Vous êtes sur la page 1sur 23

SISTEMA URINRIO

Do metabolismo das clulas resultam substncias nocivas ao organismo como o gs carbnico, a ureia, a creatinina e o cido rico. Essas toxinas, ou lixo celular, caem na corrente sangunea, de onde so recolhidas para serem eliminadas do nosso organismo. Os dois sistemas responsveis por esse trabalho so: o respiratrio, que elimina o gs carbnico, e o sistema urinrio. Encarregado da excreo das demais substncias nocivas e da regulao do volume de gua no organismo e do pH sanguneo. O sistema urinrio formado pelos rins e por um sistema coletor constitudo de clices renais, pelve renal, ureteres, bexiga e uretra.

RINS
Os rins so dois rgos localizados profundamente no abdome, ao nvel da 12 vrtebra torcica e das trs primeiras vrtebras lombares, prximos parede abdominal posterior, na regio conhecida como retroperitnio. Tm cerca de 10 centmetros de comprimento e uma forma que lembra o gro de feijo. Pode-se dizer que os rins fazem uma coleta seletiva no organismo, filtrando o sangue, desprezando as toxinas e as substncias presentes em excesso, bem como outras substncias que poderiam ser nocivas, permanecem dentro dos rins e vo formar a urina, que ser eliminada atravs do sistema de tbulos que a levar, por fim, por fora do corpo.

Cada rim tem uma abertura em sua borda medial, o hilo renal. por essa abertura que passam a artria renal e veia renal, das quais o rim recebe seu suprimento sanguneo. Por essa abertura passa a pelve renal, estrutura que coleta a urina produzida, a artria e a veia renal so ligadas artria aorta e veia cava inferior, respectivamente.

Cada sim em corte longitudinal, possvel observar uma capsula fibrosa, que delimita o rgo externamente, e uma capsula adiposa, ainda mais externa, formada de gordura. Na anlise do parnquima renal (a poro funcional do rim), nota-se que ele formado pelo crtex renal, sua camada mais externa, e pela medula renal, a camada mais interna e descontnua, composta por vrias estruturas de aspecto triangular, as pirmides renais. Entre as pirmides existem faixas de tecido cortical, as colunas renais. Na regio central do rim h um espao, o seio renal que abriga o sistema coletor, a ser detalhado mais adiante.

Cada rim constitudo por aproximadamente um milho de unidades microscpicas funcionais denominadas nfrons, responsveis pela filtrao do sangue e pela formao da urina. O processo de formao da urina comea quando o sangue chega ao rim pela artria renal. A partir da, a artria vai se dividindo mais e mais at formar finos capilares que se envolvam, constituindo um emaranhado de vasos, o glomrulo. O emaranhado envolvido pela cpsula glomerular, que a primeira poro funcional do nfron; e o conjunto formado pelo enovelado vascular e a cpsula denominado corpsculo renal.

INSUFICINCIA RENAL
Os nfrons no so renovveis. Passamos toda a vida com os mesmo nfrons com que nascemos. Por isso a importncia dos cuidados com a funo renal. interessante notar, porm, que quando h perdas grandes da quantidade de nfrons (na retirada de um rim, por exemplo) os nfrons remanescentes se adaptam e passam a funcionar mais intensamente como forma de compensao. Por essa razo, podemos doar um rim para transplante (desde que ela seja normal) sem o risco de danos nossa funo renal global. Para que haja insuficincia renal, necessria a perda mdia de 80% dos nfrons. No entanto, vale salientar: em doenas comuns no so tratadas, como a diabetes e a hipertenso, isso pode ocorrer rapidamente.

TRANSPLANTE RENAL
Em casos irreversveis de insuficincia renal, podemos realizar o transplantes renal, com a implantao de um rim de doador (vivo ou cadver) que realizar as funes que o rgo do paciente no era mais capaz de manter . Em geral, no se retira o rim ou os rins insuficientes da pessoa a ser transplantada. O rim doado colocado na pelve. E suas artrias e veias so ligadas s artrias e veias renais do paciente, assim como seu ureter ligado bexiga. S se transplanta um nico rim para o paciente, uma vez que somente um deles com funo normal, pode dar conta de todos os processos fisiolgicos renais fundamentais para o organismo. Isso permite a doao de um rim por uma pessoa viva, pois tanto o doador quando o receptor podem sobreviver com um s rim.

Ao passar pela cpsula glomerular, o sangue filtrado. Nesse momento, determinadas substncias, como as clulas sanguneas e algumas protenas, so mantidas no sangue, enquanto outras, como parte da gua e sais minerais, so retiradas dele, passando pela cpsula glomerular. De l, elas passam ao longo do nfron da forma de um lquido bem diludo, denominado filtrado glomerular. Estimase que os rins recebam pouco mais de um litro de sangue por minuto, dos quais so filtrados cerca de 125 mililitros de filtrado glomerular.

O filtrado glomerular passa pelo tbulo contorcido proximal, pela ala de Henle e pelo tbulo contorcido distal, que so envolvidos por uma rede de capilares venosos. Ao passar por essas 3 estruturas, as substncias do filtrado glomerular ainda teis ao nosso organismo e parte do excesso de gua so reabsorvidos, seguindo para os j citados capilares, que, por sua vez, desembocaro na veia renal. Quanto s funes de cada uma dessas pores, no tbulo contorcido proximal ocorre a absoro de glicose, aminocidos, clcio e fosfato, bem como de 85% da gua e sdio filtrado. Ocorre a tambm a passagem ativa de substncias a serem eliminadas (como a creatinina) para dentro do filtrado por um mecanismo conhecido como secreo tubular. Na ala de Henle acontece uma concentrao da urina, e a regulao do pH sanguneo ocorre principalmente no tbulo contorcido distal. Os corpsculos renais e os tbulos contorcidos esto localizados no crtex renal, enquanto as alas de Henle esto nas pirmides.

