Vous êtes sur la page 1sur 69

A Histria de Portugal

Os Primeiros Povos
A Pennsula Ibrica habitada h muitos milhares de anos. Os Povos que a Pennsula Ibrica eram Nmadas, viviam da caa, da pesca e dos frutos silvestres. Com a descoberta da agricultura, estes povos vo-se fixando junto dos rios e das terras mais frteis e constroem povoados.

As invases
Iniciam-se as primeiras invases. Os Iberos foram o primeiro povo a habitar a Pennsula Ibrica. Vieram do centro da Europa.

Mais tarde, surgiu um povo guerreiro e agricultor os Celtas.

Os Iberos e os Celtas acabaram por se unir, dando origem aos Celtiberos aos Lusitanos Ocuparam uma grande parte do territrio.

Os Lusitanos ocuparam uma grande parte do territrio. Um dos grandes chefes lusitanos foi Viriato, clebre pela forma como combateu os exrcitos romanos, que entretanto tambm invadiram a Pennsula Ibrica.

Vindos do Mar Mediterrneo, surgiram outros povos mais evoludos, os Fencios, os Gregos e os Cartagineses.

Os Romanos
Os Romanos foram um povo proveniente de Roma. Os Romanos trouxeram alguns dos seus costumes para Pennsula Ibrica.

Costumes deixados pelos Romanos na Pennsula Ibrica


Desenvolveram as culturas do trigo, da vinha e da oliveira. Criaram indstrias de tecelagem, as minas, as pedreiras e as olarias.

Criaram locais de comrcio e usavam a moeda.

Construram estradas e pontes.

Trouxeram o latim e a religio crist.

Os Visigodos
Os Visigodos invadiram a Pennsula Ibrica e o Imprio Romano. Como eram menos evoludos que os adoptaram a cultura romana e converteram-se religio crist.

Os Muulmanos ou Mouros
No ano de 711, a Pennsula Ibrica foi invadida pelos Muulmanos. Estes falavam a lngua rabe e tinham uma cultura avanada.

Desenvolveram-se em muitas reas: Agricultura: -Introduziram a nora vrias culturas (amendoeira e laranjeira). Matemtica: -introduziram a numerao rabe. Cincia: -Deixaram invenes como a bssola Este povo conquistou quase toda a Pennsula, com excepo de uma pequena regio a norte que continuou crist. (Astrias)

Formao de Portugal
Os Muulmanos ou Mouros foram os ltimos invasores da Pennsula Ibrica. Vieram do norte de frica e estabeleceram-se em quase todo o territrio.

Os Muulmanos introduziram novos costumes nas regies onde se fixaram. No eram cristos e perseguiram os que acreditavam no cristianismo, pois eram islmicos.

As populaes crist refugiaram-se nas Astrias, no norte da Pennsula, onde comeou a reconquista crist. Formaram-se, depois, novos reinos Cristos: Leo, Castela, Navarra e Arago.

D. Afonso VI, rei de Leo, foi auxiliado por alguns cavaleiros estrangeiros, na luta contra os Mouros. D. Henrique e D. Raimundo foram os que mais se distinguiram nessa ajuda.

D. Afonso VI

D. Henrique

Do reino de Leo fazia parte o Condado Portucalense, territrio que se estendia entre e o Mondego. D. Henrique casou com D. Teresa, filha do rei de Leo. Como recompensa pela sua ajuda, D. Henrique recebeu do rei de Leo o governo do

Condado Portucalense.

O Condado Portucalense no era independente. D Henrique tinha de prestar obedincia ao rei de Leo. D Henrique tentou tornar o Condado independente, mas morreu sem o conseguir.

A independncia do Condado Portucalense foi conseguida por D. Afonso Henriques, filho de D. Henrique e D. Teresa. Para isso D. Afonso Henriques teve de lutar contra o seu primo Afonso VII, rei de Leo, a quem tinha de continuar a prestar obedincia.
D. Henrique e D. Teresa

D. Afonso Henriques

Em 1143, os dois primos assinaram um contrato de paz, em Zamora. Afonso VII de Leo reconhece o titulo de rei a D. Afonso Henriques e a Independncia de Portugal.

Tratado de Zamora

1 Dinastia
D. Afonso Henriques prosseguiu a sua reconquista. Com o objectivo de lutar contra os mouros conquistou as cidades de Santarm, Lisboa, Alccer do Sal e Beja. D. Afonso Henriques morre em 6 de Dezembro1185, aos 74 anos de idade, na cidade de Coimbra.

