana. Para eles a educao torna-se virtualmente a aquisio de conhecimento e disciplina mental. Aqui, tambm, Deus visto na circunferncia da educao. As implicaes so vistas a seguir:

Deus Natureza
Homem

Cincias Sociais

Cincias Naturais
Filosofia e Religio

Torna-se evidente que as filosofias acima colocam ou o homem ou a natureza no centro da educao. O propsito em qualquer caso sociabilidade ou um indivduo eficientemente preparado para a sociedade. Para o cristo estes pontos de vista so fragmentrios.

C Desenvolvimento de uma Nova Abordagem Educao Crist


1 Educao, para o cristo, um resultado da interpretao de Deus.

... o conhecimento de Deus o fundamento de toda verdadeira educao. (Patriarcas e Profetas). 2 Educao um resultado da cosmo-viso crist. (vide cosmo-viso crist).

Cosmo-Viso Crist Definio:

Todos tm uma cosmo-viso, estejam ou no conscientes disto. Um filsofo, um poltico, um telogo, um professor, um pregador cada um tem uma maneira de olhar o mundo que o cerca, e, desde sua perspectiva, orienta sua profisso e realiza suas funes. Cada um tem suas pressuposies, e estas determinam a maneira que ele considera bsica de sua cosmo-viso.

Holmes define como-viso em termo de 4 necessidades: a) A necessidade de unificar pensamento e vida;

b) A necessidade de definir a vida ideal e encontrar esperana e significado na vida;

c) A necessidade de orientar o pensamento; e

d) A necessidade de orientar a ao.

Componentes de uma Cosmo-Viso Crist 1 Deus a Realidade ltima

No princpio Deus (Gn.1:1). Aqui reside o ponto de partida cristo para qualquer atividade na qual queira se engajar. Porque Deus , eu sou. Sem Ele nada . Nele vivemos, movemos e existimos (Atos 17:28). Na perspectiva crist, Deus o centro e ponto de referncia para todas as formulaes.

2 Deus Se Revelou
Deus, a realidade ltima, por causa de Sua personalidade, tambm escolheu revelar-Se. A cosmo-viso crist aceita que Deus tem Se revelado na natureza. Os cus proclamam a glria do Senhor (Salmo 19:1). O cristo tambm considera a Bblia como um meio da autorevelao de Deus.

3 Deus Criou o Homem Sua Prpria Imagem


A cosmo-viso bblica assegura que o homem no um acidente csmico nem um paradigma em evoluo. O homem o resultado direto da vontade e propsito de Deus. A imagem de Deus a mais poderosa expresso da dignidade e unicidade do homem. Ela confere ao homem uma semelhana com Deus e torna-o particularmente na atividade criativa de Deus.

4 O Pecado tem Manchado a Criao de Deus


O problema do mal crtico para a construo de uma cosmo-viso crist. Dor e morte espreita-nos por todos os lados. Esto eles aqui por causa de uma dualismo irreconcilivel? A resposta bblica NO! A posio bblica que o pecado um interldio na ordem de Deus, como conseqncia do desejo da criatura de ser independente do desgnio e vontade de Deus; desejo de fazer-se Deus.

5 Deus Tomou a Iniciativa para Restaurar o Homem Atravs da Atividade Redentora de Cristo

Para a cosmo-viso crist, Cristo a ltima revelao de realidade, verdade e tica. Ele o caminho, verdade e vida. A encarnao de Deus na pessoa de Jesus acrescenta novas dimenses para a maneira do cristo considerar a vida e o mundo:
5.1 Tanto a ontologia (parte da filosofia que trata do ser enquanto ser) como a epistemologia se tornam Cristocntricas.A realidade de Deus se torna imediata e encarnacional isto , Cristo Se identificou com a situao humana, a fim de que Deus pudesse ser conhecido e experimentado aqui e pessoalmente.

5.2 A experincia redentiva torna possvel para o homem ter uma mente transformada que pode olhar a vida e seu ambiente desde a perspectiva de conformidade holstica com o plano original de Deus. 5.3 As atividades ticas e estticas do homem transformado ficam sujeitas a uma perspectiva redentiva e encarnacional. A primeira exige um estilo de vida de amor, como expresso no Declogo, a base do carter de Deus. A ltima exige que o cristo estenda a sua identificao encarnacional em todas as atividades, situaes e relacionamentos humanos.

5.4 A atividade redentiva de Deus tambm cria uma comunidade que deve absoluta obedincia a Seu chamado, cumprindo Sua misso, vivendo Seus propsitos, e aguardando a restaurao final. A comunidade de f, assim, se torna, sem assumir uma atitude arrogante, tanto um catalisador para uma cosmo-viso testica em um ambiente materialista ou humanista, e uma segurana em uma atmosfera de fluidez.

6 Deus Trar a Restaurao Final A cosmo-viso crist encara o presente como um nterim, e que ele no est sem esperana ou destino. A ontologia de Deus clama pela restaurao final: Eis que crio novos cus e nova terra (Isa. 65:17). A perspectiva crist assim escatolgica. O cristo est neste mundo, e ainda aguarda um novo cosmos. A esperana de restaurao final d ao cristo direo e propsito. A antecipao ordena a cosmo-viso crist a olhar para alm do presente, ser otimista em meio oposio, nunca desesperar quando as respostas no esto prontamente disponveis, e cuidar que as portas do aprendizado nunca sejam fechadas.

7 Desde a Criao at a Restaurao, a Histria Linear O conceito cclico de histria estranho a cosmo-viso bblica. A Bblia considera a histria como linear, significativa, com propsito, direcional, movendo em direo ao seu clmax inevitvel: a segunda vinda de Cristo. Alm disto, a histria dominada por um conflito de reinos o reino de Cristo e o reino do mal e este conflito prov o ponto de vantagem a partir do qual um cristo pode considerar estas questes de ontologia, epistemologia e axiologia (estudo dos valores morais).

