Vous êtes sur la page 1sur 39

10/05/2005

FORJAMENTO

FORJAMENTO
CONCEITOS INICIAIS

Forjamento o processo de conformao atravs do qual se obtm a forma desejada da pea por martelamento ou aplicao gradativa de uma presso.
A maioria das operaes de forjamento so efetuadas a quente, embora certos metais possam ser forjados a frio.

Existem duas classes de equipamentos de forjamento: os martelos e as prensas: os martelos provocam deformao por impacto e as prensas submetem o metal a uma fora de compresso, baixa velocidade.
O processo de forjamento subdivide-se em: forjamento livre, ou em matriz aberta, e forjamento em matriz fechada, conhecido como forjamento em matriz. No forjamento livre (figura a) o material deformado entre ferramentas planas ou de formato simples. O processo efetuado por compresso direta e o material escoa no sentido perpendicular direo de aplicao da fora. Esse processo usado geralmente para grandes peas, ou quando o nmero a ser produzido pequeno no compensando a confeco de matrizes caras. Freqentemente usado para pr-conformar a pea para forjamento em matriz.

Exemplos de Produtos Forjados

Exemplos de Produtos Forjados

Exemplos de Produtos Forjados

Exemplos de Produtos Forjados

CONCEITOS INICIAIS

FORJAMENTO

No forjamento em matriz (figura b) o material deformado entre duas metades de matrizes. A deformao ocorre sob alta presso em uma cavidade fechada e, assim, se obtm peas forjadas com tolerncias dimensionais mais estreitas. necessrio um grande volume de peas para justificar matrizes de custo elevado. importante, nesse processo, utilizar material em quantidade suficiente de modo que a cavidade da matriz seja completamente preenchida. Um processo convencional de forjamento composto por uma srie de passos tpicos: corte, aquecimento, forjamento livre e forjamento em matriz (em uma nica etapa ou em mais), rebarbao e tratamento trmico. Atravs da deformao plstica produzida no forjamento, pode-se conseguir dois efeitos: dar a forma pea e melhorar as propriedades mecnicas do metal (modificando e distribuindo seus constituintes e refinando o gro). Diversos metais e ligas metlicas podem ser forjados, tais como: aos-carbono, aos-liga, aos para ferramentas, aos inoxidveis, ligas de alumnio, ligas de cobre e ligas de titnio. As principais formas iniciais para o forjamento so o metal fundido e o metal laminado. O metal laminado mais indicado do que o fundido, pois possui estrutura mais homognea.

REPRESENTAES ESQUEMTICAS DOS PROCESSOS DE FORJAMENTO

FORJAMENTO
MAQUINAS DE FORJAMENTO

Os equipamentos de forjamento podem ser classificados, com respeito ao princpio de operao, em: martelos e prensas de forjamento. Nos martelos, a fora provocada por um peso cadente, ou martelo. O impacto provoca deformao do metal a uma alta velocidade e essa deformao ocorre primeiramente nas camadas superficiais da pea. Existem trs tipos de martelos de forjamento

Martelo de queda livre, Martelo de dupla-ao, Martelo de contra-golpe.

Com o martelo, podem ser forjadas grandes variedades de formas e tamanhos de pea. possvel girar a pea entre golpes, coloc-la em diferentes cavidades e cortar a forma final com pequenas perdas de material. As prensas de forjamento submetem o metal a uma fora de compresso baixa velocidade. A presso aumenta quando o material est sendo deformado e isso provoca uma penetrao maior da zona deformada na pea. So trs os principais tipos de prensas usadas em forjamento: prensas hidrulicas, prensas mecnicas (excntricas e de frico) e prensas recalcadoras.

FORJAMENTO Martelo de queda livre

Este equipamento consiste de uma base que suporta colunas, nas quais so inseridas as guias do suporte da ferramenta, e um sistema para a elevao da massa cadente at a altura desejada.
O mecanismo de elevao acionado por um pedal. Existe variedade de sistemas de elevao, destacando-se aquele no qual a massa cadente elevada pela presso exercida por ar comprimido em um pisto colocado no topo do martelo. O levantamento pode ser feito, de forma semelhante, atravs de cilindro hidrulico: a massa, nesse caso, tem alta velocidade de subida, devido s altas presses imprimidas no cilindro por uma bomba de leo. O trabalho mximo produzido pela massa cadente a capacidade nominal do martelo. Esse trabalho, depende basicamente do peso do sistema cadente e da velocidade final no momento do incio do impacto. Ento, a capacidade nominal do martelo dada por: T = Q.H Sendo:

T = trabalho fornecido pelo sistema cadente (kgm) Q = peso do sistema cadente (kgf) H = altura mxima da queda (m)

FORJAMENTO Martelo de queda livre Mecanismos de elevao da massa

FORJAMENTO Martelo de queda livre com acionamento por ar comprimido

FORJAMENTO
Martelo de dupla-ao

Neste equipamento, a massa cadente conectada a um pisto em um cilindro no topo do martelo. O pisto acionado geralmente por vapor ou ar comprimido. O sistema de vlvulas do cilindro pode ser controlado de modo a acelerar ou desacelerar a massa cadente sendo possvel variar a intensidade de cada golpe. A fora exercida pelo pisto pode chegar a vinte vezes o peso da massa cadente. Martelo de contragolpe Caracteriza-se por duas massas que se chocam no meio do percurso com igual velocidade, a massa superior acionada por um sistema pisto-cilindro, a inferior, ligeiramente menor (~ 5%) acoplada superior por meio de cabos. Vantagens: maior rendimento, pois o trabalho absorvido entre duas massas que se chocam, resultando em menor vibrao e maior velocidade de acionamento, em relao a um martelo de queda livre de mesma capacidade.

Desvantagens: maior desalinhamento; necessidade da fora de forjamento estar localizada no meio da matriz para evitar grandes atritos entre as massas e as guias; impossibilidade de manipulao da pea durante o movimento e maiores despesas de manuteno.

FORJAMENTO Martelo de duplo efeito Martelo de contragolpe

FORJAMENTO Prensas para forjamento

Para forjar peas grandes, as prensas hidrulicas verticais com um cilindro na parte superior so especialmente adequadas. o nico tipo de prensa que aplica uma presso uniforme com uma velocidade de deformao quase constante. A sua capacidade de executar uma operao de forjamento limitada pela sua mxima capacidade de carga. As prensas mecnicas excntricas so muito usadas para forjar peas de tamanhos mdios e pequenos, devido facilidade de manuseio e ao baixo custo de operao. A aplicao de fora sobre o material comandada por um excntrico, sendo, por isso, essa mquina conhecida como de curso limitado. As prensas de frico possuem dois pratos de frico unidos axialmente a uma rvore. O sentido de rotao da rvore pode ser invertido de modo que a rosca sem-fim possa subir e descer.

FORJAMENTO PRENSAS PARA FORJAMENTO

A descida da massa giratria desenvolve uma notvel energia cintica que usada para executar o trabalho de conformao. Essas mquinas so indicadas para cunhar moedas, medalhas e objetos similares.

Existem tambm mquinas forjadoras do tipo prensas horizontais, que so utilizadas para grandes produes de peas recalcadas e extrudadas a quente ou a frio (por exemplo: recalque de cabeas de parafusos). A ilustrao de uma operao de recalque encontra-se nas figuras. A tabela abaixo mostra valores tpicos de velocidades para diferentes equipamentos de forjamento.

FORJAMENTO Prensas excntricas com cunha e com tesoura que tem a finalidade de serem mais rgidas que uma prensa excntrica convencional

FORJAMENTO
Recalcagem em duas extremidades com cinco passes.

Recalcagem de uma barra (a) fase inicial 9 (c) fase final

FORJAMENTO
Prensa Hidrulica

FORJAMENTO
Grfico das foras na conformao de uma pea prensada, comparando-se realizao da operao em um martelo e uma prensa. TABELA - Velocidades mais comuns em mquinas de forjamento FAIXA DE VELOCIDADE (m/s) 3,6-4,8 3,0-9,0 0,06-1,5 0,060-0,30

MQUINAS
Martelo de queda livre Martelo de dupla-ao Prensa excntrica Prensa hidrulica

FORJAMENTO
MATRIZES DE FORJAMENTO

Uma matriz tpica de forjamento em martelo est representada na figura abaixo, com indicao da seqncia de conformao.
As matrizes de forjamento so submetidas a altas tenses de compresso (at 2.000 MPa), e altas solicitaes trmicas e, ainda, a choque mecnico.

Devido a essas solicitaes, so requeridas as seguintes caractersticas dos materiais para matrizes: alta dureza, elevada tenacidade, resistncia fadiga, alta resistncia mecnica a quente e alta resistncia ao desgaste.
Os materiais mais utilizados para matrizes de forjamento so:

Para a conformao de metais no-ferrosos leves (alumnio e ligas) aos cromo-nquel e cromo-nquel-molibdnio so preferidos pela sua alta tenacidade. Para a conformao do ao aos ligados ao tungstnio so mais utilizados devido a sua elevada resistncia a quente.

