Vous êtes sur la page 1sur 15

SADE DO TRABALHADOR NO SUS E VIGILNCIA EM SADE

Prof. Michele Barboza

SADE DO TRABALHADOR
A Sade do Trabalhador uma rea que institui prticas importantes, que buscam a integralidade da ateno sade na tentativa em superar o problema existente entre assistncia individual e coletiva e entre aes preventivas e curativas.

A Portaria MS N. 3.120, de 1 de julho de 1998, que aprovou a Instruo Normativa de Vigilncia em Sade do Trabalhador no SUS, compreende a Vigilncia em Sade do Trabalhador (VISAT) como:

uma atuao contnua e sistemtica, ao longo do tempo, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos sade relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectos tecnolgico, social, organizacional e epidemiolgico, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenes, com a proposta de elimin-los ou control-los.

VIGILNCIA EM SADE
A vigilncia em Sade do Trabalhador esto vinculadas vigilncia em sade como um todo, devendo estar articulada com:

- Ateno bsica; - Ateno especializada; - Ateno hospitalar; - Vigilncia sanitria; - Vigilncias epidemiolgica; - Vigilncia ambiental; - Sade da mulher; - Sade da criana; - Sade do adolescente; - Sade do idoso; - Sade mental; - Reduo da violncia; - Programa de Agentes Comunitrios de Sade; - Programa de Sade da Famlia; - Ministrio do Trabalho; - Ministrio da Educao; - Ministrio Publico; - Ministrio do Meio Ambiente; - Ministrio da Previdncia.

VISAT
conjunto de aes que visa conhecer a magnitude dos acidentes e doenas relacionados ao trabalho, identificar os fatores de risco ocupacionais, estabelecer medidas de controle e preveno e avaliar os servios de sade de forma permanente, visando a transformao das condies de trabalho e a garantia da qualidade da assistncia sade do trabalhador.

Princpios e diretrizes da VISAT


Universalidade (todos os trabalhadores so sujeitos e objetos da vigilncia); Universalidade (promove os ambientes de trabalho saudveis); Descentralizao (municipal, estadual e nacional); Controle social (insero dos trabalhadores e organizaes na vigilncia); Intersetorialidade (articulao e integrao da VISAT com outras reas e setores do SUS); Interdisciplinaridade (multiprofissional incluindo o operrio inserido na vigilncia); Pesquisa-interveno (pesquisa serve como mtodo e subsdio de interveno na VISAT).

Objetivos da VISAT
1. Conhecer a realidade de sade da populao trabalhadora, atravs da: - caracterizao do adoecimento e morte relacionados ao trabalho, em relao a sua magnitude, distribuio e tendncias; - avaliao dos ambientes, dos processos e das condies de trabalho, identificando os fatores de risco e as cargas de trabalho a que esto expostos os trabalhadores e as possibilidades de interveno;

Objetivos da VISAT
2. Intervir nos fatores determinantes de agravos

sade da populao trabalhadora, visando elimin-los, atenu-los ou control-los, atravs de:


- investigao dos ambientes, dos processos e das condies de trabalho, orientando e acompanhando as mudanas necessrias preveno de agravos e promoo da sade; - fazer cumprir as normas e legislaes existentes, nacionais ou, na ausncia destas, internacionais; - negociao coletiva em sade do trabalhador, com participao dos trabalhadores, seus representantes e rgos afins.

Objetivos da VISAT
3. Avaliar o impacto das medidas adotadas para a eliminao, atenuao e controle dos fatores determinantes de agravos sade;
4. Divulgar as informaes sobre riscos e agravos, para fins de promoo do controle social;

Objetivos da VISAT
5. Subsidiar a tomada de decises dos rgos competentes, principalmente no que se refere a: - estabelecimento de polticas pblicas para a promoo da sade; - o aprimoramento das normas legais existentes e a criao de novas normas necessrias defesa da sade dos trabalhadores; - o planejamento das aes e o estabelecimento de suas estratgias; - a estruturao da ateno sade dos trabalhadores; - a formao, capacitao e treinamento de recursos humanos; - o desenvolvimento de estudos e pesquisas de interesse rea; - o estabelecimento de redes de informaes em sade do trabalhador.

Operacionalizao da VISAT
Traar estratgias que viabilizem a articulao da Sade do Trabalhador com os demais setores do SUS, sejam eles da assistncia (bsica, hospitalar, especializada), das vigilncias epidemiolgica, sanitria e ambiental, dos setores de informao, de regulao, de controle e auditorias.

Operacionalizao da VISAT
* Dificuldades encontradas:

A participao dos trabalhadores nas instncias de gesto do SUS no tem sido suficientemente valorizada. Existe grande resistncia por parte dos gestores em admitir como legtima a participao dos trabalhadores, dada a natureza poltica, complexa e conflituosa da relao capital-trabalho e suas implicaes no processo sade-doena.

Operacionalizao da VISAT
* As dificuldades encontradas: O peso na resoluo de problemas bsicos e individuais, como por exemplo conseguir a emisso de uma CAT; A desestruturao dos sindicatos frente s mudanas no mundo do trabalho, s prticas de terceirizao, precarizao e flexibilizao das relaes e condies de trabalho.

"O gnio 1% de inspirao e 99% de transpirao." (Thomas Edison)

Vous aimerez peut-être aussi