Visto assim, os variados eventos da histria confusos e caticos, o mal prosperando e os justos sofrendo adquiriro um novo significado. A inevitvel concluso de tal posio que a histria logo alcanar seu teleolgico fim: reconhecimento universal da vontade e soberania de Deus e o estabelecimento de Seu reino. (cf. Fowler, J.M. Building a Christian World View, in Christ in the Classroom, 2:64-69).

Concluso: Com estas afirmaes bsicas, um cristo pode construir sua cosmo-viso, examinar as reivindicaes da filosofia ou qualquer outra disciplina, e aplicar uma mente distintivamente crist s grandes questes. A cosmo-viso todo-conclusiva, ou todo-abarcante, logo, a educao precisa ser necessariamente uma parte dela. O processo de educao, ento, leva a uma interpretao desta viso. A funo da educao levar o aluno a um conhecimento da vontade de Deus e execuo desta vontade. Desde que Deus a fonte de todo e verdadeiro conhecimento, ... o principal objetivo da educao dirigir a mente revelao que Ele faz de Si prprio (E.G. White, Educao, p. 16).

Concluso: A cosmo-viso crist inclui uma definio de educao crist. O centro deste ponto de vista o Deus Trino. Homem Deus Trino

Religio
Cincias Sociais Cincias Naturais Natureza

Concluso:
O homem um produto do poder criador de Deus e da regenerao do Esprito Santo. Deus est no centro, no na periferia. A natureza est na periferia.
Natureza Homem Deus Trino

Religio Cincias Sociais Cincias Naturais

Implicaes para o Currculo Educacional 1 Embora Deus esteja no centro, o ponto em que o homem O encontra atravs do Mediador entre Deus e o homem, o Deus-homem, Cristo Jesus. 2 O homem no suprimido neste ponto de vista. Trata-se dele como um fim, no como um meio. O currculo antes um meio para um fim. O enfoque da educao teocntrica o homem todo em seu ambiente.

Alm do mais, o processo envolvido o desenvolvimento desta pessoa. Primeiro, o homem salvo, ento comea o crescimento. O alvo o perfeito homem em Cristo.

Sobre o Propsito Educacional Os mitos sobre os propsitos da educao tm muitos aspectos. Provavelmente os exemplos mais divulgados argumentam que a verdadeira funo das escolas desenvolver habilidades intelectuais e/ou preparar os jovens para o mercado de trabalho. Estes mitos ocorrem amplamente, tanto dentro como fora da comunidade crist. Cristos observadores, entretanto, freqentemente vem alm de tais mitos e afirma que o alvo primrio e mais fundamental da educao Crist desenvolver o carter e/ou preparar os jovens para o servio. Estes pontos de vista so tambm mitolgicos. Eles so, entretanto, mais sutis que os mitos sobre cultura intelectual e preparo para o servio, desde que possuem a aparncia de Cristianismo.

O Papel do Propsito em Educao Ellen White realou a natureza crucial dos alvos e propsitos educacionais quando escreveu que por uma concepo falsa da verdadeira natureza e objetivo da educao, muitos tm sido levados a erros srios e mesmo fatais (CPPE, p.45). Sua poderosa declarao implica que para muitas pessoas uma noo errada dos alvos educacionais tem sido eternamente fatal. Tal engano cometido, ela adiciona, quando a ordenao do corao, ou seja, o estabelecimento dos princpios, negligenciado no esforo por conseguir a cultura intelectual, ou quando interesses eternos ficam sem considerao no vido desejo de regalias temporais (ibid.).

fcil ver que ela desqualifica tanto a aprendizagem intelectual como a preparao para o trabalho como os alvos primrios da educao. Por outro lado, parece indicar que o desenvolvimento do carter e a preparao para o servio podem ser seus alvos fundamentais.

O Alvo Primrio da Educao Crist Hoje, escreveu G. C. Berkower, mais que em qualquer tempo, a questo, Quem o homem?, est no centro da preocupao teolgica e filosfica. Est questo tambm est no centro do pensamento educacional. Talvez o melhor caminho para se compreender o alvo fundamental da educao seja examinar as necessidades e condies do objetivo de tal educao o homem. Qual a sua natureza essencial, sua razo de ser, seus aspectos positivos e seus atributos negativos? o homem bom, mau ou neutro? Quais so suas necessidades, e como deveria a escola relacionar-se com tais necessidades?

Na passagem que envolve toda a sua filosofia de educao, Ellen White mostra que se ns desejamos compreender o significado e alvo da educao, precisamos compreender quatro coisas sobre o homem: (1) sua natureza original, (2) o propsito de Deus ao cri-lo,

(3) a mudana que ocorreu na condio humana aps a queda, e


(4) o plano de Deus para ainda cumprir Seu propsito na educao da raa humana (Educao, pp. 14 e 15).

A seguir ela explica os quatro itens. O primeiro, o homem foi criado imagem de Deus. Segundo, a humanidade deveria revelar cada vez mais plenamente a imagem de Deus por um contnuo desenvolvimento por toda a eternidade. Terceiro, a desobedincia deslustrou, mas no destruiu, a imagem em seus aspectos mental, fsico e espiritual. A desobedincia do homem tambm trouxe a morte. Quarto, Deus no abandonou o homem em sua desesperada condio; Ele ainda pode cumprir Seu propsito para a raa humana pela restaurao de Sua imagem no homem atravs do plano da salvao.

O Alvo Primrio da Educao Crist

a educao uma das agncias redentivas e restauradoras de Deus. Ellen White indicou, portanto, que o propsito primrio da educao levar os estudantes a Deus para redeno (Ibid, pp 15 e 16).

