Vous êtes sur la page 1sur 21

Uso de drogas na escola

A adolescncia no possui uma definio precisa. Em algum ponto entre a imaturidade da infncia e a maturidade da idade adulta esto os seis ou sete anos que chamamos adolescncia. O perodo da adolescncia varia de cultura para cultura e vem abrangendo perodos cada vez maiores, podendo se estender at os 22 anos ou mais, idade na qual se considera que o indivduo seja capaz de estabelecer sua identidade pessoal.

De acordo com Knobel (psicanalista argentino), na fase da adolescncia h caractersticas peculiares, conforme o ambiente scio-cultural do indivduo, observando-se alguns aspectos mais marcantes:
1. Busca de si mesmo e da identidade 2. A tendncia grupal 3. Necessidade de intelectualizar e fantasiar 4. Crises religiosas 5. A vivncia do tempo 6. A sexualidade 7. Atitude social reivindicatria 8. Condutas contraditrias 9. Separao progressiva dos pais 10. Constantes flutuaes do humor

DESENVOLVIMENTO FSICO: Caracteres sexuais secundrios, aumento da massa muscular, do tamanho dos pulmes e corao. Aumento do peso corporal , mudanas na face. O crebro atinge 95% do tamanho do crebro adulto. DESENVOLVIMENTO SENSORIAL E PERCEPTIVO: Aumento da capacidade cognitiva DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: Surge o perodo das OPERAES FORMAIS (Piaget). Maneja de forma lgica vrios fatores de uma vez. Pode usar formas mais avanadas como a trigonometria. introspectivo e comea a fazer uma reflexo sobre suas prprias capacidades mentais. Lida com o possvel e o real abstratamente. O principal fator do pensamento operacional formal que o adolescente est livre dos limites do presente e capaz de ter uma viso dentro do possvel do futuro. Este tipo de pensamento est relacionado ao idealismo da juventude.

COGNIO SOCIAL:
o desenvolvimento de observaes, informaes e conceitos sobre os prprios papeis sociais e os dos outros. O adolescente comea a considerar o ponto de vista do outro e o seu comea ento a fazer o juzo de moral e a adotar uma atitude humanstica.

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL: Vive uma introspeco, preocupado com os prprios sentimentos. Este despertar emocional, afeta a auto- imagem e a auto-estima que esto em desenvolvimento. Deve adaptar-se aos novos papis sociais e comportamentos esperados pelo meio. Auto-estima em desenvolvimento - forma que acha que os outros o percebem.Tem suas razes nas primeiras relaes familiares. PAPIS SEXUAIS: Vai depender do modelo a seguir e de sua nova ideologia com relao ao futuro

EGOCENTRISMO: Como passa a perceber que os outros tem seus prprios sentimentos e pensamentos , pensa que estes pensamentos esto centrados em sua pessoa. Acha que todos esto olhando para ele, sendo assim deve ser muito importante, interpretam situaes vividas num nvel mais complexo do que o exigido, por exemplo a perda de um sapato pode ser catastrfica e procura-o nos lugares mais improvveis de encontrar.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Transio do menino dependente para o adulto independente Precisa do grupo dos iguais para se fortalecer - os grupos vo mudando no decorrer da adolescncia. Incio de grupos pequenos e coesos, depois evoluem para os formados por vrias turmas. Comea a experimentar novas destrezas sexuais em ambientes protegidos. Quando tem autoconfiana comeam as relaes em pares (namoros) Comea a valorizar as amizades individuais e compreende mais o ponto de vista dos outros. Deseja um relacionamento ntimo baseado na tolerncia mtua, torna-se consciente que o adulto tem mais poder. Inicia-se um ciclo de luta entre intimidade, interdependncia, e autonomia.

