Vous êtes sur la page 1sur 42

CORPO E GESTO

um gesto vale mais que mil palavras.

No nosso dia-a-dia, sem dvida, sempre colocamos um gesto, uma expresso como o franzir do sobrolho quando nos deparamos com uma situao, com uma pessoa ou com um dia chuvoso.

A Natureza foi capaz de nos dar formas de comunicar to vastas, simples e completas como mostrar aos outros o nosso estado de esprito sem que precisemos de falar.

Uma expresso ou um gesto do resposta a perguntas que no tm resposta. Doutra forma, seria necessrio um livro ou uma enciclopdia para responder.

Marcel Marceau foi um dos responsveis por elevar o status da mmica no perodo psguerra, juntamente com tienne Decroux e Jean-Louis Barrault, eles deram uma nova roupagem essa arte silenciosa. As expresses marcantes e bem-feitas de Marceau reflectem uma nova forma de linguagem ou de comunicao, onde nenhum som emitido, apenas atravs de movimentos corporais, seria possvel "l-lo" e compreendlo muitssimo bem, muito melhor que certos textos que vemos por a.

http://www.youtube.com/watch?v=_lF0XMCs sG0

Dinmicas

O corpo e o relacionamento com os outros

As trs foras do relacionamento


Olhando ao redor, o que nos distingue dos outros? O rosto, o corpo, as ideias? Talvez, mas acima de tudo os relacionamentos que criamos e mantemos, principalmente os ltimos. Assim, existem trs foras que regulam um bom relacionamento:

1. A fora do relacionamento consigo mesmo


Sejamos sinceros, relacionar com ns mesmos uma das tarefas mais difceis. Ao mesmo tempo em que somos agradveis e conseguimos interagir com as pessoas, h momentos onde difcil aturarmo-nos a ns mesmos

Como disse Jung:


Para tornar-me consciente de mim mesmo, devo poder distinguir-me dos outros. Apenas onde existe essa distino, pode aparecer um relacionamento.

2. A fora do relacionamento com uma outra pessoa


Tem um ditado popular que diz que atrs de um grande homem sempre existe uma grande mulher. Apesar de que nem tudo o que popular reflete uma verdade, este ditado tem o seu valor.

Podemos ser pessoas melhores se estivemos com algum que nos incentive a crescer e que com a convivncia nos faa ver o outro lado de cada situao, o que na grande maioria das vezes no vemos sozinhos.

Manifestar a fora do relacionamento com uma outra pessoa estar com algum qual nos sintamos confortveis para sermos como realmente somos, o que nos incentiva a no vestirmos uma mscara para o mundo ao sairmos de casa.

3. A fora do relacionamento com o mundo desconhecido


Tememos o que desconhecemos, achamo-nos pequenos demais no meio de tantas possibilidades num planeta to grande, com tantos povos e palavras estranhas. Mas a que est a magia de tudo isto, s veremos que o monstro inofensivo quando o foramos a sair do armrio

Em outras palavras, se no sairmos do pequeno mundo que criamos no conseguiremos quebrar essa distncia falsa que nos impede de sermos pessoas melhores e menos mesquinhas. Muitos dizem que a vida em si mesma no tem sentido, mas, o sentido s existe quando nos unimos vida.

O corpo a tela onde se projetam as emoes

A linguagem do corpo

Gestos que falam


A linguagem corporal refere-se a todas as nossas expresses atravs dos movimentos, posturas ou gestos que se faam com as diferentes partes do corpo.
A cincia que estuda a linguagem corporal conhecida como: Kinsica ou Quinsica e o que ela faz estudar o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos visual, auditivo ou tctil, de acordo com a situao.

A linguagem corporal vem sendo estudada por muito tempo e, de acordo com a opinio de profissionais em psicologia e sociologia, deteta diferentes sentimentos e expresses que no se comunicam com palavras, mas sim com o comportamento fsico.

Quando se conversa com uma pessoa, no estamos s a falar com a boca , mas tambm com o nosso corpo

A linguagem no verbal , inclusive, mais importante do que o que dizemos com os lbios, pois estes gestos e posturas so os que entregam (ou no) sentimento e validade s nossas expresses verbais
Por exemplo: Se queremos que o nosso par saiba que gostamos dele(a), no basta com um amote. Essas palavras tm que estar acompanhadas, pelo menos, de contato visual, porque se voc olha pro cho, pro teto ou pra qualquer outra coisa, no estamos a dizer nada.

A Postura Corporal

A postura que o nosso corpo adquire quando falamos com outra pessoa tem mais significado do que podemos imaginar
Dentro da linguagem corporal falamos de posturas abertas ou fechadas.

As primeiras so aquelas posturas onde no h barreiras como os braos ou as pernas entre um interlocutor e outros. Pelo outro lado, esto as posturas fechadas onde, por exemplo, se usam os braos cruzados para isolar ou proteger o corpo (de forma inconsciente na maioria dos casos).

Alm do mais, importante que a gente considere as posies ideais para falar de acordo ao caso, por exemplo:

Em situaes competitivas: frente a frente Para ajudar ou cooperar: Ao lado Para conversar: Em ngulo reto

Postura da cabea
Movimentos de lado a lado: negao. Movimentos para cima e para baixo: consentimento. Para cima: neutral ou examinador. Inclinada lateralmente: interesse Inclinada para baixo: desaprovao, atitude negativa.