Quando se deseja matrizes com maior dureza e maior resistncia compresso metal-duro (carboneto de tungstnio mais cobalto).

FORJAMENTO Matriz de forjamento para a fabricao de uma biela (a) a partir de um tarugo

CAVIDADES DE IMPRESSO DE: 1 PR-FORMAO

2 DOBRAMENTO
3 DESBASTE 4 ACABAMENTO PRODUTO APS IMPRESSO NAS CAVIDADES:

5,6 - NA 1,2
7 - NA 3 8 - NA 4

FORJAMENTO
DESCRIO DO PROCESSO DE FORJAMENTO

FORJAMENTO EM MATRIZ ABERTA

o processo em que o material sofre conformao por compresso em matrizes planas, ou geometricamente simples, e escoa na direo das superfcies limites. Esse processo comumente aplicado a barras limitadas totalmente aquecidas ou aquecidas somente na extremidade. As operaes bsicas do forjamento livre so: recalque, estiramento e alargamento (figura).

No recalque o material escoa no sentido transversal da pea. Na operao de estiramento, devido s pancadas sucessivas, o material escoa na direo do eixo da pea, alongando-a. Ocorre, contudo, simultaneamente, uma expanso perpendicular ao eixo, ou seja, um alargamento.

Um exemplo tpico de estiramento a transformao de uma barra de seco redonda em barra de seco hexagonal ou quadrada.

FORJAMENTO
DESCRIO DO PROCESSO DE FORJAMENTO FORJAMENTO EM MATRIZ ABERTA

Alm das trs principais operaes de forjamento livre, outras podem ser classificadas nesse tipo de processo, pois utilizam as mesmas ferramentas e dispositivos. Muitas delas contudo podem ser realizadas no forjamento em matriz. Essas outras operaes de forjamento livre so: furao, dobramento, fendilhamento, ampliao, corte e rebaixamento.

No fendilhamento (figura a) o material aquecido separado por meio de um mandril de furao provido de gume. Depois que a ferramenta impelida at a metade da pea, esta virada para ser fendilhada ao lado oposto.
A expanso (figura b) umaoperao usada geralmente aps o fendilhamento, servindo para alargar a fenda. A operao de corte (figura c) usada para remover o material excedente por cisalhamento. O rebaixamento utilizado para produzir rebaixos com cantosvivos: a pea inicialmente entalhada na regio pretendida e, posteriormente, forjada at a espessura desejada.

FORJAMENTO Recalque, estiramento e alargamento

Fendilhamento, expanso e corte

FORJAMENTO
DESCRIO DO PROCESSO DE FORJAMENTO FORJAMENTO EM MATRIZ FECHADA

um processo pelo qual o material sofre conformao por compresso e impelido em direes determinadas pela forma da ferramenta (matriz).
De acordo com a forma da pea inicial, o forjamento em matriz fechada pode ser classificado em:

Forjamento a partir da barra - usado para peas alongadas de 2 a 3 kg; a barra, com cerca de 2 m de comprimento, e cerca de 50 mm de dimetro, trabalhada em uma das extremidades enquanto a outra permanece fixada pelo operador; a pea cortada da barra na ltima pancada do forjamento; Forjamento a partir de tarugos - usado para peas grandes e pesadas; os blocos so previamente cortados e posicionados com uma tenaz durante o forjamento;
Forjamento de elementos estampados - usado na produo de pequenas peas delgadas; o eixo da pea fica sempre perpendicular direo do impacto.

FORJAMENTO Diversas fases do forjamento em matriz fechada

FORJAMENTO
DESCRIO DO PROCESSO DE FORJAMENTO FORJAMENTO EM MATRIZ FECHADA

Para peas no demasiadamente complexas so aplicadas as seguintes etapas de trabalho.

Corte - etapa no necessria para o forjamento de barras, o corte de tarugos pode ser feito por cisalhamento ou serramento;
Aquecimento - realizado em fornos; Forjamento intermedirio - realizado somente quando se torna difcil a conformao em uma s etapa, sendo que, normalmente, as operaes intermedirias so de dobramento ou de esboamento da seco transversal; Forjamento final - feito em matriz, j com as dimenses finais da pea; Corte de pea forjada da barra - (no necessrio no forjamento de tarugos); Tratamentos trmicos; Tratamentos superficiais posteriores.