DESENVOLVIMENTO CULTURAL: Os comportamentos , os vesturios, os gostos normalmente estereotipados e superficiais, geralmente no influem de modo uniforme na vida adulta. DESENVOLVIMENTO DA INDEPENDNCIA: Conflito pais e filhos, Responsabilidade X liberdade, xitos x apoio, (senso de competncia) , Lealdade X compromisso (senso de valores) a famlia espera que seja leal a ela e o adolescente que a mesma tenha compromisso com ele.
Atualmente a puberdade inicia mais cedo, talvez por melhor nutrio, reduo das enfermidades, estmulos externos ( televiso) e at influencia da luz artificial so provveis causas dessas mudanas

DESENVOLVIMENTO DA INTIMIDADE/SEXUALIDADE:

Sexualidade a totalidade de atitudes, valores, objetivos e comportamentos tanto externos quanto internos , da pessoa sobre a base de sua percepo do seu sexo ou determinadas por ele. Se vem forados a evolurem seus papeis masculinos /femininos analisando sua identidade de gnero, orientao e preferncia sexual.. Quando os jovens resolvem esses conflitos ficam com uma sensao de bem estar e auto identidade . Mas as crises muitas vezes continuam na idade adulta pois ao invs de fazer um experimento construtivo, quer experimentar de tudo e no acha seu lugar. comum surgir relao homossexual nesta poca j que parece existir uma necessidade de se comparar com um similar para ter mais segurana. Com uma identidade segura possvel uma sexualidade sem estresse.

ATIVIDADES PREDOMINANTES NA ADOLESCNCIA : Ouvir msica (dolos) , leitura, ver TV, games eletrnicos, esportes, atividades em grupo (passeio, zoar), estudo formal e profissionalizante.

O QUE PREVENO AO USO DE DROGAS?


A adolescncia um perodo de grande risco para envolvimento com substncias psicoativas.
Ao menos em parte, esse risco pode ser atribudo s caractersticas da adolescncia, tais como: necessidade de aceitao pelo grupo de amigos, desejo de experimentar comportamentos vistos como "de adultos" (isso inclui o uso de lcool e outras drogas), sensao de onipotncia "comigo isso no acontece", grandes mudanas corporais gerando insegurana, incio do envolvimento afetivo, aumento da impulsividade e busca de sensaes novas. Preveno e represso no so a mesma coisa. Elas supem posturas diferentes porm complementares. Preveno consiste na reduo da demanda do consumo de drogas. Neste caso, as aes tm como objetivo fornecer informaes e educar os jovens a adotarem hbitos saudveis e protetores em suas vidas. Espera-se que as pessoas diminuam ou parem de consumir drogas. Represso consiste na reduo da oferta de drogas. As aes repressivas tem como objetivo dificultar o acesso as drogas como por exemplo: a legislao que probe o uso de algumas droga, aes policiais para prender traficantes e restries ao consumo de lcool e tabaco para menores de 18 anos.

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio do adolescente e do adulto, pois contribui para a formao global do jovem e da sociedade. Qual a relao entre educao e preveno? A preveno ao uso de drogas uma atitude a ser adquirida desde a infncia e promovida durante toda a vida. Trata-se de discutir o projeto de vida dos alunos e da sociedade, ao invs de dar nfase s conseqncias como a doena e a drogadio por exemplo. Prevenir droga na escola chegar antes que a droga faa parte da vida dos jovens ou se preparar adequadamente para lidar com aqueles que j fizeram sua opo pelas drogas.

Para iniciar um projeto de preveno na escola imprescindvel uma deciso poltica da direo e o estabelecimento de regras claras, como a proibio de fumar e/ou fazer uso de qualquer tipo de droga nas instalaes da escola, dentro ou fora dos edifcios, incluindo jardins, campos desportivos e estacionamento, estando os pais, funcionrios, professores e visitantes cientes das regras e dispostos a cumpr-las e a participar do processo de mudanas.

necessrio, tambm: Priorizar um espao coletivo para conversar com os colegas de trabalho, procurando um consenso sobre a viso de mundo e de educao. Refletir sobre a cultura da escola - quem somos ns, quem so nossos alunos, como nosso entorno e qual o projeto poltico-pedaggico da escola. Reconhecer o espao de significao do aluno; ele algum importante, interessante, singular e sempre tem algum talento escondido ou revelado. Oferecer espao para produo do aluno, para autoria de pensamento. Ampliar o tema droga para busca de qualidade de vida, dentro de uma orientao positiva e com espaos para os alunos participarem da promoo de mudanas.

