Vous êtes sur la page 1sur 78

Eixos

crianas, dos negros, das mulheres, dos ndios

educao tem a ver com questes mais amplas e que a escola o lugar de encontros de pessoas, origens, crenas, valores diferentes que geram conflitos e oportunidades de criao de identidades,

A definio de eixos, conforme Santom (1998, p. 125), permite uma organizao curricular mais integrada, focando temas ou contedos atuais e relevantes socialmente, em regra geral deixados margem do processo educacional. A expectativa de que o Currculo seja mais reflexivo e menos normativo e prescritivo.

Cidadania

Diversidade

Sustentabilidade

Aprendizagem

a cidadania pode ser relacionada a conquistas e exerccio de direitos de diferentes naturezas. Em um primeiro momento, os direitos conquistados so os direitos civis; depois, os polticos e, por ltimo, os sociais.

Cidadania e classe social Thomas Humphrey Marshall, 1893 1981

Os Parmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de: 1. Compreender a cidadania como participao social e poltica, assim como exerccio de direitos e deveres polticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperao e repdio s injustias, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

10

Mrio Sergio Cortella

Civis

latim

Cidade Direito civil Cidado Cidadania

Civis = Polis

Os mesmos gregos davam um nome apropriado a quem cuidasse da vida e das coisas pblicas, da comunidade. Este era chamado de poltico. E se entendia que todas e todas ramos e deveramos ser polticos, a partir da noo de que plis a comunidade, a cidade, a sociedade, e nela, com ela e por ela que vivemos. Eles acreditavam na mais nobre das regras "um por todos e todos por um":

Id, ego, super ego


idites, em grego, significava aquele que s vive a vida privada, que recusa a poltica, que diz no poltica. (EGOISTA) Em outros termos, os gregos antigos chamavam de idiota a pessoa que achava que a regra da vida "cada um por

si e Deus por todos".

Quem no Polis ou civis id!

Sera?
todos so iguais diante da lei, o mesmo princpio de surgimento do Estado Moderno. Essa igualdade jurdica se materializa sob a forma de direitos liberdade e propriedade privada, clusulas ptreas do liberalismo proposto por Tocqueville (2003).

O cidado pleno aquele que consegue exercer de forma integral os direitos inerentes a sua condio. Como a condio de sujeito no restrita a um individuo ou grupo, o exerccio da cidadania no pode prescindir da dimenso do direito coletivo a ser assegurado pelo Estado.

TTULO II DOS PRINCPIOS E FINS DA EDUCAO NACIONAL

Art. 2o (1o)A educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade: 1. o pleno desenvolvimento do educando ; 2. seu preparo para o exerccio da cidadania e; 3. sua qualificao para o trabalho.
(Grifos e alteraes minhas)

LDB - Art. 21 A educao escolar compe-se de: I educao bsica, formada pela educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio; II educao superior.

Art. 22. A educao bsica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Cidadania X Nacionalidade Nacionalidade tem relao com o vnculo jurdico estabelecido entre um indivduo (pessoa natural) e um Estado de Direito (a Ptria). J a cidadania tem relao com o gozo de direitos polticos em geral.

Ainda sobre a cidadania, agora pergunto :

1) O conhecimento das Artes relevante para o exerccio da cidadania? 2) O conhecimento de Filosofia e Sociologia so relevantes para o exerccio da cidadania? 3) A motricidade de um indivduo relevante para o exerccio da cidadania?

Ainda sobre a cidadania, agora pergunto :


4) Sabemos que falar no idioma nacional indispensvel. Mas pergunto: O domnio da lngua portuguesa relevante para o exerccio da cidadania? Veja bem, eu no quis dizer apenas falar e entender na lngua portuguesa, mas sim domin-la. 5) E o ensino religioso? (Ateno: No estou me referindo a ensinar a sua religio na sua igreja, templo, sinagoga, Medina ou seja qual for o ambiente. Refiro-me ao ensino religioso institucionalizado, ministrado nas escolas pblicas de ensino fundamental.) Esse ensino religioso, embora de matrcula facultativa, relevante para o exerccio da cidadania?

ensino da arte, especialmente em suas expresses regionais, constituir componente curricular obrigatrio nos diversos nveis da educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. (Redao dada pela Lei n 12.287, de 2010) 2o

Artes O

Art. 36- IV sero includas a Filosofia e a Sociologia como Filosofia e disciplinas obrigatrias em Sociologia todas as sries do ensino mdio. (Includo pela Lei n 11.684, de 2008) [Grifo do autor.]

3) E quanto motricidade, e educao fsica?

3o A educao fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular obrigatrio da educao bsica, sendo sua prtica facultativa ao aluno: (Redao dada pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) I que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) II maior de trinta anos de idade; (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) III que estiver prestando servio militar inicial ou que, em situao similar, estiver obrigado prtica da educao fsica; (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) IV amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969; (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) V (VETADO) (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) VI que tenha prole. (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003)

LDB - Art. 32 da LDB O ensino fundamental obrigatrio, 4- Idioma com durao de nove anos, gratuito na escola pblica, iniciado aos 6 anos de idade, ter por objetivo:

nacional?