A Restaurao da Imagem e o Papel Redentivo da Educao


A perda do homem prov o propsito da educao crist. A maior necessidade do homem se tornar imperdido. Assim Jesus disse que ele veio para buscar e salvar o que estava perdido (Lc. 19:10). Tal busca e salvao o tema da Bblia desde a Queda restaurao do den em Apocalipse 21 a histria de como Deus, atravs de mestres, profetas, patriarcas, pregadores, servios simblicos, e uma hoste de outros meios, tem tentado resgatar o homem de sua perdio.

Ns devemos ver a educao crist neste contexto. No mais alto sentido, escreveu Ellen White, a obra da educao e da redeno so uma porque ambas constroem diretamente sobre Jesus Cristo. Levar o estudante a um relacionamento salvfico com Jesus Cristo deve ser o primeiro esforo do professor e seu constante objetivo (Educao, p. 30). Aqui est o alvo mais elevado e primrio da educao.

A maior necessidade do estudante, ento, um renascimento espiritual que coloca a Deus no centro de sua experincia. Paulo notou que tal renovao uma experincia diria, e Jesus ensinou que o Santo Esprito realiza a transformao (1Co. 15:31; Joo 3:5). A educao crist nunca pode ocorrer isto deve ser enfatizado sem o poder dinmico do Esprito Santo.

Ellen White escreveu que a coisa de maior importncia em educao deve ser a converso dos estudantes (FEC, p. 436). sobre o fundamento da experincia do novo nascimento que a educao crist pode prosseguir com seus outros alvos e propsitos. Se ela falha neste ponto primrio e fundamental tem falhado completamente.

Algumas Consideraes Natureza do Estudante

Educacionais

Relativas

Alm da posio central da imago Dei (imagem de Deus) na humanidade, h vrios outros pontos sobre o estudante que o educador cristo deveria notar. 1 A Bblia trata o homem como uma unidade holstica. O homem na Bblia no visto de forma dualstica ou pluralstica. 2 Se as pessoas pretendem ser plenamente humanas, elas devem ser controladas por suas mentes antes que por seus apetites e propenses animais.

3 O educador cristo deve reconhecer e respeitar a individualidade, singularidade e dignidade pessoal de cada pessoa. 4 Desde a Queda os problemas da raa humana no mudaram. A humanidade, desde aquele tempo, encontra-se sujeita luta das foras do bem e do mal.

Os estudantes, na perspectiva crist, devem ser vistos como filhos de Deus. Cada um um depositrio da imagem de Deus e algum por quem Cristo morreu. Cada um, portanto, tem possibilidades infinitas e eternas. O valor de cada estudante individual pode somente ser equilibrado em termos do preo pago por sua restaurao na Cruz do Calvrio. O educador cristo v cada estudante como um candidato para o reino de Deus e lhe oferece a melhor educao possvel. No mais pleno sentido da palavra, a educao crist redeno.

Alguns Alvos Secundrios da Educao Crist


O papel da educao ajudar a trazer o homem de volta a harmonia com Deus, seus semelhantes, consigo mesmo e o mundo natural.

Desenvolvimento do carter;
Aquisio de conhecimento e competncia profissional (ou no trabalho).

Ellen White notou que o carter determina o destino tanto para esta vida como para a vida porvir e que a formao do carter a obra mais importante j confiada aos seres humanos (Educao, pp. 109 e 225). C. B. Eavey relacionou o desenvolvimento do carter ao propsito fundamental da educao quando declarou que o alvo fundamental em educao crist trazer o individuo a Cristo para salvao.

Lembramos que o conceito cristo de desenvolvimento do carter completamente oposto viso humanstica, que implica meramente no refinamento do homem natural, no renovado. O desenvolvimento do carter cristo nunca ocorre fora da experincia da converso ou parte de Cristo e da agncia do Esprito Santo (Fp. 2:12-13; Joo 15). Somente o poder dinmico do Esprito Santo desenvolve a imagem de Deus no indivduo. A essncia do elemento espiritual desta imagem a reproduo dos frutos do Esprito amor, alegria, paz, pacincia, bondade, fidelidade, mansido e domnio prprio na vida de cada estudante (Gal. 5:22-24).

Hans LaRondelle tem mostrado que pelo menos parte do processo de restaurao ocorre quando contemplamos a beleza atrativa do carter de Cristo. Atravs deste ato ns assimilamos Sua imagem. Assim imperativo que cada fase da educao crist o carter do mestre, o currculo, os mtodos de disciplina, e qualquer outro aspecto reflita o carter de Cristo. Jesus Cristo o comeo, o meio e o fim da educao crist. O Esprito Santo procura implantar a semelhana de Seu carter em cada um de ns e em nossos filhos e estudantes.

Devemos sempre ver a aquisio de conhecimento na educao crist dentro do contexto mais amplo do cristianismo. O educador cristo no est to preocupado em passar massas de informao como ele est com o desenvolvimento da mente crist uma maneira crist de ver a realidade e organizar o conhecimento dentro da estrutura da cosmo-viso crist. Gene Garrick demonstrou a natureza secundria da aquisio de conhecimento quando escreveu que no pode haver uma mente verdadeiramente crist sem o novo nascimento, desde que a verdade espiritual aprendida e aplicada espiritualmente (1Co. 2:116).

O cristo nunca v a aquisio de conhecimento mesmo o conhecimento cristo como o fim em si mesmo. Em sua aquisio de conhecimento e no desenvolvimento de uma mente crist, ele nunca perde de vista o fato de que o seu alvo ltimo um melhor servio tanto para Deus como para o prximo.

Preparao para o mercado de trabalho tambm um propsito definido pela educao crist. Todo estudante que conclui um programa educacional cristo deveria ter no mnimo uma ocupao que lhe permita ganhar a subsistncia (Educao, p. 218). Preparao ocupacional, entretanto, como cada outro aspecto da vida crist, no pode ser separada dos assuntos do novo nascimento, desenvolvimento do carter e o desenvolvimento de uma mente crist. A vida crist uma unidade, e cada aspecto dela interage com os outros e o homem total. O cristo sempre ver uma ocupao dentro do contexto de uma mais ampla vocao individual como um servo de Deus. Isto levanos ao que podemos considerar o resultado ltimo e final da educao crist.