Informar no prevenir, a informao um dos aspectos da abordagem preventiva e deve estar integrada a um contexto mais amplo. Preveno comea com o prprio educador, pela auto-educao.

O programa de preveno precisa fazer parte do cotidiano, ser intensivo, precoce e duradouro, envolver pais e comunidade em suas atividades. O programa ideal aquele que desenvolvido durante toda a escolaridade dos alunos. o planejamento das atividades preventivas devem ter como meta diminuir a probabilidade do jovem envolver-se de maneira indevida com o uso de drogas. Para isso, os programas de preveno ao uso de drogas devem enfatizar a reduo dos fatores de risco e ampliao dos fatores de proteo.

Fatores de Risco Ambientais : Fatores legais: a falta de cumprimento de pressupostos legais, como por exemplo, os que probem a venda de bebidas alcolicas a menores de 18 anos, ou a inexistncia de legislao pertinente e atualizada. Disponibilidade da droga: dependendo das leis e normas da sociedade, sejam as drogas legais ou no, o seu uso pode estar associado facilidade de acesso ao produto. Fatores econmicos (pobreza ou alto poder aquisitivo): esto relacionados ao aumento da delinqncia pelos jovens bem como ao uso de drogas. Fatores comunitrios: constantes mudanas de residncia, perda dos laos com a vizinhana, violncia urbana, desorganizam a vida social do indivduo. Fatores de Risco Familiares Conflitos familiares, estrutura familiar precria, pouca superviso dos pais, dificuldade dos pais em colocar limites aos filhos e situaes estressantes (mudana de cidade, perda de afetos). Os pais que tem por hbito o uso de drogas podem representar um comportamento tolerante ou indutor ao uso de drogas. A perda dos vnculos familiares e do vnculo maternal podem, tambm, estar relacionados ao uso de drogas.

Fatores de Risco Individuais Filosofia de vida": encarar o consumo de lcool e outras drogas como algo "normal. Caractersticas de personalidade: baixa auto-estima, baixa autoconfiana, agressividade, busca de novidades, impulsividade, rebeldia, dificuldade de aceitar ser contrariado. Transtornos Psiquitricos: transtorno de conduta, transtorno de hiperatividade e dficit de ateno, depresso, ansiedade e outros transtornos de personalidade; Caractersticas genticas e familiares: histria familiar de problemas com lcool ou outras drogas um fator de risco para desenvolvimento de dependncias. Outros: sexualidade precoce, incio precoce de consumo de lcool e tabaco, amigos com alto consumo de drogas, baixo desempenho na escola, sentimento de rejeio, abuso fsico ou sexual. Problemas de comportamento precoces e persistentes: distrbios de conduta que se iniciam muito cedo e continuam durante a vida. Problemas escolares: repetncias, faltas, pouco compromisso com as atividades escolares. Presso de grupos: estmulo dos grupos de iguais ou, em alguns casos, conduzido por um colega que j fez uso de drogas. A droga passa a ser um elemento socializador compartido, possibilitando a cumplicidade e um processo interativo com os amigos.

Fatores protetores So aqueles que protegem o indivduo de fatos que podero agred-lo fsica, psquica ou socialmente, garantindo um desenvolvimento saudvel. Estes fatores reduzem, abrandam ou eliminam as exposies aos fatores de risco, seja reduzindo a vulnerabilidade ou aumentando a resistncia das pessoas aos riscos. Alguns fatores de proteo ao uso de drogas so conhecidos, especialmente com relao famlia: Dinmica familiar estruturada; bom relacionamento familiar Superviso ou monitoramento dos pais em relao ao comportamento dos filhos, Diversificao das opes de vida; Noes claras de limites; rigor com a tica; Valores familiares de religiosidade ou espiritualidade Respeito aos direitos humanos Envolvimento em atividades escolares e esportivas e bom desempenho acadmico. Condies dignas de sade, educao, trabalho, alimentao etc.

