Vous êtes sur la page 1sur 20

PRINCPIOS E DIRETRIZES DO SUS

Entre as diretrizes polticas - consolidadas pela nova Constituio no cenrio nacional esto os fundamentos de uma radical transformao do sistema de sade brasileiro.

O que levou os constituintes a proporem essa transformao foi o consenso, na sociedade, quanto total inadequao do sistema de sade.

A transformao foi caracterizada pelos seguintes aspectos:


um quadro de doenas de todos os tipos condicionados pelo tipo de desenvolvimento social e econmico do pas e que o velho sistema de sade no conseguia enfrentar com deciso; excessiva centralizao implicando por vezes em impropriedade das decises pela distncia de Braslia dos locais onde ocorrem os problemas; falta de definio clara das competncias dos vrios rgos e instncias poltico-administrativas do sistema, acarretando fragmentao do processo decisrio e descompromisso com as aes e falta de responsabilidade com os resultados;

baixa qualidade dos servios oferecidos equipamentos e servios profissionais;

em

termos

de

desempenho desordenado dos rgos pblicos e privados conveniados e contratados, acarretando conflito entre os setores pblico e privado, superposio de aes, desperdcios de recursos e mau atendimento populao;
ausncia de critrios e de transparncia dos gastos pblicos, bem como de participao da populao na formulao e gesto das polticas de sade; entre outros.

partir desse diagnstico e de experincias isoladas ou parciais acumuladas ao longo dos anos a Constituio de 1988 estabeleceu pela primeira vez de forma relevante, uma seo sobre a sade que trata de trs aspectos principais. Em primeiro lugar incorpora o conceito mais abrangente de que a sade tem como fatores determinantes e condicionantes o meio fsico, o meio socioeconmico e cultura, os fatores biolgicos e a oportunidade de acesso aos servios que visem a promoo, proteo e recuperao da sade.

Em segundo lugar, a Constituio tambm legitima o direito de todos sem qualquer discriminao s aes de sade em todos os nveis, assim como, explicita que o dever de prover o pleno gozo desse direito responsabilidade do Governo, isto , do poder pblico.

Por ltimo, a Constituio estabelece o SUS, de carter pblico, formado por uma rede de servios regionalizada, hierarquizada e descentralizada, com direo nica em cada esfera de governo, e sob controle dos seus usurios.

Ainda que esse conjunto de ideias, direitos, deveres e estratgias no possam ser implantados automaticamente e de imediato, o que deve ser compreendido que a implantao do SUS tem por objetivo melhorar a qualidade de ateno sade no Pas

Doutrinas do SUS
Baseado nos preceitos constitucionais, a construo do SUS se norteia pelos seguintes princpios doutrinrios:

Universalidade
a garantia de ateno sade por parte do sistema, a todo e qualquer cidado. Com a universalidade, o indivduo passa a ter direito de acesso a todos os servios pblicos de sade, assim como aqueles contratados pelo poder pblico, Sade direito de cidadania e dever do Governo: municipal, estadual e federal.

Equidade
assegurar aes e servios de todos os nveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira sade, assim como aqueles contratados pelo poder pblico. Todo cidado igual perante ao SUS e ser atendido conforme suas necessidades, at o limite do que o Sistema pode oferecer.

Integralidade
Cada pessoa um todo indivisvel e integrante de uma comunidade. As aes de promoo, proteo e recuperao da sade formam tambm um todo indivisvel e no podem ser compartimentalizadas. As unidades prestadoras de servio, com seus diversos graus de complexidade, formam tambm um todo indivisvel configurando um sistema capaz de prestar assistncia integral. Enfim: "O homem um ser integral, bio-psico-social, e dever ser atendido com esta viso integral por um sistema de sade tambm integral, voltando a promover, proteger e recuperar sua sade."

Quais so os princpios que regem a organizao do SUS?

Regionalizao
A populao deve estar vinculada a uma rede de servios hierarquizados, organizados por regio, com rea geogrfica definida. um processo de articulao entre os servios existentes, com comando unificado. A oferta de servios deve ser planejada de acordo com os critrios epidemiolgicos

Hierarquizao
Os servios devem ser organizados em nveis de complexidade crescente. Alm de dividir os servios em nveis de ateno, deve incorporar os fluxos de encaminhamento (referncia) e de retornos de informaes ao nvel bsico do servio (contra-referncia).

Resolubilidade
a exigncia de que, quando um indivduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a sade, o servio correspondente esteja capacitado para enfrent-lo e resolv-lo at o nvel da sua competncia.

Descentralizao
entendida como uma redistribuio das responsabilidades quanto s aes e servios de sade entre os vrios nveis de governo, a partir da ideia de que quanto mais perto do fato a deciso for tomada, mais chance haver de acerto. Assim, o que abrangncia de um municpio deve ser de responsabilidade do governo municipal; o que abrange um estado ou uma regio estadual deve estar sob responsabilidade do governo estadual; e, o que for de abrangncia nacional ser de responsabilidade federal.

Participao dos cidados


a garantia constitucional de que a populao, atravs de suas entidades representativas, participar do processo de formulao das polticas de sade e do controle da sua execuo, em todos os nveis, desde o federal at o local. Essa participao deve se dar nos Conselhos de Sade, com representao paritria de usurios, governo, profissionais de sade e prestadores de servio. Outra forma de participao so as conferncias de sade, peridicas, para definir prioridades e linhas de ao sobre a sade. Deve ser tambm considerado como elemento do processo, participativo o dever das instituies oferecerem as informaes e conhecimentos necessrios para que a populao se posicione sobre as questes que dizem respeito sua sade.

Complementariedade do setor privado


A Constituio definiu que, quando por insuficincia do setor pblico, for necessrio a contratao de servios privados, isso deve se dar sob trs condies: 1 - a celebrao de contrato, conforme as normas de direito pblico, ou seja, interesse pblico prevalecendo sobre o particular;

2 - a instituio privada dever estar de acordo com os princpios bsicos e normas tcnicas do SUS. Prevalecem, assim, os princpios da universalidade, equidade, etc., como se o servio privado fosse pblico, uma vez que, quando contratado, atua em nome deste; 3 - a integrao dos servios privados dever se dar na mesma lgica organizativa do SUS, em termos de posio definida na rede regionalizada e hierarquizada dos servios. Dessa forma, em cada regio, dever estar claramente estabelecido, considerando-se os servios pblicos e privados contratados, quem vai fazer o que, em que nvel e em que lugar.

Dentre os servios privados, devem ter preferncia os servios no lucrativos, conforme determina a Constituio.

Vous aimerez peut-être aussi