O Alvo ltimo da Educao Crist Ellen White escreveu que a verdadeira educao a preparao dos poderes metal, moral e fsico para a realizao de cada dever, agradvel ou no, o treinamento de cada hbito e prtica, de corao, mente, e alma para o servio divino (3SM, p. 228; cf. CT, p. 493; Ed. P. 13). Nesta mesma linha Herbert Welch concluiu que o carter cristo que no se expressa em servio no digno do nome.

A figura 1 indica que a converso, o desenvolvimento do carter, a aquisio de uma mente crist amadurecida e preparao ocupacional no so um fim em si mesmos. Antes, cada um um elemento essencial em uma preparao individual para o servio ao prximo e como Deus procura curar a alienao que se desenvolveu aps a queda entre o homem e seus semelhantes. A essncia do amor cristo e um carter semelhante ao de Cristo servio ao semelhante. O segundo grande mandamento, portanto, construdo sobre o nosso supremo amor a Deus, convida-nos a amar o nosso prximo como a ns mesmos (Mt. 22:39).

Alvos Primrios

Alvos Secundrios

Alvo ltimo ou Resultado Final Servio a Deus e ao homem tanto aqui como no futuro

Levar os jovens a um relacionamento salvfico com Jesus.

Desenvolvimento do Carter

Desenvolvimento de uma mente crist

Preparo para o trabalho

Um ponto final que deve ficar explcito o fato de que a escola crist uma agncia evangelstica, desde que seu propsito primrio envolve levar seus estudantes a um relacionamento salvfico com Jesus Cristo. Ela difere de outras agncias evangelsticas, entretanto, porque seu principal papel centraliza-se sobre a converso, desenvolvimento e preparao de jovens provenientes de lares cristos, antes que pessoas do pblico em geral. A escola crist funciona como um ambiente protetor no qual a educao crist pode ocorrer no contexto da cosmo-viso crist e longe das presses no-crists.

Tem tanto um papel conservador, ao prover uma atmosfera protetora para o crescimento cristo, como um papel revolucionrio, desde que ela procura desenvolver agentes evangelsticos de vrios tipos para a igreja. Muitas comunidades crists tm cometido o triste erro de ver a escola como uma agncia evangelstica geral antes que uma empresa evangelstica seletiva. O resultado trgico tem geralmente sido que os valores do grupo no-cristo tm influenciado indevidamente muitos de seus filhos, antes que o contrrio. Enquanto a escola crist pode servir vitoriosamente como uma cunha de penetrao evangelstica em reas onde a igreja no est ainda estabelecida, tem provado ser mais eficiente como um ambiente protetor para a converso e desenvolvimento dos jovens de famlias crists em lugares onde comunidades a igreja, bem estabelecidas, j existem.

O Papel do Educador Ensinar Uma Forma de Ministrio Se a educao vista desta maneira, ento o papel do educador ministerial e pastoral no sentido de que o educador est conduzindo os jovens a um relacionamento salvfico com Jesus Cristo. O Novo Testamento: Ef. 4:11; 1Co. 12:28; Rom. 12:6-8 As Escrituras no procuram separar as funes de ensinar e pastorear. (1Tm. 3:2). Os pastores devem no somente cuidar das almas do seu rebanho, mas devem ser pessoas que ensinem por preceito e exemplo aos indivduos e igreja como um corpo.

Os educadores, semelhantemente, no so meramente expositores de verdades, mas indivduos que tenham permanente cuidado por aqueles sob a sua tutela. Um educador cristo um pastor ou ministro do evangelho. A principal diferena entre os ttulos de pastor e educador, como usados na sociedade moderna, baseia-se na corrente diviso de tarefas. A mais clara e plena integrao do dom de educador-pastor vista no ministrio de Cristo. Um dos termos pelos quais Ele era freqentemente tratado era Mestre.

No texto grego esta palavra quase sempre didskalos, que mais acuradamente traduzida como professor (teacher). Cristo pode ser visto como o melhor exemplo de ensino em termos de metodologia e significativos relacionamentos interpessoais. Um estudo dos evangelhos da perspectiva de Cristo como educador contribuir grandemente para o nosso conhecimento de como atuar em classe. Adicionalmente, tal estudo colocar-nos- em contato direto com os objetivos e alvos da educao crist.

O Educador Cristo Como Um Agente da Salvao Lucas 15, registra as parbolas da ovelha perdida, da dracma perdida, e do filho prdigo, especialmente pertinente para o papel do educador cristo. O educador algum que procura algum e tenta ajudar aqueles que esto perdidos e presos nos domnios do pecado, sejam eles: 1 Como a ovelha que sabe que est perdida, mas no sabe como voltar ao lar; 2 Como a dracma e o filho mais velho que no tm suficiente senso espiritual para compreender sua prpria perdio; 3 Como o filho prdigo sabe que est perdido, sabe como voltar ao lar, mas no que voltar at que tenha gasto sua rebelio.

Primazia do Ensino
Educar jovens no somente um ato ministerial, mas uma das mais efetivas formas de ministrio.(Gn. 18:19; Dt. 4:9-10; 6:6-7; Ef. 6:4). o professor e no o diretor acadmico, o orientador, o coordenador, etc. que permanece no lugar onde o mundo adulto e o mundo da criana se encontram. Talvez a melhor maneira para destruir o potencial do sistema educacional como um agente para restaurar a imagem de Deus nos estudantes primeiro solapar o papel da me-dona-de-casa, e ento fazer do ensino especialmente o ensino complementar uma atividade profissional de segunda classe. Com estes dois golpes a verdadeira funo da educao pode ser bloqueada. O desafio na educao crist valorizar o ensino por seu verdadeiro potencial como uma poderosa e crucial forma de ministrio.