Sinais de alerta!!
Alguns indcios fsicos e de comportamento podem estar associados a uso de drogas:
Olhos vermelhos Plpebra semi-cerrada Irritao nasal Fala arrastada Rubor facial Emagrecimento repentino Raciocnio lento Dificuldade de concentrao Esquecimentos constantes Insnia e/ou sonolncia excessiva Alterao no apetite (muito ou nenhum) Tosse crnica Tremores Boca seca Nistagmo Sensibilidade luz Reao de pnico Delrio Alucinaes Confuso mental

Perda/alterao da noo de tempo e espao Amnsia total de fatos ou acontecimentos Impotncia Humor oscilante (mudana brusca na conduta) ; agressividade Inquietao motora; euforia Irritabilidade sem motivo aparente com exploses nervosas, s vezes violentas Comportamento de risco Menor ateno com higiene Alterao no vesturio Depresses; angstia sem motivo aparente; Queda do aproveitamento escolar ou desistncia dos estudos; Isolamento Problemas de relacionamento; atritos Mudana de hbitos (troca o dia pela noite) Uso constante de colrio Mentiras freqentes; fuga de dificuldades Marcas de injees nos braos; Pedidos incessantes de dinheiro

Efeitos comportamentais e sintomas fsicos por tipo de substncia


SUBSTNCIA
lcool

EFEITOS COMPORTAMENTAIS
Alteraes (em geral fraqueza) do julgamento, loquacidade, alterao do humor, agressividade, prejuzo na ateno, amnsia Reduo da capacidade de aprendizado e memorizao; prejuzo da ateno; letargia. Sonolncia, falta de ateno,confuso.

SINAIS FSICOS
Nstagmo, rubor facial, ataxia, fala arrastada. Olhos vermelhos, , boca ressecada, taquicardia Diaforese, ataxia, hipotenso, convulses, delrium, miose Midriase, tremores, halitose, boca seca, taquicardia, hipertenso, perda de peso, arritmias, febre, convulses, perfurao do septo nasal. Odor no hlito, taquicardia com possvel fibrilao ventricular; possvel dano cerebral, heptico, renal e ao miocrdio. Miose, prurido, nuseas, bradicardia, constipao, marcas de agulhas em braos, pernas, virilhas. Boca e garganta secas, midrase, contraes musculares, disfasia, sensibilidade a luz, pirexia, hipertenso seguida por choque, reteno urinria. Midriase, ataxia, conjuntiva hipermica, taquicardia, hipertenso.

Canabiides (maconha) Depressores do SNC (Barbitricos, Benzodiazepnicos, Meprobamato, Metaqualona). Estimulantes do SNC (Anfetaminas, Cocana, Crack, Merla, substncias simpaticomimticas. Hidrocarbonos volteis e derivados do petrleo (cola, thinner, gasolina, acetona, fluido de isqueiro, benzeno, aerossis) Opiceos (pio, morfina, heroina, metadona, meperidina, pentazocina) Alcalides da beladona (encontrados em xaropes), atropina, escopolamina, hisociamida. Alucingenos (LSD, psilocibina (cogumelos); mescalina, DET, DOM ou STP (metilanfetaminas); MMDA (Ecstasy) xido Nitroso (inalante) Fenilciclidina (PCP ou p de anjo)

Alerta, loquacidade, euforia, hiperatividade, irritabilidade, agressividade, agitao, tendncias paranides, impotncia, alucinaes visuais e tteis. Euforia, sensrio obnubilado, fala arrastada, ataxia, alucinaes em 50% dos casos, psicoses, dano cerebral permanente, se usado intermitentemente por mais de 6 meses. Euforia, sonolncia, anorexia, impulso sexual diminudo, hipoatividade, alteraes na personalidade. Pele quente, eritrema, fraqueza, sede, viso turva, confuso, excitao, delirium, estupor, coma (delirium anticolinrgico) Durao de 8-12 h com flash-back aps abstinncia, alucinaes visuais, ideao paranide, falso senso de conquistas e fora, tendncias suicidas ou homicidas, despersonalizao, desrealizao. Euforia, sonolncia, ataxia, confuso. Durao de 8-12 hs, alucinaes, ideao paranide, humor instvel, afrouxamento das associaes (pode imitar esquizofrenia), catatonia, comportamento violento, convulses.

