Vous êtes sur la page 1sur 14

DOPING E OS RISCOS PARA A SADE

DOPING

O doping a utilizao de substncias proibidas na prtica do desporto, porque promovem um aumento significativo do rendimento do atleta. Estes aumentos no rendimento fsico atribui vantagens competitivas desleais, em relao aos atletas que no recorrem a estas substncias para obter sucesso.

TIPOS DE DOPING
Existem 7 tipos diferentes de doping, consoante os efeitos que causa e a maneira de ser administrado no atleta:
Esteroides anabolizantes Estimulantes Analgsicos

Beta-Bloqueantes
Hormonas Peptdicas Diurticos Beta-agonistas

ESTEROIDES ANABOLIZANTES

Hormonas sintticas que, quando comparadas testosterona, tm maior atividade anablica(promovem o crescimento). Os atletas que ingerem este tipo de substncias pretendem aumentar a massa muscular e a fora.

ESTIMULANTES
Substncias que aceleram a atividade cerebral, fazendo com que a resposta nervosa seja mais rpida, aumentando a atividade dos atletas e diminudo o seu cansao.

ANALGSICOS

Drogas calmantes frequentemente usadas para quase todos os desportos fisicamente exigentes, que visam diminuir a dor. Para alm de reduzir a dor, o atleta resiste mais tempo ao cansao, aumentando a resistncia natural.

BETA-BLOQUEANTES

Utilizado de forma semelhante aos analgsicos, combatendo o nervosismo, stress e ansiedade. Os beta-bloqueantes so remdios que baixam a presso sangunea (diminuem o nmero de batimentos do corao).

Utilizado em desportos onde exigido alta preciso.

HORMONAS PEPTDICAS

Substncias usadas para acelerar o crescimento corporal e a potncia muscular, diminuir a sensao de dor, favorecer recuperaes mais rpidas aps o esforo, aumentar o nmero de glbulos vermelhos e a capacidade de transporte de oxignio. Este tipo de substncias so particularmente perigosas.

DIURTICOS

Tem a funo de aumentar a quantidade de urina produzida.


Utilizada para diminuir a concentrao de substncias dopantes ou at mesmo para que estas sejam expulsas rapidamente do organismo. Utilizado tambm para a perda de peso.

BETA-AGONIZANTES

Droga destinada a aumentar a massa muscular e diminuir a massa gorda.


Conhecido pela capacidade de controlar a distribuio de fibras musculares e de aumentar o ritmo cardaco, aumentando o fluxo de sangue para msculos e crebro. A adrenalina um exemplo de uma droga beta-agonizante.

EFEITOS DO DOPING NA VIDA


O Doping tem vrios efeitos na vida, dos quais:
No sistema nervoso central, aumentam a agressividade e a alterao do humor. Provocam ainda alteraes no comportamento sexual.

Na rea dermatolgica, queda de cabelo, acne na face e no dorso, aumento de quistos sebceos, so as alteraes mais frequentes.
No sistema msculo-esqueltico, o encerramento precoce das cartilagens de crescimento e o aumento do risco de rotura tendinosa, so as complicaes mais significativas. No aparelho cardiovascular, do origem ao aumento do colesterol plasmtico e triglicerdeos. Aumentam o risco de trombose. Aumentam o risco de enfarte do miocrdio e hipertenso.

EFEITOS DO DOPING NA VIDA


Efeitos no homem:
Aumentam tambm o volume mamrio e o risco de cancro da prstata. Diminuem o volume testicular, a quantidade espermtica e a fertilidade.

Efeitos na mulher:
Provocam aumento da pilosidade e do tamanho do clitris. Masculinizam a voz. Diminuem o volume mamrio e provocam suspenso de amenorreia.

PERIGOS PARA A SADE


Motivos Sanitrios
O doping e potencialmente perigoso de ser utilizado porque: Sujeita o organismo a ultrapassagem dos prprios limites Produz alteraes nas funes psquicas e orgnicas Pode provocar dependncia de uso de drogas Provocando assim uma degenerao fsica por vezes irreversvel

MOTIVOS TICOS

O doping e o desporto so incompatveis;

Recorrer ao doping contrariar os conceitos de tica e lealdade desportiva;


A sua utilizao transforma o desportista num objeto que se manipula, como se fosse uma mquina que tem de render o mximo, mesmo que para isso no dure muito tempo; Contraria a finalidade mais importante do desporto;

Contribuir para a melhoria da sade fsica, mental e social do individuo.

Vous aimerez peut-être aussi