FORJAMENTO Mtodo de forjamento rotativo

FORJAMENTO
DESCRIO DO PROCESSO DE FORJAMENTO TRATAMENTOS TRMICOS DE FORJADOS

As peas forjadas so submetidas a tratamentos trmicos com as seguintes finalidades: remoo das tenses internas, homogeneizao da estrutura da pea, melhoria de sua usinabilidade e de suas propriedades mecnicas. Os principais tratamentos trmicos empregados em produtos de aos forjados so o recozimento e a normalizao. O recozimento consiste no aquecimento do ao forjado a uma temperatura de 750 a 900c, dependendo de seu teor de carbono, seguido por esfriamento lento. Esse tratamento trmico possibilita: refinar o gro (obtido no forjamento a altas temperaturas), remover as tenses internas introduzidas durante o trabalho a quente do metal e provocar um certo amolecimento. Como conseqncia dessas modificaes, as propriedades mecnicas e a usinabilidade dos forjados so melhoradas.

A normalizao consiste no aquecimento do ao forjado em um forno, e esfriamento ao ar livre. Nesse caso se obtm uma estrutura refinada em grau bem maior que a obtida no recozimento. As propriedades mecnicas so melhoradas e as tenses internas removidas.

FORJAMENTO
DESCRIO DO PROCESSO DE FORJAMENTO TEMPERATURA E VELOCIDADE DE FORJAMENTO

a) Temperatura de forjamento

A diferena entre as temperaturas inicial e final do forjamento conhecida como intervalo de temperatura de forjamento.
O metal para ser forjado precisa ser aquecido a uma temperatura tal que lhe confira elevada plasticidade, tanto no incio como no final do processo de fabricao. Conseqentemente, torna-se interessante aquecer o metal a altas temperaturas, pois sua forjabilidade aumenta com o aumento desta. O perigo do superaquecimento, no entanto, um fator limitante para esse aumento.

O ao aquecido de 1100 a 1280C, ou seja, a um nvel de 180 a 200c abaixo da temperatura de fuso, dependendo de sua composio, obtendo-se assim uma estrutura de gros grossos.
Durante o forjamento esses gros so refinados, mas, se a temperatura final do forjamento for alta (acima de 900c) os gros podero crescer durante o esfriamento da pea ao ar e a mesma, nesse caso, poder ter resistncia mecnica menor.

FORJAMENTO
DESCRIO DO PROCESSO DE FORJAMENTO TEMPERATURA E VELOCIDADE DE FORJAMENTO

Para se obter peas forjadas com boa qualidade, o processo precisa ser completado a uma temperatura definida para cada tipo de ao. O forjamento realizado a temperaturas abaixo da temperatura estabelecida (700 a 900c) no recomendado, porque o material fica encruado e a pea sujeita a fissuramentos. O encruamento pode ser eliminado por recozimento, mas as fissuras no. Os intervalos de forjamento dos aos esto indicados na Tabela
TABELA Faixas de temperatura e conformao a quente dos materiais mais comuns
MATERIAL
Ligas de alumnio Ligas de cobre (lates)

FAIXA DE TEMPERATURA (C)


320 - 520 650 - 850

Ao de baixo teor de C
Ao de mdio teor de C Ao de alto teor de C Ao-liga com Mn ou Ni Ao-liga com Cr ou Cr-Ni

900 - 1150
850 - 1100 800 - 1050 850 - 1100 870 - 1100

Ao-liga com Cr-Mo


Ao inoxidvel (18/8)

850 - 1050
750 - 1100

FORJAMENTO
DESCRIO DO PROCESSO DE FORJAMENTO
TEMPERATURA E VELOCIDADE DE FORJAMENTO

b) Perdas de temperatura

Na conformao a quente ocorrem quedas de temperaturas devido ao esfriamento da pea em contato com o ar (radiao) e transmisso de calor da pea para a ferramenta fria. Os aos com maior teor de carbono possuem menor condutibilidade trmica, podendo portanto ser aquecidos a temperaturas mais baixas que os de menor teor de carbono. A perda da temperatura decorrente da transmisso de calor para a ferramenta mais importante do que a perda da temperatura por radiao. A diferena da temperatura entre a pea e a ferramenta determina a velocidade do esfriamento: para os aos, praquecendo-se a ferramenta at 300c possvel reduzir a velocidade de esfriamento. Outros fatores que influem no esfriamento da pea por transmisso de calor so: o tempo de contato pea-ferramenta (que deve ser o menor possvel) e a superfcie da pea (quanto maior a superfcie de contato, comparada com o volume da pea, maior ser a perda de temperatura).