Qualificaes do Educador Cristo 1 - Qualificao Espiritual. 2 - Qualificaes Literrias. 3 - Qualificaes Sociais. 4 - Qualificao Fsica. O esforo dos educadores cristos no contnuo aperfeioamento de suas qualificaes pessoais o mesmo alvo que eles procuram para seus estudantes uma restaurao da imagem de Deus fsica, mental, espiritual e socialmente. Este equilbrio, encontrado na vida de Cristo, formar a base para sua atividade profissional.

Educadores, seja no lar ou na escola, verificaro que sua tarefa desafiadora, exigente e recompensadora.

A Bblia Como Livro de Texto Onisciente

Um dos princpios educacionais mais fortemente enfatizados por Ellen White era a posio primria da Bblia nas escolas crists. Ela disse que a ateno dos estudantes deveria ser chamada, no para as afirmaes dos homens, mas para a Palavra de Deus. Sobre todos os outros livros, a Palavra de Deus deve ser nosso estudo, o grande livro de texto, a base de toda educao (6T p.131). Tais declaraes formam a base para um dos mais persistentes mitos em certos crculos educacionais adventistas que a Bblia deveria ser o livro de texto em todo assunto.

Histria Adventista e Bblia como o nico Livro de Texto

1890 Nem a Bblia nem a cosmo-viso bblica tinham ocupado o papel central na educao adventista.
1897 O elemento de reforma, liderado por Edward A. Sutherland, Percy T. Magan, A. T. Jones, e J. H. Kellog assumiram o controle do Battle Creek College. Entre 1897 a 1900 A igreja experimentou uma grande confuso sobre o real significado da afirmao de que a Bblia deveria ser o livro de texto em cada linha de estudo. Outubro de 1899 Jones tinha chegado a uma interessante distino entre o livro de texto (a Bblia), do qual o professor tomaria o texto para o estudo do tpico desejado, e o livro de estudo, o qual lanaria luz sobre o significado dos textos bblicos que formavam o fundamento para cada linha de estudo.

A Funo da Bblia na Educao O Problema: Descobrindo o Padro da Unidade Curricular

Os Adventistas no eram os nicos na confuso educacional da virada do sculo. Os clssicos estavam em seu leito de morte tanto na educao pblica quanto na particular, enquanto a Cosmo-Viso Crist, que tinha dado algum significado ao curso de estudo na educao Americana estava perdendo sua influncia na educao Americana. Frederik Rudolf, um proeminente historiador da educao superior americana, caracterizou o perodo de 1875 a 1914 como de desordem curricular.

Um desafio maior para a educao no sculo vinte tem sido encontrar o padro que mantenha o currculo junto (together) e lhe d unidade e significao.
O ponto crucial do problema, entretanto, no tem sido reconhecer a necessidade de algum padro global no qual se ajustem mutuamente os vrios assuntos do currculo de tal maneira que eles faam sentido, mas descobrir tal padro.

A busca por significado no currculo e na experincia educacional total um grande desafio do sculo vinte. Alguns vem o centro integrador na unidade dos clssicos, enquanto outros vem nas necessidades da sociedade, vocacionalismo ou cincia. Nenhuma destas abordagens, entretanto, so amplas suficientes, e suas pretenses so usualmente divisivas antes que unificantes.
O homem secular moderno descartou o cristianismo como uma fora unificante e tende a se concentrar sobre as partes de seu conhecimento antes que sobre o todo. Como resultado, a fragmentao intelectual continua a ser um grande problema enquanto os indivduos procuram determinar que conhecimento de mais valor.

Consideraes Curriculares
Que Conhecimento de Maior Valor? A probante questo de Herbert Spencer que conhecimento de maior valor? recebeu ampla ateno no final do sculo dezenove. Para Spencer esta era a questo das questes no reino da educao. Antes que haja um currculo racional, devemos definir quais as coisas de maior interesse para conhecer; ...devemos determinar o valor relativo dos conhecimentos.

Spencer, ao procurar responder a sua questo, classificou as principais espcies de atividades humanas em uma ordem hierrquica baseada em sua importncia: 1) as atividades relativas diretamente a autopreservao; 2) as atividades que indiretamente promovem a autopreservao;

3) as atividades que tm a ver com educao da descendncia;


4) as atividades pertinentes s relaes polticas e sociais; 5) as atividades que compem a parte ociosa da vida e so devotadas aos gostos e apetites. A explanao de Spencer relaciona a Cincia (amplamente concebida para incluir as cincias prticas e sociais bem como as cincias fsicas e biolgicas) a sua hierarquia de cinco pontos das atividades mais importantes da vida.

Sua resposta est construda sobre o princpio de que as atividades que ocupam os aspectos perifricos da vida deveriam tambm ocupar lugares marginais no currculo, enquanto as atividades que so mais importantes na vida deveriam ter o lugar mais importante no curso de estudos.
Outros educadores respondiam que o conhecimento de maior valor devia ser encontrado nas necessidades da sociedade ou nas vocaes.

Os cristos que se fundamentam na Bblia rejeitaro as concluses de Spencer, que so construdas sobre uma metafsica e epistemologia naturalista, contudo, eles no devem deixar de perceber o amplo assunto subjacente a seu argumento.
O educador cristo deve, com Spencer, definir a questo de que as coisas so mais importantes para conhecer. A resposta a esta questo, como Spencer observou, leva diretamente a um entendimento dos valores relativos do conhecimento do currculo.

Ellen White repetidamente responde questo de Spencer em seus prprios escritos. Para ela um entendimento da Bblia era o estudo essencial que era de maior valor (cf. CT, 11-24, 427; FEC, 368-380).
Descobrir o conhecimento que mais essencial, entretanto, um problema totalmente diferente de entender como um curso de estudo pode ser desenvolvido a partir de tal compreenso.