Aps a morte de D. Afonso Henriques sucedeu-lhe o seu filho D .Sacho I, 2 rei de Portugal.

D. Sacho I, foi um grade administrador, tendo acumulado no seu reinado, um verdadeiro tesouro. Uma das suas maiores preocupaes foi o povoamento das terras, nas quais criou concelhos e indstrias. Durante o seu reinado conquistou a cidade de Silves.

Passou a intitular-se rei de Portugal e dos Algarves. Numa das muitas lutas perdeuse novamente Silves e os mouros reconquistaram novamente Alccer, Palmela e Almada, ficando apenas vora na mo dos portugueses.

Durante o seu, D. Sancho I teve sempre um grande conflito com o clero, com o qual se reconciliou por altura da sua morte. No campo da cultura, o prprio rei foi poeta a enviou muitos bolseiros portugueses a universidades estrangeiras.

D. Afonso II foi o terceiro rei de Portugal. Ocupou o trono em 1211. No seguiu a orientao dos seus antepassados quando ao alargamento do Reino, voltando-se somente para a organizao da administrao deste a para a consolidao do poder real. D. Dinis salvou a Ordem dos Templrios em Portugal, passando a chamar-lhes Ordem de Cristo.

Durante o seu reinado: Desenvolvidas as feiras Protegidas as exportaes de produtos agrcolas Desenvolvida a agricultura Fundadas aldeias

Deve-se ainda a D. Dinis um grande impulso na cultura nacional. Entre vrias medidas tomadas, deve citar-se a Magna Charta Priviligiorum, primeiro estatuto da Universidade, a traduo de muitas obras, etc. A sua corte foi um dos centros literrios mais notveis da Pennsula.

A Histria da rainha Santa Isabel


O rei D. Dinis era casado com a rainha Isabel. A rainha Isabel tinha por habito dar alimento aos pobres, facto que escondia do marido, o rei D. Dinis . Um dia ,tendo sido interpelada por Dinis numa das suas aces de caridade, Isabel escondeu o po no regao. Que tendes a escondido, real senhora?, ter perguntado o rei. So rosas, senhor!, respondeu a rainha, esperando que o marido a deixasse passar. Mas ele insistiu em ver as flores e, quando ela exibiu o po que tinha ocultado, caiu do seu colo uma enorme quantidade de rosas. No se sabe bem porque que o rei no gostava da aco social da esposa. O certo que o Milagre das Rosas contribui para que esta rainha fosse canonizada santa, em 1625, e todas as pessoas lhe passaram a chamar Rainha Santa Isabel.

D. Afonso VI foi o stimo rei de Portugal. Afonso IV impulsionou a marinha datando possivelmente do seu reinado as primeiras viagens s Canrias. No final do reinado deu-se o assassinato de Ins de Castro (1355) e a subsequente rebelio de D. Pedro.

D. Pedro I foi o oitavo rei de Portugal. O seu reinado durou 10 anos de 1357 a 1367. Foi apelidado pelo povo como Justiceiro.

D. Fernando foi o nono rei de Portugal e o ltimo da 1 Dinastia. Era filho de D Pedro I e da rainha D. Constana. Subiu ao trono com 22 anos. Casou com D. Leonor Telles e foi apelidado de Formoso. Governou o reino de 1367 a 1383.

2 Dinastia
Em 1383, quando D. Fernando morreu, Portugal corria o risco de perder a sua independncia, pois a sua nica filha D Beatriz tinha casado como rei de Castela. A populao dividiu-se entre os que apoiavam d. Beatriz e a sua me D. Leonor Teles, e os que apoiavam o Mestre de Avis.

Houve vrias revoltas e travaram-se vrias batalhas entre portugueses e castelhanos. Em 1385, D. Joo Mestre de Avis, foi aclamado Rei de Portugal nas cortes de Coimbra. Com D. Joo I iniciou-se a Dinastia de Avis.

Os castelhanos invadiram novamente o nosso pas, travando-se a Batalha de Aljubarrota, onde foram derrotados. A vitria do exrcito portugus garantiu novamente a independncia de Portugal.

A Expanso Martima No sec. XVI Portugal atravessava uma grave crise econmica. Os portugueses iniciaram, ento, a expanso martima, procurando noutros lugares, produtos que faltavam no Reino, assim como melhores condies de vida, novos locais de comrcio e novas riquezas.

