Vous êtes sur la page 1sur 18

Curso para professores: Surdez Mdulo II: Introduo Gramatical Lngua Brasileira de Sinais Aula nmero: 17 Tema: Escrita

a de Sinais

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 1: Relembrando

Na ltima aula estudamos mais um pouco sobre os numerais e quantificadores onde aprendemos como sinalizar tempo de durao, os dias da semana.
Este mdulo de extrema importncia para nossa parte prtica, onde atravs da visualizao de vdeos iremos praticar a sinalizao em LIBRAS.

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 2: Apresentao: O que Signwriting?


A palavra em ingls, SignWriting significa Escrita de Sinais no Brasil. O SignWriting um sistema de escrita para escrever lnguas de sinais. Essa escrita expressa as configuraes de mos, os movimentos, as expresses faciais e os pontos de articulao das lnguas de sinais. J so mais de 35 pases que utilizam esse sistema deSignWriting em escolas, universidades, associaes e reas ligadas comunidade surda.

O SignWriting pode registrar qualquer lngua de sinais do mundo sem passar pela traduo da lngua falada. Cada lngua de sinais vai adapt-lo a sua prpria ortografia.

http://escritadesinais.wordpress.com/page/2/

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 3: Pergunta desafio Para escrever em Escrita de Sinais (SignWriting) precisa saber em lngua de sinais?

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 4: Por que isso importante?


Palavras de Marianne Stump:
A escrita de sinais muito importante para ns, porque a forma prpria de escrever a lngua de sinais. A comunidade surda que utiliza a lngua de sinais merece ter tambm a sua escrita. Da mesma forma, as crianas devem escrever os sinais uma vez que usam a lngua de sinais.

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 5: Historia do Signwriting


O SignWriting foi criado por Valerie Sutton em 1974. Sutton criou um sistema para escrever danas e despertou a curiosidade dos pesquisadores da lngua de sinais dinamarquesa que estavam procurando uma forma de escrever os sinais. Portanto, na Dinamarca foi registrada a primeira pgina de uma longa histria: a criao de um sistema de escrita de lnguas de sinais. Conforme os registros feitos pela Valerie Sutton2, em 1974, a Universidade de Copenhagen solicitou Sutton que registrasse os sinais gravados em vdeo cassete. As primeiras formas foram inspiradas no sistema escrito de danas. A dcada de 70 caracterizou um perodo de transio de Dancewriting para SignWriting, isto , da escrita de danas para a escrita de sinais das lnguas de sinais. O pesquisador surdo francs Roch Ambroise Bbian que trabalhava no Institut National de Jeunes Sourds de Paris -INJS de Paris antes do Congresso de Milo foi o primeiro a criar um sistema para escrever a escrita em SW.

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 6: Quem usa Signwriting?


So 38 pas esto utilizando signwriting, veja a imagem do mapa:

Imagem: http://escritadesinais.files.wordpress.com/2010/08/mapa-de-paises.gif?w=640

Os demais ainda esto em processo educacional ou ainda no tm conhecimento sobre o mesmo. Segue tambm, a lista de pases e seus prprios sinais. Lembrando que, os sinais de pases que utilizamos aqui no Brasil so diferentes dos deles, como so chamados de dialetos regionais e tnicos.

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 7: Alfabeto Manual ou Datilologia


J conhece do alfabeto manual ou datilologia? Veja a imagem: Agora vamos conhecer como o registro em Escrita de sinais do Alfabeto Manual, veja imagem:

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 8: Historia Escrita de Sinais no Brasil


A escrita de sinais foi criada em 1974, ou seja, h 36 anos, porm ela foi introduzida no Brasil a partir do ano de 1996, graas a Marianne Rossi Stumpf, que foi a primeira surda a escrever os sinais da LIBRAS. Naquele ano, ela comeou a pesquisar a escrita de sinais com o Dr. Antnio Carlos da Rocha Costa e a professora Mrcia Campos na PUC-RS. A partir da, a Marianne e o Dr. Antnio fizeram a traduo do portugus para a escrita de sinais de um livro infantil Uma Menina Chamada Kauana. Este foi o primeiro texto escrito em sinais no Brasil. Clique na imagem abaixo e veja o livro:

http://www.signwriting.org/library/children/uma/uma05.html

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 9: Cultura Surda


A cultura Surda est minimamente registrada, porque as situaes que os surdos vivem, no conseguem escrever em sua prpria lngua. STUMPF (2007) Denomina-se ento que a escrita de sinais Sign writing vem como um artefato cultural linguistico. E foi um fato histrico importante para o povo surdo, pois, outrora, diziam que a lngua desse povo era grafa. STROBEL (2008) Na aula 2 do Mdulo introdutrio do nosso curso estudamos circunstncias da cultura Surda. Hoje estamos estudando este importante artefato cultural lingustico que a Escrita de Sinais.

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 10: Cultura Surda


Veja as ilustraes abaixo sobre a escrita de sinais:

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 11: Configurao Bsica das mos


Agora vamos conhecer um pouco como so formados as configuraes de mos utilizando-se da escrita de sinais.

Abaixo colocamos apenas alguns poucos exemplos, no entanto, todas as configuraes de mos podem ser representadas pela escrita de sinais.

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 12: Posto de Vista


Para representar o angulo em que a mo est posicionada escrevemos conforme mostrado abaixo:

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 13: Tipo de Contatos


A realizao de um sinal pode ter ou no contato. Para representar os diferentes tipos de contato, escrevemos de acordo com o esquema abaixo:

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 14: SW Edit


O SW Edit um software editor de textos em lngua de sinais. Foi desenvolvido por por Rafael Piccin Torchelsen e Antnio Carlos da Rocha Costa. Todos os smbolos que so utilizados na escrita de sinais esto disponveis no programa, mas o utilizador que compe o sinal atravs da combinao destes. O link abaixo est direcionado para a pgina dos desenvolvedores do programa, onde o mesmo est disponvel para download gratuito.

http://www.signwriting.org/forums/software/archive/softarc11.html

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 15: Educossntese


Hoje estudamos uma pequena introduo escrita de sinais. Esta uma temtica bastante complexa, tornando difcil o ensino de tudo que envolve o processo desta escrita em apenas uma aula, portanto fizemos hoje apenas uma introduo, levantando os principais aspectos histricos. Vimos tambm alguns detalhes que compe a escrita de sinais e que cada parte significa uma configurao de mo, movimento, contato, etc. Tambm conhecemos o editor de textos da escrita de sinais.

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 16: Para saber mais


Se voc quiser conhecer a escrita de sinais de forma mais detalhada, a leitura dos textos base das disciplinas escritas de sinais II e III disponibilizados pela UFSC ser de grande valia. Clique no link abaixo e acesse os contedos:

Texto Base II

Texto Base III

Site da coleo Letras LIBRAS da UFSC.

Aula 17: Escrita de Sinais

Atividade 17: Na prxima aula


Na prxima aula conheceremos detalhadamente e como utilizar o alfabeto manual datilolgico. Ele j foi apresentado em outros momentos de forma simplificada, mas agora conheceremos a sua utilizao correta. A prxima aula ser tambm a ltima da parte gramatical do nosso curso, em breve daremos incio aos estudos prticos da LIBRAS onde veremos a aplicao de tudo que foi estudado at ento, alm de novos contedos.

Vous aimerez peut-être aussi