Os educadores cristos sabem que conhecimento de maior valor, porque eles compreendem as maiores necessidades da humanidade. Eles sabem que a Bblia uma revelao csmica que transcende o limitado reino da humanidade, e que no somente revela a condio da humanidade, mas tambm o remdio para tal condio.

O problema no introduzir elementos cristos em um currculo existente, mas antes a cristianizao do inteiro programa escolar. O desafio que confronta o desenvolvimento do currculo em uma escola crist ir alm de um ponto de vista focalizado sobre as partes (pedaos), a uma posio que claramente e propositadamente integre os detalhes do conhecimento em uma estrutura bblica. Somente isto far uma educao verdadeiramente crist.

A Soluo: A Integrao de todo Conhecimento


Um postulado bsico subjacente ao currculo cristo que toda verdade verdade de Deus. Desde o ponto de vista bblico, Deus o Criador de todas as coisas. Portanto, a verdade em todos os campos se origina dEle. A falha em compreender este ponto de vista tem levado claramente muitos a desenvolver uma falsa dicotomia entre o secular e o religioso. Tal dicotomia implica que o religioso tem a ver com Deus, enquanto o secular est divorciado dEle. Desde este ponto de vista, o estudo da cincia, histria e matemtica visto como basicamente secular, enquanto o estudo da religio, histria da igreja e tica visto como religioso.

Esta no a perspectiva bblica. Na Bblia, Deus visto como Criador dos objetos da cincia e matemtica e o Diretor dos eventos histricos. Em essncia, no h tais coisas como aspectos seculares no currculo.
Toda verdade no currculo cristo, se lidando com a natureza, humanidade, sociedade ou artes, deve ser vista no relacionamento apropriado a Jesus Cristo como Criador e Redentor.

Ns no poderamos possivelmente usar a Bblia como livro de texto para cada tpico do currculo, desde que ela nem mesmo discute muitos assuntos. A Escritura no explica:

-Os modernos contratos de bens imveis, mas o estudo e prtica de bens imveis tm uma ntima conexo com a tica e princpios morais bblicos.
-A fsica nuclear tambm no explicada na Bblia. Isto, entretanto, no significa que a fsica nuclear no esteja conectada com as leis naturais de Deus e que no tenha implicaes ticas e morais quando suas aplicaes afetam as vidas das pessoas.

Cristo foi o Criador de todas as coisas no somente aquelas coisas que as pessoas escolhem chamar religiosas (Jo. 1:1-3; Col. 1:16). O ponto importante que nenhum tpico est fora da cosmo-viso da Bblia.

A Bblia no o todo do conhecimento, mas prov um referencial dentro do qual podemos estudar e interpretar todos os tpicos.
Toda verdade, se realmente verdade, verdade de Deus, no importa onde ela encontrada. Como resultado, o currculo da escola crist deve ser visto como um todo unificado, antes que como um conjunto de tpicos fragmentados e vagamente conectados.

O Papel Estratgico da Bblia no Currculo


Um segundo postulado se segue ao da unidade da verdade: a Bblia o documento fundamental e contextual para todos os itens curriculares na escola crist. Este postulado um resultado natural de uma epistemologia revelacional, bibliocntrica. Elton Trueblood: a questo importante no : Ela [a Bblia] oferece um curso de religio? Tal curso pode ser oferecido por qualquer instituio. A questo : Sua profisso religiosa faz uma diferena? ...Um mero departamento de religio pode ser relativamente insignificante. O ensino da Bblia bom, mas somente o comeo. O que muito mais importante a penetrao das convices Crists centrais no ensino de todos os assuntos.

Gaebelein:
uma vasta diferena entre a educao em que os exerccios devocionais e o estudo da Escritura tm um lugar e a educao em que o Cristianismo da Bblia a matriz de todo o programa ou, mudando a figura, o leito no qual o rio do ensino e aprendizado flui. Foi esta compreenso que Ellen White procurou implementar na dcada de 1890. Ela advogou que as escolas Adventistas removessem os clssicos Gregos e Romanos do centro do currculo desde que eles no apresentam o devido fundamento para a educao verdadeira (FEC, 381).

Em seu lugar ela exaltou a Bblia, que a base de todo verdadeiro conhecimento (FEC, 393). Parte da genialidade do ministrio de ensino de Cristo foi que Ele salvou a verdade da penumbra em que se achava, dando-lhe o devido encaixe (CPPE, 27). Ellen White, em seus dias, tentava fazer o mesmo. Isto foi e uma preocupao primria para a educao Adventista em cada gerao, desde que a educao Crist no pode tomar lugar no contexto do humanismo secular ou qualquer outro ismo. A educao Crist somente Crist quando v toda verdade desde uma perspectiva Crist.

Ellen White: a cincia da redeno a cincia de todas as cincias, e a Bblia o livro dos livros (Educao, p. 126; CT, 442).

Somente um entendimento desta cincia e deste Livro torna todas as coisas significantes no mais pleno sentido. Vistos luz do grandioso pensamento central da Bblia, cada tpico tem novo significado (Educao, 125).

Cada estudante, afirmou Ellen White, deveria obter um conhecimento do grandioso tema central da Bblia, do propsito original de Deus em relao a este mundo, da origem do grande conflito, e da obra da redeno. Deve compreender a natureza dos dois princpios que contendem pela supremacia, e aprender a delinear sua operao atravs dos atos da histria e da profecia, at grande consumao. Deve enxergar como este conflito penetra em todos os aspectos da experincia humana; como em cada ato de sua vida ele prprio revela um ou outro daqueles dois princpios antagnicos; e como, quer queira quer no, ele est mesmo agora a decidir de que lado do conflito estar (Educao, 189190).

