Vous êtes sur la page 1sur 21

Prof: Francine de Oliveira

pH
POTENCIAL HIDROGENINICO: pH Assim como todo o organismo, a pele tambm necessita

manter um equilbrio cido-base. Tipos de substncias: cidas, bsicas e neutras. O carter cido, bsico ou neutro de uma substncia identificado atravs de indicadores, que consiste em juntar soluo um indicador que confere o carter cido ou bsico de uma substncia, adquirindo colorao diferente; ex: fenolftalena, papel indicador universal. Podemos ainda medir o carter cido ou bsico de uma substncia atravs de uma escala numrica: escala pH.

pH
A escala pH varia de 0 a 14, onde o termo mdio desta

escala (7), indica que a substncia neutra, abaixo de 7, dizemos que so cidas e acima de 7, que so bsicas ou alcalinas, esta medio pode ser feita por escala de cores (papel) e aparelho (pHmetro). No estado normal, a superfcie da epiderme tem sempre reao cida. muito importante preservar o manto cido da pele que comporta-se como uma barreira em relao penetrao de microorganismos e fungos, que toleram mal a acidez;

Teoria das emulses


Uma emulso um sistema coloidal consistindo de dois

lquidos imiscveis, um dos quais est disperso no outro na forma de pequenas gotculas. As gotculas, que normalmente apresentam dimetros entre 0,1 e 20 m, possuem uma estabilidade mnima devida s foras eltricas e tal estabilidade pode ser incrementada pela adio de agentes emulsificantes. Com respeito ao sistema leo-gua, dois tipos de emulso podem existir: uma emulso gua em leo (gua-leo), na qual a gua a fase dispersa e o leo a fase contnua; ou uma emulso leo em gua (leo-gua), na qual o leo a fase dispersa e a gua a fase contnua. Ambos os tipos so extensivamente utilizados em diversas aplicaes.

http://www.youtube.com/watch?v=AYPEIBLSwzw

Teoria das emulses


Uma emulso estvel aquela que no ir se separar em suas duas

fases em um perodo de tempo razovel. Esse pode variar de minutos a anos, dependendo da emulso em questo. Agentes superficialmente ativos podem ser adicionados a uma emulso para aumentar sua estabilidade e esses so conhecidos como emulsificadores ou agentes emulsificantes. Em conseqncia do pequeno tamanho das gotculas na disperso, a aparncia macroscpica da emulso aquela de um lquido homogneo, embora essa mistura seja na realidade um sistema heterogneo. Outros aspectos da formao de emulses tambm tm que ser considerados: tipo e concentrao do agente emulsificante, modo de adio do emulsificador, modo de adio das duas fases, tempo e intensidade da agitao e temperatura. Esses parmetros afetam fortemente muitas das propriedades das emulses e eles podem ser manipulados para produzir uma emulso com caractersticas particulares (Becher, 1965; Magdich, 1988).

Agentes emulsificantes
Agentes emulsificantes so adicionados a uma emulso para assegurar

certa estabilidade. Trs tipos de agentes emulsificantes so utilizados: (1) agentes superficialmente ativos; (2) compostos que ocorrem naturalmente e (3) slidos finamente divididos. Os compostos superficialmente ativos so de longe os emulsificadores mais comumente utilizados. Eles podem ser inicos ou no-inicos e estabilizam as gotculas dispersas adsorvendo-se fortemente na interface leo-gua. Agentes emulsificantes de ocorrncia natural, os quais incluem protenas, gomas, amidos e derivados dessas substncias, tambm estabilizam emulses pela adsoro sobre a interface leo-gua. Por causa de suas naturezas macromoleculares e suas multiplicidades de grupos hidrofbicos e hidroflicos, eles podem ser mantidos fortemente e produzir emulses muito estveis.

Teoria das emulses


Slidos finamente divididos prendem-se interface leo-gua pelas foras de tenso superficial e ajudam a estabilizar emulses pela formao de uma monocamada protetora ao redor das gotculas dispersas. As exigncias para estabilizao suficiente so que os slidos apresentem um tamanho de partcula muito menor do que as gotculas de leo e um ngulo de contato

substancial na fronteira leo-gua-slido. Essa ltima para assegurar que os slidos acumulem-se na interface leo-gua e no entrem nas fases leo ou gua. Uma diversidade de materiais diferentes pode ser utilizada, incluindo argilas, slica pulverizada e sais bsicos de metais. Sherman (1968) resumiu as caractersticas desejveis de um agente emulsificante: (1) tem que reduzir suficientemente a tenso interfacial; (2) tem que adsorver-se rapidamente sobre as gotculas dispersas para formar um filme que no ir destruir-se quando duas gotas colidirem; (3) tem que apresentar uma estrutura molecular especfica com a extremidade polar atrada para a gua e a extremidade no-polar atrada para o leo; (4) tem que ser mais solvel na fase contnua para estar prontamente disponvel para adsoro; (5) tem que apresentar um potencial eletrocintico adequado e (6) tem que afetar a viscosidade da emulso. Alm disso, ele deve ser eficiente em baixas concentraes e relativamente barato.

Teoria das emulses


Existem inmeros agentes emulsificantes e a seleo de um em detrimento de outros para uma aplicao particular no uma tarefa simples. Agentes

diferentes podem ser mais efetivos, dependendo da emulso em questo e das condies existentes. O melhor meio de selecionar um emulsificador testar diversos agentes para determinar qual fornece uma emulso estvel com as propriedades fsicas desejadas em um custo razovel. Esse mtodo nem sempre factvel, entretanto, uma vez que demanda tempo e esforo, e um modo alternativo de seleo de emulsificador o mtodo do balano hidrfilo-lipfilo (HLB) (Griffin, 1949; Magdich, 1988). No mtodo HLB, um nmero est relacionado a um agente emulsificante, baseado em seu comportamento emulsificante, o qual est relacionado ao balano entre as pores hidroflicas e lipoflicas da molcula. O conceito sobre o qual esse mtodo baseia-se que qualquer emulsificador contm ambos os grupos hidrofbico e hidroflico e a relao entre seus respectivos pesos deve influenciar o comportamento de emulsificao. Os nmeros especificados esto relacionados a uma escala de aplicao adequada, conforme apresentado na tabela. Pode ser visto que surfatantes com elevados nmeros HLB tendem a formar emulses leo/gua, ao passo que aqueles com baixos nmeros HLB formam emulses gua/leo. O sistema HLB indica apenas o tipo de emulso que ser produzido e no fornece qualquer indicao da eficincia de emulsificao.

FORMAS COSMTICAS:
1) CREME: - Forma consistente, emulsionada - Dependendo de sua formulao, destina-se limpeza, hidratao ou

nutrio 2) LOO CREMOSA OU LEITE: - uma emulso fluda, geralmente do tipo O/A 3) LOO: - uma soluo de substncia qumica, podendo ser transparente ou opaca, incolor ou colorida - O veculo pode ser constitudo de gua, lcool e gua, gua e propilenoglicol - De acordo com a ao a que se destinam, denominam-se loes tnicas adstringentes, antisspticas, calmantes e hidratantes 4) GEL: - Forma cosmtica viscosa e mucilaginosa

FORMAS COSMTICAS:
- Transparentes ou no, que ao secarem, deixam uma

pelcula invisvel sobre a pele - Por no conter material graxo, indicado para peles lipdicas 5) SUSPENSO: - Mistura heterognea, que apresenta em uma fase lquida, em que se dispersa uma outra slida 6) P: - Mistura de substncias que se encontram no estado seco. s vezes, h adio de um lquido (perfume) que logo absorvido.

Soluo

Vous aimerez peut-être aussi