Por outro lado os portugueses tambm queriam expandir a f crist. Um dos filhos de D. Joo I, o infante D. Henrique foi o grande impulsionador dos descobrimentos. Durante o sec. XV vrias navegadores descobriram novas terras.

1415 Conquista e Ceuta. 1419 Joo Gonalves Zarco e Tristo Vaz Teixeira descobriram a ilha de Porto Santo. 1420 Joo Gonalves Zarco e Tristo Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestelo descobriram a vila da madeira. 1434 Diogo Silves descobre os Aores.

1487 Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperana. 1498 Vasco da Gama descobre o caminho martimo para a ndia. 1500 Pedro lvares Cabral descobre o Brasil.

Os descobrimentos so caracterizados por grandes trocas comerciais: - Ouro e pedras preciosas - Acar; - Marfim; - Malaguetas; - Escravos; - Tabaco; - Seda; - Especiarias (pimenta, canela, noz-moscada e cravinho); - Porcelanas chinesas.

Reis da 2 Dinastia 1385/1433 D. Joo I O de Boa Memria 1433/1438 D. Duarte I O Eloquente 1438/1481 D. Afonso V O Africano 1481/1495 D. Joo II O Prncipe Perfeito 1495/1521 D. Manuel I O Venturoso 1521/1557 D. Joo III O Piedoso 1557/1578 D. Sebastio I O Desejado 1578/1580 D. Henrique I O Castro 1580/1580 D. Antnio I O Determinado

3 Dinastia
Restaurao da Independncia Em 1578, D. Sebastio morre na Batalha de Alccer Quibir, colocando novamente o problema da sucesso do trono, visto que este no era casado e no tinha filhos. Devido morte deste rei, Portugal perdeu a independncia e entre 1580 e 1640, o pas foi governado por reis espanhis.

1581/1598 D. Filipe I O prudente 1598/1621 D. Filipe II O Pio 1621/1640 - Filipe III O grande

No dia 1 Dezembro de 1640 um grupo de nobres portugueses prendeu a duquesa de Mntua, que representava o rei espanhol D. Filipe III no nosso pas. Aclamaram D. Joo Duque de Bragana como rei de Portugal.

4 Dinastia
1640-1656- D. Joo IV O Restaurador 1656-1683- D. Afonso IV O Vitorioso 1683- 1706- D. Pedro II O Pacfico 1706-1750- D. Joo V O Magnnimo 1750-1777- D. Jos O Reformador

No reinado de D. Jos I, no dia 1 de Novembro de 1755, um violento terramoto destruiu parcialmente a cidade de Lisboa e outras zonas do pas. ento que Sebastio Jos de Carvalho e Melo, o Marqus de Pombal, afirma o seu poder tomando as medidas correctas no momento certo, com vista reconstruo do seu pas.

1777/1816 D. Maria I A Piedosa 1816/1826 D. Joo VI O Clemente 1826/1826 D. Pedro IV O Rei Soldado 1828/1834 D. Miguel I O Tradicionalista 1826/1853 D. Maria II A Educadora 1853/1861 D. Pedro V O Esperanoso 1861/1889 D. Lus I O Popular 1889/1908 D. Carlos I O Martirizado 1908/1910 D. Manuel II O Rei Saudade

Fim da Monarquia
Desde D. Afonso Henriques que o chefe do Estado era o rei. O rei toda a vida e quando morre sucede-lhe o filho mais velho. Em Portugal existiam 33 reis repartidos por dinastias. A dinastia acaba quando no h descendentes ou quando escolhido um rei de outra famlia para reinar.

No incio do sec. XX, Portugal atravessa uma greve crise econmica e social. O descontentamento das populaes vai crescendo dia-a-dia. Em 1908, o rei D. Carlos I e o prncipe D. Lus Filipe so assassinados no Terreiro do Pao em Lisboa.

D. Manuel II ascende ao trono aps a morte do pai e do irmo. No dia 4 de Outubro de 1910 estala em Lisboa uma revolta republicana chefiada por Machado dos Santos e no dia 5 de Outubro em 1910 proclamada Repblica. O rei D. Manuel II abandona Portugal, com destino ao exlio na Inglaterra onde morreu.