Analgesia, depresso respiratria, hipotenso. Nistagmo, midriase, ataxia, taquicardia, hipertenso.

Como lidar

Para lidar com adolescentes de maneira efetiva, voc no precisa (e no deve) se comportar como ele, mas deve conhecer e considerar as particularidades dessa populao. A maior parte no percebe que o uso que faz de lcool e/ou outras drogas pode ser um problema, o que faz com que muitos sejam extremamente resistentes a qualquer mudana. 2. Baixa auto-estima e baixa auto-eficcia: A baixa auto-estima e a baixa auto-eficcia nos adolescentes, muitas vezes, so o resultado de uma percepo de que seus pontos de vista e desejos no so considerados quando algum toma decises que o afetam diretamente. Mostre que voc leva em considerao e se preocupa com os sentimentos e emoes do adolescente.

1. Tempo: As intervenes com jovens, devem ser feitas de forma bastante breve. Procure ser bastante objetivo e no fique "dando voltas" para falar algo. Seja direto, pois eles percebem facilmente quando estamos "enrolando".

3. Reaes a figuras de autoridade: Os adolescentes em geral, tm em mente que tudo que fizerem ter a desaprovao dos adultos. Essa percepo explica parte da hostilidade que muitos jovens demonstram quando abordados ("Mais um para reprovar o que eu fao). Isto pode contribuir para diminuir sua auto-estima e seu senso de eficcia e sua tarefa ser fortalecer a auto-estima do adolescente, no manifestando reprovao em relao ao seu comportamento, mas sim sugerindo outras possibilidades.

Alguns fatores devem ser levados em conta pelos profissionais na abordagem ao usurio de drogas:
2. Aspectos Pessoais:
1. Atitudes Negativas:
Muitos profissionais acreditam que pessoas que usam drogas so imorais, sem carter ou sem fora de vontade, o que s faz com que eles sejam hostis com o adolescente. 3. Medo: Pessoas muito tmidos podem se sentir ameaados por comportamentos agressivos ou hostis do adolescente. No entanto, procure lembrar-se de que, em geral, a agressividade manifestada no contra voc especificamente, mas um modo de ele manifestar seu desacordo ou no consegue lidar com suas emoes. Pessoas que tiveram contato prximo com usurios de drogas, podem desenvolver atitudes rgidas. Se for o seu caso, pense sobre como voc encara o consumo de drogas. Identificar o que voc pensa, quanto ao uso e ao usurio, poder ajud-lo a desenvolver atitudes mais flexveis.

4. Hostilidade: Alguns profissionais sentem-se irritados devido postura de resistncia que muitos adolescentes assumem. Procure entender o comportamento do adolescente, seja ele qual for, do contrrio, voc pode perder a objetividade da sua interveno, assumindo uma postura punitiva.

5. Baixa Autoconfiana:
Um profissional com uma baixa auto-estima e baixa autoconfiana em seu desempenho pode necessitar de constante "aprovao" e, neste sentido, pode se sentir impedido a fazer "alianas" com o adolescente. Isto no trar benefcio algum para o jovem.

7. Pr-Suposies:
Muitos profissionais geralmente fazem falsas suposies com base na aparncia, comportamento ou estilo de vida. No entanto, h trs coisas de que voc precisa lembrar ao fazer pr-suposies: reconhecer que somente uma suposio; no assumir sua suposio como um fato consumado; checar se suas suposies tm algum fundamento. Isto evitar que voc faa julgamentos precipitados a respeito do adolescente.

