Vous êtes sur la page 1sur 20

Governana Corporativa como fator de gerao de riqueza para os acionistas

Prof. Ms. Lilian S. P. Carvalho lilian_pereira@uol.com.br

Jensen e Meckling (1976) prope a viso contratual da firma, baseados em Coase (1937) no qual estabelecem que:
Contrato onde uma ou mais pessoas o principal engajam outra pessoa o agente - para desempenhar alguma funo a seu favor, envolvendo a delegao de autoridade para a tomada de deciso pelo agente.

PRINCIPAL

Delega autoridade para

AGENTE

Teoria da Agncia

Problema de Agncia dos Gestores


Envolve a expropriao da riqueza dos acionistas por parte dos gestores; Problema de agncia: os executivos tomam decises com o intuito de maximizar sua utilidade pessoal e no a riqueza dos acionistas, motivo pelo qual foram contratados

CONFLITOS DE INTERESSE

Teoria da Agncia

Custos de Agncia
Custos para os acionistas alinharem seus interesses aos interesses dos gestores Conflitos de interesse: separao entre propriedade e controle
PRINCIPAL AGENTE Controlam Tomam decises Administram

Proprietrios da Empresa

Teoria da Agncia

Governana Corporativa
MECANISMOS DE CONTROLE

Problemas de Agncia

Governana Corporativa

Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram para a necessidade de novas regras que os protegessem dos abusos da diretoria executiva das empresas, da inrcia de conselhos de administrao inoperantes e das omisses das auditorias externas.

Governana Corporativa

A preocupao da Governana Corporativa criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

Governana Corporativa

A boa Governana proporciona aos proprietrios (acionistas ou cotistas) a gesto estratgica de sua empresa e a monitorao da direo executiva. As principais ferramentas que asseguram o controle da propriedade sobre a gesto so o conselho de administrao, a auditoria independente e o conselho fiscal.

Governana Corporativa

A empresa que opta pelas boas prticas de Governana Corporativa adota como linhas mestras a transparncia, a prestao de contas, a equidade e a responsabilidade corporativa. Para tanto, o conselho de administrao deve exercer seu papel, estabelecendo estratgias para a empresa, elegendo e destituindo o principal executivo, fiscalizando e avaliando o desempenho da gesto e escolhendo a auditoria independente.

Governana Corporativa

A ausncia de conselheiros qualificados e de bons sistemas de Governana Corporativa tem levado empresas a fracassos decorrentes de: - Abusos de poder (do acionista controlador sobre minoritrios, da diretoria sobre o acionista e dos administradores sobre terceiros); - Erros estratgicos (resultado de muito poder concentrado no executivo principal); - Fraudes (uso de informao privilegiada em benefcio prprio, atuao em conflito de interesses).

Governana Corporativa

No Brasil, os conselheiros profissionais e independentes surgiram em resposta ao movimento pelas boas prticas de Governana Corporativa e necessidade das empresas modernizarem sua alta gesto, visando tornarem-se mais atraentes para o mercado. O fenmeno foi acelerado pelos processos de globalizao, privatizao e desregulamentao da economia, que resultaram em um ambiente corporativo mais competitivo. Oligoplios, empresas exclusivamente de controle e gesto familiar com alta concentrao do capital, acionistas minoritrios passivos e conselhos de administrao figurativos passaram a dar lugar a investidores institucionais mais ativos, maior disperso do controle acionrio, maior foco na eficincia econmica e transparncia da gesto.

Governana Corporativa no Brasil

As privatizaes ensejaram as primeiras experincias de controle compartilhado no Brasil, formalizado por meio de acordo de acionistas. Nessas empresas, os investidores integrantes do bloco de controle passaram a dividir o comando da empresa, estabelecendo contratualmente regras. Os investidores institucionais - seguradoras, fundos de penso e fundos de investimentos, entre outros - assumiram uma postura ativa, passando a comparecer nas assembleias gerais, a exercer os direitos de voto de suas aes e a fiscalizar de modo mais prximo a gesto das companhias investidas.

Governana Corporativa no Brasil

A abertura e consequente modificao na estrutura societria das empresas tambm ocorreu no mercado financeiro. Houve aumento de investimentos de estrangeiros no mercado de capitais, o que reforou a necessidade das empresas se adaptarem s exigncias e padres internacionais. Em resumo, as prticas de Governana Corporativa tornaram-se prioridade e fonte de presso por parte dos investidores. Como resultado da necessidade de adoo das boas prticas de Governana, foi publicado em 1999 o primeiro cdigo sobre governana corporativa, elaborado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governana Corporativa). O cdigo trouxe inicialmente informaes sobre o conselho de administrao e sua conduta esperada. Em verses posteriores, os quatro princpios bsicos da boa governana foram detalhados e aprofundados.

Governana Corporativa no Brasil

Em 2001, foi reformulada a Lei das Sociedades Annimas e, em 2002, a Comisso de Valores Mobilirios (CVM) lanou sua cartilha sobre o tema Governana. Documento focado nos administradores, conselheiros, acionistas controladores e minoritrios e auditores independentes, a Cartilha visa orientar sobre as questes que afetam o relacionamento entre os j citados. Outra contribuio aplicabilidade das prticas de Governana partiu da Bolsa de Valores de So Paulo, ao criar segmentos especiais de listagem destinados a empresas com padres superiores de Governana Corporativa. Alm do mercado tradicional, passaram a existir trs segmentos diferenciados de Governana: Nvel 1, Nvel 2 e Novo Mercado. O objetivo foi o de estimular o interesse dos investidores e a valorizao das empresas listadas.

Governana Corporativa no Brasil

Basicamente, o segmento de Nvel 1 caracteriza-se por exigir prticas adicionais de liquidez das aes e disclosure. Enquanto o Nvel 2 tem por obrigao prticas adicionais relativas aos direitos dos acionistas e conselho de administrao. O Novo Mercado, por fim, diferencia-se do Nvel 2 pela exigncia para emisso exclusiva de aes com direito a voto. Estes dois ltimos apresentam como resultado esperado a reduo das incertezas no processo de avaliao, investimento e de risco, o aumento de investidores interessados e, consequentemente, o fortalecimento do mercado acionrio. Resultados que trazem benefcios para investidores, empresa, mercado e Brasil

Governana Corporativa no Brasil

A fim de estimular a disseminao das melhores prticas de Governana, entre 2005 e 2006, o IBGC desenvolveu premiaes nas instncias empresarial, acadmica e imprensa. Apesar do aprofundamento nos debates sobre governana e da crescente presso para a adoo das boas prticas de Governana Corporativa, o Brasil ainda se caracteriza pela alta concentrao do controle acionrio, pela baixa efetividade dos conselhos de administrao e pela alta sobreposio entre propriedade e gesto. O que demonstra vasto campo para o incentivo ao conhecimento, aes e divulgao dos preceitos da Governana Corporativa.

Governana Corporativa no Brasil

Enron

Casos de Governana Corporativa

Casos de Governana Corporativa

Silveira, A. M.; Fam, R. Governana Corporativa, desempenho e valor da Empresa no Brasil 2002. IBGC Instituto Brasileiro de Governana Corportativa

Referncias

1. 2. 3. 4.

O que a teoria da agncia? Quem o agente e quem o principal? O que Governana Corporativa? Quais so os 3 nveis de governana da Bovespa? Explique cada um.

Questes

Vous aimerez peut-être aussi