Na Repblica o Presidente representa o pas por um perodo de 5 anos e escolhido por todos os cidados atravs de eleies. O 1 Presidente da Repblica foi o Dr. Manuel de Arriaga.

Entretanto foi elaborada a Constituio de 1910, onde estava escrita a lei que regulamentava os direitos e deveres e as garantias dos cidados, bem como a organizao poltica do estado. Apesar de todas as modificaes e de se viver em democracia a situao do Pas continuava a ser muito difcil. A 28 de Maio de 1926, deu-se um golpe militar chefiado pelo General Gomes a Cosa. O parlamento foi dissolvido e iniciou-se uma ditadura militar.

Ditadura O poder centrava-se apenas numa pessoa num s partido. As pessoas no tinham liberdade de dar as suas opinies, nem de se reunir para contesta o governo, pois podiam ser presas.
Este regime proibiu: Partidos polticos; Liberdades sindical; Greves; Liberdade de imprensa.

O General Carmona derrubou Gomes da Costa, assume a presidncia da Repblica e chama para ministro das Finanas o professor Oliveira Salazar. O perodo de ditadura militar durou 48 anos.

25 de Abril
No dia 25 de Abril de 1974 alguns jovens militar iniciaram um movimento contra a ditadura. O povo saiu rua dando vivas liberdade. Nesse dia terminou a ditadura militar e instaurou-se a democracia.

A revoluo vitoriosa derribou o regime e entregou o poder a uma Junta de Salvao Nacional que designou um governo provisrio. As pessoas voltaram a ter liberdade e criaram-se condies para o progresso do Estado. Em 1976 foi elaborada uma nova Constituio de Repblica Portuguesa. O 1 Presidente eleito aps a revoluo do 25 de Abril foi o General Ramalho Eanes.

O poder Central e o Poder Local


Os poderes central e local dirigem o Pas
Os rgos de poder central so:
Presidente da Repblica eleito por 5 anos, representa o Pas, nomeia e demite o 1 Ministro e ordena a publicao das leis feitas na Assembleia da Repblica. Assembleia da Repblica Faz s eis e controla o governo. formado pelos deputados que so eleitos de 4 em 4 anos. Governo Governa o Pas. formado pelo 1 ministro pelos vrios ministros.

Os rgos do poder local so: - Cmara Municipal - Assembleia Municipal - Junta de freguesia

Hino Nacional
A Portuguesa
Heris do mar, nobre Povo, Nao valente, imortal Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memria, Ptria, sente-se a voz Dos teus egrgios avs, Que h-de guiar-te vitria! s armas, s ramas! Sobre a terra, sobre o mar, s armas, s armas! Pela Ptria lutar Contra os canhes marchar, marchar.

Foi composto em 1981. Poema de Henrique Lopes de Mendona e msica de Alfredo Keil. Foi adoptado como Hino Nacional aps a Implantao da Repblica, em 1910.

Bandeira Nacional

As cinco quinas simbolizam os reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na Batalha de Ourique.

O escudo branco com os cinco pequenos azuis dentro representa o estandarte de D. Afonso Henriques.

Os pontos dentro das quinas representam as cinco chaga de Cristo. Segundo a lenda na Batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: Com este sinal (o escudo branco), vencers!. Contando as chagas e duplicando por dois as chagas da quina do meio, perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter trado Cristo.

Os sete castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros. A espera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos sculos XV e XVI e os povos quem trocaram ideias e comrcio. O verde simboliza a esperana. O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.

Feriados Nacionais
1 de Janeiro Dia Mundial da Paz 25 de Abril Dia da Liberdade 1 de Maio Dia do Trabalhador 10 de Junho Dia de Portugal, de Cames e das Comunidades 15 de Agosto Dia da Assuno de Nossa Senhora 5 de Outubro Dia Implantao da Repblica 1 de Novembro Dia de Todos os Santos 1 de Dezembro Dia da Restaurao da Independncia 8 de Dezembro Dia da Imaculada Conceio 25 de Dezembro Dia de Natal
Ainda h mais dois feridos que no tm dia fixo: a Sexta-feira Santa e o Dia do Corpo de Deus.

Smbolos nacionais portugueses


A Bandeira Nacional O Hino Nacional O Presidente da Repblica

Projecto CBTIC Professora Titular: Ceclia Carvalho Monitora CBTIC: Marina Leo Alunos do 4 Ano

Turma: G

Vous aimerez peut-être aussi