Ao passo que as substncias reabsorvidas continuam pela circulao sangunea, o filtrado restante segue seu prprio caminho, indo para o tbulo coletor, onde ocorre a reabsoro de gua para o sangue. Assim, a urina torna-se ainda mais concentrada e pronta para ser eliminada. Os tbulos coletores de milhares de nfrons se juntam para desaguar em pequenas aberturas nos pices das pirmides, as papilas renais. Estas se abrem nos clices renais, a primeira parte do sistema coletor renal. De todo o filtrado glomerular produzido, menos de 1% vai ser efetivamente eliminado na forma de urina.

O sistema de tbulos dos rins funciona como um grande regulador do organismo. Por conta da sua intensa reabsoro de sais minerais, gua e outras substncias, o sangue tem a composio regulada. Por exemplo: se o organismo est desidratado, haver aumento de reabsoro de gua dentro dele. Consequentemente, a pessoa eliminara uma quantidade menor e muito mais concentrada de urina, que por isso ter forte cor amarela.

VOLUME DE URINA
Um adulto produz, em mdia, 1.500 mililitro de urina por dia, dependendo, claro, da quantidade de gua ingerida. Muitas condies patolgicas como hipotenso. Desidratao extrema e perda sangunea, entre outras podem diminuir drasticamente o dbito urinrio (volume de urina eliminado). Quando so eliminados de 50 a 250 mililitros de urina por dia, tem-se uma condio denominada oligria. Ambas so condies de grave repercusso e podem trazer danos irreversveis ao organismo e funo renal.

DILISE
um meio de depurao artificial do sangue usando um sistema de filtragem seletiva diferente do sistema normal do rim, na hemodilise, o sangue do paciente passa por membranas seletivas na maquina de dilise, onde os produtos do metabolismo avanam ento para a soluo de dilise, que trocada continuamente e descartada. Depois desse processo, o sangue purificado passa novamente para o paciente. Normalmente as sesses de dilise ocorrem em dias alternados. Na denominada dilise peritonial ambulatorial, uma soluo infundida na cavidade peritonial do doente por um cateter implantado cirurgicamente, o peritnio serve como membrana filtradora. Esse procedimento repetido algumas vezes ao dia.

SISTEMA COLETOR
O sistema coletor serve para conduzir a urina para fora do rim e do corpo, no tendo a funo de reabsorver gua ou outras substncias. O processo de eliminao iniciado nos clices renais, que recebem a urina recm formada vinda dos tbulos coletores. Para cada pirmide renal existe um clice menor, que se liga diretamente ao pice da pirmide. Os clices renais se juntam formando clices maiores, e estes vo se unir para compor a pelve renal, que se projeta para fora do rim atravs do hilo renal. dentro dos clices e da pelve renal que o clcio eliminado pelo rim pode se precipitar, formando concrees nicas ou mltiplas, os clculos renais. A chamada listase renal pode ser acompanhada de grande dor quando um clculo fica impactado, preso, em partes do sistema coletor.

A pelve renal se estreita e toma forma de um tubo longo e fino o ureter , havendo um para cada rim. Os ureteres, com a ajuda de contraes peristlticas semelhantes s do intestino, impulsionam a urina para a frente, levando-a at a bexiga. A bexiga uma bolsa muscular que serve de reservatrio para a urina. O msculo da bexiga denominado msculo detrusor. Nos homens, localizase anteriormente ao reto. Nas mulheres, est anteriormente ao canal vaginal e inferiormente ao tero. Quando distendida, a bexiga torna-se globosa e cresce superiormente, podendo invadir a cavidade abdominal. Quando o volume de urina chega a aproximadamente 300 mililitros, suas paredes se distendem, provocando o estmulo nervoso que se traduz na vontade de urinar.

Podemos controlar essa necessidade por determinado perodo de tempo, por que temos domnio parcial sobre uma estrutura muscular denominada esfncter uretral, que s deixa a urina passar quando est relaxado. Por isso possvel acumular muito mais do que 300 mililitros de urina na bexiga. Porm, depois de um determinado volume, na mdia acima de 800 mililitros, nossos esforos so insuficientes: o sistema nervoso comanda o reflexo de mico, com o relaxamento do esfncter uretral e a contrao do msculo da bexiga, e a urina eliminada independentemente da nossa vontade

Na bexiga existem 3 aberturas que formam um tringulo em sua parede, o trgono vesical. So as duas aberturas dos ureteres e a abertura interna da uretra (onde logo abaixo se localiza o esfncter da uretra). Quando a bexiga est cheia, as duas aberturas dos ureteres so comprimidas, impedindo o refluxo de urina para os ureteres e os rins. Aps atravessar o esfncter uretral, a urina vai para a uretra, a ltima parte do sistema urinrio de um indivduo. No homem, ele se abre no pnis, na mulher, se abre na vulva, sendo, por isso, mais curta que a do homem. A uretra mais curta tambm facilita a entrada de bactrias no exterior para a bexiga, tornando as mulheres mais vulnerveis infeco da bexiga, denominada cistite.

Vous aimerez peut-être aussi