O conflito entre o bem e o mal no deixou nenhuma rea da existncia intocada. Do lado negativo vemos a controvrsia na deteriorao do mundo da natureza, guerra e sofrimento no reino da histria e cincia sociais, e nas preocupaes do homem com suas prprias perdas na humanidade. Do lado positivo encontramos evidncia da controvrsia na maravilha de uma ordem natural que parece ser propositadamente organizada, na habilidade do homem para cuidar de seus companheiros na vida social, e em suas profundas vises e desejos de inteireza e significao.

Por que, todo indivduo deve finalmente perguntar-se, existe o mal em um mundo que parece to bom? Por que h morte e tristeza em uma existncia que to delicadamente projetada para a vida? Como possvel que a regularidade matemtica seja todo-pervasiva no mundo da natureza?.
A revelao especial de Deus contm as respostas s grandes questes da humanidade. esta revelao, portanto, que deve prover tanto o fundamento e o contexto para cada estudo humano. Cada tpico dentro do currculo, e mesmo a vida humana em imperativo, portanto, que as escolas crists ensinem cada assunto desde a perspectiva bblica.

Gaebelein, em sua clssica abordagem do assunto, sugeriu que o que necessitamos a integrao de cada aspecto do programa da escola com a cosmo-viso Bblica. Integrao significa unir as partes em um todo. A Bblia, ele sugere, prov o padro dentro do qual cada aspecto, tanto do curso formal de estudos como do currculo informal, encontra seu significado.
Hastings Rashdall, em seu monumental estudo das universidades medievais, captou o mesmo quadro quando notou a centralidade do estudo religioso.

O estudo religioso era a cincia arquitetnica cujo ofcio era receber os resultados de todas as outras cincias e combin-los em um todo orgnico. Que este o lugar correto da religio na educao, afirma Henry P. Van Dusen, no porque as igrejas o dizem ou porque ditado pela tradio, mas por causa da natureza da realidade. Deus o ser cuja existncia traz unidade e significado ao universo e significado ao currculo.

Para o cristianismo, a Bblia fundamental e contextual. Ela prov um padro para o pensamento em todas as reas. A Bblia o foco da integrao para todo o conhecimento, porque ela prov uma perspectiva unificadora que vem de Deus, a fonte de toda verdade.
No mais comum desgnio curricular, a Bblia ou religio somente um tpico entre muitos, como ilustrado na figura 2. Neste modelo cada tpico estudado segundo sua prpria lgica e considerado como sendo basicamente independente dos outros.

O professor de histria ou literatura no est preocupado com religio, e o professor de religio no se envolve com histria ou literatura, desde que cada um ensinado em sua especialidade. Cada assunto tem seu prprio territrio bem definido e abordagem tradicional. Este modelo no est geralmente preocupado com a relao entre os campos de estudo, deixando sozinho seu significado ltimo. Em tal modelo, religio um tpico entre muitos.

R E L I G I O

H I S T R I A

M A T E M T I C A

L I T E R A T U R A

E T C . . .

Os reformadores Adventistas, procurando escapar do modelo acima, inicialmente foram ao extremo de fazer a Bblia e religio o todo do currculo, como ilustrado pela Figura 3. Este modelo procurou fazer da Bblia o todo e tambm errou o alvo, desde que a Bblia nunca reivindica ser uma fonte exaustiva de verdade. Ela estabelece a estrutura para o estudo da cincia e histria e toca nesses tpicos, mas ela no um livro de texto em todas as reas que o estudante necessita conhecer. Ela um livro de texto na cincia da salvao e lana luz sobre a anormalidade de nosso presente mundo em todas as reas de verdade possvel.

Bblia e Religio

Um terceiro modelo podemos definir como o modelo fundamental e contextual (Figura 4). Ele implica que a Bblia e sua cosmo-viso provem um fundamento e um contexto para todo conhecimento humano, e que seu significado global penetra em cada rea e acrescenta significado a cada tpico.

PERSPECTIVA BBLICA P E R S P B B L I C A P E R S P B B L I C A

H I S T R I A

M A T E M A T.

L I T E R A T.

C I N C I A

E T C . . .

PERSPECTIVA BBLICA

Uma Ilustrao do Papel da Bblia no Currculo Neste ponto ser vista a integrao da perspectiva Bblia com um aspecto secular do currculo. O estudo literrio mantm uma posio de centralidade na estrutura curricular, e talvez uma das mais poderosas ferramentas para o ensino dos valores religiosos. Uma questo principal nos estudo literrio nas escolas crists Que tipo de literatura deveramos estudar?

Pode ser perguntado, desde que a Bblia nosso padro literrio, por que histrias pecaminosas foram includas no registro e s vezes enfatizadas.

responsabilidade do professor de literatura em uma escola crist ajudar os jovens a aprenderem e ler criticamente, para que eles possam perceber o significado do que eles lem em termos da grande controvrsia entre as foras do bem e do mal.

H no mnimo dois pontos bsicos de responsabilidade na apresentao e estudo da literatura na escola crist seleo e interpretao.

A funo interpretativa tem sido tradicionalmente abordada de duas maneiras diferentes:


1 A nfase principal sobre as qualidades literrias do material, na qual a Bblia ou idias da Bblia pode ser usada de tempos em tempos como um aparte. 2 A literatura pode ser estudada no contexto da perspectiva bblica e do que a mensagem significa em termos de dilema universal e pessoal da humanidade.

O Currculo Radical O ponto que os educadores Cristos devem reconhecer que o ensino de qualquer assunto em uma escola Crist no uma modificao da abordagem usada em escolas nocrists. antes uma radical reorientao daquele tpico dentro da estrutura filosfica do cristianismo.

De um certo ponto de vista a integrao da matemtica e cincias fsicas com a crena crist o mesmo mais importante que a integrao da literatura e cincias sociais com o cristianismo.