Postura dos braos


Cruzado standard: postura defensiva, tambm pode significar insegurana. Cruzados mantendo os punhos fechados: sinal de defesa e hostilidade. Cruzar os braos segurando os braos: sinal de restrio. P.S.: Modelos nunca cruzam os braos. Ficam com eles para trs do corpo ou ao lado da cintura.

Postura das pernas


Cruzado standard: atitude defensiva. Cruzado em 4 (tipo ndio americano): concorrncia, discusso. Cruzado estando em p: desconforto, tenso. Cruzar os calcanhares: dissimular uma atitude negativa.

Consideraes importantes a considerar com a linguagem corporal:


Quando nos inclinamos demais na direo da outra pessoa, vamos acabar por invadir o espao pessoal. Isto no deve ser feito quando ainda no existe muita confiana, pois podemos parecer agressivos.

Os braos cruzados so um sinal. Manter os braos cruzados um sinal de afastamento e significa que a pessoa no quer se aproximar, que no sente confiana ou que no est muito bem.

Manter uma posio relaxada com braos e pernas ligeiramente abertas demonstra autoconfiana e segurana.

Se aproximar demais ou um corpo rgido pode demonstrar agressividade.


Se mostrar com uma postura erguida a melhor coisa a fazer quando se quer demonstrar segurana, valor e importncia no que voc est fazer. Mos na cintura: desafio, agressividade. Polegares na cintura ou bolsos: virilidade. Indicar com o dedo: desafio.

Os Gestos
Os gestos so amplamente utilizados dentro da linguagem corporal. O ser humano passa o dia inteiro fazendo gestos com todas as partes do seu corpo. So tantos, que at passam despercebidos..

Os gestos expressam uma variedade de sensaes e pensamentos, desde desprezo e hostilidade at aprovao e afeto

Exibir as palmas: verdade, honestidade, lealdade. Esfregar as palmas: expectativa positiva. Esfregar o polegar contra o ndice: interesse pelo dinheiro. Manter os dedos entrelaados indica frustrao, a pesar de que tambm usado para dissimular uma atitude negativa. Segurar as mos atrs das costas: superioridade, autoridade, segurana, quando nesta posio seguramos os punhos ou os braos significa autocontrole.

Mos atrs da cabea: atitude dominante, de superioridade.


Apoiar a cabea na mo um sinal tpico de tdio. Muito cuidado! Acariciar o queixo significa que voc est decidindo alguma coisa, acariciar a nuca: raiva ou frustrao. Dar um toque na testa ou na nuca sinal de que se esqueceu de alguma coisa.

O Olhar
O olhar tem uma importncia enorme. O significado do olhar
dentro da linguagem corporal uma das coisas mais estudadas e, por consequncia, um dos mais conhecidos popularmente.

Damos muita importncia ao olhar porque ele cumpre vrias funes, entre elas:. uma fonte de informao por si s. J ouviu falar que o olhar acusa? Bom, completamente verdade!

O qu nos dizem os nossos olhos?


Quando as pupilas se dilatam indicativo de interesse e atrao. Quando o que est na nossa frente interessante, as suas pupilas crescem! Contrao de pupilas: mentira, raiva.

Piscar muito sinal de nervosismo e inquietude. Quanto menos piscamos, maior o estado de tranquilidade.

O contato ocular pode dizer muito. No s demonstra confiana e controle, mas tambm em relao quantidade de vezes que olhamos a outra pessoa e mantemos o contato, demonstra interesse, ateno e relevncia, alm de entregar um significado mais profundo a tudo o que dizemos.

Olhar de relance: seduo, interesse, curiosidade.

O Sorriso
O sorriso utiliza-se geralmente para expressar felicidade, alegria, simpatia ou para dissimular hipocritamente uma situao desconfortvel.

Existem muitos tipos de sorrisos e cada um tem um significado especial que depende do que a pessoa sente no seu interior..

O carter segundo a linguagem corporal


Existem sinais que, de acordo aos estudos da kinsica, mostram caractersticas prprias de comportamentos caractersticos em indivduos..

Agressividade
Tende a fechar os punhos fortemente O corpo mantm-se rgido Aponta com o dedo Contato visual prolongado Aproxima-SE demais da outra pessoa

Manipulao
Gestos exagerados Tom de voz muito doce Excesso e abuso de contatos fsicos com a outra pessoa (Ex: mo no ombro)

Sobre-atua seus movimentos

Submisso
Tampar a boca ou parcialmente a cara Imitar o tom de voz ou estado de nimo da outra pessoa Pouco contato visual Riso nervoso Consente constantemente

Auto-confiana
Postura erguida, mas relaxada. Contato visual direto, mas com pequenas retiradas. Gestos calmos. Tem os braos e pernas com uma postura ligeiramente aberta Mantm una distncia apropriada

Aprender a ler o corpo ajuda-nos a compreender melhor as pessoas que esto nossa volta, alm de melhorar a nossa comunicao.

Cada vez que acompanhamos as nossas palavras com algum gesto, um olhar ou um sorriso especial, estamos a revelar os nossos verdadeiros pensamentos e sentimentos .

Vous aimerez peut-être aussi