FORJAMENTO
DESCRIO DO PROCESSO DE FORJAMENTO TEMPERATURA E VELOCIDADE DE FORJAMENTO c) Ganhos de temperatura

Durante a conformao ocorre tambm um aquecimento da pea devido energia de deformao. Esse aquecimento , contudo, consideravelmente menos importante do que as perdas mencionadas, no permitindo uma certa compensao. Apenas em casos excepcionais de aos altamente ligados, submetidos a elevada conformao, possvel que esse aquecimento se sobreponha ao esfriamento. Na conformao a frio, isso se modifica. Nesse caso a energia necessria provoca um aquecimento sensvel da pea. d) velocidade de deformao Outro fator muito importante na conformao a quente a velocidade de deformao, que influi sobre a resistncia que o metal ope conformao. A resistncia conformao maior para os processos dinmicos comparados com os estticos, o que pode ser observado na tabela abaixo, onde so apresentadas, respectivamente, a resistncia a quente do ao por ao dinmica de um martelo e por ao gradual da prensa.

FORJAMENTO
Resistncia conformao a quente (1000-1200C) dos aos-com baixo teor de C
Deformao logartmica (%) 0-10 10 - 20 Resistncia conformao (MPa) 100-150 150 - 200

Ao dinmica do martelo

20 - 40
40 - 60 mais que 60

200 - 300
300-360 360 - 500

Ao gradual da prensa hidrulica

0-10
10-20 20 - 40 40 - 60

40-60
60-120 120 - 220 220 - 280

mais que 60

280-380

FORJAMENTO
PRODUTOS FORJADOS
DEFEITOS TPICOS DE PRODUTOS FORJADOS

Podem ser mencionados os seguintes defeitos, decorrentes de falhas na matria-prima ou da tcnica de operao: Falta de reduo - conseqncia de uma penetrao incompleta na cavidade da ferramenta, e que surge quando so usados golpes de martelo rpidos e leves; nesse caso, pode no se dar tambm a modificao da estrutura do material no interior da pea, e a diferena de estrutura no interior e na superfcie acarreta diferentes propriedades mecnicas; o forjamento em prensa geralmente elimina esse problema; Trincas superficiais - origina-se como conseqncia de um excessivo trabalho na periferia da pea a uma temperatura demasiadamente baixa; tambm podem ocorrer devido a certa fragilidade a quente, adquirida pelo material, por efeito de atmosfera inadequada no forno durante o aquecimento (atmosferas ricas em enxofre); Trincas nas rebarbas - aparecem nas peas forjadas em matriz na regio da rebarba; essas trincas podem penetrar no interior das peas; esse tipo de defeito tanto mais freqente quanto mais alto for o grau de reduo nas rebarbas, ou quanto mais impuro for o material; pode-se diminuir esse problema aumentando-se a espessura da rebarba, e utilizando materiais de boa qualidade;

FORJAMENTO
PRODUTOS FORJADOS

DEFEITOS TPICOS DE PRODUTOS FORJADOS Trincas internas - defeitos menos freqentes e originam-se no interior da pea como conseqncia de tenses de trao ao se efetuar grandes deformaes; evita-se o aparecimento desse defeito reduzindo-se o grau de deformao por etapa ou fazendo o recalque em matriz fechada; trincas internas ocorrem menos no forjamento em matriz fechada devido s tenses laterais de compresso, que se desenvolvem por reao das paredes da matriz;

Gotas frias - so descontinuidades que se originam quando duas superfcies se dobram uma contra a outra sem ocorrer a soldagem; origens: fluxos anormais do material quente dentro das matrizes durante o forjamento, incrustaes das rebarbas sobre as peas como conseqncia de dobras acidentais, distribuio incorreta de massas de material no pr-forjamento;
Incrustao de xidos - originam-se nas camadas de xido formadas durante o aquecimento que, apesar de normalmente se desprenderem, em certas ocasies podem ficar retidas na pea; Descarbonetao e queima - a descarbonetao a perda de carbono em uma superfcie, como conseqncia do aquecimento; a profundidade que esse fenmeno pode alcanar depende da atmosfera do forno, do tipo do material e do tempo de permanncia na temperatura de aquecimento; a queima ocorre quando o aquecimento alcana temperaturas prximas ao ponto de fuso, provocando uma alterao permanente do material, devido penetrao intercristalina de gases oxidantes ou de compostos resultantes de fuses de alguns dos constituintes de menor ponto de fuso.

Defeitos em Produtos Forjados


Mecanismo de falha por fadiga mecnica ? Inicio da trinca, Crescimento da trinca, falha catastrfica. (ver exemplo)

Defeitos em Produtos Forjados


Quebra da matriz: Por excesso de presso gerada pelo volume excessivo do tarugo. (150gramas)

Vous aimerez peut-être aussi