Vous êtes sur la page 1sur 28

Instalaes Eltricas de BT

Prof. Elvis

Aterramento a ligao eltrica efetiva, confivel, adequada e intencional terra (solo), atravs da qual correntes eltricas podem fluir.

O aterramento pode ser de trs tipos:

Aterramento funcional

a ligao terra de um dos condutores do sistema, geralmente o neutro, e estar relacionado com o funcionamento correto, seguro e confivel da instalao.

Aterramento de proteo

a ligao terra das massas (paredes metlicas de equipamentos) e dos elementos condutores estranhos instalao, visando a proteo contra choques eltricos por contato indireto.

Eletrodo de aterramento o condutor ou conjunto de condutores enterrados no solo e eletricamente ligado(s). Pode ser desde uma simples haste ou um conjunto de hastes enterradas e interligadas at outros tipos de condutores em diversas configuraes. Condutor de aterramento: interliga o eletrodo de aterramento ao terminal de aterramento principal. Terminal de aterramento principal: interliga o condutor de aterramento aos condutores de proteo e condutores de equipotencialidade.

Num sistema de aterramento, considera-se como resistncia de terra o efeito de trs resistncias, a saber:

A resistncia relativa a conexo entre a haste e o cabo; A resistncia relativa ao contato entre o eletrodo e a superfcie do terreno que o circunda; A resistncia do solo nas imediaes do eletrodo (resistncia de disperso).

Considerando uma haste, o tipo de eletrodo mais simples e mais comum nas instalaes de baixa tenso. A resistncia de aterramento terica ser:

= resistividade do solo; Lh = comprimento cravado da haste de terra, em m; Dh = dimetro da haste de em polegada;

A expresso mostra que quanto maior o comprimento da haste menor a resistncia de aterramento. Outro parmetro bastante importante a resistividade do solo. Que pode ser trabalhada (tratamento do solo) para se conseguir melhorias significativas na resistncia de aterramento.

Valores tpicos de resistividade de solos


NATUREZA DO SOLO Solos alagadios Hmus Argila plstica Argilas compactas Areia argilosa Areia silicosa Solo pedregoso nu Solo pedregoso com relva Calcreos moles Calcreos compactos RESISTIVIDADE (W.m) 5 a 30 10 a 150 50 100 a 200 50 a 500 200 a 3000 1500 a 3000 300 a 500 100 a 400 1000 a 5000

Outra forma de reduzir a resistncia de aterramento conectar mltiplas hastes em paralelo.

aquela a que est sujeito o corpo humano quando em contato com partes metlicas (massa) acidentalmente energizadas.

a diferena de potencial entre dois pontos da superfcie do solo, separados por uma distncia igual ao passo de uma pessoa (considera-se como sendo de 1 m).

Quando a corrente eltrica injetada no solo atravs de eletrodos ou diretamente por descarga atmosfrica, se dispersa em forma de arcos com o centro no local de penetrao, podendo provocar tenso de passo.

Conforme a NBR 5410, so considerados para as instalaes de baixa tenso trs esquemas de aterramento bsicos: TN / TT / IT.
Na classificao dos esquemas de aterramento utilizada a seguinte simbologia:

Primeira letra Situao da alimentao em relao terra: T = um ponto diretamente aterrado; I = isolao de todas as partes vivas em relao terra ou ater-ramento de um ponto atravs de impedncia; Segunda letra Situao das massas da instalao eltrica em relao terra:

T = massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto da alimentao; N = massas ligadas ao ponto da alimentao aterrado (em cor-rente alternada, o ponto aterrado normalmente o ponto neutro);

Outras letras (eventuais) Disposio do condutor neutro e do condutor de proteo: S = funes de neutro e de proteo asseguradas por condutores distintos; C = funes de neutro e de proteo combinadas em um nico condutor (condutor PEN).

Esquema TN

O esquema TN possui um ponto da alimentao diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto atravs de condutores de proteo. So consideradas trs variantes de esquema TN, de acordo com a disposio do condutor neutro e do condutor de proteo, a saber:

Esquema TN-S, no qual o condutor neutro e o condutor de proteo so distintos.

Esquema TN-S

Esquema TN-C, no qual as funes de neutro e de proteo so combinadas em um nico condutor, na totalidade do esquema:

Esquema TN-C-S, em parte do qual as funes de neutro e de prote-o so combinadas em um nico condutor

Esquema TT O esquema TT possui um ponto da alimentao diretamente aterrado, estando as massas da instalao ligadas a eletrodo(s) de aterramento eletricamente distinto(s) do eletrodo de aterramento da alimentao

Esquema IT No esquema IT, todas as partes vivas da alimentao, so isoladas da terra ou um ponto aterrado atravs de impedncia.

O esquema TN foi concebido de forma que o percurso de uma eventual corrente de falta fase-massa, tenha baixa impedncia, o que pode promover a atuao dos dispositivos de proteo contra sobrecorrentes. o esquema no qual toda corrente de falta direta fasemassa uma corrente de curto-circuito (fase-neutro).

Os esquemas TN so, em princpio, os esquemas de aterramento ideais para instalaes alimentadas por subestao ou gerador prprios. No esquema TN-C, h economia de um condutor, uma vez que utilizado o condutor PEN. Mas o rompimento do condutor PEN numa instalao traz problemas srios para segurana, pois coloca a massa do equipamento num potencial igual tenso fase-neutro.

O esquema TT concebido de tal modo que o percurso de uma eventual corrente de falta fase-massa, inclua a terra e que a elevada impedncia desse percurso limite o valor da corrente de falta. Nas instalaes que utilizam o esquema TT, a proteo contra contatos indiretos deve ser garantida preferencialmente por dispositivos diferencial residual (dispositivos DR). Trata-se, em princpio, do esquema de aterramento ideal para instalaes alimentadas diretamente por rede de distribuio pblica de baixa tenso.

Circuito de falta fase-massa em esquema TT

No esquema IT, quando da ocorrncia de uma primeira falta fase-massa, a corrente resultante limitada de tal maneira que nenhuma tenso de contato perigosa possa aparecer em qualquer massa da instalao. Essa condio permite evitar o seccionamento automtico decorrente de uma primeira falta, permitindo que o setor atingido continue funcionando. No entanto, importante que a falta seja rapidamente localizada e eliminada. O esquema IT (principalmente aterrado atravs de impedncia), com indicao adequada de faltas, encontra aplicao em instalaes onde seja fundamental a continuidade no funcionamento de equipamentos.

Vous aimerez peut-être aussi