Vous êtes sur la page 1sur 14

LATIM VULGAR

X LATIM CULTO
Prof. Ms. Nailton Matos

O LATIM

Disponvel em< http://portal108.files.wordpress.com/2009/03/latim.jpg> Acesso em 17.05.09.

O latim vulgar foi a fala da plebe romana. Seu estudo se reveste de importncia, j que foi dele que se originou as vrias lngua romnicas, entre elas o Portugus.

LATIM: VARIAO VERTICAL X VARIAO HORIZONTAL


Variao vertical: estratificao social (patrcios, plebeus e os escravos) Variao horizontal:diferenas geogrficas

LATIM CULTO
Um aspecto da diversificao da sociedade romana o aparecimento da literatura latina; durante muito tempo os autores latinos procuraram pautar seus escritos pelo ideal da urbanitas, evitando formas ou expresses que conotassem arcasmo ou provincianismo ou que lembrasse a educao precria das classes subalternas e do campo (Ilari, p. 58)

As variedades populares do latim falado pelos plebeus e escravos deram origem s lnguas romnicas. A essa variedade, que aparece assim como um protoromance, isto , como ponto de partida da formao das lnguas romnicas (Ilari, p. 58)

LATIM VULGAR
Enfoque para a palavras vulgar a) corriqueiro, banal: lngua que as vrias camadas falaram e escreveram em situaes informais; b) reles baixo: expresso prpria das camadas populares; c) conotao popular, provinciana ou arcaizantes.

O proto-romance foi de fato uma lngua eminentemente popular. Argumentos histricos: a) aluso existncia de uma variedade da lngua denominada rusticitas; b) O processo de latinizao foi predominantemente realizado pelo elemento plebeu; c) Simplificao lingustica; d) Maior recorrncia a formas concretas e expressivas; e) Pouca resistncia a termos exticos (estrangeirismos)

O proto-romance foi uma lngua vulgar no sentido de lngua popular, expresso de camadas populares que no tiveram acesso cultura formal e escrita.

Maurer apud Ilari, p. 60

Relao latim vulgar/vulgarismos Uma lngua muito mais que um catlogo de erros O latim culto e o latim vulgar conviveram num mesmo espao sociolingustico e apresentavam semelhanas estruturais significativas a ponto de dar margem a interferncias vistas como erros

LATIM CULTO X LATIM VULGAR: IDADE MDIA


Diferenas: Latim literrio: lngua estvel Latim vulgar: lngua de inovao Enquanto o latim literrio permanecia relativamente estvel como lngua da escrita e como lngua de todas as situaes formais, o latim vulgar foi derivando para variedades regionais que, no fim do primeiro milnio, j prefiguravam as atuais lnguas romnicas. A essas variedades costuma-se chamar romances.

Sc. IV: Aproximao entre o latim vulgar e o latim culto; Valorizao do latim do povo So Jernimo: Vulgata ciceronianus es, non cristianus
Santo Agostinho: melius est reprehendant nos grammatici quam non intelligant populi

Conclio de Tours (813): Ut easdem homilias quisque aperte transferre studeat in rusticam romanam linguam aut thiotiscam, quo facilius cuncti possint intellegere quae dicuntur.

Com esta iniciativa consagra-se um importante avano dos romances em direo plenitude de usos lingusticos.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA:
ILARI, Rodolfo. O Latim vulgar e o latim literrio no primeiro milnio. In: Lingustica romnica. So Paulo: tica, 2007, p.57-64.

Vous aimerez peut-être aussi