Vous êtes sur la page 1sur 31

BOMBAS HIDRULICAS

3.7 FUNDAMENTOS DO PROJETO DE BOMBAS CENTRFUGAS


Rotor: elemento responsvel em fornecer energia ao lquido.
Dados do projeto: Descarga (Q), altura manomtrica (H) e rotaes por minuto (n).

Velocidade especfica (Ns) : um ndice adimensional de projeto, usado para classificar os rotores de acordo com seus tipos e propores.

Nmero de estgios: at H = 50 m 1 estgio.


Correo de descarga: Para uma certa vazo Q devemos considerar um valor superior em 3% a 10%. Rendimento hidrulico: Varia de 0,5 a 0,95 e pode ser obtido por:

Energia terica cedida ao lquido pelo rotor:

Potncia motriz (N): Dimetro do eixo (de): O eixo com o rotor em balano

Dimetro do ncleo de fixao do rotor ao eixo (dn): Usa-se o dimetro do eixo acrescido de 10 a 30 mm. Velocidade na boca de entrada do rotor: Velocidades entre 1,5 e 4 m/s. Dimetro da boca entrada do rotor: Existe uma obstruo causada pelo eixo e pelo ncleo de fixao do rotor da ordem de 10 a 15% ou 20 a 25%. Nmero de rotaes (nq): Relaciona manomtrica e rotaes da bomba. vazo, altura

Nmero de ps do rotor (z): De forma geral: 6 a 14 ps: par rotores grandes e mdios com Ns baixo. 4 a 6 ps: rotores de pequena dimenso e Ns elevado. Alguns mtodos: Widmar, Carlo Malavasi, Pfleider, Stepanoff

Espessura das ps:

-3 a 4 mm: rotores < 30 cm;


-5 a 7 mm: rotores de 30 a 50 cm; Grandezas na sada do rotor:

-Adotar d2 e calcular U2;


-Adotar U2 e calcular d2

Traado das ps: Apesar da eq. Euler afirmar que a energia depende de ngulo de entrada e sada. Mais usados so: -Traado por arco espiral logartmico: Vlido para ngulos de entrada e sada iguais. -Traado por arcos de circunferncia: Processo antigo e usados para bombas lentas. -Traados por pontos: Usado para ps dentro da exigncias da melhor tcnica.

Difusor: Leva o lquido que sai do rotor at a sada da bomba. Deve proporcionar uma velocidade mdia constante por gradual aumento do canal. Pode contar com ps guias e caracol ou apenas caracol. Bombas de mltiplo estgio devem possuir ps com guias.

3.10 Vlvulas e Golpe de Arete


Vlvulas so destinadas a estabelecer, controlar interromper a descarga de fluidos em encanamentos. Registros = controle manual Vlvulas = controle automtico e

O acionamento pode ocorrer de forma manual, por motores ou por fora do lquido em escoamento.

Vlvula de gaveta: So projetadas para quando abertas produzirem perda de carga desprezvel. Devem ser usadas totalmente abertas ou fechadas.

Vlvula de esfera: equipada com uma esfera que apresenta um orifcio. So usadas para fechamento rpido.

Vlvula macho: So vlvulas caracterizadas por possurem uma pea cnica com uma passagem transversal de seo retangular ou trapezoidal .Com uma rotao de 90 a vlvula fica completamente aberta ou fechada.

Vlvula de globo: Utilizada para controle de escoamento. Apresentam grande estanqueidade e perda de carga.

Rotovlulas: Normalmente possuem dimenses grandes, empregadas em elevatrias de grande porte, possuindo um parte com forma cilndrica capaz de girar em torno de um eixo, normal ao eixo do cilindro, vedando ou dando ampla passagem gua. So empregadas em usinas hidreltricas,.

Vlvulas borboleta: Possuem um disco giratrio que possibilitando total fechamento, ampla passagem de fluido ou fluxo intermedirio.

Vlvulas anulares: suas principais caractersticas so a preciso e linearidade no controle, alm de servio silencioso e sem vibraes, mesmo em condies extremas de diferenciais de presso ou vazo.

Vlvulas de reteno: so equipamentos de proteo instaladas visando proteger as instalaes hidrulicas do refluxo de gua quando do paralisao das bombas. Como funo secundria, so importantes para a manuteno da coluna da gua durante a paralisao.

Vlvulas de segurana: Quando a presso no interior da tubulao ultrapassa um valor compatvel com a resistncia de uma mola calibrada para uma certa ajustagem, ela se abre automaticamente, permitindo a sada do fluido.

Ventosas: So aparelhos instalados nos pontos altos dos condutos forados que permitem a entrada de ar quando ocorre reduo de presso em pontos altos da tubulao ou permitem a sada do ar que tenha ficado ou entrado em adutoras.

Vlvula de controle: So vlvulas destinadas a controlar o nvel do lquido, a descarga, a presso ou a temperatura de um fluido, comandadas distncia por instrumentos automticos ou sensores.

Vlvula de reduo de presso:So vlvulas que funcionam automaticamente em virtude da atuao do prprio lquido em escoamento. Tem por finalidade regular a presso do fludo.

Vlvula de presso constante: So usadas em instalaes onde h necessidade de ser mantida a mesma presso, independente da variao de descarga. Vlvula Y: Apresentam pequena perda de carga e estanqueidade total. Possuem a haste a 45 com o eixo do corpo de vlvula

Registro automtico de entrada de gua (bia): Permitem a passagem de gua, a partir do movimento do flutuador com a mudana do nvel da gua.

GOLPE DE ARETE
a variao de presso brusca que ocorre em tubulaes quando as condies de escoamento so alteradas pela variao da descarga. Os esforos causados pelas ondas de choque so muito intensos.

As ondas se movem com velocidades prximas ao do som e provoca rudos violentos. Tipos: - Golpe hidrulico: instalaes com lquidos frios. -Golpe trmico: em unidades de vapor/condensado. Em sistemas com lquidos quentes ambos podem ocorrer.

Formao do golpe: -Com o fechamento muito rpido de uma vlvula ou falta de alimentao eltrica na bomba; - Bolhas de vapor que entram em contato com condensado, formam vcuo e o condensado se move para esse espao

Causas do golpe: - Instalao incorreta de vlvulas; -Operao por pessoal no qualificado; - Equipamento inadequado ou com defeito; - Drenagem inadequada em linhas de vapor.

Formas de evitar o golpe hidrulico: a) Limitao da velocidade nas condutas;

b) Fechamento lento das vlvulas rpida;


c) Instalao de vlvulas de reteno; d) Emprego de tubos que resistem mxima presso prevista;

e) Utilizao de aparelhos especiais, que limitam o golpe;


f) Emprego de cmaras de ar comprimido; g) Construo de chamins de equilbrio; h) Volantes de inrcia.

Vous aimerez peut-être aussi