Vous êtes sur la page 1sur 26

DRENAGEM VENOSA

O sangue chega aos tecidos pelas artrias e drenado pelas veias, que vo lev-lo de volta ao corao. De maneira geral, as veias acompanham as artrias que levam sangue para aquela mesma regio. Muitas veias tm em seu interior vlvulas que impedem o refluxo do sangue, favorecendo a circulao em direo ao corao. Nos membros superiores e inferiores existe uma particularidade que merece destaque: h um sistema de drenagem venosa profunda no qual as veias acompanham as artrias de mesmo nome. H, ainda um sistema de drenagem venosa superficial, que no tem artrias correspondentes e drena nas veias profundas. Alm disso, existem pequenas veias, as veias perfurantes, que ligam as veias superficiais s profundas, durante todo seu trajeto.

As vezes, as vlvulas que conectam as veias superficiais s veias profundas dos membros inferiores no funcionam adequadamente. Nesses casos, as veias superficiais ficam sobrecarregadas, tornando-se tortuosas e dilatadas, dando origem s veias varicosas (varizes). O sistema de drenagem venosa superficial tem grande importncia prtica, pois constitudo por veias comumente escolhidas para a coleta de sangue, a aplicao de injees intravenosas ou a administrao do soro.

No membro superior h duas grandes veias superficiais: a ceflica (mais lateral) e a baslica (mais medial) ambas muito utilizadas em punes venosas. Alm dessas duas veias maiores, o membro superior tem ainda um grande nmero de veias menores que drenam nas veias ceflicas e baslicas. Porm, no existe um padro fixo de distribuio dessas veias nos membros superiores. Por isso, para cada coleta de sangue, precisamos procurar e identificar as veias na regio anterior do cotovelo, onde delas esto presentes em maior quantidade e onde encontramos as veias mais superficiais e calibrosas

A drenagem venosa da cabea feita pelas veias jugulares externas e internas, que se juntam s veias subclvias (que drenam principalmente os membros superiores), desembocando na veia cava superior, que, por sua vez, desemboca no trio direito do corao. As veias jugulares externas so veias superficiais de fcil localizao, posicionando-se superficial ao msculo esternocleidomastoide. Elas so de importantes acessos venosos em caso de atendimentos urgentes, porque normalmente so de grande calibre e fceis de encontrar, permitindo a infuso de grande quantidade de soro ou medicao. As jugulares internas so veias profundas que acompanham as cartidas e tambm podem ser usadas como acesso venoso ou para insero de alguns cateteres especiais em terapia intensiva (cabos de marcapasso provisrios, por exemplo), mas somente atravs de procedimentos especiais, muito complexos e de competncia exclusivamente mdica.

No membro inferior tambm temos duas veias superficiais: a safena magna e a safena parva. A safena magna uma veia longa, estendendo-se do p at a virilha, onde desemboca geralmente na veia femoral. A safena parva lateral, forma-se atrs do malolo lateral e desemboca geralmente na veia popltea. A veia safena magna comunica-se em vrios pontos com a veia safena parva, por meio de veias colaterais. Muitas vezes, a veia safena magna retirada e um segmento dela usado como enxerto, formando um caminho alternativo para regies de vasos sanguneos que esto obstrudos, esse procedimento, utilizado com frequncia em cirurgias cardacas, popularmente denominado ponte de safena.

O sangue dos membros inferiores drenado pelas veias femorais, que prosseguem penetrando no abdome, quando ento mudam de nome para veias ilacas internas, que drenam as estruturas plvicas,formando as veias ilacas externas. Estas se ligam s veias ilacas internas, que drenam as estruturas plvicas, formando as veias ilacas comuns. As veias ilacas comuns se juntam e formam a veia cava inferior, que vai subir ao lado direito da aorta, receber veias como as renais, cruzar o diafragma e desembocas no trio direito do corao.

O sangue dos intestinos, rico em nutrientes recmabsorvidos, drenado por uma veia que no tem correspondente arterial: a veia porta. Ele recebe todo o sangue dos intestinos e leva ao fgado, onde as substncias absorvidas sofrero seu primeiro metabolismo, tornando-se adequadas para chegar circulao e ser distribudas a todos os tecidos. No fgado, o sangue drenado da veia porta para as veias hepticas e da levado veia cava inferior.

DRENAGEM LINFTICA
Quando o sangue passa nos capilares ocorre uma perda de lquido que vai para o interstcio (regio entre as clulas ou entre os tecidos) que as veias no do conta de recolher. Esse lquido, chamado linfa, ento drenado por um sistema de vasos especiais, os vasos linfticos, que so estruturas como fundo cego, isto , com a forma de dedo de luva. Quando existe obstruo dos vasos linfticos ou acmulo muito grande de lquido intersticial, maior que a capacidade dos vasos linfticos, a linfa se acumula, formando um grande edema, que justamente o acmulo de lquidos nos tecidos.

Os vasos linfticos formam uma imensa rede que, depois de drenar a linfa do interstcio dos tecidos, joga-a e novo nas veias, tornando a encaminh-la para a circulao. Isso ocorre, a princpio, nos capilares linfticos, os menores vasos linfticos em fundo cego, que se juntam progressivamente e passam por pequenas estruturas chamadas linfonodos. Os linfonodos so estruturas pequenas, de at 25 milmetro de comprimento e com forma semelhante de um gro de feijo. Eles so facilmente palpados quando esto aumentados e podem ser encontrados na axila, regio inguinal (virilha) e ao longo dos grandes vasos do pescoo e do tronco, onde so bastante numerosos.

