Vous êtes sur la page 1sur 17

desmascarar os mitos!

Enf Maria Jos Pacheco

O Dia Mundial de Luta contra o Cancro celebra-se, anualmente, a 4 de Fevereiro. Este ano tem como lema: desmascarar os mitos. O objectivo desta comemorao difundir informao fidedigna sobre o cancro, a toda a populao, de modo a esclarecer dvidas, desconstruir mitos e clarificar ideias errneas, que ainda persistem, sobre a doena e que so responsveis por intenso sofrimento e muitas mortes evitveis.
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

Mito Mito

1: No necessrio falar sobre o cancro 2: No existem sinais e/ou sintomas de

alerta para o cancro


Mito

3: No se pode fazer nada para evitar o

cancro
Mito

4: No tenho direito a receber cuidados de

sade para combater o cancro


Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

Mito 1: No necessrio falar sobre o cancro Facto: apesar de no ser um tema fcil de abordar, sobretudo, em determinados contextos, falar abertamente sobre a doena pode melhorar a sua evoluo (a nvel individual, comunitrio, polticas governamentais).

A verdade que:

Falar sobre o cancro (com o cnjuge/companheiro, a famlia, os amigos , os colegas de trabalho) pode ajudar a diminuir o medo, a revolta, a tristeza, a solido ou a ansiedade.
Em muitos locais o cancro continua a ser um assunto tabu e as pessoas com cancro so, muitas vezes, alvo de estigmatizao e discriminao, o que as impede de procurar cuidados de sade, atempadamente.
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

A verdade que:

Os grupos de suporte podem oferecer um ambiente protector e de apoio para as pessoas com cancro, ajudandoas a expressar os seus sentimentos e a reduzir a ansiedade e o medo. Para alm de constiturem um espao seguro de partilha de informao sobre as opes de tratamento e respectivos efeitos secundrios.

A reintegrao no trabalho um passo importante para restabelecer a estabilidade e o contacto social. O apoio dos colegas de trabalho e dos empregadores muito benfico, tanto para os doentes como para os cuidadores (reduz a ansiedade e aumenta a confiana e a capacidade para combater o cancro).
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

Mito 2: No existem sinais e/ou sintomas de alerta para o cancro

Facto: para muitos tumores malignos existem sinais e


sintomas de alerta e as vantagens da deteco precoce so indiscutveis.

A verdade que:
A consciencializao o primeiro passo para a deteco precoce e para a melhoria do prognstico.

Para muitos cancros, como o da mama, colo do tero, pele, cavidade oral, intestino e determinados cancros infantis, os benefcios da deteco precoce so evidentes.
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

A verdade que:

A deteco precoce dos sinais de alerta iniciais de


alguns tumores malignos assume especial relevncia em locais com baixos recursos ( rentvel) e, em

alguns casos, no requer o uso de qualquer tipo de


tecnologia de diagnstico especializada.

No caso do cancro do colo do tero, vrios estudos

comprovam que a realizao de, apenas, uma citologia


(a todas as mulheres) entre os 30 e os 40 anos, pode reduzir o risco de doena em um tero.
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

Mito 3: No se pode fazer nada para evitar o cancro Facto: pode fazer-se muito, tanto a nvel individual, como comunitrio e de polticas governamentais e, com as estratgias adequadas, possvel prevenir um tero dos tumores malignos mais comuns. A verdade que: As condies e os estilos de vida de cada pessoa determinam a sua sade e qualidade de vida. O consumo de tabaco o principal factor de risco, responsvel por 71% das mortes resultantes de cancro de pulmo e representa cerca de 22% do total de mortes por cancro.
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

A verdade que:
O consumo abusivo de lcool aumenta o risco de cancro da cavidade oral, faringe, laringe, esfago, intestino (clon) e mama. O excesso de peso aumenta o risco de cancro de clon, mama, tero, pncreas, esfago, rim e vescula biliar.

A Organizao Mundial de Sade (OMS) estima que


177.000 mortes, anuais, resultantes de cancro esto relacionadas com a exposio laboral a determinadas

substncias nocivas, de onde se destaca o amianto,


responsvel por um tero das mortes.
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

Mito 4: No tenho direito a receber cuidados de sade para combater o cancro Facto: todas as pessoas tm o direito de aceder a tratamentos e servios especializados para o tratamento do cancro, em igualdade de condies e sem encargos. A verdade que: Existe uma enorme disparidade no tratamento dos doentes com cancro, entre pases desenvolvidos e pases em desenvolvimento. Em muitos casos, a maior lacuna, (inaceitvel) no tratamento do cancro, deve-se falta de cuidados paliativos e ausncia de medicamentos para tratar a dor.
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

10

A verdade que:

A dor de cerca de 90% das pessoas que sofrem de cancro, incluindo crianas, pode ser controlada com poucos medicamentos, no entanto, em muitos pases o acesso a um tratamento adequado da dor muito limitado ou, mesmo, nulo. A desigualdade no acesso a cuidados de sade para tratar o cancro est associada ao nvel socioeconmico, de forma que, as populaes pobres e vulnerveis no podem aceder a medicamentos dispendiosos, para alm de terem de enfrentar outros obstculos de acesso, como a distncia aos centros especializados, onde podem receber tratamento de qualidade.
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

11

A verdade que:

As diferenas ao nvel da profisso, sexo, grupo tnico e, especialmente, educativas tambm esto associadas aos factores de risco mais comuns (m alimentao, consumo de tabaco, tabagismo passivo e abuso de lcool), independentemente da existncia de recursos.

Em muitos pases, independentemente da existncia de recursos, a falta de seguro de sade e outras barreiras impedem as pessoas de aceder, inclusivamente, a cuidados de sade bsicos.
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

12

Investir na preveno e deteco precoce do cancro mais eficaz e mais barato que tratar as consequncias. Estima-se que os custos imputados ao cancro atinjam os 458 mil milhes de dlares no ano 2030. Contudo, a OMS calcula que um pacote bsico de estratgias economicamente eficazes para tratar os factores de risco de cancro (tabagismo, alcoolismo, alimentao pouco saudvel e inactividade fsica) custaria, apenas, 2 mil milhes de dlares/ano.
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

13

Falar sobre o cancro pode ajudar a questionar crenas, atitudes e condutas negativas que perpetuam mitos, geram medo e estigma, impedindo as pessoas de procurar ajuda mdica, em tempo til, para detectar e tratar o cancro . Os cuidados prestados aos doentes com cancro influenciam o prognstico e determinam a sua qualidade de vida. Proporcionar-lhes o apoio adequado, ajuda-os a mitigar o sofrimento, a viver com dignidade e, at, a superar a doena.
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

14

A cobertura sanitria universal, para garantir que todas as pessoas tenham acesso a cuidados de sade sem sofrer dificuldades financeiras, um componente fundamental para alcanar o desenvolvimento sustentvel e a erradicao da pobreza e revela-se um elemento-chave de qualquer esforo para reduzir as desigualdades sociais na evoluo clnica dos doentes com cancro.
A adopo de estilos de vida saudveis pode prevenir um tero dos cancros mais comuns.
Enf Maria Jos Pacheco 04-02-2014

15

O cancro uma doena que no conhece fronteiras e que nos afectar a todos, em algum momento da vida, quer seja directa ou indirectamente, por isso, um assunto que a

todos diz respeito!

Ningum pode ficar indiferente!

Enf Maria Jos Pacheco

04-02-2014

16

desmascarar os mitos!

Muito Obrigada pela vossa ateno!

Enf Maria Jos Pacheco

Vous aimerez peut-être aussi