Os educadores cristos em todas as reas deveriam utilizar criativamente os pontos naturais de integrao entre seu tpico e sua religio.
Em adio aos pontos naturais de integrao, os educadores em cada campo tm a oportunidade de integrar a sua f com sua especialidade acadmica ao nvel da personalidade como elas se relacionam, no esprito de Jesus, aos seus estudantes e responder suas questes concernentes ao assunto em pauta, significado religiosos e dificuldades pessoais.

Algumas Observaes : 1 - Se queremos assegurar implicaes positivas da integrao, deveramos notar o que ela no . 2 - Holmes tem enfatizado que integrao est preocupada no tanto com ataque e defesa como com as positivas contribuies do aprendizado humano para um entendimento da f e para o desenvolvimento de uma cosmo-viso Crist, e com a positiva contribuio da f Crist para todas as artes e cincias. 3 - de maior importncia que os educadores cristos e seus alunos compreendam que a cosmo-viso crist deve dominar o currculo cristo se as escolas crists querem ser crists em realidade e no apenas no nome.

O Currculo Equilibrado Alm da integrao de assuntos especficos na escola crist, h um assunto maior, que a integrao do programa curricular, que objetiva dar equilbrios ao desenvolvimento dos vrios aspectos dos estudantes medida que eles esto sendo restaurados a sua posio original como indivduos criados imagem e semelhana de Deus. O currculo deve, portanto, ter um equilbrio integrado que facilitar tal restaurao. Se os indivduos devem ser restaurados a sua totalidade, a educao crist no pode negligenciar o equilbrio entre o fsico e o mental.

O Currculo Informal A experincia educacional da escola crist obviamente mais ampla que os assuntos (materiais) desenvolvidos no currculo formal e ensinados pelos educadores em sala de aula. Da mesma forma como todas as outras atividades na vida crist se enquadram no domnio dos princpios cristos, assim deve cada aspecto da educao crist estar em harmonia com a mensagem bblica.

A escola crist tem duas tarefas principais concernentes ao currculo informal:


1 A seleo das atividades e; 2 A criao de orientaes para a implementao das atividades selecionadas.

No mbito do currculo informal, a tarefa tanto do corpo docente como discente pesquisar as Escrituras sincera e responsavelmente em busca dos princpios orientadores e ento aplic-los para a seleo e implementao de todos os programas e atividades na escola crist.

Mantendo um Foco Cristo


Se qualquer atividade na escola crist ocupa o centro em lugar de Cristo, podemos estar certos de que, segundo o primeiro grande mandamento e os Dez Mandamentos, perdemos nossa perspectiva crist.

H muitos pontos de falsa paz e integrao, e bom reconhec-los: Entretenimento ... Se torna o meu ponto de integrao... Eu estou destrudo.

Consideraes Metodolgicas Um determinante principal das metodologias do ensino e aprendizado de qualquer filosofia de educao os alvos de tal filosofia e estrutura epistemolgico-metafsica na qual tais alvos so expressos.

Os alvos da educao crist vo alm do acmulo de conhecimento cognitivo, preparao para o mercado de trabalho, autoconscincia, e competir com sucesso com o ambiente.

Educao, Pensamento e Autocontrole


Central para a questo do desenvolvimento do carter crist a compreenso de que os seres humanos no so simplesmente animais altamente desenvolvidos que operam num nvel meramente reflexivo (refletir como um espelho) e que so determinados pelo estmulo ambiental. A essncia da educao crist capacitar os estudantes a pensar e agir reflexivamente por si mesmos, antes que simplesmente responder palavra ou vontade de uma figura de autoridade. Autocontrole o alvo a ser alcanado para que, quando o jovem no mais tiver a orientao mediadora dos pais e professores, seja apto a viver a vida crist porque internalizou os princpios, relacionamentos e valores do cristianismo.

A Bblia e a Metodologia Instrutiva

A fonte epistemolgica central para o cristo, a Bblia, prov uma riqueza de informao no Velho Testamento com respeito s metodologias usadas pelo Senhor no processo da educao.

No centro da metodologia de ensino e aprendizado do Novo testamento est a obra educacional de Jesus.

Mtodos Usados por Jesus 1 Ilustraes a) Parbolas; b) Lio Objetiva (Prtica) c) Perguntas para Pensar 2 Utilizava a Teoria e Prtica

Os educadores cristos deveriam manter em mente vrios contextos enquanto selecionam suas prprias estratgias de ensino:
1) A natureza redentiva da tarefa;

2) As necessidades de seus estudantes;


3) As foras e fraquezas de sua individualidade pessoal como educadores.

A Funo Social da Educao Crist


A Centralidade da Educao na Transmisso Cultural
Central nas mensagens do Velho e Novo Testamentos a importncia da Educao.

O Papel Conservador e Revolucionrio da Educao Crist


A Igreja Crist, em sua forma bblica, pode ser vista tanto como uma fora social conservadora como um agente de transformao social. A funo conservadora da educao crist dupla: 1) Transmitir o legado da verdade crist, e

2) Prover uma atmosfera protegida para o jovem, na qual esta transmisso ocorre e na qual os valores cristos possam ser impartidos aos jovens em seus anos formativos atravs do currculo formal e dos aspectos informais do contexto educacional.

Alm da funo conservadora da educao crist h seu papel revolucionrio. A grande comisso evanglica : Ide por todo o mundo, fazei discpulos de todas as naes, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado (Mt. 28:19-20). A escola crist tem um papel a desempenhar nesta tarefa revolucionria. preparar a juventude crist para se tornar obreira evanglica.

A funo social da educao crist tanto conservadora como revolucionria. A funo da escola crist educar os jovens da igreja para o servio de Deus e do prximo, antes que trein-los para o servio de si mesmos mediante a conquista de uma boa posio e um bom salrio. Isto pode ser o resultado da educao crist, mas no ocupa um lugar central em seus propsitos.

Vous aimerez peut-être aussi