Essas estruturas so muito importantes para o organismo por que possuem clulas capazes de identificar e reagir contra bactrias e vrus, por exemplo, e contra as substncias nocivas produzidas por eles, uma das principais funes dos linfonodos, portanto participar na produo de anticorpos, substncias moleculares que nos defendem de algumas doenas.

LINFONODOMEGALIA OU INGUA

Quando os linfonodos de alguma regio do corpo identificam microrganismos, ocorre uma proliferao das clulas de defesas que acaba por aumentar seu tamanho. Os linfonodos aumentados por resposta a infeco normalmente so macios, quentes e dolorosos, sendo chamados popularmente de inguas. Existem outras causas de aumento de linfonodos, como a proliferao de clulas cancerosas que passam pelos linfticos e l se depositam como metstases (implantes tumorais distantes do local original do cncer). Nesses casos, os linfonodos normalmente so duros, aderidos aos tecidos adjacentes, frios e indolores

Aps passar pelos linfonodos, os vasos linfticos se juntam progressivamente at formar uma grande estrutura o ducto torcico -, que recolhe a maior parte da linfa do corpo e a devolve circulao venosa por meio de grandes veias no trax, em gral no ngulo entre as jugulares internas e as subclvias.

DOENA CARDACA ISQUMICA


Um dos sintomas mais caractersticos de doena cardaca a dor torcica. Muitas vezes ela est relacionada isquemia miocrdia, que a dificuldade da chegada de sangue ao corao pelas artrias coronrias, provocando deficincia na irrigao do msculo cardaco. Na maior parte das vezes isso est relacionado com obstrues no interior das artrias coronrias, em geral causadas por placas de gordura. Quando so apenas obstrues parciais, a quantidade de sangue que chega ao miocrdio pode ser suficiente para as necessidades dele no estado de repouso.

Porm, com algum esforo ou estresse, o corao bate mais rpido, a presso sangunea aumenta e o rgo precisa de mais sangue para seu metabolismo. Nesse caso, o vaso parcialmente obstrudo pode no permitir a passagem de sangue na quantidade necessria, gerando uma isquemia, que se manifesta como dor no peito. Esse quadro conhecido como angina pectoris.

Quando as artrias coronrias ficam totalmente entupidas, o que geralmente ocasionado por cogulos que se formam sobre as placas de gordura, pode ocorrer o infarto do miocrdio, nessa situao, deixa de haver fluxo sanguneo na regio irrigada pelo ramo atingido por conta da obstruo, e essa poro do miocrdio sofre e acaba morrendo depois de pouco tempo, deixando de se contrair e prejudicando o trabalho cardaco. No entendimento de uma pessoa com angina ou infarto, o tempo um fator fundamental, pois, quanto mais rpido for o tratamento, maior a rea do miocrdio que podemos salvar, e assim diminumos o prejuzo funo cardaca.

PALPAES DAS ARTRIAS


O estudo das artrias e veias tem grande aplicao prtica, pois h inmeros procedimentos relacionados a elas. Um deles a palpao de pulsos arteriais, que nos fornece valiosas informaes como a frequncia cardaca, a amplitude do pulso ou uma parada cardaca, esta ltima caracterizada pela ausncia de pulsos, mesmo nas artrias de grande calibre, como as cartidas e as femorais. As principais artrias palpveis so: Radiais muito usadas para contar a frequncia cardaca.

Braquiais Cartidas as comuns e os ramos da cartidas externa, como a artria facial e a artria temporal superficial. Femorais Tibiais anteriores (ou dorsais do p) Tibiais posteriores preciso ter muito cuidado com a palpao das cartidas. Quando feita muita presso sobre elas, o estmulo provoca um reflexo nervoso que pode causar bradicardia (diminuio da frequncia cardaca) ou hipotenso ( queda da presso arterial).

Portanto, nunca palpe as duas cartidas (direita e esquerda) ao mesmo tempo, pois esse ato pode gerar uma queda brusca no fluxo sanguneo cerebral. A coleta de sangue arterial til para alguns tipos de exames laboratoriais, como a gasometria arterial, que mede a quantidade de oxignio e gs carbnico no sangue. As artrias mais usadas para esse procedimento so : radial, braquial e femoral.

ACESSANDO VEIAS
As veias tambm so muito usadas para a coleta de sangue destinado maioria dos exames de laboratrio, sendo que as da face anterior do cotovelo (regio denominada fossa cubital) so as preferidas para injees intravenosas. Na administrao de soro, geralmente so puncionadas as veias do membro superior. Nessas situaes, devem-se evitar as veias do cotovelo, que esto numa rea muito mvel e podem colabar, isto , aproximar as paredes dos vasos e impedir o fluxo da infuso quando fletimos o antebrao

A puno de veia profunda em pacientes graves til para a administrao de medicamentos em veias de grande calibre, que vo mais diretamente ao corao. Em geral, ela feita nas veias subclvia ou jugular interna, o que oferece alguns riscos puno arterial e perfurao de estruturas adjacentes, como o pulmo, por exemplo. Por tal razo, a puno de veia profunda um procedimento realizado apenas por mdicos,

Vous aimerez peut-être aussi