I o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios bsicos o pleno domnio da leitura, da escrita e do clculo; LDB - Art. 36 da LDB O currculo do ensino mdio observar o disposto na Seo I deste Captulo e as seguintes diretrizes: I destacar a educao tecnolgica bsica, a compreenso do significado da cincia, das letras e das artes; o processo histrico de transformao da sociedade e da cultura; a lngua portuguesa como instrumento de comunicao, acesso ao conhecimento e exerccio da cidadania; [grifo do autor.]

5- E o ensino religioso?
Art. 33 da LDB O ensino religioso, de matrcula facultativa, parte integrante da formao bsica do cidado e constitui disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental, assegurado o respeito diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. [Grifo do autor.]

Art. 3o O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios:

I igualdade de condies para o acesso e a permanncia na escola:

Sustentabilidade Humana
Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando Casa Comum, Terra: Os povos, as sociedades, as culturas e as religies. Todos trocamos experincias e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente.
Leozinho

Benfica (2008) aponta que, h 50 anos, na ndia, Mahatma Ghandi j afirmava que a Terra suficiente para todos, mas no para a voracidade dos consumistas. E sua preocupao se mostra cada vez mais pertinente e atual. Hoje, 42% das florestas tropicais do planeta j foram destrudas.

Esse estado de coisas conduziu a um comportamento centrado na prepotncia humana e no desrespeito, a partir do qual a natureza passou a ser concebida como um hipermercado disposio do homem, com um estoque inesgotvel, pronto a ser pilhado a todo o momento. Tal viso tem como mola propulsora a Revoluo Industrial.

LDB- Art. 26. 7o Os currculos do ensino fundamental e mdio devem incluir os princpios da proteo e defesa civil e a educao ambiental de forma integrada aos contedos obrigatrios. (Includo pela Lei n 12.608, de 2012)

APRENDIZAGEM

O que no construtivismo
Quando se fala em construtivismo dentro da educao, muitas pessoas pensam que uma teoria educacional; Mtodo de ensino; Uma pedagogia; Tendncia pedaggica; Tcnica de ensino.

www.professorhamurabi.org

A aquisio do conhecimento e da linguagem no um processo catico nem aleatrio. Existem teorias que desenvolvem o tema. O racionalismo construtivista uma delas.

www.professorhamurabi.org

uma teoria sobre a forma de aquisio de conhecimento pelo ser humano.


Uma teoria de como o ser humano aprende.

www.professorhamurabi.org

Teorias de Aquisio do conhecimento

EMPIRISMO

RACIONALISMO

Behaviorismo

Conexionismo

Inatismo

Construtivismo

Cognitismo Jean Piaget

Interacionismo Lev Vygostky

www.professorhamurabi.org

Piaget prope que o desenvolvimento cognitivo passa por perodos, estgios: Sensrio-motor ( 0 a 24 meses) Pr-operatrio (dois a sete anos) Operaes concretas (7 a 12 anos) Operaes formais.

1. 2. 3. 4.

www.professorhamurabi.org

O Interacionismo
Vygotsky defende que o desenvolvimento da fala segue as mesmas leis, o mesmo desenvolvimento que outras operaes mentais. O autor, no entanto, chama a ateno para a funo social da fala, e da a importncia do outro, do interlocutor, no desenvolvimento da linguagem.

www.professorhamurabi.org

Os estudos de base interacionista apontam para o papel do adulto como quem cria a inteno comunicativa, como o facilitador do processo de aquisio. Assim como Piaget, Vygotsky estava interessado na relao entre lngua e pensamento.

www.professorhamurabi.org

1. 2.

O autor prope quatro estgios no desenvolvimento das operaes mentais: Natural ou primitivo ( fala pr-intelectual e pensamento pr-verbal) Psicologia ingnua (a criana experimenta as propriedades fsicas tanto de seu corpo quanto dos objetos, e aplica essas experincias ao uso de instrumentos inteligncia prtica) Signos exteriores (as operaes externas so usadas para auxiliar as operaes internas (fala egocntrica)) Crescimento interior (operaes externas se interiorizam)

3. 4.

www.professorhamurabi.org

Diversidade
Etimologicamente, o termo diversidade significa diferena, dessemelhana, heterogeneidade, desigualdade. A diversidade est relacionada, a um s tempo, diferena de padres, saberes e culturas hierarquizadas e desigualdade econmica. Esse atributo nos leva a alguns grupos excludos que, historicamente, tm vivenciado tanto a desigualdade como a diferena: mulheres, pessoas com deficincias, negros, povos indgenas, homoafetivos, quilombolas, pessoas do campo e pobres, entre outros.

Fatores decisivos para essa excluso esto associados ao padro econmico e cultural da sociedade capitalista em que prevalecem hierarquias e preconceitos de natureza racial, tnica, de gnero e classe social, entre outros, configurando-se em mecanismos de discriminao que instam e legitimam o funcionamento excludente desses modelos de sociedade. A excluso no aleatria, recai sobre grupos especficos que sofrem (e enfrentam) preconceito, discriminao e, por fim, de excluso.