6. Negativismo: Um profissional que encara a adolescncia como "aborrecncia" dificilmente ter prazer em atender um adolescente e, caso o faa, ter grandes dificuldades para motiv-lo a mudar de comportamento.

O que fazer se desconfia que seu aluno usa drogas?


Tente no acusar No discuta se o aluno estiver sob o efeitos da droga Lembre-se que o objetivo no cobrar Se ele mentir, mostre que voc est percebendo No ameace com castigos Demonstre que quer ajudar Evite! No dar importncia ou ignorar os fatos Expulsar o dependente da escola Julgar o dependente como nico culpado Policiar intensivamente

O que pode ser feito pelo professor?


No enfrentar o aluno na frente dos outros; Conversar com ele separado sozinho, no entrar no comportamento desafiador dele; Mostrar-se mais interessado pela vida dele , do que pelo fato de ele ter que largar a droga; Mostrar que compreende a sua situao; Reconhecer que o uso drogas no apenas malandragem, mas tem um fundo nas relaes familiares, e sociais que vive. No fornecer dinheiro ou privilgios; Exigir as mesmas responsabilidades para todos; No tratar como coitadinho ou como o mau carter , mas como algum que precisa de ajuda especializada no momento. Dar reforo positivo aos acertos; Ensinar a necessidade de cooperao, no apenas de convivncia para o bom andamento da turma.

SERVIOS ATENDIMENTO USURIOS DE DROGAS/ALCOOL EM MANAUS


SEMA Servio Missionrio do Amazonas Travessa So Bernardo, 37-A So Geraldo Telefones: 3622-1177/3233-0315 / Fax: 3234-0229 FAZENDA DA ESPERANA Informaes Marcelo Jansem - 3238 1019 ou 9605 3999 UNIDADE HOSPITALAR RECANTO DA PAZ Rodovia AM-010 Manaus/Itacoatiara Telefone: 3238-1124 (contato para informaes 3233-0315) STIO DE RECUPERAO FEMININO ESTHER BR 174 KM 08 / Telefone: 3622-1177 / Fax 3234-0229 SINA SOCIEDADE DE INTERVENO EM ADICO Praa Oswaldo Cruz, s/n , Centro Pastoral N.S da Conceio (antigo Aviaqurio da Matriz) / Telefone: 3622-7022 CENTRAD - CENTRO DE TRATAMENTO EM ADICO E DROGAS Loteamento Portal dos Japons, 524 Parque 10 / Telefones: 3038-5640 / 3644-1943 Informao urgente ou internao imediata: 9907-9169 / 9603-2637 24h PASTORAL DA SOBRIEDADE Avenida Joaquim Nabuco 1023 Centro / Telefone: 3633-3252 / Fax 3234-9427 DESAFIO JOVEM DE MANAUS CENTRO DE TRATAMENTO VIDA NOVA Rua 1, n 100, esquina com a Toms Meirelles Petrpolis, Telefone/Fax: 3663-8965 / 3663-9815 (comunitrio) PROGRAMA GALERA NOTA 10 Av. Pedro Teixeira, 400 - Vila Olmpica / Telefone: 3657-5896 / Fax: 3657-5896 INSTITUTO NOVO MUNDO Av. Tarum, 1011 b - Praa 14 de Janeiro / Telefone: 3233-4466 / Fax: 3234-5700 ALCOLICOS ANNIMOS (geral Manaus) Rua 24 de Maio, 114 / Fone 3232-4545

Ah, se fosse to simples! Se houvessem pessoas ms em um lugar Insidiosamente cometendo ms aes E se nos bastasse Separ-las do resto de ns e destru-las! Mas a linha que divide o bem do mal Atravessa o corao de todo ser humano E quem se disporia a destruir Uma parte do prprio corao?
Alexander Solzhenitsyn

UBS Geraldo Magela Sade Mental


Graa Medeiros (Psicloga)

Vous aimerez peut-être aussi