Vous êtes sur la page 1sur 16

a obrigao a responder pelas prprias aces, e pressupe que as mesmas se apoiam em razes ou motivos.

Tipos de Responsabilidade

Pessoal

Civil

Criminal

Moral

Ambiental

Este tipo de responsabilidade est diretamente relacionada com a privacidade e a integridade da pessoa para consigo. A responsabilidade pessoal, intransmissvel! Cada individuo deve ser responsvel no meio que o rodeia e deve ser responsabilizado por todos os seus atos. Est obrigado ao cumprimento dos deveres gerais definidos no meio em que se insere.

responsabilidade de cada elemento da comunidade escolar est disposta no Regulamento Interno da escola onde est inserido. Este documento regula os direitos e deveres da competncia de cada elemento da sociedade escolar e do respectivo cargo que ocupa. A cada um basta cumprir as leis desse regulamento, de forma responsvel, para ser um individuo aceite nessa sociedade.

Estudar,

empenhando-se na sua educao e formao integral;


assduo, pontual e empenhado no cumprimento de todos os seus deveres no mbito do trabalho escolar; as orientaes dos professores relativas ao seu processo de ensino e aprendizagem; o exerccio do direito educao e ensino dos outros alunos;

Ser

Seguir

Respeitar

Tratar com respeito e correco qualquer membro da comunidade educativa; Ser leal para com os seus professores e colegas; Respeitar as instrues do pessoal docente e no docente; Contribuir para a harmonia da convivncia escolar e para a plena integrao na escola de todos os alunos;

Participar nas actividades educativas ou formativas desenvolvidas na escola, bem como nas demais actividades organizativas que requeiram a participao dos alunos; Respeitar a integridade fsica e moral de todos os membros da comunidade educativa;

Descreve ( por escrito) uma histria ou uma experiencia tua, em que a responsabilidade ou a falta dela, sejam o tema da mesma.

Bom Trabalho

a obrigao de reparao de um dano que uma pessoa cause a outra. Procura determinar em que condies a pessoa pode ser considerada responsvel e em que medida obrigada a repar-lo! Reparao pode ser feita atravs de indemnizao. O dano pode ser causado integridade fsica, aos sentimentos ou aos bens de uma pessoa.

Consiste na sujeio a uma pena Multa ou Priso em consequncia de prtica de um crime.

Os atos ilcitos criminais violam uma norma de Direito Penal (Direito Pblico), atingem interesses gerais e valores bsicos da sociedade e do origem s sanes criminais (como a pena de priso). As sanes criminais tm por fim: reprovar os crimes prevenir a sua futura repetio readaptar socialmente o criminoso

A responsabilidade moral , por sua vez, uma capacidade, e ao mesmo tempo uma obrigao moral, de assumirmos os nossos atos. reconhecermo-nos nos nossos atos, compreender que so eles que nos constroem e moldam como pessoas. A responsabilidade implica que sejamos responsveis antes do ato (ao escolhermos e decidirmos racionalmente, conhecendo os motivos da nossa ao e ao tentar prever as consequncias desta), durante o ato (na forma como atuamos) e depois do ato (no assumir das consequncias que advm dos atos praticados).

aplicvel aos danos e aos riscos de danos ambientais.

A pegada ecolgica mede o nosso impacto no planeta. Ela mede a quantidade de recursos naturais utilizados para satisfazer o consumo humano, mas tambm para absorver os resduos que produzimos e os que resultam do nosso consumo de energia.

Vous aimerez peut-être aussi