LDB. Art. 26 4 O ensino da Histria do Brasil levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro, especialmente das matrizes indgena, africana e europia.

Direitos Humanos

Prof. Hamurabi Messeder

By PresenterMedia.com

O que so direitos humanos


So os que derivam da dignidade e valor inerente pessoa humana, e esses so universais, inalienveis e igualitrios (independente do critrio de raa, cor, sexo, idioma, religio, poltica ou outro tipo de opinio, nacionalidade ou origem social, propriedades, nascimento ou outro status qualquer). Isto significa que so inerentes a cada ser humano, no podem ser tirados por qualquer pessoa.

Os DH, constam nos instrumentos internacionais: Declarao Universal dos Direitos Humanos, O Pacto Internacional sobre os Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, O Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Polticos, tratados regionais de direitos humanos, e instrumentos especficos lidando com aspectos da proteo dos direitos humanos como, por exemplo, a proibio da tortura na CF/88 e leis internas.

Se os direitos humanos so inalienveis e no podem ser tirados de nenhuma pessoa, isto significa que eles nunca podem ser limitados ou negados?

No, isto significa que quando um direito expresso por um cdigo ou instrumento legal, os limites ou fronteiras devem ser definidos. Por exemplo, o direito liberdade da pessoa pode ser limitado pelo exerccio dos poderes legais de deteno ou priso.

Instrumentos Internacionais, a Declarao, Pactos e Tratados. Qual diferena entre esses?

Instrumentos Internacionais neste contexto significa todos os textos que englobam os padres internacionais de direitos humanos. Alguns desses textos so tratados que obrigam os Estados-Parte que os ratificaram. Esses tratados so chamados de Pactos ou Convenes. A Carta das Naes Unidas tambm um tratado que obriga os Estados-Parte.

Referindo-se Declarao Universal dos Direitos Humanos, foi adotada pela resoluo 217 A(111) de 10 de dezembro de 1948 da Assembleia Geral das Naes Unidas ela no um tratado que obrigue os Estados,
A Declarao Universal dos Direitos Humanos e os dois Pactos dela decorrentes tm aplicao global. Os Pactos so obrigatrios aos Estados que os ratificaram. Existem tratados regionais tais como a Carta Africana de Direitos Humanos; a Conveno Americana de Direitos Humanos, e a Conveno Europeia de Direitos Humanos.

Como nasce este conceito?


Em primeiro lugar, os direitos humanos foram considerados como clamor pela no interveno dos governos na vida dos cidados. A primeira gerao dos direitos veio a ser conhecida como direitos civis e polticos. Estes incluem o direito vida, o direito liberdade e segurana da pessoa; a proibio da tortura e tratamentos degradantes; direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; o direito liberdade de opinio e expresso; o direito liberdade de reunio pacfica e de livre associao. Pode-se facilmente verificar que direitos dessa natureza afetam diretamente

Esta segunda gerao de direitos veio a ser conhecida como os direitos econmicos, sociais e culturais. Estes incluem o direito seguridade social; direito ao trabalho; direito educao; o direito participao na vida cultural de sua comunidade. A relao entre o trabalho policial e esta categoria de direito menos bvia, mas existe.

Essas duas geraes de direitos so consideradas como indivisveis e interdependentes de modo que se considera que o gozo de uma categoria de direitos est diretamente ligada ao gozo da outra. Neste sentido no podemos considerar que um direito seja mais importante que outro, apesar de, em certas circunstncias, alguns direitos adquirem maior significado especfico.

Mas o que dizer das violaes de direitos humanos cometidos por criminosos e terroristas? A violao de direitos humanos somente pode ser cometida por uma pessoa com a autoridade e poder conferida pelo Estado e a exerc-la em seu nome. Nenhum criminoso ou terrorista tem essa prerrogativa ou poder. Quando criminosos ou terroristas ferem ou matam pessoas eles cometem atos criminosos, no cometem violaes de direitos humanos. Isto no reduz o mal que fizeram e devem ser punidos pela lei pelos crimes cometidos.

ATENO

Este ponto tambm pode ser ilustrado considerando-se a ao de um policial. Se este policial, durante seu trabalho, agride fisicamente um suspeito durante uma entrevista ou depoimento, intimidando essa pessoa a confessar um crime, essa ao seria considerada criminosa (leso corporal ou tortura), mas tambm seria uma violao aos direitos humanos (proibio de tratamento degradante ou tortura). Mas, se por outro lado um policial no estando de servio, agindo por conta prpria venha a agredir algum, esta ao seria criminosa, mas no uma violao dos direitos humanos. Em ambos os casos apresentados o policial dever ser punido pela lei criminal de seu pas, mas, no primeiro exemplo, a vtima tem o direito de proteo e indenizao do Estado.

CF/88-Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio;

III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato;

VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias;

VIII - ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei;

assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral.

s presidirias sero garantidas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao

"A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada"

O preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado

FIM

Vous aimerez peut-être aussi